sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013



Jornal O Regional
Filiado ao Sindjores
Ano XXVII- Nº 403
1ª/2ª Quinzena de Janeiro de 2013
Edição de 12 Páginas- R$ 0,90
Baixo Guandu-Espírito Santo

Título-
Parceria entre Vale e Instituto Terra recuperará nascentes em Aimorés
= 500 nascentes do Rio Capim em Aimorés serão recuperadas=
 Foto- Rio Capim
   A Vale irá destinar cerca de R$ 2 milhões para o “Programa Olhos D’Água” que é desenvolvido pelo Instituto Terra, com o objetivo de proteger e recuperar cerca de 500 nascentes do rio Capim, em Aimorés, que compõem a bacia hidrográfica do Rio Doce. A parceria que teve início este ano, irá se estender até dezembro de 2015, totalizando 40 meses. Além de restaurar essas nascentes, o projeto permitirá, ainda, que sejam recuperados os ecossistemas naturais do município mineiro associados a essas fontes.
   Entre as ações que fazem parte do programa estão: a elaboração de projetos técnicos de adequação ambiental de 300 propriedades rurais da área de influência do rio Capim; a mobilização e a sensibilização de 300 produtores rurais e de suas respectivas famílias para a execução do projeto; treinamento e capacitação de outros 180 para a sua implementação; e a implantação de 200 fossas sépticas nas propriedades rurais, beneficiadas pela iniciativa, como forma de diminuir o impacto da contaminação das nascentes e, assim, contribuir para a melhoria da qualidade de vida na região, entre outras ações. 
   “Com essa parceria estamos contribuindo para a recuperação de um importante manancial e dos ecossistemas que o compõem. Trata-se de uma iniciativa que gerará ganhos positivos para as gerações atuais e futuras, já que envolve não só o desenvolvimento socioambiental da região de Aimorés, e que, refletirá na melhoria da qualidade de vida das comunidades localizadas no entorno do rio Capim e, de forma mais ampla, de todos aqueles que, são beneficiados pela bacia hidrográfica do Rio Doce”, declara o diretor de Operações da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), Carlos Quartieri.
   Além de recuperar o patrimônio ecológico da região, a parceria entre a Vale e o Instituto Terra irá beneficiar uma população de 25 mil habitantes da área de influência do rio Capim, número que representa 80% da população do município de Aimorés.

Anúncios-
Farmácia Paixão
Agro-Mais



O Regional-  -1ª/2ª Quinzena de Janeiro/2013-  -OPINIÃO- -Página 02
Título-
DALMON

Título-
PALANQUE

GIVALDO ATENDE BAIXO GUANDU
   As movimentações políticas do vice-governador Givaldo Vieira em Baixo Guandu têm se intensificado, dando a entender que, o mesmo terá o apoio do prefeito Neto Barros em sua disputa no próximo ano, para Deputado Federal. Pelo menos é o que se tem comentado no meio político. Mas Neto Barros também teve apoio do Deputado Federal Paulo Foleto e Suely Vidigal (que deverão concorrer a reeleição) e do Secretário E. de  Esportes Vandinho  Leite, que  aliás, é  natural de  Baixo Guandu.
   Por outro lado, as articulações de Givaldo Vieira têm causado “ciúmes’, em outros políticos, que pretendem concorrer a uma vaga de Deputado Federal.

MIRO EM BAIXO GUANDU
   Miro Vilarim ex-vereador de Itaguaçu esteve em Baixo Guandu no dia 18 de janeiro, para uma visita ao prefeito Neto Barros e ao vice Eloy Júnior. Miro foi candidato a prefeito naquele município e perdeu por uma diferença mínima de 248 votos. Ele agora assessora o deputado Federal Manato em 14 municípios da região.
   Miro nesta visita teve contatos com o vereador Juscelino Henck e com o ex-vereador Tim Andreatta.

E A DIREÇÃO DO HOSPITAL?

   O novo diretor do Hospital Dr. João dos Santos Neves de Baixo Guandu deverá ser indicado nos próximos dias. Um possível nome é do ex-vereador Jonas do Rosado, que tem experiência no assunto, uma vez que, foi Secretário Municipal de Saúde.

MAIS UM PARTIDO

   Para quem não está satisfeito com o seu partido dentre os mais de 30 que existem, já está surgindo mais um, trata-se do PDP (Partido Democrata Progressista), sendo o presidente da Comissão Organizadora Nacional, Ronaldo Nóbrega Medeiros. O mesmo é centro-direita.
   Caso você queira falar com a direção do partido é só ligar (61) 9956-5513.

DEPUTADO “MÃO VAZIA”
 
   Um deputado Federal que sempre está em Baixo Guandu em período eleitoral ou em solenidades, tem chamado a atenção, pois, fala/fala/fala, agradece os votos que teve em Baixo Guandu em 2010 e depois vai embora. Resultado: nunca falou sobre alguma emenda do Governo Federal que ele tivesse conseguido para a população. Mas... 2014 está chegando...

PARTIDO QUER TER CANDIDATO A DEPUTADO

   O PPS de Baixo Guandu quer lançar candidatura própria para Deputado Estadual ao invés de apoiar candidato de outra sigla. Foi o que garantiu o presidente da sigla guanduense, Adiézio Paulino Ribeiro (Deda). Por essa razão, ele esteve em Vitória com o prefeito Luciano Rezende, que é presidente do PPS estadual, comunicando a decisão e pedindo apoio.
   Segundo Deda, um influente comerciante na cidade já se filiou no PPS e deverá ser o candidato de Baixo Guandu para Deputado Estadual pelo PPS. O nome será conhecido em breve pela população. Deda quer ver o PPS caminhando com “as próprias pernas” e com candidatura própria.

Título-
PARTICIPAÇÃO

 CONHECENDO OS NÚMEROS DO BRASIL: MORTALIDADE INFANTIL
*Alexandre Sylvio Vieira da Costa

   A partir desta semana iremos comentar um pouco mais sobre o Brasil. Este país continental com uma população de quase 200 milhões de pessoas, que tem muitos problemas, é claro, mas que apresentou também grande evolução nas últimas décadas. Não iremos nos prender as questões partidárias ou políticas, mas queremos analisar a evolução como um grande continuísmo das ações dos nossos gestores com seus erros e acertos, alguns com mais acertos, outros... Tentamos prever o que vai acontecer no futuro, mas não temos bola de cristal para afirmações, afinal, são muitas variáveis que estão em constantes mudanças e que alteram freqüentemente as nossas expectativas. Os nossos economistas, por exemplo, previram em janeiro deste ano um PIB de 4,5% para o país e a vamos fechar o ano com 1,2%, no máximo. Mas, olhando para o passado e comparando com o presente podemos constatar que, a evolução econômica e social realmente aconteceu e esperamos que, continue assim.
   Vamos analisar hoje a taxa de mortalidade infantil. Segundo dados oficiais do IBGE, em 1930 o índice de mortalidade infantil no Brasil era de 162 crianças para cada grupo de mil crianças nascidas. No Nordeste esta situação piorava com índices acima de 193 crianças que morriam a cada grupo de mil. Passados longos 45 anos, em 1975, estes valores caíram para 100, uma queda de 38%. Após quinze anos, em 1990, os valores de mortalidade infantil já estavam em 50 para cada grupo de mil crianças nascidas vivas, ou seja, em apenas quinze anos reduzimos estes valores em 50% em relação a 1975, uma queda muito expressiva. Ao longo dos anos estes números vergonhosos caíram constantemente e em 2010, após vinte anos, pasmem: Os valores de mortalidade infantil já eram de 17 crianças falecidas para cada grupo de mil nascidas vivas, uma redução em relação a 1975 de 66%.
   Estamos muito distantes de países líderes em mortalidade infantil como Serra Leoa onde estes valores foram de 114 crianças falecidas para cada grupo de mil, Moçambique com 92 e Camarões com 84. Mas se compararmos com os países desenvolvidos como o Japão onde este índice é de apenas duas crianças falecidas para cada grupo de mil, Austrália com quatro e Canadá com cinco, ainda temos muito a avançar. Muitas regiões do Brasil ainda apresentam a mortalidade infantil semelhante aos números da África.
   Os investimentos em saúde pública devem continuar com a melhoria no atendimento a gestante pelo sistema público assim como na prevenção e no tratamento das doenças dos recém nascidos e crianças.
   O caminho já foi traçado, mas novas idéias deverão surgir melhorando cada vez mais o nosso sistema de saúde em relação à gestante e a estes pequenos seres que serão os nossos futuros gestores e líderes da nação.
*Alexandre Sylvio Vieira da Costa
Engenheiro Agrônomo - DSc Produção Vegetal
Assessor de Pesquisa e Pós Graduação
Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE
Título-
MOMENTO

