Jornal O
Regional
Filiado ao SINDJORES
Ano XXVII – Nº
404
1ª/2ª Quinzena
de Fevereiro de 2013
Edição de 12
Páginas- R$ 0,90
Baixo Guandu-
Espírito Santo
Título-
Eleitores
de Baixo Guandu, Itaguaçu e Itarana serão recadastrados a partir de Julho pelo
TRE/ES
-
Mais Detalhes da
Página nº 03-
Título-
Aimorés:
O
ex-prefeito Marcelo Marques refuta acusações e diz que, na verdade, a atual
administração de Aimorés é a responsável por um prejuízo de R$ 6.417.510,55 aos
cofres públicos do município
-Leia na Página 08-
Foto-
Marcelo Marques organizou a Prefeitura para o sucessor.
Título-
Itueta:
Justiça afasta Nego Baldon. Ele retornou, mas, o caso não foi decidido
- Ele
será julgado em Belo Horizonte-
Lei
na Página 09
Foto
- Sede da Prefeitura.
Título-
Promotoria de
Resplendor tem nova sede
Desde o dia 21 de fevereiro a Promotoria de Justiça de Resplendor passa
a ter novo endereço, próximo ao Fórum.
Rua Morais de Carvalho, nº653, Edifício Ébal Franco, salas 01/02. CEP
35230-000. Telefone (33)3263-1898
O Ministério Público de Minas Gerais, sensível às demandas de nossa
região, inaugurou sua nova sede na Comarca de Resplendor, localizada em um
imóvel totalmente acessível às pessoas com algum tipo de deficiência.
A nova sede possibilitará avançar ainda
mais na defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses
sociais e individuais indisponíveis, em benefício da população de Resplendor,
Itueta e Santa Rita do Itueto.
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O Regional- -1ª/2ª Quinzena de
Fevereiro/2013- - OPINIÃO- Página 02
Título-
DALMON
Título-
PALANQUE
1ª SESSÃO DA
CÂMARA
Na primeira sessão ordinária da Câmara Municipal, dia 04 de fevereiro
estiveram presentes 10 vereadores, Joel Gonçalves ou Joel do Mutum, que é desconhecido
ainda do meio político de Baixo Guandu, faltou. A informação era de que o carro
dele teve um problema mecânico.
Nesta primeira sessão todos os 10 vereadores usaram a palavra. O
presidente Pedro Mathias pediu um minuto de silêncio pela tragédia acontecida
no Rio Grande do Sul. Fabiano da
Farmácia fez pedido de providência para o bairro Alto Guandu, Romilson Araújo
pediu redutor de velocidade próximo à Mangueira, segundo ele, “até os cachorros
estão usando as faixas de pedestres”.
O vereador Vinicius Gobbo apresentou um anteprojeto sobre o assédio
moral e disse que, funcionário deve ser respeitado. O vereador Juscelino Henck sugeriu ao
município usar recursos do PAB (Ministério da Saúde) para ampliar e reformar a
Creche do bairro Rosário II. Lucas Cigano solicitou da Prefeitura, a instalação
de iluminação pública na estrada Baixo Guandu até a divisa com Aimorés.
O vereador Zezé da Cenira elogiou a postura do prefeito Neto Barros,
neste início de mandato. Enfim, cada vereador se manifestou ou fazendo Pedido
de Providências.
VINÍCIUS
GOBBO
“Eu sou a cara da população e não da
oposição”. Frase do vereador Vinícius Gobbo, nesta primeira sessão, sobre o
fato de muitos o interpretarem que é oposição.
LICO
BORORÓ
Quem marcou presença nesta primeira sessão do legislativo, foi o ex-vereador
Lico Bororó. Ele teve uma grande votação,
mais de 500 votos, mas, não conseguiu reeleger, devido a soma de votos de sua legenda
partidária. Esteve lá em silêncio e foi cumprimentado pelos vereadores: Juscelino
Henck e Marquinhos Stein.
Título-
PARTICIPAÇÃO
TEORIAS DA SUSTENTABILIDADE
*Alexandre Sylvio Vieira da Costa
Muitas pessoas ao longo da história foram
visionárias e conseguiam enxergar muito além de seu tempo. Nos séculos
passados, muitos deles eram considerados loucos, pois, o que diziam ou
escreviam estava muito além da compreensão dos demais mortais. Dentre estas ilustres pessoas temos o
conhecido Thomas Robert Malthus, figura conhecida dos livros de geografia das
escolas brasileiras. Malthus nasceu em 1766, no século XVIII e era fã de
economia, política e demografia, esta última, a ciência que estuda as
populações. Naquela época a população mundial não passava de 800 milhões de
pessoas com taxas de crescimento extremamente reduzidas, segundo informações
históricas, mas este pensador já se preocupava com o futuro distante, com o
avanço tecnológico e com a sustentabilidade deste crescimento populacional.
Segundo o princípio básico de sua teoria, o crescimento populacional ocorreria
de forma mais acelerada quando comparada a produção de alimentos atingindo a
falta de sustentabilidade, gerando tensões entre as nações, conflitos por
territórios, água, fome e doenças. E não é que o Malthus estava certo! Em relação aos alimentos, apesar de um bilhão
de pessoas no mundo ainda passarem fome, a produção total de alimentos do
planeta alimentaria tranquilamente os nossos sete bilhões de habitantes. Isto
acontece porque as tecnologias de produção agropecuária avançam rapidamente
aumentando significativamente a produtividade sem aumentos de grandes áreas de
cultivo. E a população? Segundo Malthus
a taxa de crescimento populacional seria elevada de forma significativa, fato
que realmente ocorreu a partir do século XIX (dezenove) onde em 200 anos, a
população saltou de um bilhão no ano de 1800 para seis bilhões no ano de 2000
com expectativa para mais de nove bilhões a partir em 2050. Até quando a nossa
tecnologia de produção de alimentos e as novas que surgirão irão sustentar este
crescimento populacional? Neste setor a teoria Malthusiana ainda não se
concretizou, mas no aspecto sustentabilidade ela já é uma realidade. Os
recursos naturais do planeta estão comprometidos por conta do consumismo e do
padrão de vida do homem. Consumimos cada vez mais petróleo, minérios e água,
poluímos cada vez mais nossos recursos hídricos, a atmosfera e o solo,
destruímos as florestas, extinguimos os animais....Não tomamos mais banho de
rio porque as águas estão poluídas, não podemos mais respirar fundo por conta
da poluição do ar, vamos à praia e não passamos mais protetores solares, mas, bloqueadores
porque estamos destruindo a camada de ozônio e cada vez mais, os raios ultravioleta
que causam o câncer de pele, atingem a superfície do planeta, não jogamos mais
bola nos campinhos de pelada porque foram eliminados para construção de casas e
fábricas sobrando para os nossos jovens a TV a cabo, o videogame e o Facebook.
Malthus estava certo e, a confirmação de sua teoria, é questão de tempo, se
continuarmos com o mesmo comportamento coletivo.
*Alexandre
Sylvio Vieira da Costa
Engenheiro
Agrônomo - DSc Produção Vegetal
Assessor de Pesquisa e Pós Graduação
Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE
Assessor de Pesquisa e Pós Graduação
Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE
Título-
MOMENTO
CORAGEM! ASSISTA
O FILME “CORAJOSOS”!
*Pr. Ângelo
Vieira da Silva
Nesta semana tive um momento muito especial
em que pude refletir um pouco mais sobre a importância da paternidade no
ambiente cristão. Foram 101 minutos de mais uma obra cinematográfica
independente da Igreja Batista
de Sherwood (Albany/USA) que impactaram
positivamente a minha vida e de outras dezenas de homens que comigo assistiam
ao filme. Esta produção da Sherwood Pictures (também produtora de Desafiando Gigantes, A Virada e Prova de Fogo, os quais recomendo) é extremamente desafiadora. Conhecendo
o teor do filme agora, preciso reconhecer: é necessário coragem para assistir
COURAGEOUS (2011). Sim, não é fácil ser confrontado com as debilidades que
certamente podemos demonstrar no exercício da paternidade.
O filme COURAGEOUS (Corajosos)
acontece em um ambiente policial de uma pequena cidade. O lema "servir e
proteger" para os policiais Adam, Nathan, Shane e David vai além da missão
nas ruas e adentra em seus próprios lares e famílias. Aparentemente, há um
contraste inicial entre os bons serviços prestados como policiais na cidade em
detrimento a missão de pais que lhes foi confiada por Deus.
O filme descreve as angústias do pai que perde uma filha e não
compreende o outro filho, do pai que pouco vê o filho em virtude do divórcio,
do pai rígido que pouco sabe se expressar com a filha e que se arrisca por seu
pequeno filho e até do pai irresponsável, que não reconhece um filho. Também
alerta quanto ao terrível problema das drogas.
