segunda-feira, 14 de abril de 2014



MENSAGEM  DE  SALVAÇÃO




 “Louvem a Deus, o Senhor, todos os que o temem. Descendentes de Jacó, prestem culto a Deus! Povo de Israel, adore o Senhor!” (Sl 22.23)

Neste primeiro dia da Semana Santa, relembramos a multidão de judeus recebendo Jesus em Jerusalém. Nesta semana, vemos Jesus Cristo como o poderoso vencedor, vindo batalhar e derrotar de forma contundente o pecado, Satanás, a morte e o inferno através de seus sofrimentos terríveis descritos tão vividamente na primeira parte do Salmo 22. O versículo de hoje descreve quatro coisas para fazermos quando nos reunimos para receber nosso vitorioso Rei: “temer o Senhor”, “louvá-lo”, “prestar culto a Deus” e “adorar o Senhor”.
        “Temer o Senhor”. Através dos sofrimentos de Jesus na cruz, nós aprendemos quão severa é a ira de Deus por nossos pecados. O temor verdadeiro a Deus inclui levar a sério esta ira, confessando que nós justamente merecemos estar sob sua ira.
“Louvá-lo”. Nós louvamos nosso Senhor Jesus por sua voluntariedade em ir para a cruz, beber todo o cálice da ira de Deus em nosso lugar e conquistar nossa salvação pelo seu sofrimento e morte.
“Prestar culto a Deus”. Nós prestamos culto a Deus ao contar às outras pessoas o que ele fez e deixando-o transformar nossos pensamentos, nossas atitudes e nossos objetivos para esta vida, de maneira que andemos em seus santos caminhos.
“Adorar o Senhor!” Jesus merece nossa adoração e admiração porque ele assumiu para si todos os nossos inimigos e conquistou completo perdão e salvação para cada um de nós.
No contexto dessa parte do Salmo 22, Jesus recebe todo o nosso louvor e direciona-o para seu Pai, que o libertou do poder de Satanás na cruz, e da prisão da tumba na manhã da Páscoa.

Oração: Senhor Jesus Cristo, obrigado por vir como nosso grande vencedor para derrotar o pecado e a morte por nós, e por abrir a nós a morada celestial. Amém.

Leia em sua Bíblia Mateus 21.1-11




Fonte-  Hora  Luterana

 =======================
CIDADE
Praça: O Resgate da História

  Conhecida como a Praça do Jardim, mais que tem o seu nome oficial de Praça Presidente Vargas, por vários anos serviu de único ponto de lazer de Baixo Guandu. Em sua volta, o Cine Alba, o segundo melhor do Estado, com suas 800 poltronas confortáveis que, recebeu muitos artistas da jovem guarda e que nos domingos tinha o seu matinê às 15 horas e depois duas sessões cinematográficas. Ao seu lado o Canaan Social Club com os seus baile e discotecas, sem falar na Discoteca Cai na Água, o bar Tokaia, Bar Xodó e do Evaristo e mais tarde Bolão.
   Assim era o lazer da juventude guanduense, nestes “embalos” surgiram muitos e muitos casamentos. Passados alguns anos, o Cine Alba fechou e assim, prossegue por mais de 30 anos. Na última Administração foi iniciada a reforma, com dinheiro do Governo do Estado, mas ficou parado e na promessa. Os bares em sua volta fecharam como o Cai na Água, o Canaan Social Clube é utilizado para encontro de grupos da Melhor Idade e reuniões. A praça depois de ficar abandonada e como uma promessa de reforma em quase 500 mil reais, teve ordem de serviço, licitação, firma vencedora, início das obras e foi abandonada, até a sua placa que indicava o valor da obra, início e término da mesma, recursos da C. E. Federal caiu.
  O prefeito Neto Barros logo que, iniciou o seu mandato juntamente com sua equipe, analisou o antigo projeto e deu uma remodelada total no mesmo, iniciou a obra, cujo valor ficou em torno de 180 mil reais e já está sendo inaugurado neste dia 10 de abril. Uma data toda especial para toda a população, pois Baixo Guandu está completando 79 anos de emancipação.

