terça-feira, 14 de maio de 2013


MENSAGEM DE SALVAÇÃO
Há decisões que parecem muito mais difíceis do que outras para serem tomadas. Escolher se você vai tomar café com açúcar ou amargo é até fácil, porém decidir sobre a compra de uma casa, troca de emprego, abrir um negócio próprio, enfrentar seus adversários e desafetos, pode ser dificílimo. Nesta hora difícil, lembre-se de que você não está sozinho, aja com amor, e tome suas decisões sob a paz de Jesus, ou melhor, “que a paz que Cristo dá dirija você nas suas decisões” (Cl 3.15). Assim, seja qual for sua decisão, haverá sempre a alegria de, em paz, dizer: “Obrigado, Deus.”

Oração: Jesus, que a paz que você coloca em minha vida dirija minhas decisões. Obrigado por seu amor e cuidado por mim. Amém.

Leia em sua Bíblia Colossenses 3.12-17
http://feeds.feedburner.com/~r/mensagensdeesperanca/~4/zCyhcQy_BtQ?utm_source=feedburner&utm_medium=emailFonte- Hora Luterana
=============================
=====================================
POLÍCIA

Câmeras irão monitorar ruas de Baixo Guandu

Câmeras de videomonitoramento irão tornar ruas de 16 municípios do Estado mais seguras. Isso porque o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) investiu, aproximadamente, R$ 41 milhões na aquisição de 1.000 câmeras de segurança. 

A vigilância tecnológica nas ruas faz parte do projeto que integra as ações do Programa Estado Presente, uma das prioridades do Governo do Espírito Santo, que objetiva enfrentar a violência com ações policiais e de inclusão social. O convênio com os 16 municípios foi firmado na tarde desta quarta-feira (08).

"Em uma semana foram três ações em favor da redução da criminalidade. Na segunda-feira, lançamos o dispositivo Placa Legal, ontem, lançamos o edital de contratação das tornozeleiras eletrônicas para os presos e, hoje, anunciamos a disponibilização de mil câmeras de videomonitoramento para auxiliar os municípios na prevenção a violência. Estamos fazendo um trabalho importante até agora, mas precisamos avançar mais. Vamos continuar trabalhando intensamente para garantir mais segurança e dignidade para as famílias capixabas", pontuou o governador Renato Casagrande.
O secretário de Segurança, André Garcia, enfatizou que a instalação das câmeras é um mecanismo importante para a prevenção de crimes. “A redução dos índices de criminalidade nas vias públicas com áreas monitoradas é de 60%. Essa é uma importante ferramenta para prevenir e solucionar crimes. O trabalho é realizado em parceria com os municípios na prevenção e combate à violência. O Estado investe na tecnologia para que o município realize o monitoramento das câmeras. O trabalho é integrado junto às polícias e, sem dúvida, um mecanismo importante para as ações da segurança pública”. 

Os municípios da Grande Vitória, como Serra, Vitória, Vila Velha e Cariacica, receberão 100 câmeras cada, bem como Cachoeiro de Itapemirim, que contará com a mesma quantidade de equipamentos. Linhares, Colatina, São Mateus e Guarapari contarão com 80 câmeras cada. Aracruz e Viana, 40 por município. Já Baixo Guandu, Conceição da Barra, Jaguaré, Sooretama e Pedro Canário receberão 20 câmeras de videomonitoramento por região.

O prazo para implantação do sistema é de 180 dias. A Sesp fornecerá aos municípios equipamentos de radiocomunicação, que estabelecem os circuitos de dados (links) entre a central de monitoramento e as câmeras, software de gerenciamento e armazenamento das imagens, componentes auxiliares, materiais necessários, serviços de instalação e treinamento de operadores.
O espaço físico para implantação ou ampliação da Central Integrada de Monitoramento (CIM), mobiliários e recursos humanos para executar as atividades de monitoramento das câmeras é de competência dos municípios.
Para o chefe de Polícia Civil, delegado Joel Lyrio, as câmeras irão ajudar a identificar autores de crimes. “As imagens captadas pelas câmeras são de alta qualidade e serão geradas para as centrais de videomonitoramento dos municípios e para o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) para o acionamento das forças policiais. Para a polícia, a informação é fundamental no combate ao crime”, disse Joel. 

