sábado, 14 de abril de 2012



Jornal O Regional
Filiado ao Sindjori (Sindicato das Empresas de Jornais, Revistas, Periódicos e  Similares  do Espírito Santo e Abrarj
Ano XXVI – Nº 384
2ª Quinzena de Março/2012
Edição de 16 Páginas- R$ 0,90
Baixo Guandu-Espírito Santo
ESPECIAL ANIVERSÁRIO DO MUNICÍPIO


Título-
Baixo Guandu completa 77 anos

Título-
Polícia apreende 20 motos
Leia na Página 05

Título-
Itueta

   Na sucessão Municipal de Itueta, o atual prefeito Nego Baldon (DEM) deverá disputar a reeleição, tendo como candidato a vice-prefeito, o comerciante Reinaldo Gaede (atual vice-prefeito). Já Arnaldo Kamke, como chegou a ser cogitado, deverá disputar a reeleição de vereador. Enquanto isso, o PMDB deverá lançar o vereador Guegue Nicoli para prefeito e Rúdio Pieper para vice-prefeito.

Anúncio

Unipa - Colatina
Mineral Krenak
Supermercado Frankini

O Regional - 2ª Quinzena de Março/2012-  -OPINIÃO- Página 02


Título-
DALMON

Título-
PALANQUE

PSB TRABALHA NA HIPÓTESE DE CANDIDATURA PRÓPRIA

   O PSB de Baixo Guandu que está completando 20 anos de fundação no município e tem trabalhado para lançar candidatura própria para prefeito, embora tenha participado de reuniões com outros 12 partidos. Segundo o presidente do partido em Baixo Guandu, Dr. Rodrigo De Martin, uma avaliação deverá ser feita através de uma pesquisa do partido, dentre os nomes que o mesmo tem, podendo constar os nomes de: Dr. Adalberto da Cunha Ramaldes, que já foi vereador duas vezes e disputou a Prefeitura em 2004, outros nomes como: o comerciante Elias da Loja Capixaba, empresário e ex-gerente do Banestes, Arienes Almeida e o Secretário M. de Saúde, Vinícius Gobbo, ex-vereador Fernando Plantikow, Padre Neil de Almeida entre outros. A realização dessa pesquisa dentro do PSB teria sido orientada, pelo Governador Renato Casagrande.

PRÉ-CANDIDATOS

O lançamento de pré-candidatos a prefeito em  Baixo Guandu, tem sido um fato  quase  que  diário. Alguns nomes anoitecem candidatíssimos e amanhecem fora do páreo. Seria esta uma forma de liberdade de escolha ou falta de amadurecimento político?

VAI E VEM
Neste vai e vem de dúvidas alguns pré-candidatos a vereadores já demonstram falta de ânimo para a disputa. 
 

Título-
PARTICIPAÇÃO
         *Dr. Alexandre Sylvio Vieira da Costa

OS RESÍDUOS INDUSTRIAIS E O MEIO AMBIENTE

   O país está em franco desenvolvimento econômico e industrial. Muitas empresas nacionais e do exterior estão se instalando graças às boas perspectivas do nosso mercado consumidor em crescimento, mesmo com a crise mundial. Mas apesar dos benefícios em relação aos ganhos dos trabalhadores, da melhora da qualidade de vida das pessoas, da redução do desemprego, as pressões ambientais aumentaram pois a maior demanda de matérias primas e de produtos manufaturados tem gerado cada vez mais resíduos nas indústrias e em todos os setores. A logística de descartar o lixo em aterros industriais, mesmo estando em consonância com a regulamentação ambiental, tendem a gerar problemas a longo prazo com a expansão das áreas ocupadas pela população. Esta prática, além dos futuros problemas ambientais que pode causar, também gera um custo elevado para as empresas como transporte, deposição, vigilância, taxas ambientais, etc. Em função desta dinâmica criou-se o modelo de produção mais limpa nas indústrias, o P+L. Dentre as diversas ações propostas neste novo modelo de logística na empresa de otimização do sistema produtivo e da geração de resíduos, intensificou-se os investimentos na implementação dos três Rs principais: Reciclar, Reutilizar e Reduzir. Muitas empresas do Brasil já praticam a execução dos “eres” de forma quase que total, mas muitas ainda engatinham na implementação destes modelos ou sequer implementaram qualquer tipo de ação descartando os seus resíduos em aterros e até mesmo de formas totalmente inadequada no meio ambiente.  Apesar deste receio continuado de muitos diretores de empresas com os órgãos de fiscalização ambiental cumprindo rigorosamente e estritamente o que é determinado na legislação por acharem que estes órgãos são exclusivamente punitivos com suas pesadas multas, tenho observado que muitos destes resíduos apresentam um grande potencial de uso na agropecuária necessitando apenas de ajustes e adequações técnicas para que possam servir como fontes de nutrientes enriquecendo o solo, beneficiando também suas características físicas. Muitos destes resíduos são potencialmente perigosos quando depositados de forma concentrada em aterros industriais, mas quando utilizados de forma dispersa como nos solos agrícolas contribuem para o desenvolvimento das plantas e seus excedentes são lentamente reincorporados em sistemas naturais existentes no solo, tecnicamente chamados de sistemas biogeoquímicos, onde são reintegrados a natureza de forma harmoniosa. Além de reduzir seus passivos ambientais e reduzir os custos de descarte, seus resíduos podem gerar renda extra. Os diretores de indústrias de extração e transformação devem se adequar a esta nova realidade onde o aumento da atividade industrial deve ter com planejamento inicial não apenas o aumento dos ganhos financeiros, mas, a redução do potencial poluidor de sua atividade. Quem disse que indústria e meio ambiente não podem conviver de forma harmoniosa?
*DR. ALEXANDRE SYLVIO VIEIRA DA COSTA