UM DIA MUNDIAL DA RELIGIÃO?
 *Rev. Ângelo Vieira da Silva

   O dia 21 de Janeiro de cada ano é o Dia Mundial da Religião. Do grego threskeia e do latim religare, o termo designa a ligação do homem com seu “Deus”. Aparentemente, desde sua criação em 1949 por uma assembléia da religião persa Bahá’í, o objetivo seria a unidade entre todas as religiões do mundo. Beiraria a utopia esta aspiração? Creio que sim.
   A maioria das religiões chama para si a verdade e são fontes de muitos conflitos políticos, éticos, morais, filosóficos, dentre outros. Entre elas a verdade se torna extremamente relativa, ponto que é exacerbado em nosso tempo. Se as tradições e textos sagrados das religiões ditam a fé em cada sistema é fácil compreender que a maioria dos princípios religiosos serão desiguais entre si; haverá óbvias divergências entre a Bíblia, o Rig-Veda, a Tradição Romana, a Torá, o Alcorão, o Livro dos Espíritos, os Vedas (como o Mahabharata), o Zend Avesta, etc... Poucos serão os preceitos comuns. 
   Neste texto, entretanto, pretendo não criticar essa ou aquela religião, apesar de crer e ter uma cosmovisão de fé pessoal. Sim é difícil falar de religião neste escoço, mas arriscarei, uma vez que, a reflexão sobre o papel das religiões no mundo é abundantemente atraente neste dia. Sugiro como palavra-chave desta meditação o RESPEITO. 
   É extremamente perigoso pensar que as pessoas de uma religião diferente da qual adotamos não mereçam nossa atenção, respeito e até amor. Muitos agem assim. Por considerarem sua religião a verdadeira, fogem do campo legítimo da discussão saudável de idéias e preceitos para afrontar o próximo, guerrear e esmagá-lo com jugos que, na maioria dos casos, nem mesmo sua religião endossa. Isto não é humano e não pode ou deveria ser Religião. A doutrinação tolerante precisa ser essencial às religiões. 
   Creio que o Dia Mundial da Religião, para alguém religioso como eu e muitíssimo outros pelo mundo, precisa ser um dia de respeito e reflexão, um momento de enfatizar as inúmeras contribuições excelentes que religiões prestaram à humanidade ao longo dos séculos e lembrança dos seus pecados e erros – sim, por que não? – a serem esclarecidos e abandonados para a posteridade. Sinceramente, não acho que exista religião perfeita. 
   Tolerância? Prefiro a palavra respeito, apesar de ouvirmos muito sobre a intolerância religiosa. O Dia da Tolerância é outro e devo lembrá-lo, afinal, “todas as pessoas têm direito à liberdade de pensamento, consciência e religião” (art. 18 da Declaração de Paris em 1995; instituído pela UNESCO). 
   Quanto aos cristãos, já que representam a religião predominante no país, relembro os ensinamentos na carta de Tiago 1.26-27: “Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes, enganando o próprio coração, a sua religião é vã. A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo”. Admitindo as relações entre fé a ações legítimas que a Igreja precisa demonstrar, compreendam irmãos, a religião pura e sem mácula envolve ortodoxia e ortopraxia. O grande conflito que vejo entre nós, cristãos comprometidos com a Bíblia, é a incoerência entre a mensagem que pregamos e os caminhos que tomamos. Muitos outros são melhores do que nós nesta relação; e nem são cristãos... Pense nisto! 
*Rev. Ângelo Vieira da Silva
Pastor da 1ª Igreja Presbiteriana de Resplendor
___________________________________________________________________

Título-
Expediente




O Regional-  -1ª/2ª Quinzena de Janeiro/2013-  -POLÍTICA- Página 03

Título-
Câmara poderá ter uma nova sede
    -Texto e Foto Wanderlei Schulz-

Foto- Presidente da Câmara Pedro Mathias

  Vereador pelo primeiro mandato e conseqüentemente, também presidente da Câmara Municipal de Baixo Guandu, Pedro Mathias (do SAAE), que sempre tomou uma posição de Cristão em suas decisões, falou para o JORNAL O REGIONAL dia 22 de janeiro: “o que tenho politicamente foi DEUS quem me deu”. A sua preocupação está relacionada em atender bem a população, por isso, tem uma posição de construir uma nova sede da Câmara Municipal, ou ampliar a atual, já que, existe um lote anexo ao atual prédio. Para ele, as instalações não comportam a demanda de trabalhos e não têm um espaço para atender a todos e, antes de tomar qualquer decisão, fará um estudo para verificar o que é viável.
   Pedro Mathias quer em seu mandato de presidente reestruturar a Câmara, valorizar os servidores com um melhor ambiente de trabalho e respeitar sempre os seus direitos. Sobre o seu relacionamento com todos os vereadores, uma vez que foi eleito presidente com votos por unanimidade, ele disse que está tendo o relacionamento melhor do que esperava com os vereadores da oposição. “O diálogo é permanente com todos, procuro conversar com os vereadores antes de colocar qualquer projeto em votação”, frisou Pedro Mathias.
   Sobre a sua eleição para presidente do Legislativo Guanduense, Pedro Mathias, falou que não pensava em ser presidente, “pensava em ser um vereador”, informou que não fez acordo com ninguém, “mas queria deixar o meu nome sob apreciação dos demais vereadores para disputar a eleição”. Ele agradece o apoio de todos os 10 vereadores que foram unânimes em apoiá-lo, “o que depender de mim vai haver harmonia entre os poderes para o bem estar da população e veraz que o filho teu não foge a luta” concluiu o presidente da Câmara de Baixo Guandu Pedro Mathias (PSD).

Título-
Os Secretários do Prefeito Neto Barros

Foto- Cenira Antônia da Silva e secretária da Educação.
Foto- Wilton Minarine é secretário de Esportes e Lazer.

   Já concluindo o primeiro mês de mandato, o prefeito Neto Barros (PCdoB), segundo fontes, o mesmo tem acompanhado a situação da Prefeitura. O seu secretariado já foi montado: para a pasta da Educação está a professora aposentada Cenira Antônia da Silva, que foi diretora da Escola Governador Lacerda de Aguiar, Presidente do PDT, ex-vereadora e ocupou esta mesma pasta na gestão de Chico Barros.
  Para a Secretaria M. de Esportes e Lazer está de volta o ex-vereador Wilton Minarine do PR. Ele já havia sido Secretário de Esportes, na Administração de Lastênio Cardoso.   O professor Lourival Demuner foi convidado para a Secretaria de Meio Ambiente já aceitou e assumiu, ele, que já foi diretor da Escola José Damasceno Filho, é também do PR.
  Para a Secretaria Municipal de Saúde assumiu a pasta Sônia Grassi, desconhecida do meio político de Baixo Guandu, pois, é moradora em Colatina. Na Secretaria de Obras, assumiu Cláudio Quintela, que atuou na Administração de Cici Pereira. Na Secretaria da Agricultura está Rubens (Rubão) Teixeira, esposo da professora Cláudia Teixeira, que trabalhou na Educação na época do prefeito Chico Barros. Para a Secretaria de Administração está o comerciante Adônias Menegildo. Na Secretaria de Desenvolvimento-Indústria e Comércio assumiu: Clóvis Rodrigues, filho do ex-candidato a vereador Didiu. E na Secretaria de Ação Social, a mãe do prefeito Neto Barros, Zilma Zandomênico de Barros.
   A Prefeitura de Baixo Guandu tem 09 secretarias e ainda deverão ser criadas mais 03: Gabinete, Cultura e Comunicação.

