sexta-feira, 31 de janeiro de 2014


Jornal O Regional
Filiado ao Sindjores
Ano XXVIII- Nº 424
2ª Quinzena de Janeiro de 2014
Edição de 12 páginas - R$ 0,90
Baixo Guandu- E. Santo

Título-
Verão 2014: Praia ou Cachoeira?
   -Leia na Página 08-

Foto- Praia de Mar Azul, próximo à Barra do Sahy
Foto- Cachoeira em Santa Teresa.

Anúncio-
Papelaria Atual
Promoção volta  as  aulas


Anúncio-
EMPRÉSTIMO FÁCIL


O Regional-  -2ª Quinzena de Janeiro/2014- -OPINIÃO- Página 02

Título-
DALMON


Título-
PALANQUE

FORA DO AR

   O site da Câmara M. de Baixo Guandu continua fora do ar. Muito embora a legislação estabeleça que é lei, principalmente, a divulgação do site transparência, nele o cidadão (ã) é informado sobre o quanto a Câmara recebe e gasta, remuneração de vereadores, número de funcionários e os seus respectivos salários. No site da Câmara de Baixo Guandu desde maio do ano passado só se encontra fotos de vereadores.


E A CÂMARA?
  
   Em fevereiro após o recesso de 30 dias, os vereadores estarão de volta com as sessões ordinárias. Lembrando que no final do ano teremos eleição da mesa diretora da Câmara e, já se sabe que, existe um grupo de vereadores trabalhando para vencer a mesa diretora.


BIRIBA NO HOSPITAL

   Não se trata de nenhum problema de saúde. O ex-vereador Biriba confirmou para O Regional, na semana passada que, agora é funcionário do Hospital Dr. João dos Santos Neves. Ele foi vereador em Baixo Guandu por dois mandatos.


BALESTRASSI DISPUTA O GOVERNO

   O ex-prefeito de Colatina, Guerino Balestrassi (PSDB) está anunciando para primeira quinzena de fevereiro um grande ato público, com todos os pré-candidatos tucanos. Balestrassi chama o modelo político de Paulo Hartung e Renato Casagrande de “chavismo”, (modelo atrasado de democracia). Guerino deverá ser candidato ao governo, mesmo o seu nome não parecendo bem nas últimas pesquisas. Será vai repetir o mesmo efeito quando foi candidato a prefeito em Colatina na primeira vez? Era o último colocado, depois foi reeleito, elegeu o seu sucessor e o sucessor foi reeleito.




Título-
PARTICIPAÇÃO

FONTES DE RECURSOS
       *Alexandre Sylvio Vieira da Costa


   A nossa nação arrecada mais de 1,15 trilhão de reais por ano com impostos, valores que, correspondem a mais de 35% de todas as riquezas geradas no país, nosso produto interno bruto, o chamado PIB. É muito dinheiro. Excluindo o problema da corrupção que, é um câncer da nossa sociedade e de difícil erradicação, enquanto não houver a elaboração e aplicação de leis mais rígidas, temos muito dinheiro para investir no nosso país e na melhoria das condições sociais da população. Mas apesar desta quantidade imensa de dinheiro, vivemos em um país, onde, a utilização equivocada dos recursos públicos não gera qualquer tipo de restrição ao gestor. Por exemplo, com dinheiro em caixa, um prefeito resolve construir um chafariz na praça principal da cidade ou contratar shows de duplas sertanejas ou cantores de axé com entrada gratuita para o público, esquecendo-se de que, nas escolas os alunos estão sem merenda, sem carteiras e material didático. Bancam bilhões de reais para a construção e reformas de estádios para a copa do mundo e esquecem-se de que, milhares de pessoas todos os meses morrem nos hospitais por falta de atendimento, ou equipamentos ou pela falta do atendimento básico. Estádios de futebol devem ser construídos e explorados pela iniciativa privada, com o governo, no máximo, emprestando recursos através do BNDES, recursos estes, que terão de retornar.
   O Governo federal privatizou diversas empresas que, quando estavam sob o seu poder, único e exclusivo, eram máquinas inchadas de funcionários com lucros mínimos e, muitas vezes, grandes prejuízos. Após a privatização, muitas delas se adequaram e ajustaram seus modelos de gestão, gerando grandes lucros financeiros, inclusive; para os funcionários através da distribuição de parte do seu superavit.  O papel do governo nestes casos é fiscalizar, cobrar pela sua prestação de serviços e arrecadar os impostos, para investir nos setores básicos da sociedade como saúde, educação e segurança.
   O jogador Neymar, por exemplo, recebia quando jogador do Santos, cerca de 4,0 milhões de reais por mês entre salários e patrocínio. Vergonha nacional? De jeito nenhum, não é o dinheiro do meu imposto que o sustenta, mas da iniciativa privada. Ao comprarmos um carro de determinada marca ou utilizarmos uma determinada operadora de telefone na qual ele é o garoto propaganda, com certeza estaremos junto com isso, bancando o seu salário, mas é opcional, ou seja, se eu não utilizar nenhum produto na qual ele associa a sua imagem, não estarei contribuindo em nada para o seu salário, mas o salário de um funcionário público é diferente, pois, todos nós somos obrigados a pagar impostos. Resumindo, o dinheiro existe porque os impostos são altos, contudo, o que os governantes determinam como prioridade para investimentos é que chama a atenção. Se der errado, desmancha e faz outro ou abandona, afinal, o dinheiro não está saindo do bolso dele. Com estas atitudes irresponsáveis, a nossa dívida interna aumenta cada vez mais. 
   Muito dinheiro é gasto com assistencialismo e que, em nada encoraja o cidadão a crescer e se desenvolver, já que, não cria oportunidades, só estimula a se acomodar na rede e esperar o início do próximo mês. Dar o peixe é fácil, difícil é ensinar a pescar.
  *Alexandre Sylvio Vieira da Costa
Engenheiro Agrônomo
Professor Adjunto - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri


Título-
MOMENTO

     *Reverendo Ângelo Viera da Silva

   Estreou mais um “BBB”, o “Big Brother Brasil” 14. Entre “likes” e “unlikes”, não há dúvidas que tal “reality show” será (e já está sendo...) motivo de muitas matérias, críticas, artigos, "posts", "twitters" e comentários na internet. Dessa vez, me ausentarei desse palco e apenas me deterei em utilizá-lo para me referir a outro “BBB”, que insiste permanecer no meio de muitos cristãos, assombrados pelas concupiscências da carne e dos olhos (1 João 2.16-17).
   É fato que uma programação televisiva inculta e desprovida de conhecimento não agrega bons valores aos cidadãos de bem. Igualmente, muitos cristãos envergonham o seu Cristo no instante em que, como ditos discípulos, abandonam o ensino do Mestre para divagar nos prazeres passageiros ditados por uma sociedade alienada e distante do Deus que eles julgam conhecer.
   Dito isso, passo a descrever um “BBB” admirado por muitos “cristãos que, entretanto, se revelam alheios a Cristo, à Bíblia e à Igreja fiel”. São eles: a bajulação, a badalação e o bacanal. Quem ler, entenda.
1. O “B” da “Bajulação”. 
   Sinto que, há no meio cristão uma espécie de programa de substituição do discipulado bíblico pela bajulação, da pregação e ensino da Bíblia, pela adulação. Não é teoria de conspiração, é pura observação. Atualmente, parece que é necessário bajular para manter o crescimento da arrecadação financeira e do rol de membros. Na contramão, não há profundidade bíblica nas exposições, pois as mensagens são superficiais e secularizadas. Não importam os meios, contanto que os fins sejam alcançados. Assim, tal postura faz nascer cristãos-bebês e institui uma mega igreja manipulável. Ali, não há espaço para confrontos sadios e todos são aceitos como são: bajulados e adulados.
2. O “B” de “Badalação”. 
   O mundo de hoje é o mundo da badalação. “Mostre que você é superior!” (melhor carro, salário, roupa, atitude, idéia, religião, etc.). O importante é ostentar-se socialmente. Aparentemente, até o entretenimento está a serviço de uma mensagem hedonista individualista, isto é, “não importa o que as pessoas digam, o importante é você ser feliz”. Porém, o cristão “badalado” está abalado. Ele necessita de humildade, não de arrogância; ele não se vangloria, se esvazia de si. Tudo importa se sou cristão, pois o meu dever é ser, viver e agir como meu Senhor ensinou. Nele está a verdadeira felicidade.
3. O “B” de “Bacanal”. 
   Várias pessoas realizam uma festa. Celebram a uma divindade por meio de festim licencioso, libidinoso. Os libertinos criam uma orgia e lhe dão o nome de bacanal, possível festa antiga ao deus Baco, deus do vinho. É claro que, o cristianismo autêntico não permite essa festa. É evidente que, os cristãos não participam de bacanais. Será? Não é verdade que hoje muitos cristãos vivem na promiscuidade como percebida em tempos antigos? Basta pensarmos no crescimento do número de cristãos que, vivem na prática de relações sexuais ilícitas e concluiremos que, o prazer pecaminoso é um problema oculto a ser enfrentado na Igreja. Eis o dilema: o cristão pecador peca desenfreadamente e não há arrependimento, mudança de vida.
   Eis um “BBB” oculto de muitos cristãos. É como uma tríade maléfica a ser percebida, enfrentada e extirpada do meio do povo de Deus. A pergunta é: vamos assistir, participar ou renunciar ao “BBB”? Não fique espiando, mas creia na expiação.