TÍTULO-
MOMENTO
*      *Clayton Tomaz
*       
   É necessário o ser humano reconhecer que é pecador e aceitar a Jesus Cristo, como seu único e suficiente salvador. Você gostaria de tomar esta sábia decisão agora? Qual será sua desculpa?
   Hoje não – “porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor escolhei hoje a quem sirvais”(Josué 24-15); “e porque te deténs?”(atos 22-16); “agora é tempo aceitável”(II Coríntios 6-2).
   Está achando tarde demais – “convertendo o ímpio… viverá” (Ezequiel 33-19); ”todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Romanos 10-13); “o que vem a mim, de maneira nenhuma lançarei fora” (João 6-37).
   Talvez acredite não ser necessário – “quem não crê já está condenado” (João 3-18); quem rejeita o Filho… sobre ele permanece a ira de Deus”(João 3-36); todos nós pecamos”(Romanos 3-23); “O salário do pecado é a morte, nas o dom gratuito é a vida eterna”(Romanos 6-23); “Como escaparemos nós se não atentarmos para tão grande salvação, a qual começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que ouviram”(Hebreus 2-3).
   Não há desculpas, é necessário aceitar a Cristo, Deus é amor, mas “se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis”(Lucas 13-3). Ele não poupou nem os anjos (II Pedro 2-4). Talvez não queira se tornar um cristão com medo de ser perseguido, saiba que a perseguição nos eleva ao nível de profeta (Mateus 5-12).
“Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, a angustia, a perseguição, a fome, a nudez, o perigo ou a espada?… estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Cristo Jesus nosso Senhor!” (Romanos 8 -35/39).
   Deus não terá ninguém por inocente, Ele virá como labareda de fogo “tomando como vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo” (II tessalonicenses 1-8).
   Quer escapar deste dia de tormento eterno? Não há desculpa, aceite a cristo agora!
   “Porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos. Se, com a tua boca, confessares a Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa a respeito da salvação” (Romanos 10:8-10). Em nenhum outro há salvação… (Atos 4-12).
*Clayton Tomaz, Pastor/Evangelista, presidente da Igreja Pentecostal A Aliança Eterna, e um amante da palavra de Deus e sedento por missões.

Título-
EXPEDIENTE
O Regional - 2ª Quinzena de Março/2012-  -POLÍTICA- Página 03
Título-
PADRE NEIL NÃO DEVERÁ SER CANDIDATO, MAS, ESTARÁ NA DISPUTA

   Padre Neil de Almeida participou há poucos dias na sede do Sindicato dos Servidores  Públicos Municipais e, na presença de vários presidentes de partidos políticos e  lideranças, afirmou  que, em função de compromissos com a igreja não será candidato  a  prefeito, mas, que estará com o grupo e apoiará o candidato indicado. Com palavras firmes ele disse que, quer estar na campanha eleitoral.
    Em Baixo Guandu Padre Neil de Almeida filiado no PSB estará atendendo a Paróquia até o dia 31 de dezembro, depois desta data, ele anunciou que, assumirá a Secretaria da Diocese em Colatina e, simultaneamente, será Administrador do Santuário de Nossa Senhora da Saúde em Ibiraçu. Portanto, para aqueles que, achavam que o Padre não deveria ser candidato porque o perderiam como dirigente da igreja, não mais o terão na Igreja em Baixo Guandu, a partir de 1º de janeiro em razão de suas novas funções.
    Na reunião Padre Neil de Almeida participou, apresentando os motivos de não disputar a Prefeitura e sugeriu que, fosse avaliada a possível candidatura do médico Fernando Araújo, filiado no PMDB.
    Mesmo com a posição de Padre Neil de Almeida tem aqueles que, acreditam em uma reviravolta no quadro político, com a entrada do pároco como candidato. Reuniões e mais reuniões têm acontecido, porém, as convenções que de fato confirmarão a escolha do candidato, só acontecerão no mês de junho.
  Enquanto isso, o pré-candidato do PCdoB Neto Barros e partidos aliados, como o PSDC, PSD, PDT e outros continuam fazendo as suas reuniões sempre às terças-feiras,  como já ocorria em outras campanhas.

Título-
Dary  e  Juscelino entregam trator na comunidade de Jaó

    O deputado Estadual, Dary Pagung (PRP) e o presidente da Câmara, vereador Juscelino Henck estiveram na comunidade do Jaó (Vila Nova do Bananal), para a entrega de um trator agrícola. Os moradores que receberam os convidados criaram uma associação há 06 meses, voltada para a atividade agrícola.
   Juscelino Henck (PRP) falou do empenho do deputado Dary e da Prefeitura em levar benefícios ao homem do campo e citou que, este é o terceiro trator zero km, que a região do distrito de Vila Nova do Bananal recebeu nos últimos anos.

Título-
Conversa com a Presidenta
Coluna da Presidenta Dilma Rousseff

Leonardo P. Levi, 38 anos, professor particular em São Paulo (SP) – O governo tem algum projeto de incentivo à leitura para os moradores do campo.

Presidenta Dilma – Leonardo, nós lançamos na semana passada o Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo), que tem uma ação específica neste sentido – vamos distribuir livros para as bibliotecas de escolas rurais, buscando formar um acervo adequado à realidade do campo e das comunidades quilombolas. Com esta ação, até 2014 nós vamos atender 1,9 milhão de estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio. E nós já tínhamos outro programa muito bem-sucedido, que é o Arca das Letras. Por este programa, desde 2003 o Ministério do Desenvolvimento Agrário já instalou 8.800 bibliotecas em mais de 3.200 municípios e capacitou 17.500 agentes de leitura para estimular e orientar os leitores. O objetivo é incentivar, no meio rural, o hábito da leitura, que é fundamental para a aprendizagem, o entretenimento e para a formação cidadã. As bibliotecas beneficiam localidades como assentamentos da reforma agrária, colônias de pescadores, associações de crédito fundiário, comunidades ribeirinhas, indígenas, quilombolas e agricultores familiares. O Arca das Letras está desenvolvendo a cultura da leitura na zona rural – as crianças e jovens são os mais entusiasmados, representando 70% dos frequentadores das bibliotecas.

Elcir Pinheiro Euzébio, 54 anos, dona de casa em Cabo Frio (RJ) Por que não é aceito aluno de escola particular para bolsa do ProUni? Gostaria de fazer uma faculdade, mas meu diploma é de escola particular.

Presidenta Dilma – Elcir, o ProUni foi criado para permitir que estudantes de baixa renda pudessem ingressar no ensino superior, quando não tivessem oportunidade de cursar uma instituição pública. No caso dos estudantes egressos de escolas particulares, há sim a possibilidade de participação no Prouni, desde que tenham cursado o ensino médio na condição de bolsista integral da instituição. Caso tenham cursado apenas parte do ensino médio em escola particular, é preciso que nesse período tenham sido beneficiados com bolsa da instituição. Se não for esse o seu caso, você ainda pode recorrer ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que financia estudos em curso superior privado. Desde 2010, o programa funciona com juros mais baixos, de 3,4% ao ano, e o aluno poderá quitar o empréstimo num prazo de três vezes o período financiado do curso, com carência de 18 meses. Além do mais, os professores poderão ter a dívida do Fies reduzida se atuarem na rede pública de educação básica. Os médicos também, desde que trabalhem em equipes do programa Saúde da Família. O ProUni, o FIES, a expansão do número de vagas nas universidades públicas, a adoção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) são parte de nossa política de democratização e descentralização do acesso à educação superior.

