terça-feira, 11 de setembro de 2012



Mensagem de salvação

Judeus e fenícios eram diferentes por fora. Etnias diversas. No entanto, esses povos viviam situações iguais na época de Jesus. Primeiro, ambos viviam sob domínio romano. Os fenícios de Cartago até chegaram a desafiar o poderio romano, mas não foram páreos para os latinos. Segundo, tanto judeus como fenícios necessitavam da graça e do amor de Deus. Foi essa necessidade que fez uma mulher fenícia buscar a ajuda de um homem judeu. Ela implorou a Jesus pela cura de sua filha e foi atendida. Apesar das diferenças étnicas e culturais, todos somos iguais por dentro: “não há justo sobre a terra”, diz o salmista. Todos pecaram e, por essa razão, todos necessitam da graça e do amor de Deus. É a necessidade por perdão e salvação que fez Jesus se aproximar de nós para nos tornar iguais a Ele: na cruz Jesus nos transforma de inimigos em filhos de Deus. Iguais a Ele - simples assim.

Oremos: Salvador Jesus, obrigado por me fazer filho de Deus. Que o seu amor me leve a tratar as pessoas da mesma maneira: sabendo que, como eu, são pecadoras e necessitadas da sua bondade. Amém.

Leia em sua Bíblia Marcos 7.24-30
Fonte- Hora  Luterana
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%

SAÚDE:
Mal de Alzheimer pode ser um tipo de diabetes, dizem cientistas

 trabalhar incessantemente mesmo durante o sono, quando está “descansando”, nosso cérebro demanda uma boa quantidade de energia para funcionar. Ao longo de centenas de milhares de anos, dietas ricas em açúcar e gordura foram necessárias para a evolução – hoje, porém, cada vez mais pessoas “passam do ponto”.
Não é segredo que dietas mal balanceadas podem causar obesidade e diabetes, e há evidências de que podem desencadear mal de Alzheimer também – doença que alguns estudos sugerem que seja um tipo de diabetes. Recentemente, a neuropatologista Suzanne de la Monte, da Universidade de Brown (EUA), investigou como a falta de insulina pode prejudicar o cérebro.
O hormônio é conhecido por controlar os níveis de açúcar na corrente sanguínea, e baixa sensibilidade a ele por parte de determinadas células (do fígado, de gordura e dos músculos) está ligada a diabetes tipo 2. Em seu estudo, de la Monte interrompeu o fluxo de insulina para o cérebro das cobaias (ratos, no caso). Resultado: as áreas de memória foram seriamente prejudicadas, cobertas por placas, e muitos neurônios se desgastaram e perderam suas conexões – sintomas típicos da doença de Alzheimer.
Dieta insana
Talvez ainda seja cedo para dizer se existe uma “diabetes tipo 3″ (como alguns pesquisadores têm sugerido), mas não há dúvida de que a lista de problemas causados por uma alimentação ruim não para de crescer – e, ainda assim, o comércio de alimentos altamente gordurosos ou ricos em açúcar continua firme e forte.
Em artigo não assinado, a equipe editorial da revista New Scientist questiona possíveis ações para reverter essa onda de má alimentação: processar empresas que vendem alimentos perigosos, aumentar os impostos sobre esses produtos (como é feito na Dinamarca, por exemplo), fazer campanhas de conscientização, ou usar substâncias químicas para bloquear esse desejo exagerado que tantos nutrem por fast food.