  *Reverendo Ângelo Vieira da Silva, é pastor na 1ª Igreja Presbiteriana de Resplendor e colaborador do Jornal O Regional.


Título-
EXPEDIENTE
Diretor  Responsável-  Wanderlei Schulz
Fundado em  18 d e fevereiro d e 1987


O Regional-  -2ª Quinzena  de  Janeiro/2014- -POLÍTICA- Página 03

Título-
PA fora da movimentação política

   Quem está fora das articulações políticas de Baixo Guandu, é o ex-presidente do Sindreceita Paulo Antenor (PA). Quando aparece na cidade é somente para rever parentes e amigos próximos. Desde 25 de novembro do ano passado, ele é Secretário de Planejamento do Governo do Distrito Federal, nomeado pelo governador Agnelo Queiróz.
   Paulo Antenor é 1º suplente de senador de Magno Malta. Caso o Senador Magno Malta confirme sua candidatura ao governo e vença, PA ocuparia a vaga de Senador por 04 anos. Politicamente em 2008, participou no PR de várias articulações políticas de Baixo Guandu, ao lado do ex-vereador Tim Andreatta, que na ocasião, o mais votado.
   Nascido em Sobreiro (Laranja da Terra), ele é Formado em Ciências Contábeis, com especialização em Direito Tributário, ele é funcionário de carreira da Receita Federal.


Título-
Governo Federal entrega motoniveladoras para 20 municípios capixabas
    -Baixo Guandu recebe uma-


   Com um investimento de mais de R$ 10 milhões, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), com apoio do Governo do Espírito Santo, realizou nessa segunda-feira (20), a entrega de motoniveladoras para ajudar na reconstrução de estradas rurais. Foram beneficiados 20 municípios capixabas atingidos pelas fortes chuvas de dezembro de 2013.
   A entrega foi realizada no município de Ecoporanga, Noroeste capixaba e é resultado das ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do Governo Federal.
Estiveram presentes: o Secretário Nacional de Agricultura Familiar, Valter Bianchini, o secretário de Estado da Agricultura, Ênio Bergoli, o delegado Federal do Desenvolvimento Agrário no Espírito Santo, Josean de Castro Vieira, o senador Ricardo Ferraço, os deputados federais Rose de Freitas, Paulo Foletto e Lelo Coimbra, o deputado estadual Sandro Locutor, além de prefeitos, vice-prefeitos e outras autoridades.
   "O Governo Federal está junto como Espírito Santo para recuperar o Estado dos estragos causados pelas fortes chuvas. As entregas de hoje fazem parte de um pacote de investimentos que chegarão a 67 municípios capixabas, todos com população até 50 mil habitantes. Essas máquinas são prioritárias para garantir a melhoria do ir e vir de toda a população rural com o reparo das estradas rurais”, afirmou o secretário Valter Bianchini. 
   "Agradecemos ao Governo Federal pela parceria na recuperação do Espírito Santo nesse momento delicado. Vamos atuar de maneira firme para atender a população e recuperar as áreas rurais do nosso Estado. A Secretaria da Agricultura (Seag) desenvolve uma série de ações que beneficiam os agricultores familiares dentro do Programa “Vida no Campo”. Esta programação está em sintonia com as ações do MDA e com essas parcerias vamos, com o tempo, recuperar o Estado”, afirmou o secretário Ênio Bergoli.
   Nesta primeira entrega, as prefeituras beneficiadas foram Água Doce do Norte, Águia Branca, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Governador Lindenberg, Jaguaré, Mantenópolis, Marilândia, Mimoso do Sul, Mucurici, Pinheiros, Ponto Belo, Rio Bananal, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, Vila Pavão e Vila Valério.
   "Precisamos das máquinas para ter condições de trafegar nas estradas e levar a produção para os mercados consumidores. Estes são investimentos importantes que nos ajudam a superar as dificuldades que os municípios têm enfrentado e reestruturar os municípios afetados", afirmou o prefeito de Ecoporanga, Pedro Costa.
   Ainda durante as entregas em Ecoporanga, foram entregues 18 novas casas do Programa “Minha Casa, Minha Vida” construídas em um assentamento da reforma agrária. O MDA investirá R$ 1,9milhão na ação.
















Anúncio-
CORTTES MADEIRAS LTDA – ME, CNPJ: 12.425.172/0001-96, torna público que obteve do IEMA, através do processo n° 59999144, Licença Prévia (LP) e Licença de Instalação (LI), para Fabricação de Móveis e Estruturas de Madeira, à Rodovia BR 259, lotes 19/21/22, quadra II, Polo empresarial, no Munícipio de Baixo Guandu - ES.