Tecnologia aliada da segurança
A tecnologia tem se tornado uma aliada da segurança pública. Na segunda-feira (06), a Sesp lançou o projeto Placa Legal, um aplicativo com sistema operacional Android, disponível em equipamentos móveis, que possibilita a qualquer cidadão consultar placas de carros suspeitos. O aplicativo está disponível no Google Play e no site da Sesp (http://www.sesp.es.gov.br), utilizando navegador de internet. Basta clicar no banner “Placa Legal” e digitar a placa do veículo a ser consultado. O serviço irá auxiliar o trabalho da polícia na recuperação de veículos furtados ou roubados e com placas clonadas. 

Atualmente, mais de 800 viaturas da Polícia Militar contam com o sistema Conecta embarcado. O serviço garante que os policiais façam de forma imediata a verificação de fichas criminais de pessoas suspeitas e consultas de placas de veículos. O serviço tem otimizado o trabalho da polícia que antes precisava acionar, via rádio, o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) para obter informações.

No mês de março, 800 smartphones foram entregues a policiais militares que realizam o policiamento a pé, em bicicletas, motos e a cavalo. Com a ferramenta, eles podem ter acesso online, de qualquer lugar, ao sistema de informação da Sesp para verificação de fichas criminais e consultas ao sistema do Detran|ES, o que torna o atendimento de ocorrências mais ágil e eficiente.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesp

Polícia Militar recupera veículo em Baixo Guandu 


Na madrugada dessa quarta-feira (08), policiais militares do 8º Batalhão da Polícia Militar, Colatina, realizavam um preventivo no centro da cidade de Baixo Guandu quando avistaram um veiculo estacionado em frente uma agencia da Caixa Econômica Federal. 

Foi verificada a placa do veículo no Sistema do Detran, sendo constatado que ele estava com restrição de furto/roubo. O automóvel foi recolhido e conduzido ao pátio da Guardauto em Colatina. 

A polícia militar solicita que todos que tenham informações que possam levar a prisão de criminosos ou apreensão de produtos provenientes de furto ou roubo devem denunciar através dos telefones 190 (Polícia Militar) ou 181 (Disque Denúncia). A ligação é gratuita e não é necessário se identificar. 
========
========================================= 
ITUETA


O Grupo ComVIVÊNCIA, em Itueta, começou a
participar da Oficina de Pintura em Tecido, como mais uma
ferramenta para trabalhar os sentimentos individuais e
coletivos e os relacionamentos dos ituetenses, buscando
a melhoria contínua da convivência familiar e comunitária
na cidade.
Com a participação de 15 pessoas, as aulas tiveram
início no dia 5 de março e continuarão ocorrendo ao longo
dos próximos três meses no museu da cidade, sempre às
terças feiras. Ao todo serão 20 aulas, ministradas pela
arte educadora Neusa Amorim. A atividade é coordenada
pela equipe psicossocial da Usina de Aimorés e conta
com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência
Social de Itueta.
De acordo com a psicóloga da hidrelétrica, Érica Borges, “a oficina não tem foco na geração de
renda nem no aprendizado artístico, porque trabalha a arte como terapia. O que não impede que,
ao se identificar mais estreitamente com a pintura, o participante posteriormente use o que aprendeu
para melhorar sua renda”. O objetivo da oficina é continuar trabalhando a expressão do sentimento
através da arte.
Fonte- Assessoria Empresarial- UHE-Aimorés
==========================
 =====================