Cada proposta levanta questionamentos (impedir que consumidores comprem um produto que, em excesso, pode fazer mal a eles, não seria contra a liberdade individual?). Assim, a situação não é simples como pode parecer à primeira vista. “Mas o cérebro humano também evoluiu para encontrar soluções engenhosas para problemas intratáveis”, escreve a equipe. “Ele ainda pode vir para seu próprio resgate”.[New Scientist]
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
RELIGIÃO:
Campanha mobiliza cristãos a não aceitarem o “voto de cajado”
A indicação de pastores tem muita influência no voto dos fiéis e esse tem sido um dos motivos que fazem com que muitos líderes religiosos aceitem negociar com candidatos políticos oferecendo esses votos como moeda de troca. Enquanto a grande maioria não enxerga problemas nessas alianças, um grupo de cristãos resolveu protestar e alertar a todos sobre o voto de cabresto nas igrejas evangélicas.
O movimento surgiu nas redes sociais no dia 22 de agosto e por se tratar da relação entre pastores e ovelhas e a palavra “cabresto” foi substituída por “cajado” surgindo assim a campanha “Fale contra o voto de cajado”.
O secretário da Rede Fale, Caio Marçal, explica o principal motivo dessa campanha: “O papel dessa campanha é qualificar a participação da igreja evangélica na vida pública brasileira que hoje tem a imagem chagada por tantos escândalos que envergonham o testemunho cristão em nosso país ocasionado pelo mau uso da influência que alguns líderes religiosos”.
Quem desejar participar ou conhecer mais sobre essa mobilização pode acessar o site www.fale.org.br e enviar imagens, vídeos ou textos referentes a essa discussão. Além disso, os internautas serão encorajados a se posicionarem em oração clamando a Deus para que os fiéis tenham uma participação mais consciente nas eleições 2012.
“Queremos convocar o povo evangélico para também orar para esse tipo de abuso espiritual cesse e assim possamos resgatar o real sentido de uma fé bíblica e transformadora”, diz Caio.
Felipe Degani, integrante da Rede Fale do Estado do Rio de Janeiro, comenta uma matéria publicada no jornal O Globo de 19 de março deste ano que falava sobre a importância do voto evangélico dizendo que os principais candidatos à prefeitura do Rio de Janeiro buscariam apoio dos líderes religiosos.
“Naquele momento, ficou claro que o voto dos evangélicos é encarado como um componente decisivo nas eleições em nosso país e – pior – um componente negociado e manipulado por diversos interesses políticos, como um segmento qualquer”, disse.
Degani tem consciência política e sabe que essa influência exercida pelo pastor e seus interesses pode prejudicar na escolha de um novo representante do povo. “Propus a meus companheiros da Rede que levantássemos uma campanha que alcançasse as igrejas evangélicas, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da política e sobre o jogo de interesses que interferem em nossos arraiais para legitimar o domínio de determinadas personagens que agem como ‘coronéis’”, afirma.
(Fonte Gospel Prime)
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%

