quarta-feira, 4 de julho de 2012


Voluntários para doação de sangue

O Hemocentro da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) está com o estoque de sangue bastante baixo e, por isso, convoca voluntários de todos os grupos sanguíneos que compareçam para doar. O gesto ajuda a salvar vidas.

Segundo o diretor do Hemocentro, Antonio Peçanha, para que os estoques ficassem em um nível satisfatório, o ideal seria que a unidade recebesse em torno de 120 doações por dia. Porém, nas últimas semanas, a média tem sido de 40 doações por dia. “A situação é crítica e pode levar ao desabastecimento da hemorrede, podendo trazer consequências para as pessoas que necessitam de receber sangue”, ressalta Peçanha.

O diretor acredita que a baixa procura se deve ao desconhecimento da população sobre a importância do ato voluntário – muitos só fazem doação de reposição para algum familiar ou amigo –, e aos mitos e tabus sobre a doação, que é 100% segura, acrescentado ao ritmo de vida acelerado e falta de tempo da maioria das pessoas.

Como doar

Quem tiver interesse em doar não deve ter receio, pois é bastante simples e dura em média de 40 minutos a uma hora (sendo 4 a 10 minutos de coleta). Em cada coleta é preenchida uma bolsa com capacidade de 450 ml, o que representa menos de 10% do total de sangue de alguém. Uma bolsa pode beneficiar até três pessoas, porque as hemácias, plaquetas e o plasma, componentes do sangue, podem ser aproveitados de acordo com a necessidade do paciente.

Atualmente, o Estado possui cinco unidades que compõem a hemorrede da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa): em Vitória, Serra, Colatina, Linhares e São Mateus. Elas são responsáveis por abastecer 37 hospitais que atendem pelo SUS no Espírito Santo.

Para ser voluntário é preciso ter entre 18 e menos de 68 anos de idade, ou 16 e 17 anos de idade desde que apresentem autorização do responsável com firma registrada em cartório. Não há peso mínimo: pessoas com menos de 50 quilos também podem doar após passarem por avaliação médica.

Além disso, o candidato deve ter boa saúde e não precisa estar em jejum. Caso tenha almoçado, a doação deve ser feita após três horas. Se o voluntário for um doador frequente, ele não pode deixar de obedecer ao intervalo de doações, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

Para doar sangue, os voluntários devem apresentar um documento original com foto, como Carteira de Identidade, passaporte, Carteira de Trabalho, Carteira de Habilitação e Certificado de Reservista. É preciso, ainda, preencher um cadastro com informações básicas e responder a um questionário. Em seguida, os possíveis doadores passam por uma triagem, que serve para examinar os sinais vitais (a exemplo de pressão, pulso e temperatura).

Onde doar sangue



- Hemocentro Regional de Colatina
Tel. (27) 3177-7930 - Rua Cassiano Castelo, s/n, Centro. Coleta de sangue de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 11h40min. Cadastro de medula, de segunda-feira a quinta-feira.
 ===========================================================================================

Em nossa vida, muitas vezes nos sentimos deprimidos, sem saber como agir, ou o que fazer. Ficamos indignados com tanta ganância, cobiça, corrupção e falta de amor. Quantas pessoas não têm consideração alguma com os outros e pensam somente em si mesmos. A palavra de Deus nos quer lembrar que as nossas ações devem ser guiadas tão somente por Deus e pelo exemplo de humildade que Jesus nos deixou. Somente Jesus pôde cumprir a lei e morrer na cruz em nosso lugar, trazendo-nos a verdadeira paz, o perdão e a vida eterna. 

 Oremos: Senhor, mantém viva a nossa fé em Cristo para que tenhamos coragem, humildade e sabedoria para fazer o bem e amar o nosso próximo. Amém. 

“Tenham misericórdia dos outros, assim como o Pai de vocês tem misericórdia de vocês.” 
(Lucas 6.36)
Fonte- Hora  Luterana
===========================================