O Regional-  -2ª Quinzena  de  Janeiro/2014- -SERVIÇO- Página 04

Título-
DICAS DE CONCURSO


   A Copasa e suas subsidiárias lançaram os editais de n° 03 e 015/2014 para abertura de concursos públicos que preencherão 218 vagas de níveis Fundamental, Médio, Técnico e Superior. A empresa, considerada como possuidora de uma gestão moderna, com crescimento acima do mercado, oferece aos futuros empregados salário de até R$ 4.452,40, mais benefícios.
   As oportunidades estão distribuídas entre a Copasa propriamente dita (edital 015, 116 vagas) e as subsidiárias Copanor - Copasa Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais (edital 03, 82 vagas) e Copasa Águas Minerais de Minas (outro edital 03, com 20 vagas).
   Os cargos disponíveis são Agente Industrial, Agente de Saneamento e Analista de Saneamento.    Confira os requisitos de formação, a carga horária, o salário base e as atribuições de cada cargo consultando os anexos dos editais.

Inscrições

   A inscrição será efetuada via internet, mediante o preenchimento do “Requerimento Eletrônico de Inscrição”, no endereço eletrônico www.gestaodeconcursos.com.br, das 09 horas do dia 19 de março às 20 horas do dia 17 de abril de 2014 (horário de Brasília).
As taxas variam de R$ 20,00 a R$ 70,00 de acordo com o cargo escolhido.
Provas
   As provas objetivas serão aplicadas no dia 18 de maio de 2014, em local a ser informado no Comprovante Definitivo de Inscrição (CDI), na cidade selecionada pelo candidato, correspondente a Região de Abrangência informada no Anexo II dos editais.
   Os candidatos deverão ainda passar pelas etapas de: prova de redação (exclusiva para especialidades de Advocacia e Comunicador Social), exame prático de capacitação física (algumas especialidades) e avaliação médica (todos os cargos).
   As questões da prova e os gabaritos das provas objetivas serão e divulgados no endereço eletrônico de inscrição no dia 20 de maio de 2014.
Validade
   Os concursos terão validade de dois anos, a contar da data da publicação de suas homologações, podendo haver prorrogação.


Título-
OPINIÃO LIVRE

A FELICIDADE ACORDA COM O AMANHECER.

  *Juarez Alvarenga


   A felicidade deve ser como café quente feito na hora. Colocar na garrafa térmica é dar nossa contribuição para sua conservação.
   Dizia um lavrador amigo que para ele felicidade é acordar bem cedo e sobre o frio de maio dar uma puxada gostosa no cigarro de palha.
   A intensidade em que, buscamos a felicidade, é proporcional à intensidade que o conquistamos.
   O que vemos habitualmente é café amanhecido e frio. Nós seres humanos temos muita preguiça de requentar o café. Sentir seu gosto adocicado e conservar o paladar é a preocupação que deve rodear os pretendentes da felicidade.
   DIZ A FILOSOFIA POPULAR QUE, NA VIDA NÃO HÁ FELICIDADE E SIM; MOMENTOS FELIZES. CONTRARIANDO ESTA MAXIMA O QUE EXISTE REALMENTE É FELICIDADE QUASE PERMANENTE CONTÁRIO QUE O SOFRIMENTO E A DOR É QUE SÃO MOMENTÂNEOS.
   Primeiro sintoma de quem é feliz é não andar no mesmo caminho sempre e com os mesmo passos. Devemos ter a sintonia de compreender os tamanhos dos passos a ser dados. Buscar novos trajetos nos levam a sensação de alivio existencial. Depois não sentir que a vida é um fato consumado. Ter sempre a sensação de novos horizontes juntamente com sua força interior potente nos conduzirá a qualquer distancia imaginada.
   Compreender que os incômodos psicológicos diários podem ser diminuídos ou até eliminados. O apego à dor é instrumentos destruidores de arco íris.
   O mundo moderno está contaminado pelos vírus pungentes de ocultação da alegria. O ser humano está resistente em abrir seu interior e jogar nele simplicidade e gratuidade os dois sustentáculos fixa a felicidade ao nosso redor.
   Acreditar que todo amanhecer é sempre novo e que novas oportunidades surgem com o nascer do sol. Dando a nós a possibilidade de nova construção erguida com a sabedoria de quem já errou. Devemos evitar marcos em nossas vidas, pois não tendo como andar para frente a tendência é retroceder. Instantaneidade do objetivo alcançado devem ser um trampolim que nos impulsiona além de nossas pretensões.
   O durante da conquista deve nos fazer permanecer fortemente na luta. Nada nos devem intimidar e fazer evaporar nossos sonhos retidos. Eles deverão ser teimosos. Os obstáculos encontrados devem ser retirados com paciência e determinação. Existe em qualquer conquista pedras impregnadas ao chão dificultando demasiadamente sua locomoção. E com alavanca e jeito devemos retirar com força de nosso intimo.
   O nascedouro de qualquer concretização é tosco e frágil. Mas nós seres humanos devemos impulsionar com fluxo inicial de uma fonte, ou seja, com toda intensidade.
   As manhãs devem ser como baú aberto. No seu fundo só devem conter coisas positivas significativas. E nós devemos remexer diariamente. Levar para superfícies as alegrias retidas e conter no seu fundo distante de nosso mundo as mazelas por ventura encontradas.
   Quando o dia abre devem nascer em nosso intimo a doçura de viver vindo de um aroma novo de um mundo que nos oferece a possibilidade de acertos diários.
   Felicidade é sair da cama para o amanhecer com a motivação de um jogador de futebol numa decisão de copa do mundo. E nós como guerreiros de nossas próprias guerra intimas devemos deslocar para nossas trincheiras e colocar em posição estratégica, pois somente assim poderemos ser atiradores só de alvos certeiros.
 *JUAREZ ALVARENGA
ADVOGADO E ESCRITOR

