terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Baixo  Guandu  também recebeu  retroescavadeira

=É  bom  lembrar  que  este  maquinário  é  um programa  do  Governo Federal em  pareceria  com o Governo  do Estado. E  destina-se  na  recuperação de  estradas e  na  construção de  caixas secas=
Prefeituras do interior do Espírito Santo receberam um reforço que irá beneficiar a manutenção de estradas rurais e a reservação de água. Na manhã desta terça-feira (19), um conjunto de retroescavadeiras foi entregue a 36 municípios com população inferior a 50 mil habitantes. A ação faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2.
A entrega realizada na Praça do Papa, em Vitória, contou com as presenças do governador Renato Casagrande, do vice-governador Givaldo Vieira, da secretária de Desenvolvimento Territorial do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) Andréa Butto, do secretário de Estado da Agricultura Enio Bergoli, do delegado federal do MDA no Espírito Santo Josean de Castro Vieira, de deputados estaduais, de prefeitos de 33 municípios beneficiados, dos presidentes do Incaper, Evair Vieira de Melo, e do Idaf, Davi Diniz, entre outras autoridades e lideranças e da população.
“Com a parceria do MDA, conseguimos levar mais avanços ao interior do Estado para dar estrutura aos municípios e melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram no campo. As retroescavadeiras irão facilitar o reparo e abertura de estradas e garantir o fluxo de pessoas e cargas às localidades rurais em qualquer época do ano”, declarou o governador Renato Casagrande.
Os municípios deverão empregar as máquinas em serviços destinados à recuperação e manutenção de estradas vicinais, garantindo o escoamento da produção agrícola capixaba, em sua maioria oriunda da agricultura familiar, e o acesso aos serviços de Saúde e Educação. Além disso, o equipamento deverá ser utilizado na construção de estruturas (caixas secas) para armazenar água da chuva e em assentamentos.
“As entregas das retroescavadeiras para todos os municípios com menos de 50 mil habitantes são feitas por meio do PAC, que é o maior programa de infraestrutura da história do Brasil. A parceria com o Governo do Espírito Santo promove o desenvolvimento justo ao levar benefícios para os agricultores familiares, que produzem o alimento que chega até nossa mesa”, afirmou a secretária Andréa Butto.
Segundo o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, os governos estadual e federal priorizam a agricultura como ferramenta de transformar o interior capixaba. “Estamos atendendo a quem mais precisa, que são os agricultores familiares. Com as entregas de hoje, estamos colhendo os frutos da parceria com o MDA e temos a alegria de cumprir a determinação do Governo do Espírito Santo de levar desenvolvimento a todas as regiões do Estado”, afirmou.
O investimento na aquisição das máquinas foi de R$ 5,5 milhões para beneficiar mais de 225 mil pessoas que vivem no meio rural. Com a entrega desta terça-feira (19), somada à entrega de outras 31 retroescavadeiras em 2012, o Espírito Santo alcança a marca de 100% de municípios com menos de 50 mil habitantes contemplados com esse modelo de máquina dentro do PAC 2.
“Hoje é um dia de felicidade para os prefeitos, que já começam o mandato muito satisfeitos com os equipamentos que irão ajudar os produtores rurais dos municípios. Estas entregas mostram a preocupação dos governos com a interiorização do desenvolvimento para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, disse o presidente da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo, Elieser Rabello.

“Estamos garantindo hoje que todos os municípios capixabas com menos de 50 mil habitantes contem com uma retroescavadeira, o que vai melhorar a infraestrutura para beneficiar quem oferta os alimentos para a mesa dos cidadãos, que são os agricultores familiares. Essa ação mostra o objetivo do Governo Federal de desenvolver os municípios e universalizar políticas públicas e trabalhar em conjunto com o Governo do Espírito Santo”, declarou o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Espírito Santo, Josean de Castro Vieira.
Nesta segunda etapa das entregas, foram contemplados os municípios de Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Anchieta, Apiacá, Atilio Vivácqua, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte, Castelo, Conceição do Castelo, Dores do Rio Preto, Fundão, Governador Lindenberg, Ibiraçu, Itapemirim, Itarana, João Neiva, Laranja da Terra, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Roque do Canaã, Sooretama, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante e Vila Pavão.
IDAF ganha reforço na frota de veículos
Em conjunto com a entrega das retroescavadeiras para 36 municípios do Espírito Santo, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) oficializou a entrega de oito veículos adquiridos pelo Instituto, por meio de convênio firmado com a Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Os veículos serão utilizados nas atividades do Departamento de Terras e Cartografia (DTCAR) e da Unidade Técnica Estadual (UTE).

O diretor-presidente do Idaf, Davi Diniz de Carvalho, explica a importância da aquisição. “Foram investidos aproximadamente R$ 283 mil para compra dos veículos a fim de auxiliar no projeto de fotocadastro dos imóveis rurais dos municípios de Mantenópolis, Ecoporanga, Vila Pavão e Barra de São Francisco e no georreferenciamento dos terrenos identificados como devolutos, com a posterior emissão dos títulos. Dois desses veículos também darão suporte ao desenvolvimento das atividades do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), que é uma ferramenta essencial para o cumprimento das metas do Governo do Estado de combate à pobreza rural”, disse Davi Diniz.
===========================================

JORNAL O REGIONAL
Baixo Guandu  e  região.
===========================================