terça-feira, 31 de julho de 2012


ES divulga salários e exige ficha limpa de servidores
Os 59.175 servidores públicos do Estado do Espírito Santo, incluindo os efetivos, comissionados,temporários, estagiários, além do governador, vice-governador e secretários de Estado tiveram os salários divulgados publicamente em página na internet nesta segunda-feira (30), durante cerimôniarealizada na sede do Executivo Estadual, o Palácio Anchieta.
Na oportunidade, o governador Renato Casagrande também formalizou outra proposta detransparência e ética pública com a sanção da Lei da Ficha Limpa capixaba, que impede a entradade pessoas consideradas inelegíveis na administração pública estadual.

“Queremos, cada vez mais, jogar luz sobre os atos do Governo do Espírito Santo, para que oscapixabas possam perceber a transparência nos atos públicos, para que a população possa tersegurança, para tornar nossa gestão mais democrática e participativa”, destacou Casagrande.

O governador também lembrou outras ações do Governo do Espírito Santo focadas natransparência como criação do Conselho de Transparência, o portal da transparência (onde estãohospedados os dados dos salários dos servidores), além da realização da conferência estadual sobreo tema, da reestruturação da ouvidoria, e da sanção da Lei da Ficha Limpa.

“Todas essas conquistas, em nome de maior efetividade dos controles e da aplicação dos recursospúblicos, são importantes tanto para o nosso presente, quanto para o nosso futuro, na busca daconstrução de uma sociedade mais justa e igualitária para o Espírito Santo”, disse.

Também participaram do evento o presidente da Assembleia Legislativa Theodorico Ferraço, osdeputados estaduais Ataíde Armani, Roberto Carlos e Luzia Toledo, os secretários de Estado deControle e Transparência Angela Silvares, de Governo Thyago Hoffman, de Planejamento RobsonLeite, de Comunicação Ronaldo Carneiro, o Procurador Geral Rodrigo Júdice, além de membros doConselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção do Estado, representantes da sociedadecivil organizada, do Conselho de Ética do Espírito Santo, dentre outros.

Salários na internet

Foram divulgados, por meio da SECONT, os dados sobre a remuneração dos 59.175 servidores,incluindo os efetivos, comissionados, temporários e os estagiários. Neste número, estão incluídostambém o governador, o vice e os secretários de Estado.

Do total, 52.464 servidores encontram-se lotados na administração direta e 6.711 servidores naadministração indireta (autarquias, fundações, agências etc). As informações sobre os salários dosservidores do Espírito Santo podem ser encontradas na página na internet: www.transparencia.es.gov.br.

O Espírito Santo, com esta ação, figura na lista dos cinco estados que já divulgaram os salários dosservidores, além do Distrito Federal, atendendo à determinação da Lei de Acesso à Informaçãofederal, que entrou em vigor há aproximadamente dois meses.

Nesta segunda-feira (30), com a entrada da remuneração dos servidores do Estado no ar, o Portalda Transparência registrou até às 18 horas 107.256 acessos, um aumento de 1.657% em relação àmédia diária, que é de 6.500 acessos.

Segundo a Secretária de Estado de Controle e Transparência, Angela Silvares, esse registro no Portal é considerado um record de acessos. “A Lei Estadual de Acesso à Informação do EspíritoSanto é uma das primeiras editadas no Brasil. Além disso, é muito importante, pois o que seobserva nos demais países que tem Lei de Acesso á Informação é de que quanto maior atransparência, menor a corrupção”.

A Secretária também informou que “O site traz a remuneração bruta mais os adicionais, outrasremunerações, 13º salário e o abate-teto. Também é possível fazer o download da base de dadospara criar filtros de pesquisa, o que é um diferencial do nosso portal. Outro dado importante é quetoda a lista de vencimentos do servidor poderá ser acessada na mesma ficha funcional, onde osdados vão se acumulando mês a mês”.

Sanção da Lei da Ficha Limpa

O Projeto de Lei 243/2012, de autoria do Executivo e sancionado pelo governador Casagrandenesta segunda-feira (30), foi aprovado no dia 17 de julho pela Assembleia, com emenda queestendeu os efeitos aos servidores do Poder Legislativo, e visa impedir a entrada, no serviçopúblico, de pessoas que já tenham sido julgadas e condenadas à inelegibilidade por condutasinadequadas no âmbito da administração pública, tal como prevê a legislação federal, tambémconhecida como Lei da Ficha Limpa.