ANÚNCIOS-
Farmácia Guandu
Agência ekztar

O Regional-  -2ª Quinzena  de  Janeiro/2014- -POLÍCIA- Página 05

Título-
Acidente já matou dois rapazes em instalação de internet

Foto - Escritório do Grupo Lima em Baixo Guandu

   Exatamente em 40 dias, que o Grupo Lima está em Baixo Guandu com um novo serviço de internet, dois funcionários da mesma morre trabalhando. Dia 23 de janeiro, no bairro Vila Kennedy, mais precisamente na Rua Dona Clarisse, segundo o boletim de ocorrências da Polícia Militar de  Baixo Guandu Thiago Welder da Silva, 30 anos, sofreu uma  descarga elétrica  quando estava em um poste da EDP-Escelsa fazendo serviços de instalação d e Internet. Ele foi socorrido, após o acidente e encaminhado em uma ambulância para o Hospital Dr. João dos Santos Neves, mais não resistiu aos ferimentos vindo a falecer.
  O primeiro acidente com vítima fatal, com funcionário da mesma empresa, ocorreu dia 14 de dezembro, exatamente com o Grupo Lima estava promovendo a instalação na cidade. O acidente ocorreu na Rua Madame Albertina Holz, atrás da Escola José Damasceno Filho, bairro Sapucaia.  Josemar Reis de Souza teve morte instantânea, segundo informações ao receber um choque elétrico.  Ficou pendurado numa distância de aproximadamente 05 metros. Foi necessário acionar o Corpo de Bombeiros, para a retirada do corpo. Josemar morava em Santa Maria de Jetibá. A empresa chegou a fechar o escritório, expor uma faixa de luto em solidariedade. Em ambos os casos, a empresa colocou uma nota na rede social, informando que, as lojas de Baixo Guandu, Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá e Santa Leopoldina ficaria fechadas em função do luto.
  Informações dão conta de que, os dois funcionários estavam com equipamento de segurança, fornecido pela empresa no momento do trabalho.


Título-
PM detém oito pessoas por tráfico de drogas em Baixo Guandu e Colatina 


Policiais Militares do 8º Batalhão realizaram neste fim de semana diversas operações nos municípios de Baixo Guandu e Colatina. Foi apreendida uma grande quantidade de drogas e armas, resultando na detenção de cinco pessoas e apreensão de três adolescentes. 

  Dia 24 no bairro bela Vista em Colatina foi desencadeada uma operação em conjunto com a Polícia Civil para cumprir mandado de busca e apreensão na residência de N.A.S.J, de 26 anos. Foram encontrados também uma balança de precisão, dois tabletes de maconha totalizando 42 gramas, além de materiais para embalo. 

No mesmo dia ainda em Colatina no bairro Operário, os militares do Grupo de Apoio Operacional (GAO), por meio de uma denúncia anônima, abordaram cinco pessoas em uma residência, com os suspeitos foram encontrados um revólver calibre 38, seis cargas de crack totalizando 86 pedras, duas sacolas de ácido bórico, um tablete de maconha pesando 10 gramas e materiais para embalo. 

Dia 25, durante uma abordagem, a Polícia Militar deteve cinco jovens incluindo dois menores de 16 anos no bairro Moacir Brotas em Colatina. Foram recolhidos na residência de um dos jovens, 37 gramas de maconha totalizando 74 buchas. Diante dos fatos todos os envolvidos foram conduzidos para a delegacia do município.