Fonte- Jornal O  Regional

 ======================
POLÍTICA
Decisão de Paulo Hartung não tem volta. Ex-governador concorrerá ao Palácio Anchieta
      POR LEONARDO QUARTO-Leia

Em coletiva de imprensa realizada na manhã deste sábado (12), na sede do PMDB, o deputado federal e presidente do partido Lelo Coimbra afirmou que a entrega da carta onde o ex-governador se coloca à disposição para concorrer ao Palácio Anchieta não abre espaço para recuo. O ex-governador irá disputar o Palácio Anchieta.
Oficialmente Lelo afirmou que a candidatura de Paulo Hartung conta com apoio irrestrito da maioria do partido e que as opiniões dissidentes serão respeitadas. O anúncio oficial será no dia 28 de junho, na convenção do PMDB. Até o dia 30 abril a sigla espera encerrar os debates em torno dos nomes que disputarão cargo eletivo em 2014.
Perguntado sobre a possibilidade do PMDB não dar legenda a Paulo Hartung, Lelo Coimbra disse que a decisão do ex-governador vai ao encontro dos desejos da sigla de ter candidatura própria. “Acredito que todos estarão unidos. O nome dele é qualificado para o cargo, foi testado e aprovado”, explicou.

 ======================================================================
FRASE

“Eu conheço apenas uma liberdade e esta é a liberdade da mente.”
Antoine de Saint-Exupéry




============================================================================

   GREVE

Justiça suspende greve dos professores que começaria nesta segunda-feira
Livia Francez-Século Diário
O Tribunal de Justiça do Estado (TJES) determinou, depois de ação ajuizada pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), a suspensão do movimento grevista dos professores da rede estadual programada começar nesta segunda-feira (14). 

A greve foi decidida pelos professores em assembleia do Sindicatos dos Trabalhadores em Educação Pública (Sindiupes) realizada na última terça-feira (8). Os trabalhadores pleiteiam reajuste salarial para 2014, com aplicação da Lei do Piso; revisão dos planos de cargos, carreiras e salários vencidos; e eleição direta para direção escolar.    

Após a assembleia os professores saíram em passeata do auditório do Alice Vitória Hotel em direção ao Palácio da Fonte Grande, sede administrativa do governo do Estado, ambos no Centro de Vitória, com a intenção de entregar um documento contendo as reivindicações da categoria ao governo.

Além dos professores, também paralisariam as atividades os trabalhadores da rede estadual, como coordenadores, diretores e secretários escolares.

============================

============ 
PENSE  HOJE 
E  SEMPRE

Afastaste de mim os meus melhores amigos e me tornaste repugnante para eles. Estou como um preso que não pode fugir;”
Salmos-Capítulo 88- Versículo 08
==============================


