terça-feira, 22 de novembro de 2011

ABRIR UMA EMPRESA

Preparação básica para a abertura de empresas
Primeiras providências a serem tomadas antes de começar o registro da empresa na Junta Comercial

Para evitar problemas futuros em relação à empresa, é aconselhável reservar um tempo para providências básicas. São ações simples que facilitarão, e muito, todo o trâmite legal do registro da empresa. Confira:
  • Fazer um levantamento de todos os fatores que podem influenciar na atuação da sua empresa no mercado. Liste o necessário para a viabilização da operação, como local, instalações, maquinário, número de funcionários, material que será trabalhado etc.
  • Fazer um estudo da legislação vigente na cidade em que deseja abrir seu negócio. Inicialmente, veja de que maneira a empresa se encaixa na lei de zoneamento, ou seja, em qual região da cidade ela pode atuar. Se deixar isso para o fim, pode ter a desagradável surpresa de descobrir que o imóvel alugado não pode ser utilizado para os fins pretendidos (caso a zona escolhida não permita comércio, por exemplo).
  • Analisar o tipo de operação e os materiais utilizados. Isso é decisivo, uma vez que o impacto ambiental pode ser um sério entrave para o desenvolvimento do negócio. Por exemplo: em uma oficina de funilaria que realiza pintura de automóveis, a dispersão da tinta (substância tóxica) exige uma autorização de funcionamento por parte do órgão ambiental competente. 
  • Providenciar documentos básicos. Parece óbvio, mas é sempre bom lembrar de manter por perto todos os documentos pessoais (RG, CPF, certidões), com cópias autenticadas. É importante ter um cadastro no cartório para reconhecimento de assinatura (reconhecimento de firma), pois no futuro será necessário o reconhecimentoem cartório de assinatura em documentos. 
  • Fonte- Sebrae/ES