Portanto, no Espírito Santo, está proibida a nomeação de pessoas consideradas inelegíveis pelaJustiça para os cargos de secretário de Estado, dirigentes de autarquias e fundações públicas,integrantes de comissões, de comitês da administração pública direta e indireta, além dos empregosde direção, chefia e assessoramento nas empresas públicas e sociedades de economia mista.

Segundo o decreto que regulamenta a Lei capixaba, os postulantes a cargos públicos no EspíritoSanto deverão apresentar certidões negativas de débito com a Justiça Federal do Espírito Santo,Cível e Criminal (obtida no site da Justiça Federal do ES), certidões negativas da Justiça Estadual doEspírito Santo, Cível e Criminal (obtida no site do Tribunal de Justiça do ES), certidão negativacriminal da Justiça Eleitoral (obtida no site do Tribunal Superior Eleitoral), certidão de quitaçãoeleitoral da Justiça Eleitoral (obtida no site do Tribunal Superior Eleitoral), certidão negativa daJustiça Militar da União (obtida no site do Superior Tribunal Militar) e certidão negativa da JustiçaMilitar Estadual do Espírito Santo (obtida no site do Tribunal de Justiça do ES).

Para os servidores que já ocupam cargo público, é dispensada a apresentação de todas as certidõesmencionadas no Decreto, bastando à assinatura de uma declaração. Nesta hipótese, haverá umaanálise pelo órgão de lotação/colegiado e, em caso de constatação da ocorrência de situações deinelegibilidade, o fato será comunicado à Seger, que adotará as providências adequadas.

Na avaliação do procurador geral do Estado, Rodrigo Marques de Abreu Júdice, a Lei da Ficha Limpaé um grande avanço para o Espírito Santo. “Aquele que não tem condições legais de ser eleito,também não tem condições de ocupar cargos de confiança no âmbito do Poder Executivo. Essamedida, juntamente com a Lei de Acesso à Informação, mostra o empenho do Governo em adotarmedidas que proporcionem maior controle da sociedade sobre o poder público”.


Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação Governo do Espírito Santo Rodolfo Harckbart
 ===================================================

IGREJA  PROIBE  MEMBRO DE  SER  POLICIAL

A Igreja Deus é Amor é uma denominação evangélica pentecostal fundada pelo missionário David Martins Miranda, em 1962.
A doutrina da Igreja Pentecostal Deus é Amor é guiada pelo Regulamento Interno (RI), que deve ser seguido pelos membros batizados. Entre os usos e costumes da denominação, é proibido aos membros possuir e assistir televisão, escutar programas não evangélicos em emissoras de rádio, praticar qualquer tipo de esporte ou exercer profissão que exija o uso de armas de fogo, como por exemplo, segurança ou policial.
A Igreja Deus é Amor tem ainda, em seu RI, observações específicas às mulheres, que são proibidas de usarem calças, maquiagem, brincos e de cortarem os cabelos. Já as determinações específicas aos homens que são membros da denominação os proíbem de usarem shorts e bermudas, andar sem camisa e manter barba, bigode, cabelos compridos ou costeletas.
A Igreja Deus é Amor é a quinta maior denominação pentecostal do Brasil, atrás apenas da Assembleia de Deus, Congregação Cristã no Brasil, Igreja Universal do Reino de Deus e Igreja do Evangelho Quadrangular.
Fonte- Gospel Mais
 =============================================================

Pastor da Assembleia de Deus afirma que casamento gay foi a causa do dilúvio e critica movimento homossexual