Tiago da S. Martins, 20 anos, estudante em Ceilândia (DF)Como o governo quer abrir mais leitos para os usuários de crack nos hospitais, se eles não conseguem nem atender as pessoas que vão?

Presidenta Dilma – Tiago, estamos trabalhando em várias frentes para que o atendimento no SUS seja ágil e de qualidade para todos, independentemente dos motivos que os levam a procurar assistência.  Em 2011, aumentamos em R$ 2,3 bilhões o total repassado anualmente a estados e municípios para assistência hospitalar. Foram criados mais 1.296 leitos de UTI, o maior número dos últimos 8 anos. Destinamos ainda R$ 720 milhões adicionais para hospitais filantrópicos e universitários e vamos investir R$ 20 bilhões até 2014, tanto em hospitais quanto em ambulatórios. Já iniciamos a implantação do SOS Emergências, para melhorar a gestão e o atendimento nos prontos-socorros dos 11 maiores hospitais públicos do país. Com o programa Melhor em Casa, oferecemos tratamento nos domicílios, o que contribui para descongestionar os hospitais. Em todo o país, já são 213 equipes. As ações voltadas para os dependentes químicos são parte deste processo de melhoria de toda a rede do SUS. Hoje eles já procuram as emergências hospitalares durante as crises. Além das enfermarias especializadas, estamos criando vagas também nos Centros de Atenção Psicossocial e nas Unidades de Acolhimento. Ao todo, até 2014, serão criados 13.518 leitos para atendimentos e internações durante crises de abstinência e em casos de intoxicações graves para os dependentes químicos.
OBS- SE VOCÊ DESEJA PARTICIPAR DESTA COLUNA ENVIE A PARGUNTA PARA: oregionalguandu@yahoo.com.combr, que O Regional estará encaminhando  para a Presidência da República.


O Regional- 2ª Quinzena de Março/2012-  -SERVIÇO- Página 04

Título-
DICAS DE CONCURSO

BANCO DO BRASIL: Até 13 de abril, o Banco do Brasil S.A. estará com as inscrições abertas para a seleção externa 002/2012 com o objetivo de formar cadastros de reserva para o nível inicial da Carreira Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).
   De acordo com informações constantes em edital, no total serão 695 oportunidades destinadas aos cargos de Engenheiro e Técnico de Segurança do Trabalho, Médico, Enfermeiro e Auxiliar de Enfermagem do Trabalho para as dependências situadas nas Capitais de todos os Estados (divididas entre as regiões de Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste - detalhes no edital completo) e em Ribeirão Preto (SP).
Entre as vantagens apresentadas estão os salários de R$ 4.089,79, R$ 3.163,73, R$ 7.499,75, R$ 5.800,33 e R$ 4.921,35, respectivamente, as jornadas de trabalho de 30h e 40h semanais, conforme necessidade de cada função, a possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional; participação nos lucros ou resultados, nos termos da legislação pertinente e acordo sindical vigente; e a possibilidade de participação em planos assistenciais e previdenciários complementares.
   Além disso, os classificados assinarão Contrato Individual de Trabalho em regime celetista, a título de experiência pelo prazo de 90 dias. Após esse período o contrato passará a viger por prazo indeterminado e o empregado integrará a Carreira SESMT. Os interessados devem se inscrever pelo endereço eletrônico: www.concursosfcc.com.br ou nos postos credenciados, com endereços disponíveis no Anexo IV do certame. As taxas serão de R$ 47,00 para nível médio/técnico e R$ 87,00 para superior.
   Segundo a responsável técnica pela seleção, Fundação Carlos Chagas, haverá provas objetiva (conhecimentos básicos e específicos) composta por 30 questões e discursiva (redação) previstas para o dia 13 de maio de 2012, no período matutino nas seguintes cidades: Belém (PA), Manaus (AM), Macapá (AP), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC) e Roraima (RR), Salvador (BA), Maceió (AL), São Luís (MA), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Recife (PE), Teresina (PI), Natal (RN) e Aracaju (SE), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP) e Ribeirão Preto (SP) e Brasília (DF), Goiânia (GO), Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT).
A descrição sumária dos cargos, conteúdo programático das provas e demais detalhes podem ser conferidos no anexo III do edital completo. E a previsão é de que o resultado final seja divulgado na data de 28 de junho de 2012.
===========================================
CEMIG: torna pública a realização de Concurso Público para provimento de 322 vagas para o cargo de Agente de Faturamento Motociclista - UN, sob o regime da CLT.
O Concurso Público será executado pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa, FUNDEP, com apoio da CEMIG Serviços S.A.
As vagas são distribuídas da seguinte maneira: 22 vagas para a região do Centro Belo Horizonte, 31 vagas para o Leste, 37 vagas para Mantiqueira, 86 vagas para o Norte, 50 vagas para Oeste, 66 vagas para o Sul e 30 vagas para a região de Triângulo.
   O Salário base será de R$ 806,00 mais a função acessória, por conduzir motocicleta, de 29,77% do salário base correspondentes a R$ 240,00.
Requisitos básicos: Ensino médio completo; Experiência mínima de 2 anos de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) Categoria A, em cumprimento ao artigo 5º da Resolução 356 do CONTRAN; experiência mínima de 6 meses em serviços realizados através de rotas terrestres comprovadas.
   Além da remuneração, é garantido ao empregado admitido por este edital os benefícios relativos a vale-transporte (conforme estabelecido na legislação pertinente) e vale alimentação no valor de R$ 220,00 mensais, vigentes à época da admissão.
Para inscrever-se, o candidato deverá acessar o endereço eletrônico www.gestaodeconcursos.com.br, das 9h do dia 19 de março até às 19h do dia 17 de abril de 2012, por meio do link correspondente às inscrições do Concurso Público da CEMIG Serviços S.A.
   A Fundep disponibilizará computadores para as pessoas que não tem acesso à internet, para que possam realizar suas inscrições, na FUNDEP/Gerência de Concursos Avenida Presidente Antônio Carlos, nº. 6.627, Unidade Administrativa II, 3º andar, Campus Pampulha/UFMG, Belo Horizonte (acesso pela Avenida Antônio Abrahão Caram - Portão 2), no horário das 9h às 11h30min ou das 13h30min às 16h30min, (exceto sábados, domingos e feriados).
   O valor a ser pago a título de Taxa de Inscrição para o cargo de Agente de Faturamento Motociclista (Código 101) será de R$ 32,00.
=========================================================
PINHEIRO: No período de 2 a 13 de abril, a Câmara de Pinheiros, Espírito Santo, estará com inscrições abertas para o concurso público destinado ao preenchimento de 11 vagas e formação de cadastro reserva de profissionais de vários níveis. Confira os cargos:
Fundamental - Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista, Operador de Som, Telefonista e Vigia.
Médio - Assistente Administrativo, Assistente Financeiro, Auxiliar de Contabilidade e Auxiliar de Secretaria.
Superior - Controlador Interno e Procurador Jurídico.
Segundo o edital, os trabalhadores serão admitidos sob o regime celetista e receberão salários que variam entre R$ 622,00 e R$ 1.500,00 em regime de 20 e 36 horas semanais.
   Para concorrer, o candidato deverá preencher a ficha de inscrição até às 18h do dia 13 de abril pelo site: www.msmconsultoria.com.br, ou de forma presencial na Câmara Municipal de Pinheiros, localizada na Avenida Agenor Luiz Heringer, nº. 297, centro, Pinheiros, das 9h às 16h. A taxa de inscrição será de acordo com a função desejada pelo candidato, podendo o valor variar de R$ 31,00 a R$ 75,00.
   A previsão é que o concurso seja realizado somente através de provas objetivas que deverão ocorrer no dia 29 de abril, em locais e horários que serão definidos e divulgados com antecedência no site da empresa organizadora, a MSM Consultoria.
===================================================