Título-
Residencial Ricardo Holz elege nova diretoria de Associação de Moradores

   Dia 20 de janeiro aconteceu a eleição da Associação de Moradores do Residencial Ricardo Holz. Foram 54 moradores votantes e todos votaram na única chapa, não havendo votos em branco.  Com um mandato de dois anos, a nova diretoria tem várias metas entre elas, ter em mãos a sede, que é o antigo almoxarifado e lá poder construir um galpão para reuniões e eventos.
  Outro problema é com relação aos correios, pois, no Residencial Ricardo Holz não tem carteiros, com isso, os moradores têm que procurar na agência, as suas correspondências e boletos. Sobre este caso, o vice-presidente Adiézio Paulino Ribeiro já manteve contato com os 03 senadores (Ricardo Ferraço, Ana Rita e Magno Malta) para interferir junto ao Ministério das Comunicações e cobrar mais carteiros para Baixo Guandu, em especial, o Residencial Ricardo Holz.
  Compõem a diretoria da Associação de Moradores, os seguintes membros: Presidente: João Geraldo César da Vitória, Vice: Adiézio Paulino Ribeiro (Deda), 1ª Secretária: Camila Boasquives Félix, 2º Secretário: Sireli Inácio. Conselho Fiscal - Membros efetivos: Eli Gonçalves Valverde, Clodoaldo Rodrigues e Paulo César da Vitória. Suplentes: Zenir Jardim Marques, Magna Andréia dos Anjos Lelles da Vitória e Vanderlei Pagung.



Título-
SAAE TEM NOVO DIRETOR

   O SAAE de Baixo Guandu já conta com um novo diretor: trata-se do funcionário de carreira Luciano Dobem. Politicamente Luciano é ligado ao PT, ele já foi diretor do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, tendo realizado uma gestão a altura naquela entidade sindical. Informações dão conta de que ele, era transparente, ouvia os filiados e prestava contas ao sindicato.



O Regional-  -1ª/2ª Quinzena de Janeiro/2013-  -SERVIÇO- Página 04
Título-
DICAS DE CONCURSO

Sanear - Foi divulgado o edital Nº. 001/2012 / SANEAR/ES, para realização de concurso público do Serviço Colatinense de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental – SANEAR. O certame visa preencher 22 vagas de Níveis: Médio e Superior com remuneração que varia entre: R$ 622,74 e R$ 4.252,71, por jornada de trabalho, de 20 a 40 horas semanais.
Cargos
Operador de ETA, Fiscal, Motorista, Profissional de Suporte III, Técnico de Edificações, Técnico de Segurança do Trabalho, Técnico em Informática, Procurador, Engenheiro (Ambiental, Civil e Químico), Tecnólogo em Saneamento Ambiental e Gestão Ambiental, Assistente Social e Contador. Serão reservadas aos portadores de necessidades especiais 5% das vagas oferecidas.
Inscrição
   Os interessados deverão se inscrever do dia 07 de janeiro a 06 de fevereiro de 2013, pelo site: www.funcab.org ou no posto de atendimento localizado no Edifício Colatina Hotel - 1º piso - Endereço: Praça Altemar Dutra, nº 155 Centro, Colatina - ES, Ponto de referência: em frente à Rodoviária, das 09h às 17h de segunda a sexta-feira (exceto feriados).
A taxa de inscrição é de:
Nível Médio: R$ 60,00;
Nível Superior: R$ 80,00.
Prova
   O concurso constará de prova objetiva, discursiva, prática e títulos. A prova objetiva e a discursiva serão aplicadas provavelmente no dia 03 de março de 2013, em locais e horários a serem divulgados no site www.funcab.org, a partir do dia 25 de fevereiro de 2013.
   O gabarito será divulgado a partir das 12: 00 do dia 05 de março de 2013, através dos sites: www.funcab.org, www.sanear.es.gov.br e www.colatina.es.gov.br
   Os títulos deverão ser entregues do dia 26 a 28 de março de 2013.
   A prova prática está prevista para ser realizada no dia 6 e/ou 7 de abril de 2013, em local e horário que, serão divulgados através de ato de convocação, no posto de atendimento localizado no Edifício Colatina Hotel - 1º piso - Endereço: Praça Altemar Dutra, nº 155 Centro, Colatina - ES, Ponto de referência: em frente à Rodoviária e no site: www.funcab.org, a partir do dia 22 de março de 2013.
]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]

CODEMIG: a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (CODEMIG) abriu edital N° 01/2012 de concurso público para o provimento de vagas em aberto e formação de cadastro de reserva para os cargos de Analista e Agente. O certame está sob a responsabilidade da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa - FUNDEP e a oferta é de 36 vagas para profissionais de níveis médio e superior, com salários de até R$ 5.100,00 e jornada de 40 horas semanais.

Cargos
- Médio/Técnico: Agente para as funções de Assistente Administrativo, Técnico de Tecnologia da Informação, Técnico Projetista e de Técnico em Topografia;
- Superior: Analista para as funções de Advogado, Analista de Administração, Analista de Comunicação Social, Analista de Meio Ambiente, Analista de Recursos Humanos, Analista de Sistemas, Analista de Tecnologia da Informação, Arquiteto, Auditor, Bibliotecário, Contador, Economista, Engenheiro Civil, Engenheiro Civil Orçamentista, Geólogo, Geofísico e Secretária Executiva.
Inscrições
Os interessados deverão fazer suas inscrições via internet, no endereço eletrônico www.gestaodeconcursos.com.br, das 9 horas do dia 07 de fevereiro às 19 horas do dia 13 de março de 2013.

   Serão disponibilizados às pessoas que não tem acesso à internet, um computador e uma impressora para que, possam realizar suas inscrições, na FUNDEP/Gerência de Concursos Avenida Presidente Antônio Carlos, nº. 6.627 - Unidade Administrativa II - 3º andar - Campus Pampulha/UFMG - Belo Horizonte (acesso pela Av. Antônio Abrahão Caram - Portão 2), no horário das 9h às 11h30min ou das 13h30min às 16h30min,(exceto sábados, domingos e feriados).

   Os valores a serem pagos a título de Taxa de inscrição são os seguintes:
- Cargos/funções de Nível Médio Completo: R$ 50,00;
- Cargos/funções de Nível Médio Técnico Completo: R$ 50,00;
- Cargos/funções de Nível Superior Completo: R$ 70,00.

Provas
   As provas serão aplicadas no município de Belo Horizonte/MG, provavelmente, no dia 28 de abril de 2013, ficando esta data subordinada à disponibilidade de locais adequados à realização das provas.

Validade
   O prazo de validade do concurso público será de 1 ano, contados a partir da data publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez por igual período, a critério da CODEMIG.
Título-
OPINIÃO LIVRE

O verão de Cachoeira
Mauro Bomfim

   Carlinhos Cachoeira está curtindo o verão. Fraudou o erário e foi à praia. O contraventor foi libertado estranhamente, num julgamento de uma das Turmas do Tribunal Regional Federal em que o voto de concessão de liberdade para o bicheiro prevaleceu por maioria escassa.
   Carlinhos Cachoeira está livre, leve e solto no verão do litoral baiano. Curte o verão ao lado da bela mulher, que ficou conhecida como a musa da CPI e que exibe todas suas formas, sem qualquer pudor, para as câmeras dos paparazzi de plantão.
   Cachoeira se refestela com água de coco, banho de mar, rindo e fazendo escárnio da Justiça e de todos nós. Bebendo, comendo do bom e do melhor, falando ao celular, representando, mesmo em férias, no palco do teatro de seus delitos e acionando do resort de luxo toda a sua rede de contravenção.
   Enquanto isso, paira no ar um misto de perplexidade e temor de que destino idêntico seja vivido pelos mensaleiros. Aguardando a publicação do longo acórdão do Supremo que os condenou e já maquinando os sucessivos embargos declaratórios para atrasar o cumprimento da pena, os mensaleiros podem simplesmente se evaporar e não ir para a cadeia.
   Toda uma nação que exalta a figura do negro Joaquim Barbosa, o homem de punhos de renda que mais parecem punhos de aço e cuja toga negra foi o exemplo de justiça implacável contra os mensaleiros. Mas pode haver frustração, como no caso de Carlinhos Cachoeira, nesse verão de janeiro curtindo as delícias do paraíso no litoral baiano.
    As celas do presídio de Tremembé foram preparadas no final de ano para abrigar os famosos mensaleiros, como o ex-ministro José Dirceu e outros, aguardando a ordem de prisão a ser decretada pelo Ministro Joaquim Barbosa, que preferiu aguardar a publicação do acórdão da ação penal do mensalão.
   Resort de luxo ou presídio de Tremembé? A nação inteira põe fé na postura inflexível do Ministro Joaquim Barbosa e aguarda que os mensaleiros cumpram efetivamente a pena imposta pela Suprema Corte, sob o risco de desmoralização total da justiça brasileira.
   O cenário de um litoral paradisíaco seria a carta de alforria para fraudadores dos novos tempos. O presídio de Tremembé é o lócus adequado para os que assaltaram a bolsa pública. No litoral, os mensaleiros conviveriam com águas esverdeadas, coqueiros, sombra e água fresca. Em Tremembé estarão em companhia de criminosos famosos, como os irmãos Cravinho, o casal Nardoni, o jornalista Pimenta Neves, parricidas e passionais, matadores de pais, mulher e filha.
   Que os mensaleiros contemplem o sol quadrado de Tremembé e não o brilho do astro rei irradiando nas águas paradisíacas que banham praias de areias quentes.
MAURO BOMFIM é jornalista e advogado.

