quarta-feira, 21 de março de 2012


POLÍCIA  EM ESCOLAS  DE  BAIXO GUANDU

Com o objetivo de alcançar crianças e jovens e evitar que eles se envolvam com o tráfico de drogas a Polícia Militar do Estado do Espírito Santo, por meio do 8º BPM, implantou nesta terça-feira (20) o policiamento escolar nas cidades de Colatina e Baixo Guandu. A implantação do serviço na cidade de Marilândia está em estudo.


Serão atendidas todas as escolas estaduais e municipais, além das particulares quando solicitado. Os militares trabalharão em conjunto com o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido pela PM no Estado há 11 anos. Os policiais também serão treinados para lidar com crianças e adolescentes.
“O número de jovens envolvidos com drogas na região é grande e queremos reforçar o trabalho preventivo do Proerd. Educação é primordial para o futuro e para a construção de uma sociedade segura para todos”, disse o comandante do 8º BPM, tenente coronel Wellington da Costa Ribeiro.  
A implantação do projeto foi realizada após reuniões com todas as direções de escolas da região e representantes do Ministério Público, da Superintendência Regional de Educação do Estado e das Secretarias Municipais de Colatina e Baixo Guandú.
 Fonte-Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento
===============================
JÁ  ESTÁ  EM CIRCULAÇÃO  MAIS  UMA  EDIÇÃO DO JORNAL O  REGIONAL-
25  ANOS  DE  MUITA  NOTÍCIA

=============================
ECONOMIA

A saúde financeira dos municípios brasileiros padece de problemas sérios. Entre eles, o baixo nível de investimentos, baixa arrecadação própria e endividamento.

É o que apurou o Índice Firjan de Gestão Fiscal 2010. Segundo o levantamento, apenas 2% (95) das prefeituras têm gestão excelente no país. Em contrapartida, 64% dos municípios receberam uma classificação \"difícil\" ou \"crítica\".

O dado mais preocupante é o fato de que 83% dos municípios não geram nem 20% de receita própria. Assim, a esmagadora maioria (98,4%) precisa de transferências da União e dos Estados.

De acordo com a Firjan, apenas 83 prefeituras (1,6%) conseguem pagar a folha de pessoal com dinheiro próprio.

O levantamento apurou ainda que existe nos caixas dos municípios menos recursos para investimentos. Metade das prefeituras está em situação difícil ou crítica, tendo aplicado em 2010, em média, apenas 7% da receita.

Em relação aos restos a pagar: 19% das cidades deixaram menos dinheiro em caixa do que as obrigações a serem pagas no ano seguinte. Ou seja, rolaram suas dívidas de um ano para o outro.

Fonte-  Congresso em Foco,Com informações do blog do Zé Dirceu'
============================================================

MEIO AMBIENTE
O Brasil é candidato a país-sede do Fórum Mundial das Águas em 2018, e a cidade-sede pode ser Governador Valadares. A indicação foi feita pelo deputado federal Leonardo Monteiro (PT-MG), membro da subcomissão especial Rio+20 - criada pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Leonardo Monteiro foi o único deputado federal de Minas Gerais na sexta edição do Fórum, realizada em Marselha, na França, entre os dias 12 e 17 de março.
“Milhares de delegados discutiram como encontrar soluções para garantir o acesso à água doce em condições sanitárias decentes para todos no mundo. Estivemos reunidos com parlamentares de 140 países, que atuam na defesa das águas, discutindo soluções e propostas que os parlamentos podem contribuir para com o uso e gestão das águas”, destacou Leonardo Monteiro.
Realizado a cada três anos, o próximo Fórum Mundial da Água será organizado em 2015, na cidade de Daegu, na Coreia do Sul. Durante o Fórum de Marselha, a delegação brasileira na França apresentou a candidatura para sediar a edição de 2018. “Vários países estão disputando, e o Brasil é um deles. Como Minas Gerais é a ‘caixa d’água’ do Brasil, e a bacia do Rio Doce é de grande importância para Minas Gerais, nós indicamos que Valadares seja a cidade a receber o Fórum”,detalhou Leonardo.
DIA MUNDIAL DA ÁGUA
Nesta quinta-feira, dia 22 de março, celebra-se o Dia Mundial da Água. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) na década de 90, e em 2012 o tema escolhido para os debates é “Água Segurança Alimentar”.Embora dois terços do planeta Terra sejam compostos desse precioso líquido, apenas 0,008% da água existente é própria para consumo. Por isso, o Dia Mundial da Água é um momento importante de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para assegurar o acesso universal à água. O Brasil produz cerca de 12% da água doce superficial do planeta e por aqui circulam 18% de toda água doce superficial da Terra. No Brasil também está localiz ada grande parte da maior bacia hidrográfica do mundo, a Amazônica.
========================================================