Título-
OPINIÃO LIVRE
*Governador Renato Casagrande

Contra a intolerância na questão dos royalties

“É impensável que, juntos, União e Congresso punam como nunca o ES; o discurso do dinheiro fácil é demagógico, pois nossa economia não se alimenta de riqueza alheia”

   No momento em que o Congresso Nacional volta a discutir a divergência entre Estados produtores e não produtores a respeito da distribuição dos royalties do petróleo, o governo do Espírito Santo reafirma alguns princípios que, em nosso entendimento, devem nortear o debate dessa questão. 
Em primeiro lugar, o princípio da justiça. É preciso deixar claro que o pagamento de royalties a Estados e municípios que participam diretamente da exploração do petróleo não constitui prêmio a ser disputado, mas compensação pelo notório impacto dessa atividade na vida administrativa, econômica, social e ambiental das regiões produtoras. 
   Em segundo lugar, o princípio do direito. A quebra de contratos legitimamente firmados é precedente que desestabiliza o ambiente de negócios e enfraquece a posição do país como destino seguro para os investimentos internacionais. 
   Por fim, o princípio federativo, que não se confunde ou pode ser confundido com desigualdade demográfica ou de representação parlamentar. Desde que se instaurou a controvérsia a respeito da distribuição dos royalties, temos lembrado ao país que a melhor política é aquela que passa ao largo da intolerância e do radicalismo. 
   O rompimento com as regras estabelecidas, além de violar a própria Constituição brasileira, impõe a Estados como o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, assim como a seus municípios, uma desigualdade de tratamento que irá afetar a própria atividade produtiva do petróleo, ao reduzir a capacidade de investimento em infraestrutura e serviços. 
   Temos discutido a questão dos royalties com essa visão estratégica ampla, que diz respeito ao interesse nacional e ao futuro do país. Como nosso Estado não só produz petróleo, mas desempenha também papel relevante no cenário geral da economia brasileira – por sua estrutura portuária de importação e exportação e pela sua posição geográfica entre o Nordeste e o Sudeste –, jamais pensamos apenas no Espírito Santo.
   Entretanto, ainda que estivéssemos restritos a essa visão, ela estaria sustentada em uma realidade incontestável: anualmente, repassamos ao caixa da União mais de R$ 10 bilhões em impostos arrecadados no Estado. 
   Recebemos de volta, porém, algo em torno de R$ 4 bilhões anuais para o pagamento total de despesas com pessoal e custeio dos serviços federais oferecidos no Espírito Santo e para pagamentos com inativos. 
São escassos os recursos para investimentos feitos pela União. Aliás, os últimos investimentos federais relevantes em infraestrutura no Espírito Santo aconteceram nas décadas de 1960 e 1970. 
   Se a ruptura com as regras constitucionais de distribuição dos royalties do petróleo for somada às mudanças na arrecadação do ICMS, desestruturando o nosso sistema de atração de investimentos, será a maior punição que o Espírito Santo já sofreu em toda a sua história. 
Isso aconteceria no exato instante em que a nossa economia cresce a taxas mais elevadas que as do conjunto do país. Neste momento, estamos combatendo, com excelentes resultados, problemas sociais que se acumularam nas últimas décadas. 
   Não pedimos tratamento privilegiado, mas é impensável, para os capixabas, que a União e o Congresso Nacional se unam para punir a eficiência e patrocinar o retrocesso em nosso Estado. Afinal, o desenvolvimento que vivemos hoje não se dá por concessão nem se alimenta de oportunidades e riquezas que não nos pertencem. 
   Por isso, ele não pode ser objeto de cobiça nem moeda de troca em um jogo de pressão que ignora princípios fundamentais da nossa República Federativa, a garantia de contratos assinados e a própria Constituição brasileira, com o discurso demagógico do dinheiro fácil. 

*RENATO CASAGRANDE, 51, engenheiro florestal e bacharel em direito, é governador do Espírito Santo.

Anúncios
FARMÁCIA GUANDU

 AGÊNCIA EKZTAR
JINGLES, VINHETAS, STUDIO DE GRAVAÇÃO COMERCIAL.
AGÊNCIA DE TELEMENSAGEM, MENSAGEM AO VIVO, ELABORA E DIVULGA A SUA PROPAGANDA EM MOTO SOM, RÁDIO, JORNAL E ADESIVOS.
PRECISOU DIVULGAR, PROCURE A AGÊNCIA EKZTAR.
RUA FRITZ VON LUTZOW, 546, BAIXO GUANDU - CENTRO, EM FRENTE À PRIMEIRA IGREJA BATISTA. TELEFONES: (27)3732-3042
OI (27)9915-4426 - TIM (27)8161-1924