Anúncios-
Farmácia Guandu
Agência Ekztar




O Regional-  -1ª/2ª Quinzena  de  Janeiro/2013-  -POLÍCIA-  Página 05
Título-
POLÍCIA MILITAR EM AIMORÉS ABORDA INDIVÍDUO COM DROGA

   A patrulha de atendimento comunitário, composta pelos militares Sgt Felício e Cb Marcelo, em patrulhamento pelo Bairro Igrejinha em Aimorés, avistaram na Rua Capitão Amaro o autor P. C. P. S. descendo o morro próximo ao local montado em uma bicicleta, este trazia consigo uma sacola branca. Os militares o acompanharam e o abordaram na Rua Antônio Calvão de Moura. A sacola que estava em poder do abordado escondia dois tabletes pequenos de substância semelhante à maconha. Ao ser questionado sobre a origem e o possível destino da substância que encontrava consigo, o autor disse que adquiriu de um homem chamado Adair, que não foi identificado a princípio. Diante dos fatos foi dada voz de prisão em flagrante delito e feita à apreensão do referido material. Durante o atendimento da ocorrência, a central de atendimento da Polícia Militar em Aimorés recebeu várias ligações anônimas, dando conta de que, um rapaz com o mesmo nome do abordado estaria deslocando com drogas para arremessar dentro da Cadeia Pública de Aimorés.
   Atualmente, a Polícia Militar tem efetuado várias prisões por tentativa de entrada de drogas no presídio local.

Título-
POLÍCIA MILITAR JOGA DURO COM TRÁFICO EM AIMORÉS

QUATRO APREENSÕES DE DROGA, CONDUÇÃO DE 10 ENVOLVIDOS E DIVERSOS PRODUTOS RECUPERADOS.

   A atuação dinâmica e coesa dos militares lotados na Companhia da Polícia Militar em Aimorés acertou duro golpe do tráfico de drogas local nesta última semana. Todas as modalidades envolvidas no policiamento têm contribuído para demonstrar a ação uníssona e firme destes militares. Apenas nesta última semana, o trabalho da Polícia Militar resultou em quatro apreensões de drogas, prisão de dez pessoas envolvidas com o tráfico e na compra de produtos de furto, e ainda na recuperação de diversos produtos que haviam sido furtados e que estavam na posse de traficantes e de terceiros. Atuou em destaque a patrulha de atendimento comunitário, composta pelo Sargento Felício e o Cb Marcelo, a ciclo patrulha composta pelo Sargento Alexandre e o Sd Junior, e ainda o Sd Ortega, estes militares efetuaram duas apreensões de drogas, condução de 06 envolvidos, e recuperam aparelhos de vídeo game furtados em uma lan house no Distrito de Conceição do Capim. Outro destaque foi a equipe de operações, comandada pelo Sargento Nilton, e composta pelo Soldado Franklin, Soldado Maycon, e o Soldado Venturotti, estes militares também realizaram duas apreensões drogas, e recuperaram um aparelho de DVD, uma TV, ambos com controle remoto, e um aparelho celular marca LG de cor vermelha, com carregador e bateria. Vale destacar nesse último caso, que na mesma semana foi a segunda apreensão de drogas realizada pela equipe de operações com os mesmos envolvidos, que, contudo, já haviam sido liberados. Desta vez, a equipe localizou a droga enterrada no quintal de um barraco, foram cem pedras de “crack”, embaladas e prontas para serem comercializadas, e quase meio quilo substancia semelhante à maconha. Todos os envolvidos e todo o material foram conduzidos até a Delegacia de Polícia Civil de plantão.

Título-
Tumiritinga: Sem Terra ocupam linha férrea daVale

   Cerca de 615 famílias integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem-terra (MST) ocuparam, uma linha férrea em Tumiritinga, e pararam um trem da empresa Vale.
Segundo o MST, o protesto tem o objetivo de pedir Justiça para o caso do massacre na cidade de Felisburgo, que aconteceu no acampamento Terra Prometida, na região do Vale do Jequitinhonha. Na ocasião, cinco integrantes do movimento foram assassinados e outros doze ficaram feridos, entre elas, uma criança que levou um tiro no olho.
   Ainda de acordo com o MST, os manifestantes também pedem que sejam executadas 21 ordens de despejo de áreas improdutivas. Segundo o movimento, por lei, estes locais já deveriam ter sido destinados a reforma agrária. Eles também estão requisitando a suspensão da liminar emitida pela Justiça para o despejo das famílias do MST que estão na propriedade da empresa Fibria Celulose, em Tumiritinga.
   Aproximadamente 1000 pessoas estão dispostas a ficar nos trilhos da linha férrea até que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) se manifeste sobre a ação dos integrantes do movimento.
   O coordenador de relações com a comunidade da Empresa Vale vai até o local para dialogar com os representantes do protesto.
   De acordo com o MST, seguranças da empresa Vale e três viaturas da Polícia Militar estão no local.

Anúncios
Fale Mais Celular
Padaria Belém



O Regional -  -1ª/2ª Quinzena de Janeiro/2013-  -CIDADE-  Página 06
Título-
Vale repassa R$ 1,2 milhão para Fundo da Infância e Adolescência (FIA) ao longo da EFVM

    -BAIXO GUANDU É UMA DAS CIDADES CONTEMPLADAS-

    A Vale destinou R$ 1,2 milhão em investimentos sociais a projetos de defesa dos direitos de crianças e adolescentes a diversos municípios localizados ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) em 2012. Repassado via Fundo da Infância e da Adolescência (FIA), o montante foi direcionado às cidades de Aracruz, João Neiva, Ibiraçu, Colatina, Baixo Guandu, Resplendor, Aimorés, Governador Valadares, Tumiritinga, Bela Vista de Minas, Nova Era, Santana do Paraíso e Conselheiro Pena. 
   Além do Espírito Santo e de Minas Gerais, os projetos contemplados por meio do FIA com os investimentos sociais da Vale abrangem outros nove estados: Pará, Maranhão, Sergipe, Mato Grosso do Sul, Bahia, Goiás, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.