 POLÍTICA
Magno Malta ironiza projeto de ICMS em audiência pública no Senado


 






Para o Governador Renato Casagrande, presente na audiência, “Espírito Santo ganhou espaço na audiência do Senado e conquistou adeptos para uma transição racional. Há mérito na proteção ao excesso de importações, mas há mérito na preservação das nossas receitas. Nossa tese de exclusão de produtos da cesta do Fundap está ganhando corpo", frisou o Governador Casagande apoiado pelo senador Magno Malta.

Malta disse que, “se não fosse a objeção de parlamentares de alguns Estados, a proposta teria sido votada a toque de caixa no ano passado por encaminhamento do ex-líder do governo no Senado Romero Jucá, autor do projeto”.

“É o Ministro da Fazenda, Guido Mantega jogando com cartas marcadas”, cutucou o senador capixaba, referindo-se ao fato de Jucá ter dito, em entrevista recente, que o projeto da resolução teria como mentor o próprio Guido Mantega. Subindo a voz, Magno movimentou a audiência pública conjunta de duas comissões do Senado que debate a proposta.

Malta foi mais longe e deixou claro que a discussão do projeto não deve se limitar a conceder compensações aos Estados que podem vir a ser prejudicados com a alteração da alíquota. “O que nós não queremos é ganhar prêmio de consolação”, falou irritado Magno Malta.

Também em tom de voz alto, o governador Renato Casagrande, ao lado dos chefes do Executivo de Goiás, Santa Catarina, Ceará e o vice-governador do Pará, senadores destes e de outros Estados, defendeu uma transição gradual da redução das alíquotas interestaduais incidentes sobre importados. “a eventual mudança da alíquota do ICMS interestadual para importações não pode desorganizar a economia capixaba”, alertou Casagrande.

Magno Malta reforçou que “o Brasil não pode esperar, é verdade. Mas o País não pode desorganizar o Espírito Santo. São 40 anos de trabalho pioneiro de um pequeno estado, mas com grande vocação para o mercado internacional.” Lembrou Malta para uma plateia com muitos empresários capixabas. Lógico, foi bastante aplaudido.

Na visão do economista Antônio Carlos Medeiros, que liderava um grupo de empresários do Espírito Santo, “Magno Malta fortaleceu os interesses do Espírito Santo e usou uma linguagem direta e didática para mostrar o risco que ameaça a economia capixaba”, acentuou.

“Eu gostei da audiência e principalmente da forma dura e clara exposta pelo senador Magno Malta ao apoiar o Governador Renato Casagrande. É momento de união muito importante para o nosso Estado”, finalizou Clério José, empresário de Vila Velha.
Fonte: Assessoria de Imprensa
========================================================
MENSAGEM  DE  ESPERANÇA
Na última hora

Certo homem recebeu o triste diagnóstico de que não teria mais do que dois ou três meses de vida. Desesperado, correu até a igreja da qual era membro, mas nunca havia efetivamente frequentado. Sentia que sua fé era pequena demais e o tempo era curto para que pudesse se redimir de todos os erros cometidos. Achou que não tinha mais tempo para salvar sua alma. Não é o tempo que passamos dentro da igreja, ou o tamanho da nossa fé, ou as coisas que fazemos ou deixamos de fazer que nos salvam. Mas o fato de confiarmos em Jesus, que morreu e ressuscitou para nos dar a vida eterna de presente, simplesmente por amor. Este homem ainda teve tempo para se arrepender e confiar em Jesus, assim como o malfeitor ao lado de Cristo na cruz ganhou do Salvador a vida eterna, mesmo que tenha sido na última hora. Deus quer salvar a todos, e quer que todos vivam sempre com esta certeza no coração, e não que deixem para pensar nisso somente na última hora.