Em Baixo Guandu os militares se deslocaram para o bairro Santa Mônica, pois de acordo com moradores, havia um menor com uma motocicleta em atitude suspeita. Durante a abordagem foi constatado que o veículo estava com restrição de furto/roubo. O menor foi apreendido. 



Título-
Anúncio-
Restaurante Estância Girassol
Tel. (33)8455-1641 - BR 259- Aimorés, logo após a Pedra da Lorena, sentido a Resplendor.
Venha saborear aquele almoço no fogão à lenha, com churrasco, sem balança, por apenas 10,00.
Aos domingos, cardápio variado com balança: pato com arroz, carneiro e galinha caipira. 


O Regional-  -2ª Quinzena  de  Janeiro/2014- -ESPORTE- Página 06

Título-
2º Bicicletaço da Paz

   Acontecerá no dia 02 de fevereiro, o 2º Bicicletaço promovido pela Secretaria M. de Esportes e Lazer. A concentração será na Praça São Pedro, a partir das 15 horas, passando pelo centro de Baixo Guandu e diversos bairros.
   Haverá sorteio de bicicletas e os 1.500 primeiros ciclistas que chegarem à Praça São Pedro, ganharão uma camiseta de brinde.

Título-
JOABES SERÁ EM BAIXO GUANDU

   Estará acontecendo no Ginásio Poliesportivo de Baixo Guandu de 14 a 16 de fevereiro, o JOABES (Jogos Abertos do Espírito Santo), com várias modalidades esportivas, como: Futsal, Handebol Masculino e Feminino. O evento é promovido pela Secretaria Estadual de Esportes e Lazer em parceria com a Prefeitura de Baixo Guandu.
   Dentro do evento do JOABES, a equipe de Baixo Guandu de Basquete Masculino (campeã no ano passado) estará participando desta competição em Linhares, em São Mateus e C. de Itapemirim, com finais na Grande Vitória. Os jogos terão início no dia 01 de fevereiro e irão até o dia 29 de março.

Título-
1º Torneio de Bocha 2014

Foto-

   Aconteceu dia 26 de janeiro, na Praça São Pedro, o 1º Torneio de Bocha 2014, evento que, teve o apoio da Secretaria M. de Esportes e Lazer. Os 03 primeiros colocados foram: Braulino, Marquinho e Johnson.

Título-
Campo Bom de Bola será inaugurado

Foto-

   Segundo informações do Secretário M. de Esportes e Lazer, Wilton Minarine, o Campo Bom de Bola, deverá ser inaugurado no mês de fevereiro. A obra já foi concluída e contará com as presenças do Governador, Renato Casagrande e do Secretário de Esportes, Vandinho Leite.


Anúncio-
Comavel

Padaria Belém


O Regional-  - 2ª Quinzena  de  Janeiro/2014-  -REGIÃO- Página 07

Título---------
Manabi instala tendas nos municípios para informações sobre o Mineroduto Morro do Pilar-Linhares e Porto Norte Capixaba

   Com o objetivo de fornecer informações gerais sobre os projetos e fortalecer o diálogo com as comunidades, a Manabi instalou tendas nos municípios onde acontecerão as audiências públicas sobre o Mineroduto Morro do Pilar-Linhares e Porto Norte Capixaba da empresa. Nestes espaços, mobilizadores recebem a comunidade, registram dúvidas e também informam sobre as audiências públicas que acontecerão em Ferros no dia 28 de janeiro, Naque no dia 29, Conselheiro Pena no dia 30 e Linhares no dia 31.
   Em Ferros, a tenda fica próximo ao prédio da Prefeitura, na Rua Fernando Dias de Carvalho, 16, Centro.  No município de Naque está instalada na Praça Ademar Pinto, no Centro. Em Conselheiro Pena a tenda funcionará na Praça João Luiz da Silva, em frente ao jardim da Prefeitura. E em Linhares, no estacionamento do Mercado Municipal, na Rua Capitão José Maria, esquina com Avenida Comendador Rafael.
   As audiências, realizadas pelo IBAMA, fazem parte do processo de licenciamento ambiental dos projetos de logística da Manabi. Nesses eventos, as comunidades podem tirar suas duvidas e dar sugestões sobre o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) do empreendimento a ser executado pela mineradora.
   A empresa planeja instalar uma mina em Morro do Pilar e transportar via mineroduto, uma produção de 25 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, até o porto que será construído em Linhares. Todo o empreendimento, em todas as suas fases, prospecta aproximadamente nove mil novos empregos, um resultado de investimentos de cerca de R$ 6,5 bilhões.
A primeira audiência pública ocorre no dia 28, terça-feira, em Ferros e irá contemplar também a população de Conceição do Mato Dentro, Morro do Pilar e Santo Antônio do Rio Abaixo. A reunião começará às 19 horas, na Quadra Poliesportiva Amir Soares de Carvalho, localizada na Rua Professor Otaviano de Brito, s/n, Bairro São Geraldo.
   No dia seguinte, quarta-feira, dia 29, a audiência será em Naque. Participarão ainda os municípios de Açucena, Belo Oriente, Engenheiro Caldas, Fernandes Tourinho, Iapu, Joanésia, Mesquita, Periquito e Sobrália. O evento será às 19 horas na Escola Municipal Pedro Fernandes Mafra, que fica na Rua Maria Pereira Matos, 10, Centro.
No dia 30 é a vez de Conselheiro Pena e incluirá os moradores de Capitão Andrade, Itanhomi, Itueta, Resplendor e Tumiritinga. A reunião será no Clube Uirapuru, na Avenida Manuel Calhau, 50, Bairro Uirapuru e terá início às 19 horas.
Na sexta-feira, dia 31, Linhares, no Espírito Santo, recebe a última audiência, às 19 horas, no Clube Guararema, localizado na Avenida Getúlio Vargas, 1174, Centro. A população de Colatina, Baixo Guandu e Marilândia são esperadas aqui.