Sobre o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente (FIA)

   O Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente, também conhecido como Fundo da Infância e da Adolescência (FIA), é um recurso público oriundo de repasses orçamentários, de doações voluntárias ou da aplicação de parte do Imposto de Renda de pessoas físicas (até 6%) ou jurídicas (até 1%), que objetiva a implementação das políticas de atendimento à criança e ao adolescente.
   Os recursos do Fundo devem ser destinados exclusivamente à execução da política de proteção especial da criança e do adolescente, mediante repasse a programas, projetos e ações de entidades governamentais e não governamentais. A arrecadação e a aplicação desses recursos obedecem a deliberações dos Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente, nas instâncias federal, distrital, estadual e municipal.
   O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) atua em âmbito federal. Existem 26 Conselhos Estaduais dos Direitos da Criança e do Adolescente, além do Conselho Distrital dos Direitos da Criança e do Adolescente, em Brasília. Dos 5.565 municípios brasileiros, 91,4% possuem Conselhos Municipais, de acordo com a Pesquisa de Informações Básicas Municipais de 2009 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Sobre a Fundação Vale e sua atuação junto ao FIA

   A Vale destina tributos devidos à União para os Fundos da Infância e da Adolescência nos territórios, conforme incentivos da legislação. Mais do que destinar recursos financeiros, porém, a empresa vem buscando, por meio da Fundação Vale, se posicionar como parceira para a transformação e construção de novas realidades para crianças e jovens brasileiros a partir desses investimentos e de outras iniciativas. 
   Essa parceria se concretiza por meio do apoio da Fundação Vale aos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente, aos Fundos e ao poder executivo nos diversos trâmites referentes às discussões, aos encaminhamentos e à elaboração de convênios para aplicação dos recursos em projetos que beneficiam diretamente crianças e adolescentes. 
   Esse apoio inclui suporte a instituições que atuam na defesa dos direitos de crianças e adolescentes com o fornecimento de informações e orientações para elaboração e aprovação de projetos junto aos Conselhos Municipais. Engloba também auxílio na construção ou revisão de projetos e planos de trabalho junto às Secretarias Municipais gestoras administrativas do FIA, nos procedimentos para liberação dos recursos e na qualificação dos profissionais que atuam na operacionalização de recursos públicos.

Título-
Funcionário da Fibria é premiado na categoria Ecoeficiência e Meio Ambiente

   O Instituto Votorantim realizou a entrega do sexto Prêmio Líder Social. A premiação foi entregue pelos acionistas da Votorantim e executivos das Unidades de Negócio aos funcionários que lideram projetos que expressam o compromisso da empresa com a Sustentabilidade.
   Luiz Alberto Soprani, funcionário da Fibria, do Espírito Santo, foi premiado na categoria Ecoeficiência e Meio Ambiente. Na categoria Cadeia de Valor do Negócio, Ivan Sotopietra da Votorantim Cimentos, de Santa Catarina ganhou destaque pelo seu trabalho na região. Israel Batista Gabriel, da Fibria, de São Paulo, conquistou a premiação com um trabalho focado em Relacionamento com a Comunidade. A categoria Voto Popular teve como vencedor Bruno Artioli, da Votorantim Energia, de São Paulo.
   O projeto de Ecoeficiência e Meio Ambiente desenvolvido por Luiz Alberto Soprani na Fibria, em Aracruz, Espírito Santo, teve como foco a necessidade de reduzir o impacto ambiental causada pelo descarte das fibras resultantes do cozimento da madeira e que eram enviadas para um aterro industrial. Isso motivou a parceria entre a Fibria e a Eucabraz, o que viabilizou a montagem de uma operação para produção de fibra marrom de celulose, revendendo-a posteriormente para fábricas de papel. Os benefícios vão além da diminuição da quantidade de resíduos - de cerca de 30 toneladas por dia - e são facilmente medidos: o novo produto gera um ganho financeiro de, aproximadamente, R$ 150 mil por ano e garantiu a criação de 20 empregos diretos apenas nas atividades de beneficiamento.
   A iniciativa do Instituto Votorantim se diferencia por reconhecer funcionários que colaboram com a implantação de práticas que geram benefícios para os negócios e a sociedade por meio da mobilização e articulação de redes que promovem o bem comum. “É uma forma de reconhecer os funcionários que inovam e fazem a diferença quando o assunto é sustentabilidade”, explica Célia Picon, diretora Executiva do Instituto Votorantim...

Anúncios
Frankini  Modas
Anúncio
Call  Consultoria  Ambiental



O Regional-  -1ª/2ª Quinzena de Janeiro/2013-  -GERAL- -Página 07
Título-
BR-259: A pedido do MPF/ES, Justiça determina que Dnit realize obras emergenciais na rodovia no prazo de um ano

Foto- Situação já é velha em Baixo Guandu. Buracos e mais buracos na 259

   Entre as melhorias estão a correção do traçado do desvio feito no quilômetro 28, nas proximidades do distrito de Baunilha, em Colatina, e a instalação de postos de pesagem
   A pedido do Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF/ES), a Justiça Federal condenou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) a realizar diversas modificações na BR-259, no prazo de um ano. Entre as melhorias estão: a correção do traçado do desvio feito no quilômetro 28, próximo ao Distrito de Baunilha, em Colatina; a adequação da sinalização horizontal e vertical da rodovia; o recapeamento da pista; a adequação do acostamento em alguns trechos; bem como a instalação e a operação de postos de pesagem.
   A ação foi proposta pelo MPF/ES em 2006, visando a melhores condições de trafegabilidade na BR-259. Mesmo a Justiça tendo concedido a antecipação de tutela, a maior parte das determinações judiciais não foi cumprida pelo Dnit ao longo desses seis anos, como consta na decisão: “durante todo o período de tramitação do processo e vigência da decisão antecipatória de tutela, o Dnit limitou-se a providenciar o recapeamento paliativo, a conclusão de obras em andamento e a sinalização em determinados trechos da rodovia, mesmo assim mediante reiterações judiciais e vistorias no local por parte do juízo”.
   Ainda de acordo com a Justiça, “a omissão do Dnit é tamanha, que a sua gravidade justifica a aplicação da multa em seu percentual máximo”, ou seja, de 20% do valor da causa. Com isso, o Dnit terá de pagar R$ 100 mil.
Sentença. Mediante as considerações do MPF, a juíza Juliana Montenegro Calado, da 1ª Vara Federal de Colatina, determinou que o Dnit proceda a pronta e efetiva retomada da responsabilidade pela BR-259, com a realização de ações necessárias para a conservação, manutenção, recuperação e melhoria da rodovia. Condenou o órgão a fazer o recapeamento e a restauração do asfalto danificado no prazo de seis meses, bem como a implementação de sinalização vertical e horizontal, sobretudo nos pontos críticos constatados na inspeção judicial e na vistoria próprio Dnit.
   Além disso, a Justiça determinou que o Dnit providencie a total e permanente correção do desvio feito no quilômetro 28, conhecido como “curva assassina”, próximo ao distrito de Baunilha, em Colatina, em um ano. O prazo foi estipulado considerando o tempo decorrido do ajuizamento da ação e a sentença – seis anos –, sem qualquer solução. “Entendo como suficiente o prazo de 12 meses para implementação de solução definitiva no desvio do KM 28, com a entrega do trecho em perfeitas condições de trafegabilidade à população”, diz a decisão.
   O Dnit ainda terá de viabilizar a adequação do acostamento nos trechos que não observem a metragem da atual classificação formal da rodovia e providenciar estudo quanto à sua eventual reclassificação, com conseqüente impacto no tamanho do acostamento, no prazo de nove meses. Por fim, o órgão deverá instalar e providenciar a operação de postos fixos ou móveis de pesagem na BR-259, em até seis meses.
   A decisão judicial é de primeira instância e ainda cabe recurso. O número da ação para acompanhamento no site da Justiça Federal (www.jfes.jus.br) é 0000125-83.2006.4.02.5005.

Anúncios-
Advogados  Associados
Dra. Alesandra

Jornal O Regional
   O que é notícia em nossa região, você acompanha nas páginas do Jornal O Regional.    O mais antigo da região, 26 anos de muita notícia!
Baixo Guandu, Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra, -- Aimorés, Santa Rita do Itueto, Resplendor, Itueta etc.
   Aqui você tem voz.
Jornal O Regional: Filiado ao Sindicato de Jornais/Revistas/Periódicos/Similares do Estado do Espírito Santo.



O Regional-  -1ª/2ª Quinzena de Janeiro/2013-  -REGIÃO- Página 08
Título-
Prefeito de Laranja da Terra vai implantar Academia da Saúde

Foto-  Prefeito  Joadir  Lourenço.
   O prefeito de Laranja da Terra Joadir Lourenço (PSDB), disse que está trabalhando no sentido de implantar em anexo ao hospital da cidade, uma Academia da Saúde, para isso, já com recursos em caixa, oriundos do Governo Federal. A Academia da Saúde tem por objetivo; atender as pessoas nas diversas idades, com exercícios físicos acompanhados por profissionais ligados à saúde e promover uma vida saudável.