========================================
SAÚDE

5 dicas de como curar depressão 
Publicado em 4.04.2014

Curar depressão pode não ser a tarefa mais fácil do mundo, mas também está bem longe de ser impossível. Com a dose certa de motivação e força de vontade, o caminho que parece longo e totalmente fora de alcance começa a se construir aos poucos na sua frente. É como dizem: comece fazendo o necessário, depois o que é possível e, quando você menos esperar, estará fazendo o que antes considerava impraticável.
E o primeiro passo é saber que você não está sozinho.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 350 milhões de pessoas do mundo todo sofrem, em algum grau, de depressão. O transtorno mental, que é mais comum do que podemos imaginar, é caracterizado por tristeza, perda de interesse em toda e qualquer atividade, ausência de prazer, oscilações entre sentimentos de culpa e baixa autoestima. Distúrbios do sono e no apetite também são bastante comuns. Ou seja: todas as áreas da vida são afetadas.
O pior de tudo isso é que parentes, amigos e outras pessoas próximas não compreendem totalmente a gravidade e profundidade dessa situação, e acabam sendo negligentes nos cuidados e atenção – o que pode até contribuir para piorar o quadro de depressão.
O vídeo abaixo vai ajudar a entender melhor qual é a realidade de uma pessoa com depressão:
Também segundo a OMS, a depressão pode ser longa duração ou recorrente. Mas qualquer que seja o caso, iniciar um tratamento é absolutamente necessário. E quanto mais cedo começar, melhores serão os resultados.
O interessante desse caso é ressaltar que o paciente é protagonista no processo de recuperação. Porque, para se curar, é preciso – acima de tudo – querer. Você tem todos os sintomas de que já falamos e se sente sem forças para lutar contra todos eles? A depressão também tem isso: ela faz com que você se sinta impotente. Mas você não é.
Há algumas (muitas) coisas que uma pessoa pode fazer por si mesma e dar passos largos na grande caminhada que é a cura de uma depressão. Por exemplo:
1. Estabeleça uma rotina
Se você está deprimido, precisa de uma rotina. É o que diz Ian Cook, psiquiatra e diretor do Programa de Pesquisa e Clínica de Depressão da UCLA (Universidade da Califórnia – EUA). A depressão pode fazer a estrutura da sua vida desmoronar, fazendo um dia se fundir com o outro e deixando você totalmente sem rumo. Definir uma agenda diária, com horários e atividades, pode ajudar a colocar as coisas de volta nos trilhos.
2. Pratique exercícios físicos regularmente
Nós já falamos aqui sobre várias situações em que um mínimo de exercícios físicos pode fazer uma grande diferença. Desde ter resultados mais satisfatórios em uma determinada prova à dormir melhor e entrar em forma. E esse é mais um contexto onde esse hábito só tem a colaborar com você.
A prática regular de exercícios aumenta a quantidade de endorfinas no corpo, que são responsáveis por uma sensação de bem-estar reconfortante. Também segundo Ian Cook, a longo prazo, a prática de exercícios físicos regulares parece encorajar o cérebro a se religar de maneira positiva. E não é preciso correr maratonas inteiras para se beneficiar com tudo isso. Caminhadas algumas vezes por semana já são suficientes!
3. Tenha uma alimentação saudável
Não há uma dieta milagrosa para curar depressão, mas ficar de olho no que você come pode ser uma boa ideia. Se a depressão tende a fazer você comer demais, ficar no controle da sua alimentação vai fazer você se sentir melhor e mais confiante automaticamente. Segundo o psiquiátrica americano Cook, há evidências de que alimentos com ômega-3, ácidos graxos – como salmão e atum – e ácido fólico – como espinafre e abacate – podem ajudar a aliviar a depressão.
4. Assuma responsabilidades
Quando você está deprimido, a única coisa que você sente vontade de fazer é se afastar da sua própria vida e abandonar todas as suas responsabilidades – tanto em casa quanto no trabalho. Se esforce para que isso não aconteça. Ficar envolvido com algum projeto e ter responsabilidades diárias ajudam, e muito, pois contribuem para um sentimento insubstituível de autorrealização. Se você não consegue trabalhar o dia inteiro, pense em meio período. Se essa ideia também parece intolerável, considere um trabalho voluntário.
5. Desafie pensamentos negativos
O trabalho mental é uma parte significativa e fundamental na luta contra a depressão. Por isso é preciso mudar o jeito que você pensa. Porque quando se está deprimido, seus pensamentos sempre são os piores possíveis, em relação a tudo. E isso é como um bola de neve. Você começa a se sentir péssimo em relação a você mesmo e a tudo que está a sua volta. Por isso, uma boa ideia é usar a lógica como tratamento natural para curar depressão. Você pode se sentir como se ninguém gostasse de você, mas existe alguma evidência real para achar isso? É preciso prática para pensar assim, mas com o tempo se torna algo natural, e você começa a domar pensamentos negativos antes que eles saiam de controle.
Todas essas dicas parecem ser exatamente aquele tipo de coisa que é fácil de falar, mas na prática são impossíveis de realizar, não? Se você sente isso, eu tenho uma dica extra para você: inspire-se nos outros. Nas pessoas que sofreram, ou sofrem, de depressão e mesmo assim conseguiram unir forças para sair desse buraco negro para o qual foram sugadas.
Esse pode ser o melhor começo. [Web MDExame]
=========================================

 ===========
PASSAGEM
BÍBLICA


“E, quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial perdoe os seus pecados. Mas, se vocês não perdoarem, também o seu Pai que está nos céus não perdoará os seus pecados". 
Marcos 11:25-26



 ==================================================================
  RELIGIÃO
Após encontro com papa, presidente da Sociedade Bíblica diz que Francisco quer incentivar católicos a lerem a Bíblia