No intercurso da produção, a busca pelos princípios bíblicos da
paternidade inicia uma transformação radical na vida de cada um desses pais que
passam a lutar contra o mal nas ruas e a não fugir da responsabilidade da
paternidade. O estudo de Adam resulta em um compromisso especial, a RESOLUÇÃO,
que subscrevo e espero que você também, caro leitor, possa fazê-lo:
"Eu, solenemente determino, diante de Deus, tomar completa
responsabilidade por mim, minha esposa e meus filhos. Eu os amarei, os
protegerei, servirei, e os ensinarei a palavra de Deus como líder espiritual de
meu lar. Eu serei fiel a minha esposa, para amá-la e honrá-la, e estarei
disposto se for preciso, a dar a minha vida por ela como Cristo morreu por
mim. Eu vou abençoar meus filhos e os ensinar a amar a Deus de todo coração,
toda mente e com toda força. Eu os ensinarei a honrar as autoridades e a
viver responsavelmente. Eu vou confrontar o mau, perseguir a justiça e
amar a misericórdia. Eu vou orar pelos outros e tratar com bondade,
respeito e compaixão. Eu vou trabalhar diligentemente para suprir as
necessidades de minha família. Eu vou perdoar os que errarem comigo e me
reconciliar com aquele com quem errar. Eu vou aprender com meus erros,
arrepender-me por meus pecados e andar com integridade como um homem
responsável diante de Deus. Eu vou procurar honrar a Deus, ser fiel a sua
igreja, obedecer a sua palavra e sua vontade. Eu vou trabalhar
corajosamente com a força que Deus me der para cumprir essa resolução pelo
resto de minha vida e para sua glória. E quanto a mim e minha casa, serviremos
ao Senhor. Josué 24. 15".
Assista “Corajosos”! Coragem!
*Rev. Ângelo Vieira da Silva,
*Rev. Ângelo Vieira da Silva,
Pastor da 1ª Igreja Presbiteriana de Resplendor
Texto retirado do blog Regulae Fidei - Regra de Fé http://revavds.blogspot.com/2013/02/coragem-assista-courageous.html#ixzz2LYwZPoB3
Título-
EXPEDIENTE
O Regional- -1ª/2ª Quinzena de Fevereiro/2013- -POLÍTICA- Página 03
Título-
Baixo Guandu
terá agência do SENAI
Foto-
Prefeito Neto Barros.
Um projeto de lei foi encaminhado pelo prefeito Neto Barros e
apresentado na Câmara, na sessão de 04 de fevereiro, na abertura dos trabalhos
legislativos, criando em Baixo Guandu uma Agência do SENAI. O mesmo foi
aprovado pelos vereadores, sem maiores problemas.
A Agência do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) visa
capacitar trabalhador (a), em sua formação profissional. O mesmo oferece várias
oportunidades profissionais e o seu diploma é muito reconhecido no meio
industrial. Com a implantação do Pólo Empresarial de Baixo Guandu, a Agência do
SENAI será uma importante ferramenta nas mãos de quem está procurando por
emprego e de quem está oferecendo
oportunidades.
Título-
Vereador Fabiano
da Farmácia pede melhorias nos bairros
Foto-
Vereador Fabiano da Farmácia (PR)
O Vereador Fabiano da Farmácia, na abertura dos trabalhos legislativos
de Baixo Guandu fez um Pedido de Providências ao prefeito Neto Barros, para que
seja construída a sede da Associação dos Moradores do Bairro Rosário e ainda no
mesmo local, um Posto Policial, para atender não somente o bairro Rosário I,
mas ainda, o Rosário II e Alto Guandu, isso devido ao grande índice de
violência registrado e tráfico de drogas.
Para isso, o vereador Fabiano da Farmácia, sugere que seja utilizado um
lote pertencente ao município, localizado ao lado da Creche Dona Paula.
O vereador Fabiano da Farmácia nesta primeira sessão ordinária que
aconteceu dia 04 de fevereiro, também fez à Prefeitura, um Pedido de Providências,
no sentido de ser construído, no bairro Alto Guandu, um muro de arrimo, pois,
no local existe um precipício de aproximadamente 30 metros de altura, onde já
ocorreram muitos acidentes. Segundo o vereador Fabiano da Farmácia, a
solicitação é dos moradores.
Título-
TRE Fará
Recadastramento de Eleitores de Baixo Guandu, Itaguaçu e Itarana
Baixo Guandu, Itaguaçu, Itarana serão
alguns dos municípios, onde, o TRE/ES (Tribunal Regional Eleitoral do Espírito
Santo) estará fazendo o recadastramento dos eleitores, a partir do mês de
julho. A população de Baixo Guandu hoje
é de 29.086, Itaguaçu 14.134 e Itarana 10.881. Já o número de eleitores de Baixo
Guandu é 24.768 mil, Itaguaçu 12.471 mil e Itarana 9.712 mil votantes.
O TRE/ES fará o recadastramento em 09 meses e só será concluído em abril
do próximo ano. Além de Baixo Guandu, Itaguaçu e Itarana, o trabalho será feito
em mais 12 municípios do Estado e irá atingir 222.499 mil eleitores.
Os municípios que serão recadastrados, além dos três citados, os outros
são: Apiacá, Bom Jesus do Norte, alegre, Domingos Martins, Boa Esperança,
Ibiraçu, Itapemirim, Muniz Freire, Mucurici, Santa Teresa e Santa Leopoldina. Os
eleitores desses municípios devem aguardar o chamado da Justiça Eleitoral para
comparecer ao Cartório. Em cada Zona Eleitoral haverá uma campanha específica
esclarecendo a data, o horário e o local do recadastramento. O eleitor terá que
ficar atento, pois, quem não se recadastrar no período estabelecido pelo TRE,
terá o título cancelado. Na época, será necessário levar o título, e se tiver,
documento oficial com foto e comprovante de residência.
O diretor geral do TRE-ES, Alvimar Dias Nascimento, explicou que, na verdade haverá uma revisão eleitoral nesses municípios, portanto, o TRE tomou como base indicativa os processos em tramitação na Corregedoria Regional Eleitoral, nos quais o Ministério Público Eleitoral pede a revisão eleitoral. “O MPE pede ao TRE-ES a revisão eleitoral em 28 municípios do Estado, mas, no momento, até por questões orçamentárias, não será possível fazer a revisão em todos eles, então, elegemos 15 Zonas Eleitorais, dentre aqueles municípios que foram indicados pelo MPE. Aproveitando a revisão, faremos, então, o recadastramento biométrico”, esclareceu o diretor-geral.
O segundo fator que pesou para a definição dos municípios que serão revisados foi o número de kits biométricos disponibilizados para o Espírito Santo. O diretor geral esclareceu que todos os Cartórios Eleitorais possuem uma boa estrutura física e cartorária, mas que o número de Kits não é suficiente para fazer o recadastramento biométrico em todo o Estado. Em média, o recadastramento poderá durar até 60 dias em
O diretor geral do TRE-ES, Alvimar Dias Nascimento, explicou que, na verdade haverá uma revisão eleitoral nesses municípios, portanto, o TRE tomou como base indicativa os processos em tramitação na Corregedoria Regional Eleitoral, nos quais o Ministério Público Eleitoral pede a revisão eleitoral. “O MPE pede ao TRE-ES a revisão eleitoral em 28 municípios do Estado, mas, no momento, até por questões orçamentárias, não será possível fazer a revisão em todos eles, então, elegemos 15 Zonas Eleitorais, dentre aqueles municípios que foram indicados pelo MPE. Aproveitando a revisão, faremos, então, o recadastramento biométrico”, esclareceu o diretor-geral.
O segundo fator que pesou para a definição dos municípios que serão revisados foi o número de kits biométricos disponibilizados para o Espírito Santo. O diretor geral esclareceu que todos os Cartórios Eleitorais possuem uma boa estrutura física e cartorária, mas que o número de Kits não é suficiente para fazer o recadastramento biométrico em todo o Estado. Em média, o recadastramento poderá durar até 60 dias em
cada município.
De acordo com o secretário da tecnologia da informação (STI), Danilo Marchiori, a Justiça Eleitoral do ES dispõe de 84 kits biométricos para esse recadastramento de 2013 e 2014 e o TRE-ES deverá investir um total de R$1.170.344,70 no recadastramento, pois o custo será de R$5,26 por eleitor.
De acordo com o secretário da tecnologia da informação (STI), Danilo Marchiori, a Justiça Eleitoral do ES dispõe de 84 kits biométricos para esse recadastramento de 2013 e 2014 e o TRE-ES deverá investir um total de R$1.170.344,70 no recadastramento, pois o custo será de R$5,26 por eleitor.