Título-
Presidente da Câmara de Laranja da Terra quer trabalhar em harmonia com os poderes

Foto- Presidente da Câmara Jairo Mayer
    O vereador e eleito presidente da Câmara Municipal de Laranja da Terra, Jairo Mayer (Jairinho) quer trabalhar em harmonia com os demais 08 vereadores e o Poder Executivo. Para ele, somente com entrosamento na busca de soluções para os problemas do município, é que a população será beneficiada. Ele disse também que, os municípios interioranos, só conseguem alavancar benefícios, se tiverem uma boa sintonia com o governo do Estado e Federal.
   O presidente da Câmara de Laranja da Terra Jairo Mayer observa também que, o município nos últimos 04 anos, foi muito bem beneficiado, porque o prefeito Joadir Lourenço agiu com inteligência na busca de recursos, que proporcionou muitas obras na cidade e nas comunidades do interior.
   O presidente da Câmara, vereador Jairinho Mayer disputou as eleições 03 vezes, na  primeira vez mesmo tendo uma boa votação não elegeu, na  segunda disputa foi eleito  e  agora foi o mais o votado de Laranja da Terra, o qual ele agradece ao eleitorado pelo voto de confiança. É filiado no PSDB e teve 428 votos.

Título-
Casagrande inaugura novas estradas em Itarana e Itaguaçu
 
Foto- Governador Renato Casagrande e o prefeito de Itarana Ademar Schneider.
   Os acessos ao assentamento Ita, em Itaguaçu, à comunidade de Limoeiro de Santo Antônio, em Itarana estão pavimentados. O Governo do Espírito Santo inaugurou o asfaltamento das duas estradas rurais municipais. As obras foram realizadas pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca (Seag), dentro do programa ‘Caminhos do Campo’. 
   Também em Itarana foi inaugurada a obra de reabilitação da ES 164, no trecho Itarana x Itaraninha realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES). 
   “Esses são mais investimentos que confirmamos para contribuir com a melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem no interior do Espírito Santo.
   O Governo do Estado trabalha de forma organizada, para promover o desenvolvimento equilibrado entre as regiões e com parcerias permanentes com os municípios. “Para este ano que começa, temos a previsão de investir mais de R$ 2 bilhões”, destaca o governador Renato Casagrande.
   Além do governador, participaram das solenidades o vice-governador Givaldo Vieira, o secretário de Estado da Agricultura Enio Bergoli, o presidente do Incaper Evair Vieira de Melo, o presidente do Idaf José Luiz Demuner, o diretor do DER Altamiro Tomás, o prefeito de Itaguaçu Darly Dettmann, o Prefeito de Itarana Ademar Schneider, o prefeito de Baixo Guandu Neto Barros, o deputado Federal Paulo Foleto, os deputados Estaduais Luzia Toledo e Jamir Maline, lideranças da região e agricultores. 
   As pavimentações nas estradas rurais contemplaram os 4,7 quilômetros do trecho que liga a ES 164 ao Assentamento Ita, em Boa Esperança, em Itaguaçu, e os 6,6 km entre a ES 261 e a comunidade de Limoeiro de Santo Antônio, em Itarana. Os investimentos para a realização das obras foram de R$ 2,3 milhões e R$ 4,7 milhões respectivamente. 
   “É um dia de festa quando concluímos ações tão importantes como essas, que irão beneficiar tanta gente. Pavimentadas, as estradas facilitam o trabalho diário dos agricultores e geram mais oportunidades. O ‘Caminhos do Campo’ é uma referência de sucesso, pois, a pavimentação dos trechos induz o desenvolvimento de novos negócios nas comunidades do interior”, ressalta o secretário da Agricultura, Enio Bergoli. 
   Somente no município de Itaguaçu, a pavimentação do trecho que antes era de terra batida irá beneficiar cerca de 50 famílias dentro do assentamento e mais 30 famílias que dependem da estrada para escoar produtos e trafegar para outras localidades.
   Em Itarana, a estrada rural pavimentada atenderá a três comunidades com cerca de 300 famílias. 
   Agricultores, Celso Luis Nunes e Anísio Dias dos Anjos comemoraram a chegada do asfalto. “Posso garantir que, comparando o que era com como ficou a estrada, nossa situação melhorou 1000%. Agora podemos ir e vir com segurança e garantias de uma estrada boa. Quando chovia muito era um Deus nos acuda”, destaca o agricultor Celso Nunes.





O Regional-  -1ª/2ª Quinzena de Janeiro/2013-  -REGIÃO- Página 09
Título-
Prefeito de Santa Rita do Itueto passa a compor diretoria da ARDOCE

Foto- Prefeito de Santa Rita do Itueto Geraldo Soldado.

   Foi eleita por aclamação, a chapa apresentada pelo prefeito de Conselheiro Pena, Roberto Balbino de Oliveira, durante a eleição da Mesa Diretora da Ardoce para 2013. A eleição aconteceu sem nenhum imprevisto, contando com a presença de oito prefeitos da região, além de chefes de gabinete e representantes de entidades do Leste Mineiro. Durante o evento, foram apresentados os trabalhos da Ardoce, que já tem inclusive data certa para começar a viajar pelos municípios da região.  
   Durante o evento, a secretária executiva da Ardoce, Alvanir Cássia Ferreira Carossi Letizio Vieira, falou aos prefeitos sobre as atividades desenvolvidas pela Ardoce, apresentando o cronograma do Projeto Mãos à Obra (PMO) em 2013, para cada município associado. O gerente regional do SESC, Nério da Costa Neiva Júnior, parceiro do PMO, explicou aos presentes sobre a nova proposta para o Projeto, que terá o nome de “Projeto Mãos a Obra: Caravana da Alegria”, com a adição de algumas atividades e oficinas além do que já era oferecido.
   Outra presença importante na reunião foi a da presidente regional da Fiemg, Rozani Azevedo, que explanou sobre as ofertas da instituição para os municípios e também distribuiu alguns brindes. A engenheira da Ardoce, Claúdia Helena Caús, também tomou a palavra e falou sobre os serviços ofertados pelo Departamento de Engenharia da Instituição, além de explicar sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico e sua obrigatoriedade para os municípios, regida pela Lei nº 11.445 – 2007. 
   Durante o evento, a assistente social da Ardoce, Aureliana Manhani Rodrigues, falou sobre a atualização da Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistente Social – NOB-SUAS, com a aprovação da Resolução de nº 33, de 12 de dezembro de 2012.

A eleição

Prosseguindo o evento, o prefeito de Conselheiro Pena, Roberto Balbino, expôs a existência de um chapa na qual ele era o presidente indicado. A prefeita de Governador Valadares, Elisa Costa, tomou a palavra e parabenizou os prefeitos que colocaram seus nomes a disposição e apresentou a necessidade da diretoria eleita definir metas e objetivos para o desenvolvimento da microrregião de Governador Valadares. A chapa foi eleita por aclamação.

Confira a Diretoria Eleita da Ardoce para 2013:

Presidente:
Roberto Balbino de Oliveira – prefeito de Conselheiro Pena

1º Vice-Presidente:
Ozanam Oliveira de Farias - prefeito de São Geraldo da Piedade

2º Vice-Presidente:
José Carlos Pires Gomes - prefeito Municipal de Itanhomi

Secretário Geral
Alaerte da Silva - prefeito de Aimorés

Diretor de Obras
Juarez Contin Junior - prefeito de Engenheiro Caldas

Diretor de Educação, Social, Esporte, Lazer e Cultura
Geraldo Ferreira Reis - prefeito de Santa Rita do Itueto

Diretor de Políticas Institucionais e Planejamento
Orestes Baldon - prefeito de Itueta

Conselho Fiscal Efetivo
Matuzalém Luciano de Souza - prefeito de Fernandes Tourinho
Carlos Vinício de Carvalho - prefeito de Frei Inocêncio
César Romero e Silva - prefeito de Resplendor

