sexta-feira, 25 de novembro de 2011

SAÚDE

Brasil deverá ter mais de meio milhão de casos de câncer em 2012


Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - O Brasil deverá ter 520 mil novos casos de câncer no próximo ano. Entre os tipos mais comuns da doença estarão o câncer de pele não melanoma (menos grave), próstata e mama. Os dados foram divulgados hoje (24) pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), na Estimativa 2012 – Incidência de Câncer no Brasil.
Segundo o Inca, a doença deve atingir, na mesma proporção, homens e mulheres no país. O câncer de pele não melanoma é o mais comum nos dois sexos. De acordo com o coordenador de Ações Estratégicas do Inca, Cláudio Noronha, o número de casos da doença no país vêm aumentando devido ao envelhecimento da população brasileira.
Os homens são mais afetados pelos cânceres de próstata, seguido pelos de pulmão, cólon e reto, estômago, boca, laringe e bexiga. Entre os tumores masculinos, o de próstata é o mais comum em todas as regiões brasileiras. No Sudeste, o segundo tipo mais comum é o de cólon e reto. No Norte e no Nordeste, é o de estômago que apresenta o segundo maior número de casos.
As mulheres deverão sofrer mais com o de mama, colo de útero, cólon e reto e o da glândula tireoide, que pela primeira vez, aparece entre os cinco tipos de câncer mais comuns entre o sexo feminino. Outros tipos que mais atingirão as mulheres serão os de pulmão, estômago e ovário.
O câncer de mama é o tipo de câncer feminino mais comuns nas regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste. Na região Norte, o câncer de mama é o segundo mais incidente, ficando atrás do de colo de útero.
Segundo Cláudio Noronha, de 85% a 90% dos casos de câncer estão relacionados ao estilo de vida das pessoas, o que significa que mudanças de hábitos pessoais podem reduzir bastante o risco de desenvolver a doença.
“O principal fator de risco ambiental é o tabagismo, que, por si só, é responsável por quase um terço dos casos de câncer, principalmente os de pulmão, de boca, de laringe, esôfago, estômago e bexiga”, disse Noronha.
Segundo ele, hábitos como a prática de exercícios físicos e uma alimentação saudável, além da não ingestão de bebidas alcoólicas, podem reduzir o risco de câncer. E, uma vez desenvolvida a doença, diagnósticos precoces são importantes para reduzir a letalidade do câncer.
Neste ano, pela primeira vez, o estudo inclui estimativas para cânceres de bexiga, ovário, tireoide (nas mulheres), sistema nervoso central, corpo do útero, laringe (nos homens) e linfoma não Hodgkin.
Em seu último estudo, publicado em 2009, o Inca previu que, em 2010, 490 mil pessoas seriam afetadas pela doença em todo o país. As estimativas de anos diferentes não podem, no entanto, ser comparadas, devido a diferenças metodológicas entre elas.
Edição: Talita Cavalcante
-------------------------------------------------------------------------------------- 


Você sabia?..

A maior palavra da língua Portuguesa é

A maior palavra da língua portuguesa é pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico, que define uma pessoa acometida por uma doença pulmonar causada pela aspiração de cinzas vulcânicas, chamada pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose ou pneumoconiose. O vocábulo de 46 letras ganhou seu primeiro registro no Dicionário Houaiss, considerado um dos mais completos da Língua Portuguesa, em 2001.

O segundo lugar do ranking pertence ao nome da doença cuja palavra para o portador ocupa o primeiro. A pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose ou pneumoconiose - forma resumida e atual - é causada pela aspiração de microscópicas partículas de cinzas vulcânicas. Inclusive, a tal enfermagem é a maior palavra do inglês: pneumonoultramicroscopicsilicovolcanoconiosis, com 45 letras.

Anticonstitucionalissimamente, com 29 letras, é a terceira maior palavra do nosso idioma. O advérbio descreve algo que é feito contra a constituição.

O especialista em doenças dos olhos, ouvidos, nariz e garganta, oftalmotorrinolaringologista, ocupa o quarto lugar desse ranking, com 28 letras. O quinto lugar é ocupado pelo advérbio inconstitucionalissimamente, com 27 letras, que é um sinônimo de anticonstitucionalissimamente.
Fonte: Marconi Costa
------------------------------------------------------------------