Um pastor de uma igreja Assembleia de Deus nos Estados Unidos declarou em entrevista a uma emissora de rádio que o casamento gay foi a causa do dilúvio.
Aaron Fruh, da AD em Knollwood, no estado do Alabama, comentava a onda de boicotes contra uma rede de fast food que declarou não apoiar o movimento homossexual. Na entrevista à emissora American Family, o pastor afirmou que “Deus sabia que as pessoas na Terra iam destruir-se através do casamento com o mesmo sexo e por isso, enviou o dilúvio”.
Segundo o pastor assembleiano, a prática homossexual e o casamento gay são as causas da destruição de diversas sociedades ao longo da história: “Encontre qualquer sociedade na história humana que já tentou essa experiência e sobreviveu para contar como foi. Todas elas foram destruídas”, argumentou.
A polêmica declaração do pastor repercutiu entre entidades de ativistas gays, que criticaram o pastor e sua postura, assim como a iniciativa da rede de fast food Chick-Fil-A.
A empresa pertence a Rick Santorum, político do Partido Democrata que disputou a indicação para concorrer na eleição presidencial contra Barack Obama. A rede conta com 1.600 restaurantes em todo o país, e lançou uma campanha a favor do “casamento bíblico”.
Redação Gospel+
===============================================================
“Comida inteligente” será capaz de “enganar” o cérebro

Depois que você termina de comer aquela porção generosa de lasanha à bolonhesa, seu sistema digestivo manda uma mensagem ao cérebro dizendo “estou cheio”. Esse mecanismo de regulação pode ser uma ferramenta poderosa no combate à obesidade, e está sendo investigado por um grupo internacional de pesquisadores.
“Sabemos que nutrientes interagem com as células do sistema digestivo, que disparam mensagens químicas – hormônios – para o cérebro para sinalizar que o estômago está cheio”, explica o endocrinologista Jens Hols, da Universidade de Copenhagen (Dinamarca). Ele descobriu uma pequena molécula envolvida no processo, a GLP-1, e agora está tentando descobrir exatamente como funciona esse “diálogo” entre o cérebro e o sistema digestivo.
A equipe espera, com isso, poder produzir futuramente aditivos capazes de desencadear o processo e fazer com que a pessoa se sinta satisfeita comendo menos. Enquanto a “comida inteligente” não sai do papel, a re-educação alimentar vai continuar dependendo da força de vontade de quem quer perder peso de modo saudável.[Daily Mail UK]
 =================================================================
Aqui Tem Notícia!
Jornal  O Regional.
 ===========================================================

Incaper divulga lista de candidatos aprovados em concurso público
O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) publicou, nesta segunda-feira (30), no Diário Oficial do Espírito Santo, o resultado final para os cargos de Assistente de Suporte em Desenvolvimento Rural: Assistente e Assistente de Laboratório; e Técnico de Suporte em Desenvolvimento Rural: Manutenção Geral na Área de Eletrotécnica e na Área de Edificações, que não serão submetidos à realização das provas práticas.
Não houve candidato aprovado para o cargo de Assistente de Suporte em Desenvolvimento Rural na função de Assistente nas seguintes localidades: Atílio Vivácqua; Fazenda Experimental Bananal do Norte; Fazenda Experimental Eng.º Agrônomo Reginaldo Conde; Fazenda Experimental Mendes da Fonseca; Fazenda Experimental Viana; Fundão; Guaraná; Ibiraçu; Iconha; Itarana; Iúna; Laranja da Terra; Parajú; Pedro Canário; Santa Leopoldina e Vila Valério.

Além do diário oficial a relação dos aprovados pode ser acessada no site www.cetroconcursos.org.br   , na aba resultados. Com esse concurso, o Incaper ofereceu vagas em todos os municípios capixabas para cargos que exigem níveis fundamental, médio e técnico. As provas teóricas foram aplicadas no dia 10 de junho.

Prova prática

O edital de convocação para a realização da prova prática será divulgado ainda durante a primeira semana de agosto no Diário Oficial do Espírito Santo. Os candidatos ao cargo de Auxiliar de Suporte em Desenvolvimento Rural farão prova nos seguintes locais: Fazenda Experimental Bananal do Norte, em Cachoeiro de Itapemirim; no Centro Regional de Desenvolvimento Rural (CRDR) Centro Norte, em Linhares; na Fazenda Experimental Marilândia; no CRDR Centro Serrano, em Domingos Martins, na Fazenda Experimental Venda Nova do Imigrante; e na Sede do Incaper, de acordo com a região correspondente à opção realizada pelo candidato no ato da inscrição.


Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação – Incaper Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
==============================================================

==============================================================