Farmácia  Santa  Lúcia
Rádio América
Gilson  Café
Rádio Aliança




O Regional-  -1ª/2ª Quinzena de Janeiro/2013-  -REGIÃO- Página 10

Título-
Vale a pena reclamar?
Texto: Wanderlei Schulz

    Recentemente, o chargista Dalmon tratou humor com uma séria. Bastou um relâmpago ou primeiros pingos de chuvas, para você ficar desconectado aqui em Baixo Guandu, as Tvs  do estado  são as primeiras a sair do ar, depois  vem a internet que  cai, celulares  nem se fala ou mesmo o fixo e tem a energia da EDP/ESCELSA. O pior é você querer reclamar usando o telefone 0800 ou número parecido.
  Há pouco tempo o conceituado radialista da Rede Sim Sat (Vitória), José Roberto Mignone escreveu sobre este assunto, leia o seu comentário: “Existe um processo de ganhar dinheiro com as operadoras de telefonia. Quem prende o cliente no telefone por mais tempo, tem um percentual a receber no fim do período. Por isso, aquele negócio idiota de tanta pergunta antes de saber, o que queremos de fato.”
   Primeiro você ouve muita propaganda, na Oi/Telemar tem (103-31) tem até atendimento virtual (eu sou o Eduardo). Recentemente, esta empresa fez em Baixo Guandu uma tremenda propaganda sobre a Oi/Velox, mas, quem ligava solicitando o serviço, sempre ouvia a informação de que, naquele bairro ou área não estava disponível o serviço. Como se Baixo Guandu fosse uma metrópole. Daí a pergunta; para que fazer a propaganda, se a Oi/Telemar não tem condições de atender? Em Baixo Guandu, os pedidos para mudança de endereço do fixo desta empresa, que custa R$ 54,00, demoram mais de 20 dias e a informação da própria empresa é de que, este serviço é feito em 03 dias.
  Na EDP/ESCELSA, o atendimento 0800 é feito em São Paulo, se você não quiser  começar  mal o seu dia, não ligue  para  lá. Dia 19 de dezembro houve um apagão em Baixo Guandu, por mais de 03 horas, a empresa não deu satisfação aos consumidores sobre o problema. Quem ligava para lá para pedir informação sobre quando seria restabelecida a energia, tinha que informar primeiro o número do código, que fica no talão. Alguém no escuro vai procurar talão e o tal número? E como se isso fosse resolver alguma coisa, se você já informa o nome da cidade, estado, rua número da casa, eu acredito que seja suficiente. Mas parece que o interesse é ganhar tempo, para não dar informação.
   De tantas que são as reclamações com este serviço, que são concessões do Governo Federal, que a ANATEL deveria é cassar as mesmas, dando espaço para quem quer realmente trabalhar e mostrar serviço. Pois a paciência de muitos já se esgotou, é claro que existem meios de reclamações como: o PROCON, mas quem trabalha, estuda, cuida de casa, já tem vários afazeres, ainda vai ter tempo de procurar órgão público para reclamar?

Título-
Agroturismo: Fonte de Renda para as Famílias

Foto- Prefeito Neto Barros em sua posse.
   O prefeito Neto Barros, em seu discurso de posse apresentou vários números, como a perda de 04 milhões por ano com o Fundap, de 10 a 15 % de queda na receita, carros da Prefeitura sucateados, falta de uma sede própria, secretarias espalhadas, “queremos  organizar com muito planejamento, com diálogo permanente, vamos ter novidades, convoco os guanduenses mesmo os que não votaram em mim”. O prefeito disse que, a recuperação da receita só será percebida dentro de dois anos.
  Em seu discurso, ele citou que, o turismo em Baixo Guandu é inexplorado. Talvez uma solução para esta área fosse o Agroturismo, fonte de renda hoje para muitas famílias  de Santa Teresa, Venda Nova do Imigrante, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá entre outros municípios. Baixo Guandu oferece uma característica destes municípios na região do Monjolo - onde já existe a rampa para o Vôo Livre - e Mutum Claro, com clima de montanha, cachoeiras, água natural e muito verde.
  Talvez um projeto para incrementar as famílias na fabricação de produtos caseiros e incentivos para a construção de pousadas, seria um passo, para colocar Baixo Guandu na rota do Agroturismo e gerar fonte de renda para as famílias de produtores rurais.

ANÚNCIO-
Notícia????????????

Se você deseja saber o que está acontecendo na Alemanha, leia o Jornal Backnanger Kreizitung.
Stadtverwaltung schildert die Planung von Hochwasserschutzmaßnahmen
Anstehende Hochwasserschutzprojekte sind aufeinander abgestimmt, eine jede Maßnahme durchläuft in der Planungsphase viele Prüfungen. Das unterstrich Backnangs Stadtverwaltung jetzt einmal mehr.
13. Januar 2011: Diesen Tag werden die Backnanger noch sehr lange nicht vergessen. Die Innenstadt stand unter Wasser, die Schäden waren enorm.Foto: E. Layher
Von Reinhard FiedlerBACKNANG. Mehr und höhere Dämme müssen her! Und andere Maßnahmen müssen ergriffen werden! Und zwar so schnell wie möglich! So etwas darf nicht noch mal passieren! – So oder so ähnlich lauteten die lauten Forderungen der Geschädigten nach dem verheerenden Murr-Hochwasser im Januar 2011. Keiner der Verantwortlichen in Kommunen, Verbänden oder sonst zuständigen Einrichtungen sah dies anders.
===============================
Mas se você deseja tomar conhecimento dos fatos de: Baixo Guandu, Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra----Aimorés, Itueta, Resplendor, Santa Rita do Itueto etc, leia:
   Ele é da sua terra e é o mais antigo da região: 26 anos. 




O Regional- -1ª2ª Quinzena de Janeiro/2013-  -VARIEDADES- -Página 11


Título-
Hora do Recreio

RIA DE GRAÇA

39 ANOS
   O encarregado do Recursos  Humanos de uma empresa falou pro candidato, depois de fazê-lo passar por mil testes e entrevistas:
- Parabéns, amigo, você foi contratado. Pode começar agora mesmo. O cara ficou feliz da vida, claro, mas quando chega pra trabalhar no dia seguinte, o encarregado chama-o pra conversar em sua sala e lhe diz:
- Infelizmente, amigão, vamos ter que te demitir. E o cara, p. da vida:
- Ué, mas eu comecei ontem!
   E o encarregado, com a maior calma:
- Pois é, ontem você tinha 39 anos e hoje completou 40.
    São as normas da empresa!!!!


CINZAS
   O Manuel foi fazer uma excursão pela Europa e, ao visitar Paris, não pode deixar de ir até a Igreja Des Invalides. E o guia explicava:
- Aqui neste caixão, estão as cinzas de Napoleão Bonaparte! E o portuga:
- Caramba! Como fumava este gajo!


DENTISTA
   O sujeito está com o dente doendo e vai ao dentista.
- Vou ter de arrancar. Vai doer um pouco. Você tá com medo?
- É claro que estou com medo, doutor.
- Então tome um pouco disto aqui que é pra ganhar coragem - diz o dentista entregando uma garrafa de cachaça.
   Pouco depois o sujeito já havia entornado meia garrafa e o dentista diz:
- Ganhou coragem?
- Se ganhei! Quero ver qual o cara que vai encostar a mão aqui nesse dente, hic!!
 

HOSPÍCIO
   O hospício tava superlotado. Então Os médicos resolveram fazer um exame pra ver quem já estava bom. Saíram gritando que o hospício estava inundando, todos
os malucos começaram a nadar no chão, menos o famoso doido que estava
sentado num banco, sorrindo. O médico pensou: Esse cara já deve estar bom, não tá nadando.
   E perguntou pro maluco:
-Por que você não tá nadando?
-Eu vou esperar a lancha que é mais rápido. kkkkkkk!!!!

Título-
Frase de Pára-Choque:

Amigos vêm e se vão enquanto que, os inimigos se acumulam”
Título=
CURIOSIDADES

Qual a maior profundidade do mar?
Autor: Luana Vignon

   Está a 11.500 metros de profundidade o ponto mais inóspito do fundo do mar, localizado na Fossa das Marianas, Micronésia, Oceano Pacífico. Para se ter uma idéia, o Monte Everest, localizado na Cordilheira do Himalaia (8.848 metros), caberia com folga dentro da fossa, pois mesmo totalmente submerso ainda sobrariam 2.652 metros de altura. Pense bem: onze mil e quinhentos metros abaixo do nível do mar é o tamanho do Grand Canyon multiplicado 7 vezes! Essa profundidade foi verificada através de equipamentos desenvolvidos especialmente para suportar níveis altíssimos de pressão e baixas temperaturas. A maior profundidade atingida por mergulhadores foi registrada em 1960, quando o oceanógrafo suíço, Jacques Piccard e o tenente da Marinha americana, Donald Walsh, desceram cerca de 11.000 metros abaixo do nível do mar.
   Essa expedição ocorreu em uma das fossas das Marianas, conhecida como Challenger Deepaté, e os mergulhadores “viajaram” a bordo de um pequeno submersível chamado Triest I, muito mais resistente à pressão do que os submarinos comuns.
   O fundo do mar reserva muitos mistérios que a ciência procura desvendar. Um deles é o ecossistema que se desenvolveu em um local onde não existe luz solar e a pressão atinge altos níveis de intensidade. Estima-se que região abissal represente 42% dos fundos oceânicos, abrigando seres que se adaptaram às condições extremas do meio ambiente.
 
