quarta-feira, 23 de novembro de 2011

MENSAGENS DE ESPERANÇA

Vivemos em dias violentos. Tememos por nós e por nossos familiares. Onde podemos encontrar segurança para enfrentar estes tempos violentos? O Rei Davi, o maior de todos reis de Israel nos mostra onde ele encontrou segurança: “Eu chamo o Deus Altíssimo; eu chamo a Deus, que me ajuda em tudo” (Sl 57.2). Realmente a verdadeira segurança só tem aquele que confia no Salvador Jesus. O cristão não está livre da violência das nossas cidades. Mas, ele encontra em Deus a coragem para superar o medo e continuar vivendo confiante que Deus é por nós. Jesus foi também vítima da violência. Ele foi brutalmente assassinado. Quem o matou? Eu e você. Os nossos pecados mataram Jesus. Deus entregou o seu filho para que não tenhamos mais medo da condenação, mas para que estejamos seguros de que Cristo resolveu o nosso maior problema: a morte eterna. Em Cristo encontramos a segurança que nos liberta de todo o medo. Não tenha medo, confie em Cristo. Ele nos protege.

Oremos: Salvador Jesus, protege e dirige a minha vida. Livra-me dos perigos e usa-me para que tenhamos uma sociedade mais justa e menos violenta. Amém. 

 ----------------------------------------------------

IMPRENSA  AMEAÇADA
Fonte-  Congresso em Foco


Randolfe Rodrigues
"Querer calar um veículo que presta um serviço como o que faz o Congresso em Foco chega a ser um sacrilégio", considera Randolfe
Críticas seguidas ao trabalho da imprensa, acusações de golpismo, sugestões de controle do conteúdo publicado. Há, no entender do senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP), um perigoso conjunto de ações que coloca em risco a liberdade de expressão no Brasil. E a decisão de 43 servidores do Senado que ganham vencimentos que ultrapassam o teto constitucional de ingressar com ações individuais na Justiça contra o Congresso em Foco é uma expressão desse risco. Por isso, Randolfe pensa em propor uma audiência pública no Senado para discutir, a partir do caso do Congresso em Foco, os riscos impostos hoje à liberdade de imprensa no país. “A liberdade de imprensa é uma conquista da sociedade brasileira consagrada no texto constitucional que não pode de modo algum ser ameaçada”, pondera Randolfe.
Para o senador mais jovem da República (Randolfe tem 39 anos), a atitude dos servidores que ingressaram com ação contra o Congresso em Foco é “arbitrária, indevida e fere a liberdade de imprensa”. Tudo o que envolve a administração pública, entende Randolfe, deve ser transparente. O servidor não pode invocar constrangimentos pela revelação dos seus vencimentos, cujos valores são públicos. “Constrangida fica a Constituição e a democracia”, rebate o senador.
Da mesma forma, Randolfe condena as críticas que têm sido feitas ao trabalho da imprensa nas denúncias contra os ministros do governo Dilma Rousseff. Por conta dessas denúncias, cinco ministros foram afastados e o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, enfrenta agora processo semelhante. Políticos e partidos ligados ao governo criticam tal trabalho jornalístico, alegando que a sua intenção é política, com um propósito desestabilizador e golpista. “Quem não deve, não teme”, considera Randolfe. Para o senador, o que vale é a verdade: se as denúncias publicadas não forem verdadeiras, elas não se sustentarão. Randolfe condena qualquer iniciativa de controle social da imprensa que tenha por intenção limitar o conteúdo das publicações. “Controle social – da sociedade, não do Estado – para o que é público, como a destinação das concessões de rádio e TV, é válido. Mas nunca para determinar o conteúdo do que é publicado”, defende.


----------------------------------------------------------


SAÚDE


Ministério da Saúde vai buscar novos doadores de sangue por meio de cadastro em redes sociais

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Em busca de aumentar o número de doadores de sangue no país, o Ministério da Saúde decidiu contar com a ajuda das redes sociais. A partir de hoje (23), a página do ministério no Facebook terá um aplicativo em que o internauta poderá se cadastrar como doador de sangue.
O interessado deve informar o nome, o tipo sanguíneo e a região onde mora. Ele não será obrigado a doar imediatamente. Os hemocentros terão acesso ao banco de doadores interessados para poder acioná-los quando for registrada falta de algum tipo de sangue em determinada região.
Com o cadastro virtual, a ideia é que os internautas espalhem a novidade para amigos que vivem na mesma região.
Atualmente, 1,9% dos brasileiros doa sangue regularmente. O percentual está dentro do parâmetro estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que varia de 1% a 3% da população. No entanto, a pressão por mais bolsas de sangue cresce a cada ano no país. As 3,5 milhões de bolsas de sangue coletadas por ano já não têm sido suficientes para suprir a demanda, por exemplo, dos transplantes de órgãos. O ideal é chegar a 5,7 milhões anuais.
Se cada brasileiro doasse duas vezes ao ano, não faltaria sangue para transfusões, calcula o ministério.
O lançamento do aplicativo virtual faz parte da campanha do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, comemorado no dia 25 deste mês.
Quem pode doar sangue:
- Homens e mulheres de 18 a 67 anos. Jovens de 16 e 17 anos podem doar desde que tenham autorização dos pais ou do responsável legal
- O doador deve pesar mais de 50 quilos e precisa apresentar documento com foto válido em todo o território nacional, como carteira de identidade ou habilitação de motorista
Recomendações:
- Não doar em jejum
- Dormir por, pelo menos, 6 horas antes da doação
- Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação
- Evitar fumo e comidas gordurosas
Quem não pode doar:
- Pessoas que tiveram hepatite após os 11 anos de idade
- Grávidas e mulheres em fase de amamentação
- Pessoas expostas a doenças transmissíveis (Aids, hepatite, sífilis e doença de chagas)
- Usuários de drogas
- Pessoas que tiveram relação sexual com parceiro eventual sem uso de preservativo
Fonte: Ministério da Saúde