Relator defende rejeição de nova maioridade penal
O deputado Luiz Couto, relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171/93, considerou a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos inconstitucional. Em relatório entregue nesta segunda-feira (13) à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) daCâmara, o petista considerou a matéria – e outras 32 a ela apensadas – incompatíveis com a Constituição Federal. O parecer não tem data para ser votado.
Caso o relatório de Luiz Couto seja aprovado pela comissão, todas as propostas serão arquivadas. No entanto, se o parecer for derrubado, um novo relator será indicado para elaborar um parecer favorável à matéria. Nessa hipótese, ela seguirá depois para uma comissão especial que analisará o mérito da proposição.
No relatório, Couto, que é padre e presidiu a Comissão de Direitos Humanos da Câmara (CDH) em 2010, afirma que diminuir a idade penal para 16 anos não resolveria de “forma alguma” o problema da impunidade. “Se a idade fosse fator positivo, os maiores de 18 anos não cometeriam crimes, quando, na verdade, são protagonistas de mais de 90% deles”, disse. Para corroborar a posição, citou opiniões do ex-ministro da Justiça Marcio Thomaz Bastos e do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello.
De acordo com o deputado, a fixação da maioridade penal de 18 anos na Constituição está “intimamente ligada” ao princípio da dignidade humana. Ele ressaltou que a Carta Magna, nesse trecho, seguiu uma tendência internacional consagrada na Convenção sobre os Direitos da Criança, ratificada pelo Brasil em 1990. Também aponta, citando especialistas, que é direito do adolescente de até 18 anos ser julgado de forma diferente de um adulto.
Para o deputado petista, a discussão da maioridade penal não pode ser feita no caso de descumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) pelo Estado. Ele entende que a solução para o envolvimento de menores de idade com crimes virá da aplicação de boas políticas públicas e sociais e não de uma eventual mudança constitucional. Também citou as medidas socioeducativas previstas no ECA, que vão da advertência a internação por até três anos.
Fonte- Congresso em Foco
=========== 
ECONOMIA

Sebrae ES apoia participação de empresários de confecção no Vitória Moda

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Espírito Santo (Sebrae ES) está apoiando a participação de empresários do setor de moda no maior evento do setor no Estado, a sexta edição do Vitória Moda, que será realizado entre os dias 23 e 25 de julho, no Centro de Convenções de Vitória.

Os empresários de Micro Indústria ou Indústria de Pequeno Porte de confecção podem buscar apoio do Sebrae ES para participar do Vitória Moda com um estande para a exposição de sua marca e seus produtos.

O Sebrae ES subsidia cerca de 70% do valor do estande, facilitando, assim, a participação de empresários capixabas no evento. Aqueles que participam do Projeto de Desenvolvimento da Moda Capixaba do Sebrae ES, têm preferência na reserva.

Os interessados em saber mais sobre o Projeto de Moda do Sebrae ES e a participação no Vitória Moda, com estandes, pode ligar para o telefone (27) 3721-4347.

Projeto de Desenvolvimento da Moda Capixaba

O Projeto de Moda do Sebrae ES atende atualmente 150 empresas do vestuário e 18 do setor de calçados, totalizando 168 empresas. Os participantes recebem orientações por meio de palestras, eventos, cursos, consultorias, visitas técnicas, entre outros.

Este ano o Sebrae ES vai levar para o Vitória Moda Show 600 compradores do Espírito Santo, do Rio de Janeiro, de Minas Gerais, da Bahia e também das 

===================================== 
HISTÓRIA
Estrada de Ferro Vitória a Minas completa 109 anos

- A Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) completou  ontem, dia 13 de maio, 109 anos de operação. Com 905 quilômetros de extensão e considerada uma das ferrovias mais produtivas do país, em 2012 a EFVM foi responsável pelo transporte de 144,5 milhões de toneladas, entre minério de ferro e carga geral. 

Única do Brasil que opera o transporte de passageiros de longa distância diariamente, no ano passado, quase um milhão de pessoas embarcaram nos trens da Vitória a Minas, que percorrem 664 quilômetros entre o Espírito Santo e Minas Gerais numa viagem que envolve história e belas paisagens.
=============================================================