sábado, 3 de outubro de 2015

MENSAGEM  DE  SALVAÇÃO

Passar por crises é algo muito comum na vida. Elas acontecem em diversos momentos: pode ser uma crise financeira, familiar ou de saúde. O que há de comum nas crises é a dor, o sofrimento. Não é fácil enfrentar dificuldades. Mas lembre-se de que a Bíblia está cheia de histórias de pessoas que enfrentaram crises, que as superaram ou tiveram força para conviver com elas. Essa força está em Deus. Ele é o socorro bem presente nos momentos difíceis. Jesus, que sabe o que é sofrer, é o melhor companheiro para ajudar você a enfrentar a crise.

Oração:Senhor Jesus, quando eu estiver sofrendo, que o teu amor por mim me traga paz e sabedoria para enfrentar as dificuldades. Amém.
Fonte- Hora  Luterana
=====================

 POLÍTICA
Hartung reúne secretariado e discute gestão, saúde e situação hídrica 





O orçamento 2016, a crise hídrica, contratação de servidores em designação temporária e  um novo programa voltado para a saúde da população foram as pautas da reunião de secretariado, realizada nesta sexta-feira (02), no Palácio Anchieta.

O governador Paulo Hartung (PMDB) reuniu o vice-governador, Cesar Colnago, secretários, diretores de órgãos e empresas públicas e gestores estaduais com o objetivo de debater e alinhar as diretrizes e ações de Governo. 

Durante o encontro a equipe assistiu a três apresentações. A primeira delas foi realizada pelo secretário de Controle e Transparência, Marcelo Zenkner, que fez uma explanação a respeito da recém aprovada  Lei Estadual sobre o quadro de servidores públicos que trabalham em regime Designação Temporária (DT).

As diretrizes do orçamento 2016 foram apresentadas pelo secretário de Planejamento, Regis Mattos Teixeira. O governador Paulo Hartung destacou a austeridade e a necessidade de manter a adoção de medidas capazes de reduzir o custeio da máquina.

A crise hídrica foi objeto de discussão e debates. O secretário de Agricultura, Octaciano Neto, apresentou as medidas que vêm sendo adotadas na área rural buscando o consumo adequado de água. A Secretaria de Agricultura (SEAG) vem alinhando com a Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH) uma agenda permanente de discussões e desenvolvimento de políticas para o enfrentamento da questão hídrica devido ao longo período de estiagem no Espírito Santo. As medidas serão apresentadas em entrevista coletiva na tarde da próxima segunda-feira, na sede da AGERH.

O secretário de Saúde, Ricardo Oliveira,  apresentou à equipe de Governo o Programa Vida Saudável, que contempla uma série de ações de conscientização e orientações aos cidadãos para a melhoria da qualidade de vida e incentivo à prática de atividades físicas. O programa será lançado em breve e contará com interação online.

O governador Paulo Hartung destacou a importância do diálogo permanente com a sociedade e a interação dos gestores com a população. “Tratamos de temas e assuntos importantes que passam pelo equilíbrio das contas públicas do Estado, disseminação de uma cultura da saúde como questão preventiva incentivando a população a adotar hábitos saudáveis com a realização de atividades físicas periódicas e uma alimentação balanceada. Também abordamos profundamente a situação hídrica que é um enorme desafio dos tempos atuais e que veio para ficar em função de uma relação equivocada entre o homem e a natureza",  pondera o governador Paulo Hartung.
============================

========

MEIO AMBIENTE
INAGURAÇÃO DE VIVEIRO DE MUDAS NO PARQUE BOTÂNICO USINA DE AIMORÉS
Mudas produzidas no viveiro contribuem com a conservação da biodiversidade na região do médio rio Doce






A Usina de Aimorés, um empreendimento do grupo Aliança Energia, tem investido em diversas formas de cuidar do meio ambiente. A inauguração do viveiro de mudas no Parque Botânico é mais uma de suas contribuições para a conservação da biodiversidade na região do Médio Rio Doce.
Com capacidade de produzir cerca de 2mil mudas por mês, o viveiro foi inaugurado na manhã de 30 de setembro, em uma solenidade que reuniu  cerca de 80 pessoas, entre representantes da Aliança, órgãos ambientais, lideranças dos municípios de Baixo Guandu, Aimorés e Itueta.

Segundo o Coordenador de Operações da Usina de Aimorés, Humberto Oliveira Barbosa, a importância da preservação do meio ambiente é o maior aprendizado de cada visitante do Parque Botânico. A criação do viveiro de mudas permite reforçar ainda mais o ensino de conceitos de sustentabilidade e responsabilidade ambiental junto a toda a comunidade. “Este foi um dos motivos de escolhermos o mês de setembro para a inauguração do viveiro, servindo de reforço para as atividades comemorativas do Dia da Árvore”, comentou Humberto.