Marchiori explicou que, a “A revisão não
será simultânea, então, a medida que concluirmos o recadastramento em uma Zona
Eleitoral, transferimos os equipamentos para outro município, conforme o
cronograma de trabalho”, disse Danilo.
Além disso, a Justiça Eleitoral terá que deixar pelo menos três kits biométricos em cada município que concluir o recadastramento. “Quando concluirmos esse trabalho, a plataforma de registro do eleitor muda, então, temos que deixar os kits nos cartórios para o cadastramento de novos eleitores”, explicou Danilo
O kit biométrico é muito parecido com o equipamento que a Polícia Federal possui para emissão de passaporte. Além do computador, o kit possui cadeira, máquina fotográfica e leitor biométrico, para o registro da digital.
Até o momento, três municípios do Espírito Santo já tiveram seus eleitores recadastrados biometricamente: Castelo, que possui 26.628 eleitores; Viana, que tem 39.059 eleitores e Dores do Rio Preto, com 5.114 eleitores. Então, são 70.801 eleitores já cadastrados biometricamente no Estado.
O Espírito Santo possui 58 Zonas Eleitorais e um total de 2.627.654 eleitores. Com informações do ES Hoje
Além disso, a Justiça Eleitoral terá que deixar pelo menos três kits biométricos em cada município que concluir o recadastramento. “Quando concluirmos esse trabalho, a plataforma de registro do eleitor muda, então, temos que deixar os kits nos cartórios para o cadastramento de novos eleitores”, explicou Danilo
O kit biométrico é muito parecido com o equipamento que a Polícia Federal possui para emissão de passaporte. Além do computador, o kit possui cadeira, máquina fotográfica e leitor biométrico, para o registro da digital.
Até o momento, três municípios do Espírito Santo já tiveram seus eleitores recadastrados biometricamente: Castelo, que possui 26.628 eleitores; Viana, que tem 39.059 eleitores e Dores do Rio Preto, com 5.114 eleitores. Então, são 70.801 eleitores já cadastrados biometricamente no Estado.
O Espírito Santo possui 58 Zonas Eleitorais e um total de 2.627.654 eleitores. Com informações do ES Hoje
O Regional- -1ª/2ª Quinzena de Fevereiro/2013- -SERVIÇO-
-Página 04
Título-
DICAS DE CONCURSO
Secretaria
de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa): abriu concurso público visando
o preenchimento de 2.121 vagas para profissionais que substituirão vínculos
temporários. As oportunidades são para profissionais com formação de Nível
Superior e Técnico, os quais poderão fazer jus a vencimentos entre R$
1.455,00 e R$ 8.250,00, para o cumprimento de jornadas que poderão variar de 20
a 40 horas semanais.
Somente para médicos, são 773 oportunidades em 50 especialidades e 3
áreas de atuação. Para outros profissionais de Nível Superior, há 577 vagas em
11 áreas: Assistente Social, Biólogo, Enfermeiro, Farmacêutico, Farmacêutico-bioquímico,
Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Psicólogo e Terapeuta Ocupacional.
Já para os postos que exigem formação técnica, há chances para Técnicos
em Enfermagem, em Imobilização Ortopédica, em laboratório, em necropsia, em
nutrição, em órtese e prótese e em radiologia, totalizando 771 oportunidades.
Os locais de atuação para todos os cargos estão distribuídos entre a
Grande Vitória e interior do Estado.
Inscrições
As inscrições estarão abertas no período de 08 de março a 01 de abril de
2013, e serão feitas somente pela Internet - no site: www.cespe.unb.br. As taxas de inscrição variam entre R$ 55,00 e R$
95,00, dependendo do cargo escolhido.
Provas, Gabaritos
e Validade
As provas objetivas, a avaliação de títulos e a perícia médica dos
candidatos que se declararem com deficiência serão realizadas na cidade de
Vitória/ES.
As provas objetivas para os cargos de formação técnica de nível médio terão a duração de 4 horas e serão aplicadas na data provável de 19 de maio de 2013, no turno da manhã. já as provas objetivas para os cargos de nível superior terão a duração de 4 horas e serão aplicadas na data provável de 19 de maio de 2013, no turno da tarde.
Na data provável de 7 de maio de 2013, será publicado no Diário Oficial do Estado do Espírito Santo edital informando a disponibilização da consulta aos locais e ao horário de realização das provas na Internet, no endereço eletrônico: http://www.cespe.unb.br/concursos/sesa_es_13.
As provas objetivas para os cargos de formação técnica de nível médio terão a duração de 4 horas e serão aplicadas na data provável de 19 de maio de 2013, no turno da manhã. já as provas objetivas para os cargos de nível superior terão a duração de 4 horas e serão aplicadas na data provável de 19 de maio de 2013, no turno da tarde.
Na data provável de 7 de maio de 2013, será publicado no Diário Oficial do Estado do Espírito Santo edital informando a disponibilização da consulta aos locais e ao horário de realização das provas na Internet, no endereço eletrônico: http://www.cespe.unb.br/concursos/sesa_es_13.
Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados na Internet, a partir das 19 horas da data provável de 22 de maio de 2013, observado o horário oficial deBrasília/DF.
O prazo de validade do concurso será de 02 anos contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.
ANVISA: o Ministério do Planejamento,
Orçamento e Gestão (MPOG) autorizou (04/12/2012), por meio da Portaria Nº 584,
publicada no Diário Oficial da União, a realização de concurso público para
preenchimento de 165 cargos do quadro de pessoal da Agência Nacional de
Vigilância Sanitária - Anvisa. A organizadora também já foi escolhida: será a
Cetro Concursos Públicos (confira extrato abaixo)
Do total de postos a serem preenchidos, 120 exigem nível superior, sendo
100 para Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária (salário de R$
10.019,20) e 20 para Analista Administrativo, que tem remuneração de R$
9.263,20.
Candidatos com nível médio poderão concorrer a 35 vagas de Técnico em
Regulação e Vigilância Sanitária, com remuneração inicial de R$ 4.984,98; e 10
de Técnico Administrativo, com remuneração de R$ 4.760,18.
O diretor-presidente da Anvisa será
responsável pela realização do concurso, e tem prazo de seis meses para
publicação do edital , contados a partir de hoje. Edição com informações do
portal do MPOG.
CORREIOS: os correios ampliarão seu
quadro de pessoal em pelo menos 9.904 novas vagas, conforme a autorização dada
em 27 de junho de 2012 pelo Ministério do Planejamento. No momento, a empresa
analisa as demandas existentes em todo o país, mas as contratações serão
iniciadas pela convocação paulatina dos aprovados no concurso ainda em vigor,
enquadrados no cadastro reserva. Após essa medida, será traçada a estratégia
para abertura do novo concurso no primeiro trimestre de 2013, oferecendo pelo
menos 6,6 mil vagas, que atenderão justamente aquelas localidades e cargos que
não possuíam cadastro de reserva disponível.
A maioria das vagas aprovadas pelo MPOG destina-se para a área
operacional da empresa (carteiros e operadores de triagem e transbordo). A
portaria ministerial estabelece que o preenchimento dessas vagas se dê de forma
escalonada, sendo 3.302 vagas para contratação imediata (a partir de 1º de
julho), 3.301 a partir de 1º de janeiro de 2013 e 3.301 a partir de 1º de abril
de 2013.
No ano passado, foi realizado concurso para toras as áreas profissionais
da empresa, que conta atualmente com 115 mil empregados (57 mil são carteiros).
Desse certame, que teve sua vigência prorrogada por mais um ano, até o momento
já foram contratados 10.381 classificados.
Prepare-se
Com base no certame anterior, lembramos aos candidatos que o concurso
dos Correios cobra em suas provas matérias como Língua Portuguesa, Informática,
Inglês, Administração Pública, além de conteúdos específicos. Na segunda fase,
os candidatos a carteiro e operador de triagem e transbordo passam
por avaliação física.
============================
Título-
OPINIÃO LIVRE
Tiririca no palco da
ilusão
Mauro Bomfim
Tiririca está deixando o Congresso. Tiririca
volta a ser palhaço. Volta ao bom e velho caminho do circo. Troca o paletó e
gravata pela sua fantasia de palhaço. A mesma fantasia que lhe serviu de
catapulta manejada por seu partido para arrastar milhares de votos em São
Paulo, levando com ele outros suplentes
para a Câmara dos Deputados.
Tiririca cansou de Brasília. Ali certamente
convive não com o ambiente de alegria contagiante do circo e dos espetáculos
que encantam adultos e crianças. No Congresso certamente convive com o
espetáculo da corrupção. Ao seu lado, vê trapezistas de maracutaias, malabares
da improbidade, domadores da indecência.