O Regional - 2ª Quinzena  de Março/2012-   -ESPORTE/POLÍCIA- Página  05
Título-
BOLA EM JOGO
Xadrez Rápido
   Foi realizado neste último fim de semana dias 24 e 25 de março no Mendonça’s Bar (bar do Belti), o 1º Campeonato de Xadrez Rápido Mendonça’s Open.
   O Campeonato teve o apoio da Casa Rossmann Material de Construção, Jornal O Regional e Gráfica Guandu e dos proprietários do Mendonça’s Bar, Bruno e Antonio Mendonça.
   Foram realizados mais de 40 jogos nos 2 dias de evento e o sistema usado foi o rápido 21min(K.O). O resultado final foi o seguinte:
CAMPEÃO - ODAIR MARTINS JUNIOR (Gráfica Guandu)
VICE          - ANDERSON CORREA AMORIM (Tirisa)
3º Lugar      - Natan Peixoto
4º Lugar      - Fabrício Silos (Farmácia Salute)
5º Lugar      - Rogério Schulz
6º Lugar      - Marcos Gomes dos Santos
7º Lugar      - Gil Carlos Schulz
8º Lugar      - Guilherme Mendonça
9º Lugar      - Luan BH
10º Lugar    - Gabriel Bertte Duque
11º Lugar    - Mário Berger Júnior
12º Lugar    - Dragão Fonseca
13º Lugar    - João Marcos ( Casa Rossmann)
14º Lugar    - Fábio Araújo (Drogaria Brasil)


Anúncio-
ALUGA-SE

Anúncio-
COMUNICADO

   José Carlos Spalenza, torna público que, requereu do IEMA, através do processo 49586122, Licença Prévia e Licença de Instalação, para a atividade de Produção de Juvenis de peixes (alevinagem), na localidade do Córrego Miracema, Ângelo Frechiani, Colatina – ES.

Título-
OPERAÇÃO DA POLÍCIA EM BAIXO GUANDU APREENDE 20 MOTOS

   A Polícia Militar realizou no dia 24 de março (sábado) uma blitze no centro de Baixo Guandu. Os policiais que fizeram esta operação são de Colatina. Foram abordados motoristas e as condições de veículos e motos.  Ao final, foram apreendidas 20 motos, 02 carros e 08 Carteiras de Motoristas e encaminhados para a Polícia em Colatina.
   O Sargento Lyra (de Colatina) informou que, a multa para quem trafega sem a carteira, gira em torno de mil reais. Nos muitos casos em que, o proprietário empresta o veiculo para quem não tem habilitação, a multa é de igual valor.
Título-
Cocaína é apreendida no bairro Sapucaia

   Dia 29 de março, por volta de 10:30 h, a Polícia de Baixo Guandu através do Sargento Elias e dos Soldados Adailton e Delboni, atendendo a uma informação anônima, conseguiu abordar P.R.S de 16 anos, que já havia sido preso duas vezes, Tales de Tal, Silvestre e João de Tal (os 03 últimos fugiram do local).
   No local da abordagem a Polícia encontrou: cocaína, duas bicicletas, celular e perfume. A abordagem aconteceu na Rua Fernão Dias, bairro Sapucaia.

Título-
Mais drogas apreendidas

   No mesmo dia 29 de março, a Polícia Militar de Baixo Guandu através dos Soldados Delboni, Berti, Lugon e Adailton apreenderam: cocaína, 47 reais em dinheiro, embrulho com maconha, uma pulseira de borracha, uma aliança, um anel, 03 cordões, um relógio, um celular e um par de óculos.
   Os envolvidos que tentaram fugir eram: duas menores de idade e uma maior além de dois menores, que são: L.M.C 15 anos, E.C.S 16, A.C.A.P 21, N.A.S.A 16 e L.B.S 15 anos.    O fato também aconteceu no bairro Sapucaia, na mesma Rua Fernão Dias, local onde eram vendidas e usadas as drogas.

O  Regional-    Quinzena  de  Março/2012-  CIDADE-  Página 06
Título-
SAAE


O  Regional-    Quinzena  de  Março/2012-  -CIDADE- Página  07
Anúncios-


O Regional- 2ª Quinzena  de  Março/2012-  -CIDADE- Página  08


SAAE
SERVIÇO AUTONÔMO DE  ÁGUA  E  ESGOTO
Presença  diária  na  vida  dos  guanduenses.


No Brasil, a introdução da fluoretação das águas de abastecimento público teve início em 1953, na cidade de Baixo Guandu, ES. Em 1975, a aprovação da Lei Federal nº 6.050 determinou a obrigatoriedade da fluoretação em sistemas de abastecimento público quando existir estação de tratamento.
  VOCÊ  SABIA  QUE  BAIXO  GUANDU  FOI A  PRIMEIRA  CIDADE  BRASILEIRA  A  TER  ÁGUA  TRATADA  COM FLUOR?
  O  SAAE   de  Baixo Guandu, faz  parte  da  história  do  município  e  neste  10 de  abril, o SAAE  cumprimenta  a  cada  morador  pela  passagem da  data.


===============

CALL  CONSULTORIA  AMBIENTAL


10 de  abril  é  a  nossa  data. Parabéns  Baixo Guandu  pelos  77  anos  de  emancipação  política.



O Regional- 2ª Quinzena de Março/2012- CIDADE- Página  09

Título-
Planetário  Móbile  em  Baixo Guandu


  “Uma  oportunidade  para  conhecer  o universo”, assim  a  direção  da  Escola  Sonho Meu, deu  aos  seus  alunos  e  convidados, através  de  uma  visita  do Planetário Móbile, que  foi  instalado no pátio da  escola. Além  desta  atração inédita  em Baixo Guandu, também oferecido  passeio no trenzinho  da  alegria  e  lanches, em comemoração aos  77 anos  do município, que  é  comemorado dia  10 de  abril.
  Todos  os  anos  no aniversário da  cidade, a  Escola  Sonho Meu, oferece  um  evento para  marcar  as  festividades  de  emancipação  política. 



Padaria  Belém

Fabiano  da  Farmácia

  O  presidente  da  Associação de  Moradores  do  bairro Alto  Guandu, Fabiano da  Farmácia, une-se  com  cada  guanduense  nesta  data que  marca  os  77  anos  de  emancipação política  de  Baixo Guandu.
   Fabiano da  Farmácia.