Sobre os projetos

Criada em 2011, a Manabi possui direitos minerários na região do quadrilátero ferrífero de Minas Gerais, especialmente nos arredores da cidade de Morro do Pilar. Estudos apontam a existência de 1,5 bilhões de toneladas de recursos no local onde a empresa planeja montar as suas plantas de extração. As reservas de minério de ferro possuem capacidade para produzir até 31 milhões de toneladas por ano, em um teor de 68,5% de ferro, com nível baixo de impurezas.
A produção será escoada via mineroduto com 511km de comprimento, passando por 19 municípios mineiros e quatro capixabas, sendo que o último deles, Linhares, receberá também um porto. Tanto nas fases de implantação quanto nas de operação, a expectativa é que sejam gerados nove mil postos de trabalho, muitos deles originados pelas empresas contratadas da Manabi. O empreendimento ainda aquecerá as economias locais, com o aumento da massa salarial gasta no comércio e nos tributos pagos aos municípios e ao governo.
Outros canais de comunicação foram viabilizados pela Manabi. Para obter mais informações os interessados podem enviar e-mail parafaleconosco@manabi.com ou ligar para 0800 771 1434.


Anúncio-
CALL CONSULTORIA AMBIENTAL

O Regional- -2ª Quinzena de janeiro/2014- -LAZER- -Página 08

Título-
Verão: Praia ou Cachoeira? Você decide:

Foto- Praia de Barra do Sahy mais próxima de Baixo Guandu.
Foto- Cachoeira Véu de Noiva em Santa Leopoldina.
Foto- Pedra Azul em Domingos Martins.

  Para você que ainda não foi para as praias ou cachoeiras nesta temporada de  verão,  com termômetros  disparados, aqui vão algumas dicas:

Tranquilidade e Belas Paisagens

   Aracruz está localizada a 140 km de Baixo Guandu aproximadamente e os principais acessos são pela BR-101 e pelo Litoral através da ES-010. Esse trajeto encantador possui como principais destaques, o verde das reservas naturais, manguezais e as águas - doce e salgada das praias, rios e lagoas. Tudo isso em um clima tropical. O litoral, com praias belíssimas, é um atrativo a parte. Sua paisagem é considerada uma das mais belas e conservadas do Estado.
   O turismo em Aracruz oferece diversas atrações históricas, naturais e culturais. As tradições e culinária dão um toque especial ao passeio, tornando ainda mais agradável à passagem pelo município.
   Ligue para a sua pousada preferida e faça uma reserva, aqui estão alguns telefones disponíveis: 3250-7049, 3250-7388, 3250-1279, 3250-7443, 9-9840.0659, 9-9894-2800, 3250-7175.