Tiririca quer viver novamente seu sonho de
palhaço. Quer de volta o jogo lúdico e inocente dos gracejos e da gabolice. Não
quer participar do jogo bruto de Henrique Alves e Renan. Impossível para ele
absorver os sussurros dos corredores do Congresso, onde mercadores vendem a
alma para levar vantagem e fazer negócios sempre à custa da bolsa pública.
Não é esse o ingresso a ser pago no circo de
Tiririca. Nas suas exibições, o ingresso pago pelo público é devolvido em forma
de risada e alegria. A pureza angelical do sorriso de uma criança se divertindo
com os gracejos de Tiririca supera qualquer benesse do toma lá dá cá do jogo
sujo do Congresso.
Tiririca vive um dilema. Deixar a vida
política. Voltar a sonhar os sonhos de um palhaço, como os versos daquela
música da Vanusa. No Congresso, Tiririca é palhaço sem querer. Sem o rosto
pintado na solidão do Plenário da Câmara, sem a vestimenta de palhaço, se sentindo
talvez nu dentro do terno e com a garganta afrouxada pela gravata, Tiririca pensa,
como nos versos da música, que o mundo sempre foi um circo sem igual onde todos
representam bem ou mal, onde a farsa de um palhaço é natural
Tiririca sabe que o palhaço pinta o rosto
prá viver. E que no Congresso muitos deputados e senadores usam mesmo óleo de
peroba para lustrar a cara de pau. Ou escondem seus golpes sob véus de
interesses inconfessáveis.
Tiririca volta para seus amigos do circo,
para a família, para fazer a alegria de muitos com suas paródias e seus
gracejos. O bordão da candidatura “Vote em Tiririca, Pior não Fica”, lembrança
de manifestação apolítica, estandarte que sempre aparece nas eleições, agora é
apenas retalho de cetim dessa fantasia política de um sistema partidário e
eleitoral apodrecido e envelhecido cheirando a naftalina num velho baú.
Tiririca volta ao picadeiro. As luzes da
ribalta se acendem com mais força na arena da vida. O palhaço deixa para trás o
Congresso, palco de tantas perdidas ilusões.
MAURO BOMFIM
é jornalista e advogado.
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Farmácia Guandu
Agência Ekatazar
O Regional- -1ª/2ª Quinzena de
Fevereiro/2013- -POLÍCIA- -Página 05
Título=
O serviço de inteligência da Secretaria de
Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) incluiu três novos nomes na lista dos
dez bandidos mais procurados do Estado. A inclusão se deu, pois em menos de 30
dias três bandidos dessa listagem foram presos. Para que sempre mantenha dez
nomes, foram indicados pelas Polícias Civil e Militar outros três criminosos,
todos de alta periculosidade e envolvidos com homicídios, sendo dois deles
fugitivos do sistema prisional.
São eles: João Batista Fraga, o Coroa, 38 anos. Atua no tráfico de drogas nos Bairros 1º de Maio e Santa Rita, em Vila Velha/ES. Em desfavor dele existem quatro mandados de prisão, todos por homicídio. É fugitivo da Penitenciária de Segurança Máxima II (PSMA II) desde dezembro de 2012.
Jorge Luiz da Conceição Junior, conhecido como Juninho Playboy, 30 anos. Envolvido com o tráfico de drogas e homicídios. Atua nos municípios da Serra e Aracruz. Em desfavor de Jorge existem Mandados de Prisão por homicídio e tráfico de drogas. É fugitivo da Penitenciária de Segurança Máxima II (PSMA II) desde dezembro de 2012.
Paulo Cézar Cagliari Guimarães, o César, 48 anos. Envolvido em homicídios na região da Grande Porto de Santana, município de Cariacica. Em desfavor dele há Mandado de Prisão por homicídio qualificado.
O chefe da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), em exercício, delegado José Lopes, afirmou que todos os delegados não só das Delegacias de Crimes contra a Vida estão fazendo um ótimo trabalho, com operações e intensa investigação, tentando ao máximo reverter o quadro da criminalidade e garante que a atuação continuará.
Prisões
Nos últimos dias, por meio de um trabalho
conjunto das polícias e da população por meio do Disque-Denúncia (181) foi
possível prender três criminosos que estavam na lista. No dia 24 de janeiro,
Igor Ferreira dos Santos foi preso em Porto Seguro, Bahia, pela Polícia
Rodoviária Federal com o apoio operacional da Polícia Civil do Espírito Santo.
O Grupo de Operações Táticas (GOT) da
Polícia Civil prendeu no dia 09 de fevereiro, em Piúma, Marcelo José Furtado,
conhecido como Marcelinho. De acordo com o titular do GOT, o delegado
Eduardo Carvalho Khaddour foi possível chegar até o criminoso após levantamento
de informações, cruzamento de dados e diálogo com outras delegacias.
Ainda no mês de fevereiro, dia 15, foi preso
Wesley Sales Bastos, o índio ou Chocolate, ele foi encontrado em Teixeira de
Freitas, na Bahia.
As prisões são fruto do empenho do Governo do Espírito Santo com o desenvolvimento das metas do Programa Estado Presente, que visa retirar criminosos contumazes das ruas e restabelecer a paz social nas comunidades.
As prisões são fruto do empenho do Governo do Espírito Santo com o desenvolvimento das metas do Programa Estado Presente, que visa retirar criminosos contumazes das ruas e restabelecer a paz social nas comunidades.
ANÚNCIOS-
MADEREIRA
PISKE
PADARIA
BELÉM
O Regional- -1ª/2ª Quinzena de Fevereiro/2013- -CIDADE- -
Página 06
Título-
Cruzada
Evangelística no bairro Vila Kennedy
A Igreja Evangélica Assembléia de Deus,
Ministério Água Viva, do bairro Vila Kennedy em Baixo Guandu, promove uma
Cruzada Evangelística, nos dias 28, 29, 30, 31 de março e 1º de abril. Onde
todos são convidados, para ouvir a palavra de DEUS, orações e cânticos.
Diversos oradores estarão presentes: Pastores
Hudson, Jorge Mauro de Colatina, Joel Barbosa do Rio de Janeiro, Sérgio Tavares
e Ronaldo de Aimorés. Ou louvores serão os seguintes cantores (a): Eliane
Queiróz, Sérgio Tavares, Viviane de Colatina, Banda da Igreja Batista (Pastor
Juliano) e Banda da Igreja do Pastor Hudson.
Título-
Retroescavadeiras
entregues às 36 prefeituras do interior do ES
Foto-
O deputado Dary Pagung e o prefeito Neto Barros
estiveram presentes.
Foto
Thiago Guimarães-Secom
Prefeituras do interior do Espírito Santo
receberam um reforço que irá beneficiar a manutenção de estradas rurais e a preservação
de água.
Um conjunto de retroescavadeiras foi
entregue a 36 municípios com população inferior
a
50 mil habitantes. A ação faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento –
PAC 2.
A entrega realizada na Praça do Papa, em
Vitória, contou com as presenças do governador Renato Casagrande.
“Com
a parceria do MDA, conseguimos levar mais avanços ao interior do Estado para
dar estrutura aos municípios e melhorar a qualidade de vida das pessoas que
moram no campo. As retroescavadeiras irão facilitar o reparo e abertura de
estradas e garantir o fluxo de pessoas e cargas às localidades rurais em
qualquer época do ano”, declarou o governador Renato Casagrande.
Os municípios deverão empregar as máquinas
em serviços destinados à recuperação e manutenção de estradas vicinais,
garantindo o escoamento da produção agrícola capixaba, em sua maioria oriunda
da agricultura familiar, e o acesso aos serviços de Saúde e Educação. Além
disso, o equipamento deverá ser utilizado na construção de estruturas (caixas
secas) para armazenar água da chuva e em assentamentos.
“As entregas das retroescavadeiras para
todos os municípios com menos de 50 mil habitantes são feitas por meio do PAC,
que é o maior programa de infraestrutura da história do Brasil. A parceria com
o Governo do Espírito Santo promove o desenvolvimento justo ao levar benefícios
para os agricultores familiares, que produzem o alimento que chega até nossa
mesa”, afirmou a secretária Andréa Butto.
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FRANKINI MODAS
O Regional- -1ª/2ª Quinzena de Fevereiro/2013- -REGIÃO- - Página 07
Título-
Capacitação
para fugir das dívidas e vencer nos negócios
Ayanne Karoline
Tornar-se dono do próprio
negócio é o sonho de muitas pessoas. E esta pode ser uma boa alternativa para
fugir das dívidas e começar uma nova etapa profissional, buscando novas
oportunidades. Neste cenário, capacitação é uma das principais ferramentas para
encontrar os meios de saber o que fazer - e como fazer - a fim de tornar o
negócio bem sucedido.