LU  CARDOSO


O Regional- 2ª Quinzena  de  Março/2012-  -CIDADE-  Página  10

Título-
Aeronave não tem previsão de vôo

   Desde outubro de 2010, o estudante Tim, o dentista Geter e o comerciante Léo De Martim trabalham em um projeto curioso. Trata-se da fabricação de uma aeronave experimental ultraleve, com capacidade para duas pessoas. O valor do investimento é de 40 mil reais. E quando concluída poderá sobrevoar a uma altura de 02 a 04 mil pés.
   Segundo Tim, a fabricação continua dentro do planejado, mas, não arrisca quando  estará concluída, mesmo já estando em fase final. O trabalho é feito na pista de pouso de Baixo Guandu.
Anúncios-
MERCEARIA RIVAS
LUCAS CIGANO
DELÍCIA CASEIRA
AÇOUGUE GIORGETE
RESTAURANTE CASA NOVA
MADEREIRA PISKE
VITA  SUCOS

O Regional- 2ª Quinzena de Março/2012-  -CIDADE- Página  11

Título-
Sua História sua gente

Charge de Dalmon

Foto - Antiga  sede da Prefeitura.
Foto 2- Cine Alba
Foto 3- Hidrelétrica de Mascarenhas, a maior do estado.
Foto 4- Antigo Colégio Luterano, hoje Ginásio Poliesportivo do Colégio Estadual.
Foto  5- Antiga Estação  Ferroviária.
Foto 6- Locomotiva.
Foto 7- Conhecida ponte de pau, no rio Guandu, ao fundo, a construção da Igreja  Matriz.
Foto 8-Hidrelétrica Fritz Von Lutzow, que até o início da década de 70 atendia a  cidade.
Por volta de 1875 o major José Vieira de Carvalho Milagres, veterano da Guerra do Paraguai, partindo de Cantagalo, Estado do Rio de Janeiro, via Minas Gerais, alcança as margens do rio Manhuaçu, chegando à sua confluência com o rio Guandu. Ali estabelece o núcleo primitivo da atual cidade de Baixo Guandu. Finalmente, o Decreto nº 6.152, de 10 de abril de 1935, cria o município de Baixo Guandu, constituído dos distritos de Baixo Guandu, Ibituba e Mascarenhas, desmembrados do município de Colatina. A instalação do município deu-se em 08 de junho de 1935.
Significado do Nome:

O nome da cidade foi colocado porque foi colonizada às margens do Rio Guandu, e era habitada pelos índios botocudos. A palavra indígena “nandu” pode ser variante de “nhandu” (ema). O “Baixo” foi acrescentado porque a foz do rio Guandu está em área baixa.
Aniversário da Cidade:10 de Abril, Gentílico: guanduense, População: 29.086 habitantes 

O Regional- -2ª Quinzena  de  Março/2012- CIDADE-  Página 12

Tí]tulo-
Sindicato de  Jornais  elege diretoria



    Num clima de união, associados do SINDJORE (Sindicato das Empresas de Jornais,  Revistas, Periódicos e Similares do Espírito Santo, elegeu a sua nova diretoria. A  eleição  aconteceu  na sede  da  entidade, na Av.Princesa Isabel, centro de Vitória.
   Dr. Ângelo Fernandes fundador do sindicato foi eleito presidente, até o ano de 2015. Pregando união e uma pauta de vários assuntos de interesse da classe, o Sindjore, agora irá se reunir mensalmente para traçar metas. E a primeira reunião depois de sua eleição que foi realizada através  de chapa única, aconteceu dia 28 de março. 


Anúncios-
Lourival Demuner
Presidente da  Ong  Amigos  da  Pedra  do  Souza
-Aguarde  vem aí mais uma  caminhada rumo a  Pedra  do Souza-
 
É  chegado  o aniversário de  Baixo Guandu. São 77  anos  de  independência  e  crescimento. Para  aqueles  que  contribuíram  pelo crescimento a  nossa  lembrança.
   Professor  Lourival Demuner  e  Família.


Juscelino Henck


  Na  chegada  de  mais  um aniversário de  Baixo Guandu  (10 de  abril)  e  na  passagem da  Semana  Santa, os  votos de  Paz/União/Prosperidade, a  toda  população  guanduense.
   Votos  de  Juscelino Henck  e  Família


ISMAIL  MARCELINO RAMOS
Foto- Participou da  Feira  Internacional de  Mármore  e  Granito na  Grande  Vitória.
  Como  todos tem  o  seu Dia  Especial, Baixo Guandu, não pode  ficar de  fora. Aos  que  contribui  com o  desenvolvimento do  município, os  nossos  cumprimentos.
    Ismail  e  Família.


  0 Regional-   2ª Quinzena de Março/2012- -GERAL- Página   13
Anúncio-
Franquini Modas
Título-
Recuperação Ambiental no Rio Doce

   Levantamentos realizados pelo Instituto Terra em 203 propriedades rurais do Vale do
Rio Doce apontam que, em média, 31% da área dessas pequenas unidades produtivas exigem ações urgentes de recuperação ambiental, como reflorestamento em Áreas de Preservação Permanente e de Reserva Legal.
   Os estudos de zoneamento físico-ambiental efetivados de dezembro de 2010 até o momento abrangem 203 propriedades de um total de 240 que serão atendidas pelo projeto “Adequação Ambiental de Propriedades”, desenvolvido pelo Instituto Terra a partir de um convênio com a Fundação Banco do Brasil. Dos 6.337, 26 hectares já analisados, 1.925,14 hectares foram identificados como passíveis de reflorestamento na região. As propriedades atendidas estão localizadas nos municípios mineiros de: Aimorés e de Conselheiro Pena e ainda, no município de Colatina (Espírito Santo).
   Além do resultado dos estudos de zoneamento de suas terras, os proprietários rurais atendidos estão recebendo um relatório com propostas para promover a adequação ambiental das unidades produtivas.
   E para garantir que o diagnóstico seja efetivo na promoção de melhorias, o Instituto Terra tem mobilizado novos parceiros para efetivar as ações necessárias. Dessa forma, está em curso o reflorestamento em 90 hectares e a recuperação de 100 nascentes, dentro da área de abrangência do Projeto.
“Sabemos que para os pequenos produtores é difícil implementar os ajustes necessários, até mesmo pela falta de recursos financeiros. Por isso, buscamos apoio junto a outros parceiros, para viabilizar essa adequação nas pequenas propriedades e assim promover o aumento da cobertura vegetal no Vale do Rio Doce”, afirma Adonai Lacruz, superintende Executivo do Instituto Terra.
   Neste primeiro momento, os recursos utilizados para essa adequação são provenientes de passivos ambientais de empresas que atuam na região, tendo os repasses garantidos através de convênios celebrados com o Ministério Público Federal (Procuradoria de Governador Valadares), e o Sindicato das Olarias do Norte do Espírito Santo (Sindicer).
“Com a garantia dos recursos, tornamos as ações efetivas, com base nos projetos técnicos já elaborados para as propriedades, observando nossa metodologia de recuperação florestal”, explica Lacruz, acrescentando que os insumos utilizados para proteção das nascentes (como mourões, arame, grampos e balancinhos) são fornecidos gratuitamente aos produtores, que se comprometem a fornecer a mão de obra para a execução das cercas.
   No Município de Colatina, o Instituto Terra conta com o apoio de vários parceiros na mobilização e identificação dos proprietários - Incaper, Secretaria Municipal de Agricultura, agência local do Banco do Brasil, Superintendência do Banco Brasil no Espírito Santo e a Associação de Produtores do Córrego São João Pequeno.  Em Conselheiro Pena, os parceiros são Superintendência do Banco do Brasil em Minas Gerais, agência local do Banco do Brasil, CIAAT – Centro de Informação e Assessoria Técnica de Governador Valadares-MG e Prefeitura Municipal de Conselheiro Pena.


