sábado, 1 de fevereiro de 2014



Mensagem  de  salvação
A bondade de Deus
Deus é bom! Muitas vezes parece difícil de acreditar. Muitos já falaram: “Se Deus é bom, por que ele permite que coisas más aconteçam?” Será que realmente Deus é a fonte das coisas más? Claro que não! Infelizmente, coisas más acontecem, e a culpa é nossa. Por nossa natureza somos todos pecadores. O egoísmo faz parte de nós. Desde pequenos já demonstramos o nosso egoísmo. A nossa sociedade está cada vez mais individualista e materialista. A ganância e a maldade humana é que causam a violência, a fome e a guerra. Mas, como mudar? A verdadeira mudança começa no arrependimento. Pedir perdão é o primeiro passo para, em seguida, mudar. Olhe mais para o lado e tente ajudar as pessoas. Cristo é o grande exemplo. Ele nos serviu com a sua própria vida. O que ele ganhou com isso? Tortura, sofrimento e morte. Mas, ele sabia que isso era preciso para nos salvar. E ele fez isso por você. Para dar a você vida plena e eterna.
Oração:
Grandioso e amado Deus, olha pela minha vida e da minha família. Permita que vivamos em comunhão e amor. Que nada interfira no bom relacionamento familiar. Cuida, Senhor, dos meus familiares e ajuda-nos no que precisamos. Amém. 

Fonte- Hora Luterana
###################### 

REGIÃO
:

Realizada a última audiência sobre Mineroduto Morro do Pilar-Linhares e Porto Norte Capixaba

 Audiência pública em Linhares faz parte do processo de licenciamento Ambiental


O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) organizou na cidade de Linhares a quarta audiência pública sobre Mineroduto Morro do Pilar-Linhares e Porto Norte Capixaba da Manabi, reunindo quase 500 pessoas no Clube Guararema.  Outros três eventos também foram organizados em Ferros, Naque e Conselheiro Pena, cidades mineiras onde haverá implantação de trechos do mineroduto. As audiências servem para a população não apenas se familiarizar com o projeto, mas indicar questões que possam aperfeiçoá-lo.

No planejamento logístico da Manabi, o porto a ser construído em Linhares fechará a cadeia de transporte que começará em sua mina, em Morro do Pilar, Minas Gerais, de onde a companhia pretende extrair 25 milhões de toneladas por ano. A produção chegará à cidade capixaba por meio de um mineroduto com extensão de 511 km, que cortará 23 municípios, entre eles, Baixo Guandu, Colatina e Marilândia e Linhares. Já o porto terá uma área de 1,14 mil hectares e 2,5 km de costa. A expectativa da Manabi é que a aprovação do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) pelo IBAMA, e as conseqüentes licenças, permitam que as obras se iniciem ainda neste ano.

Camilo Silva, gerente Geral de Processos e Tecnologia da Manabi, reafirmou a disponibilidade da empresa para o diálogo “Queremos apresentar o que a Manabi pretende e ouvir vocês, para que o projeto traga benefícios para o maior número de pessoas”. “Sabemos que o porto, particularmente, será uma obra que ajudará a dinamizar a economia dessa região do Estado e, por que não, do país, que necessita desse tipo de infra-estrutura”.

A obra, de fato, acompanha o plano de desenvolvimento do litoral do norte do Espírito Santo, um dos objetivos do Governo do Estado. “Acreditamos que o porto ajudará a criar emprego e renda em cidades que necessitam de um impulso econômico”, afirmou Camilo Ferreira de Souza, assessor de comércio exterior do Governo Estadual. “É uma estrutura que se encaixa no plano de descentralização de investimentos que buscamos”.

A Manabi tem como política priorizar os fornecedores locais. Para isso, em novembro de 2013, a companhia lançou o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) e a Associação de Desenvolvimento de Linhares (Adel).

Meio ambiente

Na exposição, foi explicado que a escolha de Linhares para a instalação do porto se deveu aomenor impacto social e ambiental. A área prevista para as obras é predominantemente de pastagem, embora exista um trecho de vegetação restinga, que será preservado. A sua costa também possui profundidade favorável para navios de grande porte, o que exigirá menos volume de areia movimentada pelas dragagens.

Técnicos esclareceram que, entre as medidas mitigadoras, estão sistemas de aspersão, onde sprays de água manterão úmidas as pilhas do material. Foi citada também a cadeia de plantas, chamada de barreira verde, que circundará o pátio. Ela impedirá que o vento leve o pó para fora do porto.