De acordo com a analista da Unidade de Capacitação Empresarial do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Espírito Santo (Sebrae ES), Marceliy Frassi Bridi, a capacitação empresarial reduz a probabilidade de a empresa não dar certo. “A experiência não é pré-requisito para a abertura de empresas de sucesso. A capacitação compensa a falta de experiência e reduz o risco na gestão de negócios”, afirma.
Empreender exige preparos como controlar o fluxo de caixa, negociar com fornecedores e parceiros e analisar o mercado. E para evitar que seu negócio dê errado antes de prosperar, a capacitação é essencial. Esse é o caso de Ricardo Moreira, um empreendedor que vivia endividado, descobriu que cometia erros, fez a capacitações e deu a volta por cima.
Especializado em frango frito, o restaurante “Franguim” foi aberto com capital do próprio empreendedor e sem planejamento. O investimento inicial aplicado em reforma, compra de equipamentos e estoques foi bem maior do que o esperado e o capital não foi suficiente. Diante dessa situação, o empresário fez empréstimos com pessoas físicas e fornecedores (equipamentos comprados a prazo). O erro fez com que o empreendedor tivesse dificuldade em pagar os gastos correntes.
Após consultoria do Sebrae ES em gestão financeira (planejamento e controle financeiro), o empreendimento recuperou a liquidez. A recuperação se deu por meio da capacitação empresarial, sem que a empresa precisasse acessar o crédito. “Estou com 90% dos problemas resolvidos. Em mais três meses, vou conseguir equilibrar as finanças do negócio e começar a ter resultados financeiros", explica Ricardo.
O conhecimento é o caminho
As capacitações do SEBRAE trazem dicas sobre a preparação para a rotina empresarial e temas como plano de negócios, compras, vendas, atendimento, fluxo de caixa, legislação vigente, nota fiscal, entre outros.
Se você está começando ou já é um empresário experiente, há sempre um curso do SEBRAE que combina com o seu negócio. O SEBRAE oferece cursos gratuitos e subsidiados, de forma presencial e à distância.
Os interessados devem entrar em contato pelo telefone 0800 570 0800 ou dirigir-se a uma unidade do SEBRAE mais próxima.
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Empreender exige preparos como controlar o fluxo de caixa, negociar com fornecedores e parceiros e analisar o mercado. E para evitar que seu negócio dê errado antes de prosperar, a capacitação é essencial. Esse é o caso de Ricardo Moreira, um empreendedor que vivia endividado, descobriu que cometia erros, fez a capacitações e deu a volta por cima.
Especializado em frango frito, o restaurante “Franguim” foi aberto com capital do próprio empreendedor e sem planejamento. O investimento inicial aplicado em reforma, compra de equipamentos e estoques foi bem maior do que o esperado e o capital não foi suficiente. Diante dessa situação, o empresário fez empréstimos com pessoas físicas e fornecedores (equipamentos comprados a prazo). O erro fez com que o empreendedor tivesse dificuldade em pagar os gastos correntes.
Após consultoria do Sebrae ES em gestão financeira (planejamento e controle financeiro), o empreendimento recuperou a liquidez. A recuperação se deu por meio da capacitação empresarial, sem que a empresa precisasse acessar o crédito. “Estou com 90% dos problemas resolvidos. Em mais três meses, vou conseguir equilibrar as finanças do negócio e começar a ter resultados financeiros", explica Ricardo.
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Título-
Fibria reduz consumo de
combustível na colheita florestal
A empresa desenvolveu o Projeto de Redução
de Consumo de Combustível nas operações de colheita de madeira na sua Unidade
Aracruz (ES/BA/MG), em parceria com a Komatsu Forest. A iniciativa diminui
gastos com combustíveis por meio de melhorias nos motores das colheitadeiras (harvesters) e já reduziu em 12% o
consumo de diesel e em 20% a emissão de poluentes. A Fibria adquiriu ainda 16
novos harvesters
para as operações na Bahia, desenvolvidos especialmente para a colheita de
árvores, com tecnologia de ponta e cuidados de segurança e ergonomia.
Título-
Coordenadores
dos Pólos de Fruticultura do Espírito Santo tomam posse no Incaper
==Baixo Guandu
faz parte do Pólo da Manga==
Os coordenadores dos Pólos de Fruticultura do Espírito Santo tomaram
posse no Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural
(Incaper) nesta última segunda-feira (18). Na ocasião, além das boas-vindas aos
profissionais pelo diretor-presidente do órgão, foi apresentado o panorama da
fruticultura no Estado.
“Devido à implantação e consolidação dos
Pólos de Fruticultura, as ações na área foram ampliadas em todo o Estado, sendo
necessária uma gestão organizada das atividades a fim de melhor atender aos
agricultores de base familiar”, explicou a Coordenadora de Fruticultura do
Incaper, Adelaide da Costa. Atualmente, existem 14 Pólos de Fruticultura no
Espírito Santo.
Para a coordenadora do Pólo de Laranja, Marianna Abdalla Prata
Guimarães, a nomeação possibilitou a atuação direta nos municípios de
abrangência do Pólo. “Essa medida contribuirá para ampliar a diversificação da
agricultura familiar, melhorando a renda dos agricultores”, afirmou Marianna.
Ela também destacou a maior participação de cada município no planejamento do
Pólo, por meio dos Comitês Gestores.
De acordo com o diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, a
coordenação dos Pólos contribui para o avanço da produção dos agricultores. “O
Incaper é referência em pesquisa, assistência técnica extensão rural, é um
instrumento de desenvolvimento voltado para o bem-estar e melhoria da qualidade
de vida dos capixabas. Esperamos, com essa nova gestão, uma coordenação
inovadora que crie oportunidades de desenvolvimento para o setor da
fruticultura e coloque nossos frutos em lugar de destaque no Brasil”, frisou.
Pólos de
Fruticultura
O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Agricultura,
Abastecimento, Aqüicultura e Pesca (Seag) e do Incaper, vem desenvolvendo ações
para implantação, consolidação e revitalização da cultura do abacaxi, acerola,
banana, caju, coco, goiaba, laranja, mamão, manga, maracujá, morango, tangerina
e uva, que, aliadas ao cacau, formam os 14 Pólos de Fruticultura do Estado.
As regiões dos Pólos foram definidas de acordo
com as características de clima e solo e em função das exigências de cada
cultura, de forma que os produtores rurais, as agroindústrias, as instituições
públicas, as associações e empresas de diversos segmentos locais possam atuar
coletivamente.
Como o objetivo do Governo do Espírito Santo
é tornar o Estado uma referência nacional na produção e industrialização de
frutas, foram distribuídas, até 2012, 1,68 milhão de mudas para os produtores
das diversas regiões dos Polos e mais de 57 mil caixas plásticas para
transporte de frutas. Essa distribuição, realizada em 50 municípios, contribuiu
para ampliar a área plantada e garantir a alta produtividade e qualidade das
frutas.
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O Regional-
-1ª/2ª Quinzena de Fevereiro/2013- -INFORME-
-Página 08
Título-
A VERDADE SOBRE
A “FRAUDE DE R$ 8 MILHÕES” NA PREFEITURA DE AIMORÉS
O ex-prefeito Marcelo Marques refuta
acusações e diz que, na verdade, a atual administração de Aimorés é a
responsável por um prejuízo de R$ 6.417.510,55 aos cofres públicos do
município.
Foto-
Ex-prefeito Marcelo Marques.
À Imprensa da Região:
Tendo em
vista notícia veiculada na imprensa da região sobre uma suposta fraude que
teria gerado uma dívida de R$ 8 milhões com a Receita Federal, decorrente de
compensações das contribuições ao INSS supostamente indevidas realizadas na
minha administração, faço questão de vir a público prestar uma série de esclarecimentos
em favor do RESTABELECIMENTO DA VERDADE. Tomo esta atitude em respeito à
população de Aimorés, que está sendo enganada com o objetivo de atingir minha
honra de forma maldosa e irresponsável.
A atual
administração municipal de Aimorés, neste episódio, mostrou toda sua
incompetência em lidar com situações em que é preciso defender os interesses
maiores do município, ou agiu de má fé com objetivos absolutamente de caráter político. O
resultado desastroso para Aimorés desta conduta é, hoje, um prejuízo aos cofres
públicos no valor de R$ 6.417.510,55, uma situação absurda que merece uma
profunda reflexão da população aimoreense.
A título de
esclarecimento ao povo de Aimorés, convém relembrar aqui os fatos que geraram
esta situação e como a atual administração mostrou toda sua incapacidade (ou má
fé) no processo que culminou com este grave prejuízo aos cofres públicos.