Título-
Gerente-geral da Fibria recebeu homenagem no SINDIFER



   O SINDIFER, atual coordenador do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), e as entidades que compõem o grupo, fizeram uma homenagem ao gerente-geral Industrial da Fibria - Unidade Aracruz (ES), Paulo Silveira. Dia 12 de março na sede do sindicato.  
   O reconhecimento da Fibria se deve pelo resultando alcançado no Projeto da Unidade de Branqueamento da Fabrica A, que teve uma participação local de fornecedores de 80%. Na ocasião, Paulo Silveira fez uma apresentação sobre o mercado de celulose, abordando a situação atual, perspectivas e as tecnologias praticadas. O objetivo do PDF-ES é propiciar conhecimento e informações as empresas locais para que às mesmas se tornem mais competitivas.

Informação de: Iá! Comunicação


Título-
Samarco quer manter baixo índice de acidentes com gerenciamento de terceirizados

   Na tentativa de manter os mesmos índices de acidentes de trabalho que tem registrado nos últimos anos tanto em Ubu, em Anchieta, quanto nas minas, em Marina (MG): uma média de 0,17 acidentes por um milhão de hora/homem trabalhadas, a Samarco Mineração está investindo fortemente não só no quadro de funcionários, mas também intensificando a fiscalização em relação à saúde e segurança do trabalho, inclusive entre as empresas terceirizadas.
   “O bom gerenciamento constitui a base para que ótimos resultados sejam alcançados e perenizados”, afirma o gerente-geral de acidente de trabalho e gestão de saúde da Samarco, Rubens Bechara. Ele é um dos palestrantes do 1º Seminário de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho do Setor Metalmecânico, promovido pelo Sindicado das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Estado do Espírito Santo (SINDIFER), que aconteceu dia 29 de março no auditório do Hotel Radisson, em Vitória.
   “Gerenciamento de Contratadas” é o tema da palestra que ocorre às 9h15, onde será apresentada a forma que a Samarco Mineração gerencia empresas prestadoras de serviços. “Com isso vemos dois grandes benefícios, que é a preservação da vida, um dos maiores valores para a Samarco, e o desenvolvimento de empresas para capacitá-las a prestar bons serviços a todas as organizações”, afirma Bechara, avaliando o procedimento.
   A média dos índices de acidentes de trabalho do mercado nacional gira de cinco a seis acidentes por milhão de hora/homem trabalhado. 
   O gerenciamento de contratadas da Samarco é um dos processos do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) da empresa, e é composto pela qualificação do fornecedor, gerenciamento e monitoramento do desempenho, assunto que será exposto e debatido no seminário.
 Informação de: Iá! Comunicação.



O Regional - 2ª Quinzena de Março/2012- REGIÃO- Página 14
Título-
Consórcio reforma  praça  de  Itueta


  O Consórcio da  Hidrelétrica  de  Aimorés, está  realizando com os  seus  recursos, a  reforma  da  Praça Antônio  Barbosa de  Castro em Itueta. A  praça é  a  principal da  cidade  e  foi construída  pelo próprio  consórcio.   




Título-

Cemig orienta a população sobre os cuidados com a energia elétrica durante a Semana Santa

Está chegando a Semana Santa, período em que as celebrações se intensificam com as realizações de diversos eventos religiosos. Com o objetivo de evitar acidentes envolvendo a rede elétrica e a população, a Companhia Energética de Minas Gerias – Cemig orienta sobre os corretos procedimentos nas montagens dos palanques e de enfeites e na utilização dos veículos de som.

É muito importante que todos os envolvidos na organização desses eventos tenham o correto entendimento sobre os procedimentos de segurança que devem ser aplicados antes, durante e depois dos momentos festivos, garantindo, assim, a segurança de todos e evitando acidentes envolvendo à rede elétrica.

Veículos de som:

– Motoristas devem evitar trafegar sob a rede elétrica para não romper a distância de segurança e causar acidentes graves.

– Atenção ao transportar os objetos de culto religioso (esculturas, pálios, candelabros, andores etc), independentemente do material e do tipo de veículo de transporte, observando se a altura não atingirá a rede elétrica.

– Antes do evento, todo o percurso deve ser planejado, observando a existência e altura das redes de eletricidade e outras e os equipamentos instalados.

– A rede elétrica não deve ser tocada nem empurrada com objetos de qualquer natureza.

– Em caso de acidente envolvendo a rede elétrica, as pessoas devem ser orientadas a se afastar do local. A Cemig deve ser chamada imediatamente pelo telefone 116. Se necessário, o SAMU e o Corpo de Bombeiros também devem ser acionados. O local deve ser isolado até a chegada dos técnicos.

Sistemas de som, iluminação, enfeites e palanques:

– Os improvisos (gambiarras) devem ser evitados: instalações inadequadas aumentam os riscos de acidentes com a rede elétrica e com as pessoas.

– Ligações clandestinas (gatos) são proibidas. Se precisar de energia elétrica, solicite à Cemig ligação provisória.

– Um técnico especializado deve ser encarregado de qualquer ligação elétrica e na instalação de enfeites luminosos e sistemas de iluminação.

– Sob a rede elétrica não é lugar para soltar fogos de artifício e nenhum material pode ser atirado contra os fios elétricos.

– Cuidado durante a montagem de palcos e barracas para não se aproximar ou encostar objetos nos fios da rede elétrica.

Outras manifestações populares (queima do judas etc):

– Na queima de material, devem ser evitados locais próximo à rede elétrica ou em locais que permitam a propagação do fogo, como, por exemplo, restos de lixo, matagais, casas e peças de madeira.