  Título-
CONTOS/CRÔNICAS/POESIAS
Orlando Eller: conversa com Jesus
Desculpe-me, Jesus, mas eu acho que estaria bem mais feliz hoje se ainda fosse aquele menino descalço, de pés em frieira no tempo frio de chuva, que à mesa orava na imensidão de uma fé convencida: Jesus, sei unser Gast. E, depois de me fartar com toda a simplicidade, em mim pulsava a gratidão ao dizer: Gott, dier sei Dank für Speise um Drank.
Ah, Jesus, faz muito tempo que eu não mais o convido à mesa; nem que seja pra dizer depois, em cabeça baixa e olhos cerrados, que eu me sinto (e nem sei mais se sou!) imensamente grato pelo quanto ganhei de novo, como a cada dia ocorre, para o almoço ou para o jantar à mesa que seja simples, mas plena.
Eu quero lhe dizer que a minha vida era melhor porque eu estava mais perto de você. Você almoçava e jantava lá em casa, comigo, com meus pais, com meus irmãos. E, por muito simples que fosse a nossa comida, ela estava lá, sempre, quentinha, com a qualidade de quem ganhou, de novo, algo de intenso sabor.
Ah, você se lembra, claro. Eu gostava de sopa de inhame chinês que mamãe preparava pra nós dois. E para os outros, é claro, que à mesa se assentavam conosco. E você nos ajudava depois, lavada a louça, afinando a voz, a aprender a cantar um louvor, louvor de gente humilde da roça, louvor de quem desde o nascer era da nação santa e do povo exclusivo.
E quando mamãe, no seu bronco jeito de ser, mas hábil de ensinar, ensaiava seu pequeno coral pra cantar em qualquer lugar e até na igrejinha que fosse, a gente se sentia encantado e, não raro, tinha a sensação de que um anjo, feliz com a fidelidade do canto, abraçava a gente, deixando uma gloriosa sensação do que, seguro, flutuava no ar, com indescritível e absoluto prazer.
Depois, quando papai apagava a única lamparina pra economizar querosene, você ficava lá, em algum lugar, na minha cabeça, na mente dos meus irmãos, no assoalho de tábua de jequitibá e na cumeeira sombria, pra deter o diabo lá fora e apascentar a todos em sono leve, para que houvesse o melhor repouso entre todos na face da Terra.
E eu nem sabia então que a Terra era redonda. Mas tinha certeza de que era sua, por criação e cuidado. E que lá, desde a eternidade, estava você, no Natal, na Páscoa, no ano novo, na festa da confirmação, no culto do domingo, na igrejinha do Dez de Mutum, esta tão distante lá de casa que custava duas horas a pé, pelo caminho, trilhas em mata aberta. Mas a caminhada nunca deixava cansaço.
Você se lembra das aulas de catecismo do pastor Klich? Sim, aquele mesmo, o estagiário que você decidiu levar tão cedo pro céu por causa de uma dor de dente? Pois ele explicava, explicava, explicava… e mandava decorar versículo por versículo, mandamentos, artigos, enfim, o que lhe parecia direito seu e vontade dele. E hoje, Jesus, o que se aprende?
Mas a gente aprendeu muito, às vezes mais decorando que entendendo ao pé da letra, tudo em essência, até que o seu Espírito Santo consolador se encarregasse do resto. Era tudo muito bonito, como era inusitado e bom saber que havia um céu à vista. Mas, creia-me, acho que havia a sensação de culpa em demasia pra tanta gente humilde ser levada a viver em angústia e perene vocação de rogar perdão a toda hora, a todo custo.
Pois veja, Jesus, os seus mandamentos eram coisa pra eu ter em mente nas horas do dia inteiro. E à noite, quando eu me deitava, queria saber se, durante o dia, não teria, mesmo que sem querer, ofendido minhas irmãs ou outrem qualquer entre tantos amiguinhos. E a preocupação delas era igual. E mesmo sem ter a certeza de que houvera qualquer desafeto, a gente se desculpava, a gente se perdoava. E dormia então, posto o sol.
Dia desses, Jesus, eu revelei ao pastor minha sensação de que hoje há menos pecado que antigamente. Ele riu, acho que disfarçando. Eu me lembrava de que nosso modelo sexual era José do Egito, que esnobou a bela mulher de Potifar e, por isso, foi preso. E assim ficamos, a maioria de nós, virgens vida afora. E era pecado até dançar, porque a dança seria meio que provocava a libido. E hoje se dança até na frente do altar sob o bonito nome de dança litúrgica. Enfim, até assobiar em sexta-feira santa era um sacrilégio. O que mais vai mudar, Jesus?
Eu me lembro da Joaninha. Ela, linda, enamorou-se e ficou grávida. Jamais a comunhão dos santos da minha congregação a aceitou. E eu não sabia como explicar, porque ninguém escutaria, que Madalena obteve a sua compaixão. Hoje, Jesus, os jovens deitam e rolam; e há entre eles, livres de preconceito qualquer, os de variadas opções e tribos sexuais.
E ninguém precisa mais explicar nada. É tão tácito este silêncio que a igreja já instituiu a casta dos singulares, essa gente que, mesmo diferente do que se imaginava e se exigia dela em nome da lei, é aceita porque você, Jesus, veio curar os doentes, mesmo que a acepção passada tenha expurgado muitos em nome de um excesso de pecados e suas interpretações.
Mas, Jesus, o que eu queria mesmo lhe confessar é que minha percepção tem mudado muito. Vejo que quanto mais o tempo passa mais essa antiga teologia se perpassa e confusa se amassa e se enrola. Ainda bem que apesar das tantas igrejas, muitas malucas, transviadas e sem rumo em palavras e ritos, você é e será sempre o mesmo.
O mesmo que era na minha infância, na igrejinha em que havia cheiro de xixi de morcegos; o que ainda precisa ser convidado à mesa da refeição, mesmo que hoje esquecido; o que é merecedor da gratidão, mesmo que na versão Gott dier sei Dank; o que, por misericórdia absoluta que tem pra dar, esquece o pecado, abençoa o doente, levanta o abatido e consola o triste.
Eu, Jesus, quero que tome a sopa comigo hoje à noite. E, quando eu errar, faça de mim um dos seus doentes que precisam de cuidados. E eu dormirei de novo, lamparina apagada, como nos tempos da minha meninice. Apesar do diabo que espreita no recôndito das cumeeiras escuras.

O Regional-  -1ª/2ª Quinzena de Janeiro/2013-  -SOCIAL- Página 12
Anúncio-
Central de Compras Frankini
Título-
INSTANTÂNEA

Alguém Disse: “Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem” Atos 2.v.4
Praia ou Montanha?
Foto- Pousada Sítio Canaan fica no Circuito Caravaggio.
Foto- Rampa do Vôo Livre a mais de 900 metros de altura, com toda infraestrutura.
Foto- Museu Melo Leitão é outra opção.
   Neste verão período de férias escolares, muitas famílias têm optado pelas montanhas, e não as praias. É clima bem diferente de Baixo Guandu, verde, cachoeiras... Santa Teresa, a 1ª cidade do Brasil construída por imigrantes italianos é um local convidativo, devido a sua história, belezas naturais. Quem chega lá encontra várias pousadas, fábricas artesanais de massas, suco de uva e vinho, além de frio.

Anúncio

Volta  as  aulas

ATÉ  AQUI  NOS  AJUDOU  O  SENHOR  DEUS E  VAI CONTINUAR  AJUDANDO. OBRIGADO.
]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]