No período de
março de 2010 a dezembro de 2011, minha administração fez compensações de
contribuições do INSS no valor de R$ 2.246.634,60, atendendo a orientações de
entidades sérias como a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e Associação
Mineira dos Municípios (AMM), além do Instituto Urbis, das assessorias jurídica
e contábil do município. Paralelamente, corria – e ainda tramita- na Justiça,
ação da Prefeitura para obter a devolução de contribuições ao INSS pagas pelo
município, a nosso ver, indevidamente, entre 1998 e 2004, inclusive; com
decisão judicial parcial a nosso favor.
Este valor de R$
2.246.634,60, não recolhido ao INSS (gerando o que chamamos de compensação),
foi devidamente contabilizado pela Prefeitura e comunicado ao informativo da
Caixa Econômica Federal, que apura as contribuições do INSS e Fundo de
Garantia. Da mesma forma, a compensação sempre constou na prestação de Contas
que enviamos ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. Nossas contas dos
anos de 2009, 2010 e 2011, por sinal, foram devidamente aprovadas pelo
Tribunal, sem restrições.
Ocorre que, na
data de 4 de janeiro de 2013, a atual administração municipal recebeu, da
Receita Federal, notificação cobrando o valor que foi compensado , acrescido de
juros, multa e uma multa isolada gigantesca, totalmente incabível, uma vez que
todas as compensações foram devidamente documentadas pela minha administração.
O auto de infração
encaminhado ao prefeito Sr. Alaerte da Silva, concedia à Prefeitura de Aimorés
um prazo de 30 dias para PAGAR, PARCELAR OU IMPUGNAR. Começava exatamente aí a
grave irresponsabilidade e incompetência da atual administração. Ao invés de
preparar a DEFESA dos interesses do município, elaborando uma impugnação com
conteúdo consistente, a atual administração cruzou os braços e viu nesta
situação a oportunidade de tentar denegrir a administração anterior.
O palco da
irresponsabilidade estava armado: a Câmara Municipal foi convocada às pressas
(no dia 3 de fevereiro, um domingo, um dia antes, portanto, do prazo estipulado
pela Receita Federal) para votar o parcelamento de uma dívida absurda de R$
8.094 milhões. Pior: até os vereadores foram enganados, uma vez que não havia necessidade
legal para aprovação legislativa e eles foram informados, também indevidamente,
que a Receita exigia a renúncia da ação judicial de devolução dos valores
descontados do INSS, para promover o parcelamento.
A administração atual
teve, portanto, 30 dias para defender os interesses de Aimorés, mas preferiu o
caminho da retaliação política, levando a Câmara Municipal, cujos vereadores hoje se sentem enganados, a
aprovar, na última hora, um projeto de
lei de parcelamento de uma dívida de R$ 8.094 milhões.
Se a administração atual
tivesse optado pela impugnação (e teve prazo de 30 dias para isso), o valor da
divida principal teria sido reduzida em R$ 548.292,91 (diferença da notificação
da Receita pelo valor efetivamente compensado, outro erro não observado pelo
Executivo atual), os juros e a multa seriam menores e a multa gigantesca de R$
4.192.391,37 deixaria de existir.
Fazendo as contas, a atual
administração provocou, efetivamente, um prejuízo de exatamente R$ 6.417.510,55
aos cofres públicos de Aimorés.
Tudo isso em nome da
retaliação política, do sensacionalismo, da malícia, da maldade e da
irresponsabilidade com os destinos do nosso município.
Com a consciência tranqüila
diante de Deus e da população de Aimorés, faço estes esclarecimentos e desde já
AUTORIZO a quebra do meu sigilo bancário, telefônico e fiscal e coloco à
disposição das autoridades, bem como de todos os assessores que trabalharam
comigo , que também se prontificam a tomar atitude idêntica.
Por fim, informo a toda a
comunidade que continuo residindo com minha família em Aimorés, ausentando-me
apenas durante a semana a trabalho em Vila Velha, onde atuo como gerente de
banco. Caso necessitem de mim ou da minha família, estarei sempre em Aimorés
nos finais de semana e nos feriados.
Um grande
abraço a todos,
Fevereiro
de 2013 Marcelo
Marques
O Regional- -1ª/2ª Quinzena de Fevereiro/2013- -REGIÃO-
Página 09
Título-
O CASO DA
CASSAÇÃO D0 PREFEITO DE ITUETA NÃO FOI DECIDIDO AINDA PELA JUSTIÇA
Foto-
Nego Baldon está respondendo por várias denúncias.
Moradores de Itueta estão na expectativa, quanto ao futuro
do prefeito Orestes (Nego) Baldon, em virtude de uma série de denúncias que a
Justiça acatou, inclusive ele já foi cassado pela Comarca de Resplendor, recorreu
da decisão e teve uma liminar, até o TRE/MG (Tribunal de Regional Eleitoral de
Minas Gerais), julgar o caso, o que deve
ocorrer dentro de aproximadamente 40 dias. As denúncias foram feitas pela
coligação do candidato a prefeito Guegue Nicoli e Vice Rúdio Pieper que tem
como advogado o Dr. Romildo Vello Cremasco Tavares. E as denúncias são 04 que
inclusive; estão expostas no blog do Ministério Público de Resplendor: mpemacao.blogspot.com
O
texto diz: A Ação de Investigação Judicial Eleitoral - AIJE n.875-61 foi
julgada procedente no dia 08 de fevereiro de 2013, a fim de cassar o prefeito
eleito em Itueta e seu vice. Foi comprovado o abuso de poder político e/ou
econômico em quatro condutas imputadas a Orestes Baldon e Cláudio Borchadt:
1)-contratação
de número expressivo de pessoas em ano eleitoral;
2)-utilização
da máquina administrativa para angariar votos, mediante o pagamento em dinheiro
de contas de água, luz e outras benesses;
3)-utilização
dos serviços pagos pelo município para locução da campanha eleitoral;
4)-distribuição
de combustíveis a eleitores.
A sentença proferida pela
Justiça Eleitoral declarou a inelegibilidade, por oito anos, de Orestes Baldon
e Cláudio Borchadt. Além disso, foram cassados os respectivos registros e
aplicada multa de 7.000 mil UFIR para cada um.
Os infratores recorreram da
decisão e, ainda, ingressaram com a Ação Cautelar n. 108-09 no Tribunal
Regional Eleitoral - TRE/MG, obtendo efeito suspensivo. Em termos práticos,
isso quer dizer que Orestes Baldon e Cláudio Borchadt continuam cassados, mas
podem exercer suas funções "até o julgamento do recurso eleitoral"
pelo TRE/MG.
Segundo informações, Nego Baldon não tinha dotação orçamentária mesmo
assim, contratou 50 pessoas para trabalhar na Prefeitura as vésperas das
eleições. Para isso, não existia interesse público relevante, não houve nem
seleção para contratação. Na Secretaria de Ação Social também não tinha dotação
orçamentária e o prefeito continuou pagando contas de água, Luz e aluguel para
moradores em período eleitoral. De
acordo com informações o prefeito entregava as pessoas o cheque da Prefeitura e
em seguida pedia votos para a sua reeleição.
Ainda existe o caso de testemunhas, que já afirmaram que, foram
ameaçadas pelo prefeito de Itueta e o mesmo teria prometido doação de areia e
tijolos, para estas testemunhas.
PRISÃO
DE DONO DE POSTO DE GASOLINA
No dia 05 de outubro, dois dias antes das eleições, o então, candidato a
prefeito de Itueta Nego Baldon, candidato a vice e candidatos a vereadores,
promoveram uma carreata. E segundo foi confirmado, os carros ou motos que
tivesse um adesivo de Nego/Cláudio, era só se dirigir ao Posto de Combustíveis
Santana em Resplendor, que receberia 50 reais de combustível gratuitamente.
Devido ao grande movimento no Posto, foi confirmada a doação e o Promotor de
Justiça de Resplendor, Dr. Alderico de Carvalho Júnior determinou à Polícia
Militar a prisão em flagrante do dono do Posto Santana. O mesmo teve que pagar
uma fiança de 3 mil reais para ser liberado. Ele confessou que estava abastecendo
carros e motos gratuitamente de quem tivesse adesivos afixados dos candidatos:
Nego/Cláudio.
Título-
Prefeitura faz leilão
Dia 23 de janeiro a Prefeitura de Itueta, promoveu um leilão e o que tem
chamado a atenção dos moradores é que a Prefeitura gastou aproximadamente 200
mil reais para reformar máquinas e veículos e agora levou os mesmos a leilão.
Foram leiloados 14 itens, entre veículos, máquinas, grades, sucatas de
informática etc.