Oremos: Senhor Deus, eu quero viver cada dia da minha vida com a certeza de que Cristo me salvou. Ensina-me a falar disso para outras pessoas também, a fim de que vivam com a alegria e a paz que só Cristo pode dar. Amém.
Fonte- Hora  Luterana
=============================================================

PROIBIÇÃO  DE  TRANSMISSÕES  DE  LUTAS  PELA TV
O Projeto de Lei 5534/2009, que veda a transmissão de lutas marciais pelas emissoras de televisão, será debatido em Audiência Pública. A discussão sobre o assunto contará com representantes das emissoras de TV, educadores, representantes da universidades e do Instituto Nacional de Defesa do Consumidor, além dos presidentes da Frente Parlamentar Evangélica e Frente Parlamentar Católica. Anderson Silva, lutador profissional de MMA também foi convidado a comparecer à audiência.
A audiência foi requerida pelo Deputado Sibá Machado, visando ampliar a discussão sobre o projeto, que está em análise na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática. O escopo do projeto seria a resguardar crianças, adolescentes e adultos do contato com cenas de violência explícita, também levando em consideração a ofensa aos direitos humanos.
De acordo com o requerimento, “as sociedades têm obrigação de educar seus cidadãos, as crianças e adolescentes de modo especial, para a solidariedade, para o espírito coletivo, para a paz. A educação não é atribuição exclusiva da escola estrito senso. Um conjunto de instituições é que acabam por configurar a educação – e, sem dúvida, a televisão, por seu enorme poder, é parte do esforço educacional, até por atribuição constitucional.”.
O texto argumenta sobre a influência nociva das lutas sobre telespectadores, à sociedade e aos próprios lutadores, e ainda faz duras cíticas ao estilo de luta MMA (artes marciais mistas), e ao Ultimate Fighting Championship – UFC, que é a organização responsável pelas lutas. Descreve casos onde um lutador morreu e outro ficou tetraplégico por causa das lutas, e afirma: “ Campeonatos de MMA e UFC, não são apropriados para seres humanos”.
Fonte: Gospel+
====================================
DILMA  LANÇOU PROGRAMA  EDUCAÇÃO NO CAMPO
A presidenta Dilma lançou  ontem o Programa Nacional de Educação no Campo – Pronacampo, que oferece apoio técnico e financeiro aos estados, Distrito Federal e municípios para implementação da política de educação do campo, atendendo escolas rurais e quilombolas. O investimento anual do programa será de R$1,8 bilhão.

“Dentro da nossa estratégia de combate à miséria, junto com o Bolsa Família, a nossa busca ativa, este programa é um dos eixos estratégicos porque aposta não só em retirar as pessoas das condições de miséria a que foram condenadas durante décadas, mas implica sobretudo em garantir que as gerações futuras terão um outro tipo de horizonte de oportunidades à sua frente”, disse a presidenta, em solenidade no Palácio do Planalto.

Serão criados o Programa Nacional do Livro Didático – em que três milhões de estudantes receberão material relacionado à realidade do campo – e o Mais Educação, que oferecerá diversas atividades pedagógicas.

A formação de professores também receberá atenção especial, com oferta de aperfeiçoamento para profissionais do campo e de escolas quilombolas. Para desenvolver a educação de jovens e adultos e a educação profissional e tecnológica, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Campo apoiará a inclusão social dos jovens e trabalhadores do campo, destinando 120 mil bolsas de estudo.

Quanto ao eixo de infraestrutura física e tecnológica, o programa apoiará a construção de três mil escolas e a aquisição de oito mil ônibus escolares, além de promover a educação digital e o uso pedagógico da informática por meio da instalação de recursos digitais em 20 mil centros educacionais até 2014.
============================================
JÁ  ESTÁ  EM CIRCULAÇÃO  MAIS  UMA  EDIÇÃO DO  JORNAL O  REGIONAL
==========================================