Com relação à fauna local, o projeto de engenharia do porto contempla, por exemplo, a preservação das tartarugas. A iluminação foi direcionada para não desorientá-las no período de desova. E a opção de ser um porto com uma ponte off shore, cujo embarque do minério ocorre no meio do mar, garantirá aos animais a extensa faixa de areia utilizada como berçário. O EIA ainda propõe iniciativas para garantir o habitat de toninhas e baleias jubartes.

Pesca

Há meses, a Manabi realiza, de forma proativa, reuniões públicas para esclarecer os seus projetos. Em 2013, técnicos da empresa promoveram, por exemplo, oficinas em comunidades pesqueiras do litoral norte, como Regência, Portal do Ipiranga, Degredo e Barra Seca. Nesses encontros, os trabalhadores foram convidados a contribuir na formulação de medidas para minimização dos impactos negativos e potencialização dos positivos causados pelo porto.

José Leite da Costa, presidente da associação de Degredo, esteve presente em uma dessas reuniões. Na audiência, ele buscava mais esclarecimentos sobre as zonas marítimas que a construção da estrutura iria proibir. “Sei que haverá impactos, mas vamos  encontrar um meio para que nosso trabalho não seja prejudicado”. Nas apresentações, Costa viu que as áreas em que o porto irá impedir a pesca são pequenas.

O aumento de receita do Estado e do município acarretado pela construção do porto pode aprimorar a pesca da região. Quem garante é José Roberto Fontes, secretário de Agricultura, Apicultura, Pecuária e Abastecimento de Linhares. “Temos projeto de utilizarmos esses recursos em treinamentos e equipamentos para os pescadores da região norte, para que eles tenham condições de trabalhar mais distante da costa, onde temos mais peixes e de melhor qualidade”, concluiu.



##################### 

HUMOR

Porque português anda de moto de pijama?
R: Pra fazer a curva deitado

########################

POLÍTICA

PSB terá dificuldade para acomodar aliados no interior

De partido pequeno e força auxiliar nas disputas eleitorais, o PSB hoje tem um peso político complicado de acomodar, sobretudo no interior. Como o governador Renato Casagrande ampliou sua base de partidos e conta com o comando de 22 municípios no Estado, terá de se valer de muita habilidade para evitar atritos entre correligionários e aliados. 

Na Grande Vitória o problema no partido vem de Vila Velha, onde os socialistas estão em crise sobre a adesão ou não ao grupo do prefeito Rodney Miranda (DEM). Mesmo tendo o prefeito demonstrado interesse em apoiar Casagrande, o interesse do governador em manter a aliança com o PT pode afastá-lo do DEM. 

Neste sentido, os correligionários do governador vão precisar decidir entre o interesse local e a disputa deste ano. No interior a situação é mais complicada e envolve as disputas proporcionais. Nem sempre prefeito e candidatos a deputado federal e estadual podem se acomodar no mesmo palanque e os atritos podem ser inevitáveis. 

Na região serrana, por exemplo, a disputa pela Assembleia Legislativa entre o ex-prefeito de Domingos Martins Wanzete Krugger (PSB) e o deputado estadual Cacau Lorenzoni (PP) tem tudo para ser acirrada, o que deve exigir jogo de cintura do Palácio Anchieta para não causar rachaduras na base. 

Em Vargem Alta, no sul do Estado, o prefeito João Bosco (PSB) e o vice Claudio Pazetto (PR) estariam em crise devido à indicação do peemedebista Eliezer Rabello para intervir em uma negociação entre os funcionários de um hospital na cidade e a direção, comandada por Pazetto. 

As pequenas rusgas entre os aliados no interior podem se expandir, por isso devem ser evitados, sobretudo para quem tem uma base tão ampla como o governador Renato Casagrande. Embora tenha colocado o aliado de primeira linha, Luiz Carlos Ciciliotti, à frente do PSB estadual, a presença do governador é mais eficiente na eliminação dos focos de incêndio na base. 
Fonte- Século Diário

#######################

ECONOMIA
Comércio pode gerar mais de 290 mil
vagas em 2014

 Neste ano, a perspectiva é de otimismo na geração de empregos. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), considerando o crescimento da economia de 2,3%, a expectativa é de que seja gerado 1,16 milhão de postos de trabalho formais neste ano. Só o comércio deverá ser responsável por 25,3% desse total, o equivalente a 292,2 mil vagas. Os números seguem a perspectiva de crescimento de 2013.