O papa Francisco recebeu no Vaticano o presidente da Sociedade Bíblica Americana (SBA), Roy Peterson, num encontro que tinha como objetivo propor um diálogo entre a Igreja Católica e a organização que trabalha para a divulgação da Bíblia Sagrada.
O tema do encontro foi a importância da integração com a Bíblia na vida cristã, e Roy Peterson destacou que o pontífice católico expressou empolgação com a proposta. “Foi uma honra conhecer o papa Francisco e ouvi-lo falar sobre sua paixão pessoal pela Escritura. O endosso papal sobre a importância da Palavra de Deus irá encorajar os católicos de todo o mundo para abrir as Escrituras por si mesmos e experimentar a sua mensagem de mudança de vida”, afirmou o presidente da SBA.
Segundo Peterson, a relação entre a SBA e a Igreja Católica será importante para o crescimento do movimento que incentiva a leitura da Bíblia e a defesa de seus princípios: “Hoje senti o favor de Deus sobre o movimento da Bíblia”, afirmou o executivo.
Com 198 anos de existência, a Sociedade Bíblica Americana tem como objetivo tornar a Bíblia um livro ao alcance de todas as pessoas, em linguagem e formato acessível e compreensível. “A Bíblia está no centro da fé cristã, porque a fé é expressa através dela na tradição católica, protestante ou ortodoxa. É emocionante ver como Deus está tecendo a união na família cristã através do nosso amor compartilhado pela Sua Palavra”, constatou Peterson.
Juntamente com membros da família Green, que possui um vasto acervo de itens ligados à Bíblia, Roy Peterson participou da abertura da exposição “Verbum Domini II: a Palavra de Deus para as Nações Unidas”, com mais de 200 objetos antigos e textos bíblicos raros.
Por Tiago Chagas, para o Gospel+
=======
 =========
    ECONOMIA

Parecer favorável fortalece tese do reajuste correto do FGTS
O parecer favorável do subprocurador-geral da República Wagner Mathias, do Ministério Público Federal, é um importante passo para que luta pelo direito da correta correção monetária do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

No documento enviado ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) no fim de março, o subprocurador geral emitiu à correção das contas do FGTS pela inflação.

O STJ deve decidir se altera a correção baseada na Taxa Referencial (TR) pela atualização com base na inflação. Recentemente tem se observado uma procura muito grande de trabalhadores à Justiça em busca de corrigir esses valores. Fato que vem sido motivado por uma série de sentenças favoráveis ao pedido. Mas, em que consiste essa reivindicação?

Desde 1999, o FGTS dos trabalhadores brasileiros está sendo corrigido de forma errada. São milhões de brasileiros que estão sendo lesados com os valores que deviam receber por direito (que estão defasados em quase sua metade), e que devem buscar este direito na justiça.

“Já estamos trabalhando essa tese, na qual se reivindica a reposição das perdas devido a correção errônea pela Taxa Referencial (TR), aplicada sobre o Fundo de Garantia, os cálculos corretos indicam que a mesma conta deveria ter a correção pelo INPC, que normalmente é maior, com isso a defasagem chega à 88,3%”, afirma o advogado previdenciário, Guilherme de Carvalho, presidente da G Carvalho Sociedade de Advogados.

O FGTS tem como objetivo proteger o trabalhador e possibilitar-lhe a formação de um patrimônio, incentivar a aquisição da casa própria e dar-lhe segurança em caso de dispensa sem justa causa. Contudo, da forma que vem sendo calculada com base na Taxa de Referência (TR) está defasando os valores de direito a serem recebidos pelos trabalhadores. Isso porque essa não pode ser utilizada como índice de atualização monetária, já que não é capaz de espelhar o processo inflacionário brasileiro.

Os cálculos são simples, se um trabalhador tinha R$ 1.000 na conta do FGTS no ano de 1999 , hoje ele tem apenas R$ 1.340,47, por causa das taxas de reajustes aplicadas. Mas se os cálculos fossem feitos com os cálculos corretos o mesmo trabalhador deveria ter na conta R$ 2.586,44.

Enfim, o trabalhador tem o direito de R$ 1.245,97 a receber do INSS, pois a variação da TR aplicada foi muito abaixo da correta. “Esta correção é cabível para todos que tem ou tiveram conta no FGTS, ou seja, foram registrados pela CLT. A correção que se pede é desde 1999 até os dias atuais. Aqueles que já sacaram o valor em algum período depois de 1999 também terão direito, mas a um percentual menor, até o saque somente”, conta Guilherme de Carvalho

Aqueles que têm parentes falecidos que tinham conta do FGTS também podem, com legitimidade, pedir a correção, viúvas, viúvos, filhos e filhas de falecidos estão dentro deste rol de pessoas. Há possibilidade também de ingresso de ações coletivas para economia processual, com até 10 ou 20 autores por ação.
Fonte: Educação Financeira
================================== 
 =======
   Jornal
 O  Regional
Baixo  Guandu  e  região.
Fé  somente  em DEUS
======================================