CULTURA:
Conservação Internacional lança livro sobre os biomas brasileiros

A Conservação Internacional e a editora Casa da Palavra, com o patrocínio da Vale, lançou, dia 5 de setembro, no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, o livro Biomas brasileiros - retratos de um país plural.
No momento em que sustentabilidade e preservação são temas fundamentais para o crescimento do país, a obra apresenta um panorama completo, inédito e atual dos biomas nacionais. Uma contemplação da nossa riqueza natural, que vira ponto de partida para a compreensão da importância global dos nossos ecossistemas, todos  tão singulares: Mata Atlântica, Amazônia, Pantanal, Caatinga, Cerrado, Pampas e o Bioma Marinho.
Fartamente ilustrado (fotos para download estão disponíveis no final deste release), com a colaboração de grandes fotógrafos brasileiros e estrangeiros, Biomas brasileiros - retratos de um país plural traz textos de grandes especialistas em ecologia, ciências naturais, preservação e economia, em duas versões bilíngues: português-inglês e português-espanhol. Um presente para estudantes, pesquisadores e gente apaixonada por tanta brasilidade.
"O livro descreve o pano de fundo da construção de um novo e duradouro modelo de vida no planeta para o terceiro milênio. Um modelo em que o bem-estar humano e a conservação da natureza andem lado a lado e dependam um do outro, e no qual exista uma civilização com práticas sustentáveis inclusivas e, principalmente, alegre, criativa, próspera e respeitosa", afirma Fabio Scarano, um dos organizadores do livro e vice-presidente sênior da Conservação Internacional.
A obra apresenta os biomas brasileiros tendo como proposta um processo de redescobrimento do Brasil, ou seja, a partir de sua sequência de ocupação. Assim, o primeiro bioma apresentado é a Mata Atlântica, por onde chegaram os portugueses; seguido da Caatinga, que começou a ser habitada pelos sertanejos; passando para o Cerrado, Pantanal, Campos do Sul (ou Pampas). Ao final, o livro apresenta o bioma Marinho/Costeiro, a nova frente de crescimento do Brasil.
Em conjunto, os biomas brasileiros abrigam cerca de 20% das espécies do planeta, protegem 12% da água doce do mundo e contribuem significativamente para a estocagem de carbono e, com isto, para a estabilidade do clima. Adicionalmente, a riqueza do solo e a amenidade climática permitem ao Brasil ser um dos maiores produtores mundiais de alimento, assim como uma das maiores reservas de minérios, petróleo e gás. Por outro lado, essa fantástica riqueza natural está ameaçada.
Além de mostrar estas ameaças, Biomas brasileiros - retratos de um país plural apresenta os exemplos bem-sucedidos de harmonia homem-natureza, de produção efetivamente sustentável, de sustentabilidade e responsabilidade no consumo, de mercados que valorizam o custo dos serviços prestados pela natureza, de financiamentos verdes e de instituições com princípios e práticas baseadas no tripé social-econômico-ambiental.
Sobre os parceiros:
Conservação Internacional
A Conservação Internacional (CI) é uma organização privada, sem fins lucrativos, fundada em 1987, com o objetivo de promover o bem-estar humano fortalecendo a sociedade no cuidado responsável e sustentável para com a natureza - nossa biodiversidade global - amparada em uma base sólida de ciência, parcerias e experiências de campo. Como uma organização não governamental (ONG) global, a CI atua em mais de 40 países, distribuídos por quatro continentes. Em 1988, iniciou seus primeiros projetos no Brasil e, em 1990, se estabeleceu como uma ONG nacional. Possui escritórios em Belo Horizonte-MG, Belém-PA, Brasília-DF e Rio de Janeiro-RJ, além de uma unidade avançada em Caravelas-BA. Para mais informações sobre os programas da CI no Brasil, visite www.conservacao.org ou siga-nos no twitter @CIBrasil e facebook Conservação Internacional CI-Brasil
Vale
A Vale, maior produtora mundial de minério de ferro e a segunda maior produtora de níquel, acredita que desenvolvimento sustentável significa captar inúmeras oportunidades de crescimento, reconhecendo os limites físicos do planeta. Para isso, a empresa busca trabalhar com a realidade de que os recursos naturais são finitos, se compromete a praticar e promover o seu uso eficiente, investir em uma matriz energética limpa e minimizar os impactos de suas operações. Recentemente, a empresa assumiu o compromisso de reduzir em 5% suas emissões de gases do efeito estufa projetadas para 2020 e de influenciar sua cadeia de valor para que siga o mesmo caminho. Em 2011, a empresa investiu US$ 1 bilhão em ações ligadas ao meio-ambiente e, para 2012, prevê investir US$ 1,4 bilhão.
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
POLÍCIA:

Governo do ES anuncia plantão 24 horas em delegacias do interior

O Governo do Estado realizou, nesta terça-feira (11), a cerimônia de formatura de 89 delegados de polícia e anunciou a implantação de 10 delegacias com plantões regionais no interior do Estado. O evento foi realizado no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta, em Vitória.

O governador Renato Casagrande lembrou que a recomposição de efetivo é um dos pilares do Programa Estado Presente Em Defesa da Vida. “Pela primeira vez o Espírito Santo conta com um programa concreto e estruturado de redução da violência, já em execução, com pilares fortes como os investimentos em infraestrutura e tecnologia, na ampliação dos quadros de pessoal e os esforços concentrados para fortalecer a área social. O mais importante é continuarmos a pavimentar essa estrada rumo à redução dos nossos índices de criminalidade, e todos nós temos que nos empenhar, porque mesmo que não possamos prever alguns delitos, devemos trabalhar para acabar com a impunidade, um dos grandes males da atualidade”, disse.