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES), aposta em uma expectativa de crescimento, porém tímida, com os eventos esportivos. “A aposta é na Copa do Mundo, já que mesmo o Estado não sendo sede irá receber duas delegações que vão participar do mundial, o que dará visibilidade. Isso gera motivação para o empresariado local, que acredita em uma retomada da economia capixaba”, destaca o presidente da Federação, José Lino Sepulcri.

No ano passado, o número de empregos no Espírito Santo cresceu. Ao todo foram criados 19.391 empregos, registrando um crescimento anual de 2,52%, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Os setores de serviços e comércio garantiram a alta no decorrer do ano, com 7.836 postos e 7.255 postos, respectivamente. A indústria de transformação também contribuiu para um resultado positivo com a geração de 2.899 postos de trabalho. 

Segundo Sepulcri, a maior fatia de empregabilidade do Estado vem do comércio de bens, serviços e turismo. Uma das razões para esse resultado é que mais de 5% das empresas do Espírito Santo são de micro e pequenos negócios.

O crescimento também atingiu o mercado de trabalho brasileiro, que registrou a criação de 1,12 milhão de postos de trabalho formais, uma expansão de 2,8% em comparação com 2012. Os setores que contribuíram para esse aumento no ano passado foram o de serviços e comércio, ambos com 3,4% de aumento e que responderam por 76% das vagas criadas, com os segmentos de farmácias e perfumarias (+5,8%), hipermercados e supermercados (+4,2%), informação e comunicação (+5,8%) e alojamento e alimentação (+4,8%).

A expansão registrada em 2013 se manteve no comércio no último mês do ano. O comércio cresceu 0,52% em dezembro, sendo responsável pela criação de 1.001 postos de trabalho no final do ano. Já a análise geral do mês apresentou queda de 0,73% no nível de emprego, um total de -5.782 postos de trabalho, em função de férias escolares, festas de final de ano, período de chuvas e entressafra agrícola.


Mais informações:
Assessoria de Imprensa Fecomércio ES
 ########################################

LEIA
JORNAL  O  REGIONAL
QUINZENALMENTE COM VOCÊ NA  VERSÃO  IMPRESSA


 ##############

PENSE HOJE  E  SEMPRE

“Firme está o meu  coração, ó  Deus,  o meu  coração está  firme; cantarei e  entoarei louvores”. Salmos C. 57-V. 07.
###########   

RELIGIÃO
Igreja doa mais de um milhão de dólares para projeto de tradução da Bíblia

A mega igreja College Park Church, localizada em Indianápolis, capital do estado norte americano de Indiana, tem como tradição anual recolher uma grande oferta no período do natal para uma causa específica. No último ano, as ofertas da igreja tiveram como objetivo colaborar com um projeto de tradução das escrituras, e bateu um recorde de arrecadação, destinando mais de um milhão de dólares para o projeto.
- Estamos comprometidos com as Escrituras e acredito que a fé vem pelo ouvir, e o ouvir a Palavra de Deus, de modo que sentimos que é a coisa mais importante que podemos fazer para que as pessoas ao redor do mundo tenham a Bíblia em sua língua materna – disse Nate Irwin, pastor de College Park, sobre a doação.
De acordo com o Noticias Cristiana, a doação recorde da igreja foi destinada ao maior projeto de tradução da Bíblia em todo o mundo, o Wycliffe Bible Translators USA. Os fundos serão usados para apoiar o trabalho de Wycliffe na Ásia, onde há uma “grande necessidade” de os asiáticos tenham a Bíblia em sua própria língua, de acordo com um comunicado de imprensa assinado por Bob Creson, CEO da Wycliffe.
- Louvamos a Deus pela sua colaboração que irá levar a Palavra de Deus para as pessoas que nunca tiveram a oportunidade de ouvi-la em sua língua natal. A contribuição da igreja é para acelerar o progresso e para o início de muitos programas de tradução da Bíblia em uma das regiões mais difíceis de alcançar – completou.
Por Dan Martins, para o Gospel+

############################
#############

PASSAGEM  BÍBLICA

“Pois o SENHOR julga ao seu  povo e se compadece dos  seus servos”. Salmos  C. 135-V. 14.

###########################

Em Circulação mais  uma  Edição  do
JORNAL  O REGIONAL-
 BAIXO GUANDU  E  REGIÃO.
2ª  Quinzena  de  Janeiro. É  só conferir

###############################