Plantio de 100 mudas
Além de inaugurar o viveiro de mudas, a Usina de Aimorés promoverá o plantio de 100 mudas de espécies da Mata Atlântica, vegetação típica da região. As primeiras cinco mudas já foram plantadas durante o evento, pelas autoridades presentes, em homenagem ao centenário da cidade de Aimorés. As outras 95 serão plantadas até dezembro, por diversas instituições da região.

Um presente que vai crescer, multiplicar e semear a consciência ambiental
Cada participante do evento foi presenteado com uma muda de árvore, reforçando a ideia divulgada na campanha de lançamento do viveiro, é um presente que ‘vai crescer, multiplicar e semear consciência ambiental’.
Segundo Tatiana Menezes Teixeira, responsável pelas atividades de educação ambiental do Parque Botânico, a distribuição de mudas se repetirá cotidianamente. “Cada visitante que vier ao Parque Botânico será convidado a conhecer o viveiro e, se quiser, levará uma muda de árvore para plantar no quintal de sua casa”.
As primeiras espécies disponíveis são: amora, pitanga e ipê.
===========================================
=============
POLÍCIA
Polícia arromba carro ao confundir bebê com boneca
Mais uma boneca hiper-realista confundiu a polícia. Após um caso ocorrido na Califórnia (EUA), foi a vez agora de policiais ingleses arrombarem um veículo achando que um bebê teria sido esquecido dentro.

No entanto, quando abriram o veículo, agentes da polícia de West Midlands se depararam com uma boneca, que está enrolada em uma manta.

Segundo a polícia, os agentes atenderam a ocorrência depois de receberem uma denúncia de que havia uma criança esquecida em um veículo no estacionamento de um hospital em Dudley.

Os policiais ainda tentaram encontrar o dono do carro durante o incidente ocorrido na manhã de 14 de setembro, mas, como não acharam, optaram por quebrar um vidro para abrir o veículo e resgatar o suposto bebê.
Fonte: Caraca
========
========

DIA A  DIA
Moradores fazem procissão para pedir chuva em Marilândia
Cerca de 600 moradores de Marilândia, no Noroeste do Espírito Santo, fizeram uma procissão para pedir chuva na cidade, nesta quinta-feira 1. 

Por conta da seca, o abastecimento tem faltado no município e os moradores decidiram se reunir três vezes por semana para clamar por chuva.

Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), ainda não deve chover nos próximos dias no município.

“Por tudo o que a gente está vivendo, vivenciando, a nossa fé é fundamental para que a gente seja ouvido por Deus e a chuva chegue até nós”, falou o padre Luismar Passarelli.

Para dona de casa Josi Saldanha, a alternativa é recorrer à fé. “A gente tem que ter fé, para ver se chove para ajudar a nós todos que estamos precisando”, disse.

Alguns moradores também começaram a cavar poços no quintal de casa para tentar encontrar água. O operador de máquina, Izael Rodrigues, destacou que a situação tem sido recorrente. “A gente nunca esperou que isso fosse acontecer na nossa região. A situação está difícil e igual a mim tem muitos fazendo o mesmo procedimento”, falou.

Mesmo com a máquina, é um trabalho que dura cerca de uma hora para, então, conseguir chegar até a água.“Cada caso é um caso. Existem casos em que a gente fura e não tem água”, afirmou o secretário municipal de Agricultura, Fabio Camatta.

Os principais rios do município secaram e não é mais possível irrigar todas as plantações. Por conta disso, já é possível notar a diferença nas produções.

“Há duas semanas, eu conseguia regar duas vezes por semana. Semana passada, eu já tive que passar para uma vez. Semana que vem, não sei se tenho mais água”, falou produtor rural, Leonardo Altoé.
Uma represa do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) abastece o Centro da cidade e está com o nível tão abaixo do normal que já é possível ver o fundo.

“Nós vamos entrar numa economia total. O Saae vai também tomar medidas para economizar, cortar abastecimento durante algumas horas por dia, tentar conter ou parar as irrigações nas lavouras”, alertou o coordenador da Defesa Civil de Marilândia, Tenório Gomes.
Fonte: Nas Alturas/Seis  Dias.
=========
=========
HUMOR
Um professor pergunta ao aluno:
- Arroz é com S ou com Z?
O aluno responde:
- Aqui na escola eu não sei, mas lá em casa é com feijão.

Jornal O Regional
Baixo Guandu e  região.
Versão impressa-
28  anos  de  circulação.
Fé  somente  em  DEUS

===============