quarta-feira, 4 de abril de 2012


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou, nesta quarta-feira (04), três casos de dengue tipo 4 pela primeira vez. Os pacientes são de Guarapari, Cariacica e Serra e passam bem. O vírus tipo 4 não é novo e não é, necessariamente, mais grave, já tendo circulado no Brasil anteriormente. Trata-se de uma quarta variação de uma mesma doença transmitida pelo mesmo mosquito. Portanto, as ações de prevenção e assistência são as mesmas adotadas no cuidado com demais sorotipos.

No Espírito Santo, havia, até então, a circulação dos sorotipos 1, 2 e 3 da dengue. Em outras palavras, isso significa que grande parte da população já foi sensibilizada por um ou mais destes tipos da doença - um paciente acometido por um tipo de vírus cria anticorpos e não o desenvolve mais. Como o tipo 4 não é comum no território capixaba, não há pessoas naturalmente imunes a ele. 

O vírus tipo 4 em si, portanto, não é nem mais e nem menos perigoso que os demais. Quem nunca teve dengue pode adquiri-lo e desenvolver sintomas clássicos da doença. Por outro lado, uma pessoa que já adoeceu por dengue pode ser acometida pelo vírus tipo 4 e, por causa da reincidência, apresentar sintomas mais graves. Essa lógica vale também se levarmos em consideração a reincidência apenas dos sorotipos 1, 2 e 3.

Ações

A Secretaria de Estado da Saúde já entrou em contato com os gestores municipais de saúde de Guarapari, Serra e Cariacica e se reuniu com as equipes de Vigilância Epidemiológica, controle do vetor e assistência para orientar na intensificação das ações de controle da dengue. Nos bairros onde houve a notificação dos três casos foi realizada uma visita técnica de profissionais dos municípios para adoção de medidas de controle do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.

Além disso, a Secretaria disponibilizou para os municípios onde foram registrados os casos de dengue técnicos do setor de Vigilância Epidemiológica e Vigilância Ambiental para auxiliar nas atividades de investigação e monitoramento das ações de vigilância e controle do vetor.

Tratamento

O tratamento de pacientes com dengue tipo 4 são os mesmos adotados nos demais tipos virais da doença. Antes mesmo de se dirigir à unidade de saúde municipal, a Secretaria de Estado da Saúde orienta que seja feita hidratação.

A hidratação tem que ser feita tanto em casa quando no serviço de saúde. Água, suco, chá e soro caseiro, tudo é indicado. Para fazer o soro caseiro, basta adicionar, em um litro de água, duas colheres de sopa de açúcar e uma colher (de café) de sal.

Para saber se a hidratação está sendo feita de modo correto, pode-se observar a cor da urina. Se estiver clara é sinal que está menos concentrada e que a ingestão de líquido está surtindo efeito. A hidratação é imprescindível porque a dengue “retira” o líquido de dentro dos vasos sanguíneos, comprometendo a circulação e beber líquido repõe a perda.

Sintomas

Os sintomas da dengue tipo 4 são iguais aos dos demais tipos. Aos primeiros sinais de febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas o paciente deve procurar a unidade de saúde municipal. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos, dor abdominal intensa e contínua, e vômitos persistentes podem indicar a evolução para um caso mais grave. Esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal.

Uma vez diagnosticado com a doença, a orientação é que no primeiro dia sem febre o paciente retorne à unidade de saúde para ser reavaliado pelo médico e detectar se há algum sinal de gravidade, como irritabilidade, sonolência, vômitos que não param, forte dor abdominal, tonteira, desmaio. O paciente também não sente vontade de urinar.

Saiba como combater o mosquito

Escolha um dia da semana para cuidar da sua residência. Se isso for feito, o ciclo de reprodução do mosquito da dengue será interrompido:

Lixo:
- Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada. Não jogue lixo em terrenos baldios.
- Jogue no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes latas, copos, garrafas vazias etc.
- Mantenha o saco de lixo bem fechado e fora do alcance de animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana.

Plantas e jardins:
- Encha de areia até a borda os pratos dos vasos de planta.
- Se você não colocou areia e acumulou água no prato de planta, lave-o com escova, água e sabão. Faça isso uma vez por semana.
- Se você tiver vasos de plantas aquáticas, troque a água e lave o vaso principalmente por dentro com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana.

Caixas d’água, calhas e lajes:
- Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje.
- Remova folha, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas.
- Mantenha a caixa d’água sempre fechada com tampa adequada.

Tonéis e depósitos de água:
- Mantenha bem tampados tonéis e barris d’água.
- Lave semanalmente por dentro com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água.
- Lave principalmente por dentro com escova e sabão os utensílios usados para guardar água em casa como jarras, garrafas, potes e baldes.
=======================================