E tem chamado a atenção são os valores ofertados pela Prefeitura. Um
Fiat (ambulância) ano 1996, avaliação de R$ 1.500,00. Um ônibus escolar ano 1992, R$
10.000,00. Uma retroescavadeira ano
1998, avaliação de R$ 30.000,00, ETC. Moradores agora querem informações de
quem os arrematou e quais os valores pagos.
ABRIGO DA BALSA
Está sob investigação, o valor que a Prefeitura de Itueta pagou para a
construção do Abrigo da Balsa, no Norte do município com o Sul, sobre o Rio
Doce. O valor pago foi de 89 mil reais. Para a construção foram usados
bloquetes.
ENERGIA CORTADA
No final do ano passado, já após as eleições Municipais, em um dia que
ocorria uma Audiência Pública no Auditório da Prefeitura, para a surpresa dos
presentes, o fornecimento da energia da Prefeitura, feito pela CEMIG foi
desligado. O motivo foi por falta de pagamento.
Título-
Justiça suspende
sessão da Câmara de Itueta
Em pleno recesso dia 09 de janeiro, a Câmara M. de Itueta realizou uma
sessão extraordinária para a formação de comissões permanentes e votação para
abertura de créditos especiais. 0s 04vereadores do PMDB não foram, pois, a Lei
Orgânica de Itueta diz que, durante o recesso só funcionará para votar a Lei
Orçamentária.
O projeto de Lei do Executivo Municipal 01/2013 pedia abertura de
créditos especiais em 2 milhões e 300 mil reais, para pagar débitos da primeira
administração de Nego Baldon. As comissões formadas naquele mesmo dia deram na
mesma oportunidade, parecer favorável e foi colocado em votação e aprovado tudo
no mesmo dia.
Os 04 vereadores do PMDB através do Advogado Romildo Vello Cremasco
Tavares entraram com um mandado de segurança e o Juiz concedeu a liminar
suspendendo os direitos desta sessão. O Juiz anda estipulou uma multa de 500
reais por dia ao presidente da Câmara de Itueta, Arnaldo Kamke em caso de descumprimento.
E o prefeito Nego Baldon já enviou para a Câmara, outro pedido de abertura
de crédito no valor de 400 mil reais. Com este valor, significa 1/3 do
orçamento anual do município. E um morador que não quis se identificar, lembra
que: “estamos apenas nos 03 primeiros meses
do ano e pergunta e quando chegar até o meio do ano”?.
O Regional- -1ª/2ª Quinzena de Fevereiro/2013- -REGIÃO- -Página 10
Título-
Prefeito de
Santa Rita do Itueto recupera estradas
Foto-
Máquinas nas estradas.
Em decorrência das chuvas de início de ano, várias estradas que cortam o
município de Santa Rita do Itueto, ficaram em estado crítico. Mas o prefeito
Geraldo Soldado já providenciou os reparos e através de sua equipe, colocou o
maquinário em campo. No final do mês de janeiro várias estradas, como esta da
foto, estavam sendo reparadas. A mesma corta a sede da cidade com a comunidade
de Aldeamento.
Título-
Asfalto entre
Quatituba e Itueta está todo esburacado
Foto
1- Não se sabe se tem mais mato ou buracos.
Foto
2- Buracos e mais buracos.
Quem passa pela a estrada “asfaltada” entre a sede de Itueta, com o
distrito de Quatituba, com aproximadamente 2 km, estranha com a quantidade de
buracos. Para piorar a situação não existe sinalização advertindo sobre a
buracada. O trecho é muito usado por moradores locais, carros de transportes
que fazem entregas no comércio e ainda quem deseja ir para o município de Santa
Rita do Itueto.
Moradores lembram que, não estamos em ano de eleições, época em que
normalmente, se conserta tudo ou pelo menos se promete. Mas que impostos
continuam sendo pagos e estradas dignas de se transitar é necessário em
qualquer tempo.
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UNIPAC
– AIMORÉS
EDUCAÇÃO
E DESENVOLVIMENTO
Nos dias 24 e 26 de janeiro de 2013 a Unipac – Aimorés realizou a
colação de grau de 133 alunos. Na quinta-feira, 24 de janeiro, colaram grau
estudantes da primeira turma do curso de Direito, com 32 formandos. Na
sexta-feira, 26 de janeiro, colaram grau estudantes dos cursos de Administração,
Ciências Biológicas, Educação Física, Farmácia e Tecnologia em Gestão
Ambiental, totalizando 102 formandos.
Hoje, a Instituição se consolida com seus 10 cursos superiores reconhecidos
pelo governo federal, através do Ministério da Educação e Cultura. A missão
desta Instituição de Ensino Superior é formar profissionais socialmente
responsáveis, capazes de estender à comunidade em que vivem os conhecimentos
das ciências, contribuindo para o desenvolvimento social e cultural da região,
do Estado e do País.
A UNIPAC - Aimorés proporciona o acesso ao ensino superior aos munícipes
de Aimorés e de mais 21 municípios da mesorregião do Rio Doce.
UNIPAC – AIMORÉS - onde há Educação, há Desenvolvimento.
Parabéns a todos os profissionais!
Venha estudar na UNIPAC – AIMORÉS!
Informações: (33) 3267-4888
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E
D I T A L
CONTRIBUIÇÃO
SINDICAL RURAL
PESSOA FÍSICA
EXERCÍCIO
DE 2013
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, em conjunto
com as Federações Estaduais de Agricultura e os Sindicatos Rurais e/ou de
Produtores Rurais com base no Decreto-lei nº 1.166, de 15 de abril de 1.971,
que dispõe sobre a Contribuição Sindical Rural - CSR, em atendimento ao
princípio da publicidade e ao espírito do que contém o art. 605 da CLT, vêm NOTIFICAR e CONVOCAR os produtores rurais, pessoas físicas, que possuem imóvel
rural ou empreendem, a qualquer título, atividade econômica rural, enquadrados
como “Empresários” ou “Empregadores Rurais”, nos termos do artigo 1º, inciso
II, alíneas a, b e c do citado Decreto-lei, para realizarem o pagamento das
Guias de Recolhimento da Contribuição Sindical Rural do exercício de 2013,
devida por força do que estabelecem o Decreto-lei 1.166/71 e os artigos 578 e
seguintes da CLT, aplicáveis à espécie. O seu recolhimento deverá ser efetuado
impreterivelmente até o dia 22 de maio
de 2013, em qualquer estabelecimento integrante do sistema nacional de compensação
bancária. A falta de recolhimento da Contribuição Sindical Rural até a data de
vencimento acima indicada, constituirá o produtor rural em mora e o sujeitará
ao pagamento de juros, multa e atualização monetária previstos no artigo 600 da
CLT. As guias foram emitidas com base nas informações prestadas pelos
contribuintes nas Declarações do Imposto Sobre a Propriedade Territorial Rural
– ITR, repassadas à CNA pela Secretaria da Receita Federal do Brasil, com
amparo no que estabelece o artigo 17 da Lei nº 9.393, de 19 de dezembro de
1.996, remetidas, por via postal, para os endereços indicados nas respectivas
Declarações. Em caso de perda, de extravio ou de não recebimento da Guia de
Recolhimento pela via postal, o contribuinte deverá solicitar a emissão da 2ª
via, diretamente, à Federação da Agricultura do Estado onde têm domicílio, até
5 (cinco) dias úteis antes da data do vencimento, podendo optar, ainda, pela
sua retirada, diretamente, pela internet,
no site da CNA: www.canaldoprodutor.com.br. Eventuais
impugnações administrativas contra o lançamento e cobrança da contribuição
deverão ser feitas, no prazo de 30 (trinta) dias, contados do recebimento da
guia, por escrito, perante a CNA,
situada no SGAN Quadra 601, Módulo K, Edifício CNA, Brasília - Distrito
Federal, Cep: 70.830-903. O protocolo das impugnações poderá ser
realizado pelo contribuinte na sede da CNA ou da Federação da Agricultura do
Estado, podendo ainda, a impugnação ser enviada diretamente à CNA, por correio,
no endereço acima mencionado. O sistema sindical rural é composto pela
Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil–CNA, pelas Federações
Estaduais de Agricultura e/ou Pecuária e pelos Sindicatos Rurais e/ou de
Produtores Rurais.
Brasília,
28 de Fevereiro de 2013.
Kátia Regina de
Abreu
O Regional- -1ª/2ª
Quinzena de Fevereiro/2013- -VARIEDADES- Página 11
Título-
HORA DO RECREIO
-Ria
de Graça-
ENTREGADOR
DE PIZZAS
Uma empresa
entendeu que estava na altura de mudar o estilo de gestão e contratou um novo
gerente geral. Este veio determinado a agitar as bases e tornar a empresa mais
produtiva. No primeiro dia, acompanhado dos principais assessores, fez uma
inspeção em toda empresa.