Título-
Anúncios-

Rádio Aimorés AM
Farmácia Santa Lúcia
Padaria Belém
Gilson Café
Rádio Aliança


E D I T A L
CONTRIBUIÇÃO SINDICAL RURAL
PESSOA FÍSICA

EXERCÍCIO DE 2012


A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, em conjunto com as Federações Estaduais de Agricultura e os Sindicatos Rurais e/ou de Produtores Rurais com base no Decreto-lei nº 1.166, de 15 de abril de 1.971, que dispõe sobre a Contribuição Sindical Rural - CSR, em atendimento ao princípio da publicidade e ao espírito do que contém o art. 605 da CLT, vêm NOTIFICAR e CONVOCAR os produtores rurais, pessoas físicas, que possuem imóvel rural ou empreendem, a qualquer título, atividade econômica rural, enquadrados como “Empresários” ou “Empregadores Rurais”, nos termos do artigo 1º, inciso II, alíneas a, b e c do citado Decreto-lei, para realizarem o pagamento das Guias de Recolhimento da Contribuição Sindical Rural do exercício de 2012, devida por força do que estabelecem o Decreto-lei 1.166/71 e os artigos 578 e seguintes da CLT, aplicáveis à espécie. O seu recolhimento deverá ser efetuado impreterivelmente até o dia 22 de maio de 2012, em qualquer estabelecimento integrante do sistema nacional de compensação bancária. A falta de recolhimento da Contribuição Sindical Rural até a data de vencimento acima indicada, constituirá o produtor rural em mora e o sujeitará ao pagamento de juros, multa e atualização monetária previstos no artigo 600 da CLT. As guias foram emitidas com base nas informações prestadas pelos contribuintes nas Declarações do Imposto Sobre a Propriedade Territorial Rural, repassadas à CNA pela Secretaria da Receita Federal do Brasil, com amparo no que estabelece o artigo 17 da Lei nº 9.393, de 19 de dezembro de 1.996, e estão sendo remetidas por via postal para os endereços indicados nas respectivas declarações. Em caso de perda, de extravio ou de não recebimento das Guias de Recolhimento pela via postal, os contribuintes deverão solicitar a emissão da segunda via diretamente à Federação da Agricultura do Estado onde têm domicílio, até 5 (cinco) dias úteis antes da data do vencimento. Eventuais impugnações administrativas contra o lançamento e cobrança da contribuição deverão ser feitas, no prazo de 30 (trinta) dias, contados do recebimento da guia, por escrito, perante a CNA, situada no SGAN Quadra 601, Módulo K, Edifício CNA, Brasília - Distrito Federal, Cep: 70.830-903. O protocolo das impugnações poderá ser realizado pelo contribuinte na sede da CNA ou da Federação da Agricultura do Estado, podendo ainda, a impugnação ser enviada diretamente à CNA, por correio, no endereço acima mencionado. O sistema sindical rural é composto pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil–CNA, pelas Federações Estaduais de Agricultura e/ou Pecuária e pelos Sindicatos Rurais e/ou de Produtores Rurais.
Brasília, 31 de Março de 2012.
Kátia Regina de Abreu
          Presidente

O Regional- 2ª Quinzena de Março/2012-  -VARIEDADES- Página 15

Título-
Hora do Recreio

Provas do Enem - Cada uma…

– “Espero que o desmatamento seja instinto.” (selvagem);
 “A floresta está cheia de animais já extintos. Tem que parar de desmatar para que os animais que estão extintos possam se reproduzir e aumentar seu número, respirando um ar mais limpo.” (o verdadeiro milagre da vida);
 “A camada de ozonel.” (Chris O’Zonnell?); “a amazônia está sendo devastada por pessoas que não tem senso de humor.” (a solução é colocar lá o pessoal da Zorra Total pra cortar árvores.
 “A Amazônia está sofrendo um grande, enorme e profundíssimo desmatamento devastador, intenso e imperdoável.” (campeão da categoria “maior enchedor de linguiça”);
 “Vamos gritar não à devastação e sim à reflorestação.” (NÃO!);
“A natureza está cobrando uma atitude mais energética dos governantes.” (red bull neles – dizem as árvores);
 – “O aumento da temperatura na terra está cada vez mais aumentando.” (subindo!);

Título-
FRASE DE PÁRA-CHOQUE
“Ao utilizarmos a comunicação nos comunicamos."

Título-
CURIOSIDADES

   A primeira penetração no território de Baixo Guandu, antiga jurisdição do município de Colatina, ocorreu em 1875, quando o major José Vieira de Carvalho Milagres veterano da Guerra do Paraguai, chega à confluência do Rio Doce e Rio Guandu e ali estabelece o núcleo que deu origem à cidade.
   A colonização da região, iniciada pelo major Milagres, teve sua base sedimentada no trabalho de imigrantes europeus de várias procedências, localizada no núcleo colonial de Afonso Pena, hoje Ibituba.
   Distrito criado com a denominação de Baixo Guandu, pela lei estadual nº 1045, de 09-12-1915. Subordinado ao município de Linhares.
Pela lei estadual nº 1307, de 30-12-1921, o município de Linhares passou a denominar-se Colatina.
   Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Baixo Guandu figura no município de Colatina.
Elevado à categoria de município com a denominação de Baixo Guandu, pela lei estadual nº 6152, de 10-04-1935, desmembrado de Colatina, sede no antigo distrito de Baixo Guandu. Constituído do distrito sede. Instalado em 08-06-1935.
Em divisões territoriais datadas de 31-12-1936 e 31-12-1937, o município é constituído de distrito sede.
   Pelo decreto lei estadual nº 9222, de 31-03-1938, é anexado ao município de Baixo Guandu os distritos de Afonso Pena e Mascarenhas. Desmembrados de Colatina.
No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 3 distritos: Baixo Guandu, Afonso Pena e Mascarenhas.
   Pela lei estadual nº 15177, de 31-12-1943, o distrito de Afonso Pena passou a denominar-se Ibituba.
   Em divisão territorial datada de 01-01-1979, o município é constituído de 5 distritos: Baixo Guandu, Alto Mutum Preto, Ibituba, Quilômetro 14 do Mutum e Vila Nova de Bananal.


Título-
CONTOS/TROVAS/POEMAS

ANÚNCIOS
Cavalgada
Rodeio
10º Rodeio

O Regional- -2ª Quinzena de março/2012-  -INFORME- Página 16


CAPEL
============
Bolsa  Capixaba

ATÉ AQUI NOS AJUDOU O SENHOR DEUS E CONTINUARÁ AJUDANDO
=====================================================