Casagrande também afirmou que não haverá mais retrocesso nos esforços do governo capixaba para a redução da criminalidade e que, a partir de agora, com os novos delegados formados, as Delegacias 24 horas são uma realidade. “Já nomeamos um grande número de policiais militares e civis em 2011, investimos mais de R$ 70 milhões em Segurança Pública e, hoje, trabalhamos com metas, números e objetivos claros para fazer do nosso Estado um lugar mais justo e humano para todos os capixabas, para continuarmos a fazer mais para quem mais precisa”, destacou.

Além do governador do Estado, Renato Casagrande, o evento contou também com a presença do Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Henrique Herkenhoff, do chefe de Polícia, Joel Lyrio, do comandante geral da Polícia Militar, coronel Ronalt Willian, de deputados estaduais e de delegados de polícia.

Em tom de agradecimento, o chefe de Polícia Joel Lyrio disse que uma nova página de Segurança Pública no Estado do Espírito Santo está sendo escrita. “Esta  é uma realidade incontestável do que nós tínhamos, nós temos e para onde estamos caminhando. Este é um dia de grande agradecimento pelos investimentos que foram anunciados e concretizados pelo Governo do Estado” enfatizou Joel Lyrio.

E em referência ao livro “Por quem os sinos se dobram“, escrito por Ernest Hemingway, o chefe  ressaltou a importância dos novos integrantes da família Polícia Civil. “Os sinos devem dobrar por aqueles mais humildes, pelas mulheres feridas e vítimas de violência, por aquela  pessoa oprimida que procura uma delegacia. Os sinos devem dobrar para que a gente possa cumprir a justiça, pelas famílias do Espírito Santo  e por vocês formandos” , encerrou o delegado chefe da Polícia Civil.

Em seu discurso para os novos delegados, o diretor da Academia de Polícia (Acadepol), delegado Heli Schimittel, falou das peculiaridades e dos desafios inerentes à atividade policial e também da missão dos delegados em defender de forma intransigente as normas penais. “Vocês serão heróis anônimos que socorrerão vitimas de injustas agressões. A entrada de vocês é um catalizador do ideal de recomposição e ampliação do efetivo da Polícia Civil” conclui Heli Shimittel.

A primeira colocação no curso de formação foi inesperada para a delegada Juliana Cristina de Oliveira. Ela, que já exercia a função em Minas Gerais, promete manter a mesma linha dura atuando no Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Vila Velha.  “A aplicação da lei será com rigor assim como deve ser feita” ressaltou Juliana.

Para o delegado Ricardo Almeida, que obteve o segundo lugar no curso de formação, a expectativa é grande para assumir as atividades da Delegacia de Crimes contra a Vida (DCCV) de Vila Velha. “Ser delegado para mim é um sonho desde a infância. Me preparei muito para este momento . Espero contribuir para a redução da criminalidade no Estado”, declarou Ricardo.

O orador da turma, delegado Érico de Almeida Mangaravite, relembrou aos colegas a importância de manter em mente os ideais de cada um. “Não podemos esquecer os nossos ideais. Sejamos parte da construção de uma Polícia Civil cada vez mais republicana e que ao fim da nossa caminhada venha a vitória”, declarou Érico.

Delegacias regionais

A partir da formatura dos novos delegados, a Polícia Civil implanta os plantões regionais no interior do Estado. Dez municípios receberão as unidades policiais que funcionarão durante 24 horas.  Os plantões funcionarão em Linhares, Aracruz, Venda Nova do Imigrante, São Mateus, Barra de São Francisco, Guarapari, Cachoeiro de Itapemirim, Alegre, Marataízes e Colatina.

Para o chefe de Polícia, delegado Joel Lyrio, a formatura dos novos delegados representa o início do processo de regionalização dos plantões, principalmente no interior do Estado, utilizando os melhores recursos atuais de polícia judiciária. Dos 89 delegados, 52 foram localizados para trabalhar nas unidades policiais do interior.

O Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Henrique Herkenhoff, informou que não se trata apenas de 89 novos delegados, o que corresponde a um reforço de 50% do efetivo da Polícia Civil. “São investimentos sistemáticos para permitir que os policiais possam prestar o seu trabalho da melhor maneira, fazendo grandes avanços na prestação dos serviços de segurança. A partir do aumento de efetivo, está sendo possível concretizar um passo importantíssimo  da gestão deste Governo que é inaugurar  a interiorização dos plantões de delegacia no interior do Estado”, informou o secretário.

Henrique Herkenhoff adiantou que entre os benefícios dos plantões regionais está a possibilidade da investigação ser mais rápida, profunda e imediata e, ainda, melhorar funcionamento da Polícia Militar e da Polícia Civil. “Todas as microrregiões estão sendo contempladas com plantões 24 horas. A criação dos plantões vai significar um aperfeiçoamento e melhoria do trabalho da Polícia Civil e também para a Polícia Militar que terá o seu serviço beneficiado, já que as viaturas não precisarão mais se deslocar por longas distancias até uma delegacia, sendo assim liberadas mais rapidamente e podendo retornar e proteger a população”,  concluiu.
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
Eleições:
Além da propaganda no rádio e na TV.




Publicado no Jornal OTEMPO em 10/09/2012
ARIOSTO DA SILVEIRA
Jornalista

Responda com franqueza: Quantos desses programas de propaganda eleitoral na televisão e no rádio você já acompanhou com a atenção necessária para facilitar a sua decisão em torno dos candidatos? Como telespectador ou como ouvinte, que grau de atenção dedicou ao exame da lista de candidatos a vereador?

Certamente a resposta é desanimadora. Embora os candidatos e os políticos em geral apreciem esses programas, porque são oportunidades raras para aparecer, seja com suas caras nem sempre atraentes, seja por suas mensagens-relâmpago que nada dizem, eles continuam sendo os horários do clique. Pode até acontecer de televisores e rádios não serem desligados de fato, mas os espíritos são inexoravelmente desconectados: ouvintes e telespectadores aproveitam para um lanchinho, um telefonema ou outras atividades. Salvam-se os próprios candidatos, seus parentes e amigos mais próximos, bem como os criadores e produtores das peças de propaganda e outros envolvidos profissionalmente nas campanhas.

É uma pena, mas não há como negar o insucesso dessa modalidade de propaganda quanto a uma contribuição ao aperfeiçoamento do processo eleitoral, portanto, do próprio regime democrático de cujas práticas é uma das mais expressivas. Talvez presos a um passado no qual esses programas se resumiam à exibição de "santinhos" dos candidatos e uma referência tão pobre quanto aquele "meu nome é Enéas", os estrategistas não conseguiram, até hoje, encontrar fórmula com um conteúdo programático. As mensagens são, no âmbito dos candidatos a prefeito, de duas formas: se é caso de reeleição, alinham-se, com lentes de aumento, as realizações do atual mandato, na esperança de retribuição em votos para novo período; para os outros concorrentes, a regra são promessas, ainda que materialmente irrealizáveis. E, no caso dos vereadores, seu número é tão grande que a inserção fica mesmo no nome e um slogan qualquer, como naqueles tempos da "Lei Falcão".

Nesse clima, o que mais se perde diz respeito à insuficiente informação sobre os candidatos a vereador. Existe aí um diferencial. Para a prefeitura, os concorrentes são, no geral, pessoas conhecidas e de conceito público firmado, independentemente de partidos e propaganda (um caso ilustrativo é o do saudoso Célio de Castro, cujo nome superava, em muito, sua legenda partidária). Para a Câmara Municipal, contudo, a situação muda. Grande parcela da população desconhece os concorrentes, tanto mais diante da compartimentação das regiões eleitorais: uns são votados em determinados bairros, por grupos definidos - até religiosos -, o que confina o conhecimento de cada um.

O que fazer, então? É não virar as costas para a televisão ou tirar o som do rádio, mas usar esses e outros meios para aprofundar os conhecimentos a respeito dos que pretendem nos representar. Há muitas fontes de informações disponíveis e recorrer a elas é uma obrigação de quem realmente tem a consciência do peso do seu voto.
Fonte- Sulrádio
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%