No armazém todos estavam trabalhando, mas um rapaz novo estava encostado
na parede com as mãos no bolso.
Vendo uma boa oportunidade de demonstrar a sua nova filosofia de trabalho, o novo gerente perguntou ao rapaz:
- Quanto é que você ganha por mês?
- Trezentos Reais, por quê? - respondeu o rapaz sem saber do que se tratava. O administrador tirou os R$300,00 do bolso e deu-os ao rapaz, dizendo: - Aqui está o seu salário deste mês. Agora desapareça e não volte aqui nunca mais!
O rapaz guardou o dinheiro e saiu conforme as ordens recebidas.
O gerente então, enchendo o peito, pergunta ao grupo de operários: - Algum de vocês sabe o que este tipo fazia aqui?
- Sim Senhor, responderam atônitos os operários.
- Veio entregar uma pizza…
No armazém todos estavam trabalhando, mas um rapaz novo estava encostado
na parede com as mãos no bolso.
Vendo uma boa oportunidade de demonstrar a sua nova filosofia de trabalho, o novo gerente perguntou ao rapaz:
- Quanto é que você ganha por mês?
- Trezentos Reais, por quê? - respondeu o rapaz sem saber do que se tratava. O administrador tirou os R$300,00 do bolso e deu-os ao rapaz, dizendo: - Aqui está o seu salário deste mês. Agora desapareça e não volte aqui nunca mais!
O rapaz guardou o dinheiro e saiu conforme as ordens recebidas.
O gerente então, enchendo o peito, pergunta ao grupo de operários: - Algum de vocês sabe o que este tipo fazia aqui?
- Sim Senhor, responderam atônitos os operários.
- Veio entregar uma pizza…
GATO
Depois de
passar a noite com a amante, um homem fica com um arranhão na
cara. Ele não sabia como se justificar se a mulher lhe perguntasse como ele
ficou naquele estado.
Ao ver o gato esparramado no sofá, ele tem a brilhante idéia de dar um
valente pontapé no bichano, que solta um desesperado Miauuuuu!!!
A mulher acorda assustada e pergunta:
- Que barulho foi este?
- Foi o estúpido do gato! - responde o marido, fazendo uma cena...
- Entrei em casa e ele atirou-se a mim, arranhando-me!
- É verdade! - concorda a mulher - este gato está impossível! Olha só a mordida
que ele me deu no pescoço.
cara. Ele não sabia como se justificar se a mulher lhe perguntasse como ele
ficou naquele estado.
Ao ver o gato esparramado no sofá, ele tem a brilhante idéia de dar um
valente pontapé no bichano, que solta um desesperado Miauuuuu!!!
A mulher acorda assustada e pergunta:
- Que barulho foi este?
- Foi o estúpido do gato! - responde o marido, fazendo uma cena...
- Entrei em casa e ele atirou-se a mim, arranhando-me!
- É verdade! - concorda a mulher - este gato está impossível! Olha só a mordida
que ele me deu no pescoço.
ANTICONCEPCIONAL
Uma
velhinha entra no consultório do ginecologista.
O médico pergunta o que pode fazer por ela. Ela responde:
- Doutor, eu queria uma receita de pílula.
O médico, espantado, pára um instante e diz: - Minha senhora, com 75 anos
a senhora não precisa de pílula., Para que a senhora quer?
- É para dormir melhor - responde a velhinha.
- Mas pílulas anticoncepcionais não têm essa propriedade, minha senhora!
A velhinha responde:
- Eu coloco no suco de laranja da minha neta.
E então posso dormir sossegada!
O médico pergunta o que pode fazer por ela. Ela responde:
- Doutor, eu queria uma receita de pílula.
O médico, espantado, pára um instante e diz: - Minha senhora, com 75 anos
a senhora não precisa de pílula., Para que a senhora quer?
- É para dormir melhor - responde a velhinha.
- Mas pílulas anticoncepcionais não têm essa propriedade, minha senhora!
A velhinha responde:
- Eu coloco no suco de laranja da minha neta.
E então posso dormir sossegada!
CHEIO DE DORES
Dois amigos
velhinhos estão sentados no banco de uma praça e começam a conversar:
- Macedo, eu tenho 83 anos e estou cheio de dores e problemas. Você deve ter mais ou menos a minha idade. Como é que você se sente?
- Como um recém-nascido.
- Como um recém-nascido?
- É isso mesmo. Sem cabelo, sem dentes e acho que acabei de MOLHAR as calças.
- Macedo, eu tenho 83 anos e estou cheio de dores e problemas. Você deve ter mais ou menos a minha idade. Como é que você se sente?
- Como um recém-nascido.
- Como um recém-nascido?
- É isso mesmo. Sem cabelo, sem dentes e acho que acabei de MOLHAR as calças.
Título-
FRASE DE
PÁRA-CHOQUE:
Antes dava um boi para não entrar numa briga, hoje
brigo por um bife!
Título-
CURIOSIDADES
FBI E CIA
O FBI (Federal Bureau of Investigation) é
uma espécie de Polícia Federal dos Estados Unidos, uma agência governamental
que possui o papel de amparar a lei através da investigação de violações da lei
penal federal. Entretanto, ao contrário do que alguns pensam, o FBI não é um
departamento de polícia nacional, mas sim, uma jurisdição diferente para certos
tipos de crimes, administrada pelo Procurador Geral da Justiça dos Estados
Unidos.
Criada em 26 de julho de 1908 pelo promotor
público Charles Joseph Bonaparte, o FBI é considerado a maior agência policial
do mundo, contando com trinta mil funcionários e atuando em sessenta países.
De uma forma bem simples, a CIA (Central Intelligence Agency) é o serviço de inteligência estadunidense, cujo papel é coletar informações de fontes humanas, avaliar se essas informações ameaçam a segurança nacional, além de informar os responsáveis para que sejam tomadas medidas cabíveis.
O serviço de inteligência estadunidense foi criado para satisfazer uma necessidade estratégica em virtude da Guerra Fria e do avanço do comunismo. Atualmente a CIA perdeu um pouco de sua importância, pois seu trabalho é restrito à investigação de informações de fontes humanas, a obtenção de informações obtidas de sinais de comunicação (SIGINT) é tarefa de outro órgão, a NSA.
Embora o compartilhamento de informações entre o FBI e a CIA possa ser algo comum, existem grandes diferenças entre os órgãos. A maior delas é que, enquanto o FBI possui uma atuação maior dentro dos Estados Unidos, o trabalho da CIA é realizado no exterior. Essa distinção, porém, já foi desrespeitada diversas vezes.
De uma forma bem simples, a CIA (Central Intelligence Agency) é o serviço de inteligência estadunidense, cujo papel é coletar informações de fontes humanas, avaliar se essas informações ameaçam a segurança nacional, além de informar os responsáveis para que sejam tomadas medidas cabíveis.
O serviço de inteligência estadunidense foi criado para satisfazer uma necessidade estratégica em virtude da Guerra Fria e do avanço do comunismo. Atualmente a CIA perdeu um pouco de sua importância, pois seu trabalho é restrito à investigação de informações de fontes humanas, a obtenção de informações obtidas de sinais de comunicação (SIGINT) é tarefa de outro órgão, a NSA.
Embora o compartilhamento de informações entre o FBI e a CIA possa ser algo comum, existem grandes diferenças entre os órgãos. A maior delas é que, enquanto o FBI possui uma atuação maior dentro dos Estados Unidos, o trabalho da CIA é realizado no exterior. Essa distinção, porém, já foi desrespeitada diversas vezes.
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O Regional- -1ª/2ª
Quinzena de Fevereiro/2013- -SOCIAL-
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Título-
INSTANTÂNEA
Alguém Disse: “Ora, àquele que é poderoso
para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme
o seu poder que opera em nós, a ele seja a
glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o
sempre.Amém”. Efésios C. 03 Vs. 20/21.
Agitação
“silenciosa” no Carnaval
Um
grupo de amigos de
Baixo Guandu, ficaram os 04
dias de “folia do carnaval” bem longe de
trios-elétricos. O local
escolhido foi o Clube Pelicano
na Barra
do Sahay em Aracruz.
Foto
1- Camarão da Proluz, o supervisor do
Clube Pelicano Eduardo e Rogério da
Caixa.
Foto- Carlos
Roberto Buger da Câmara
Municipal, Wallace da Agro-Rancho, Mazinho do Escritório Bento Scárdua, Tadeu da Caixa, Lelei
entre outros.
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ATÉ AQUI
NOS AJUDOU O SENHOR
DEUS.
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