Áreas de Camping: 9-9900-5369 - 3256-1155.
PRAIA DOS PADRES: 3250-1469 - 3250-1716.
SANTA CRUZ: 3250-6990 - 3250-6513 - 9-9946-6200
OUTRA OPÇÃO: JACARAÍPE (SERRA)
3243-2385 - 3243-2495  e 3287-0110
CACHOEIRA:
   Mas se você não gosta de praias e quer fugir da agitação. Santa Leopoldina oferece várias opções de cachoeiras. As pousadas têm nos seus variados estilos: Tels. 9-9715-5061, 3300-6030, 3338-0037.
PEDRA AZUL
   Fica em torno de 185 km partindo de Baixo Guandu, via Itaguaçu, Itarana, Santa Maria de Jetibá e Fazenda Estado. Pedra Azul, no município de Domingos Martins, é um grande produtor de morango, Aqui  vão alguns telefones de pousadas em que você também poderá fazer a sua  escolha: 3248-1147, 9-9727-6667, 3248-1109 e 9-9967-2279
O Parque Estadual da Pedra Azul foi criado para proteger um conjunto de valores naturais, onde se destaca a Pedra Azul, formação de granito e gnaisse de 1.822 metros de altura. A ação de eventos naturais esculpiu parte da rocha em forma de lagarto, feição única que pode ser reconhecida a grandes distâncias.  A unidade de Conservação se encontra inserida no Bioma da Mata Atlântica, um dos mais diversos e ameaçados. Os ecossistemas englobados pela área do Parque são os Campos Rupestres (vegetação que se desenvolve sobre as pedras) e a Floresta Ombrófila Altimontana (matas influenciadas pelo regime de chuvas, localizadas acima de 1500 metros de altitude). A fauna e flora são muito diversas, de espécies endêmicas (que só ocorrem na área do Parque) e ameaçadas de extinção.
O QUE é UM PARQUE?
   O parque é uma categoria de Unidade de Conservação do grupo de proteção integral, no qual se permite somente a utilização indireta dos recursos naturais existentes no seu interior. Os Parques podem ser Nacionais, Estaduais ou Municipais e têm como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.
ONDE FICA:
   O Parque Estadual da Pedra Azul está localizado nos municípios de Domingos Martins e Vargem Alta. Abrange as localidades de Pedra Azul, São Sebastião do Aracê e São Paulo do Aracê, distrito de Aracê, em Domingos Martins; e o distrito de Castelinho, em Vargem Alta.

GEOGRAFIA:

Área: 1240 hectares.
Perímetro: 22.348,15 metros.
Clima: Pedra Azul está localizada em uma região de terras frias, acidentadas e chuvosas com chuvas concentradas nos meses mais quentes e estiagem nos meses mais frios.
Temperatura: A temperatura do mês mais frio, em média, varia entre 7,3 a 9,4° C e do mês mais quente entre 25,3 a 27,8°C.
Altitude: A altitude varia entre 1250 metros no centro de visitantes a 1909 metros no pico da Pedra das Flores, o ponto mais alto da Unidade de Conservação.
Solos: Os solos são constituídos por litossolos, solos rasos assentados sobre a rocha. As formações rochosas são proeminentes, aflorando em diversos pontos do Parque e proporcionando belas paisagens.

INFORMAÇÕES AOS VISITANTES
INFRAESTRUTURA
O Parque possui estrutura aberta ao público, com centro de visitantes e trilhas de fácil acesso. O centro de visitantes possui banheiros, bebedouros e coleções de fauna e flora.
Não há camping ou lanchonete no interior do parque, mas há hotéis, pousadas, restaurantes, lanchonetes, cafés e lojas de agroturismo nas proximidades, que oferecem diversos serviços e áreas de lazer.
COMO CHEGAR
O acesso ao Parque pode ser feito pela Rodovia BR262, entrando no Km89, passando pela Rota do Lagarto (ES010) por 2 km até a entrada. Outro acesso se dá pela rodovia de acesso a Vargem Alta e Cachoeiro (ES164), chegando até a localidade de São Paulinho de Aracê, onde existe acesso para a Rota do Lagarto, com um percurso de 5 km até a entrada do Parque.

O Regional-  -2ª Quinzena de Janeiro/2014-  -GERAL- Página 09

Anúncio-
SAAE DE BAIXO GUANDU

   O mês de dezembro, como foi amplamente divulgado, as chuvas em nossa região foram acima do normal, tornando-se uma calamidade. O SAAE de Baixo Guandu esteve atento à situação, com falta de água devido ao problema no Rio Doce, onde é feita a captação, esteve trabalhando na véspera e no próprio dia de Natal. O trabalho foi de praticamente 24 horas para restabelecer o abastecimento de água, para causar o menor dano à população.

Foto1 e 2 Reparando a rede que passa por baixo da ponte velha do rio Guandu.
Foto 3 e 4 Captação e casa de bombas tomadas pela água do Rio Doce.
Foto 5 Pessoal do SAAE limpando areia do poço de captação.



LOGOMARCA


O Regional-  -2ª Quinzena de Janeiro/2014- -REGIÃO- Página 10


Título-
PM de Santa R. do Itueto orienta

Foto.--------

   O cidadão informado é cidadão seguro, no sentido de orientar os moradores de Santa Rita do Itueto, a Polícia Militar apresenta um conjunto de medidas para você que, vai se ausentar de sua casa: Solicita ao seu vizinho que recolha as correspondências e acione a PM quando observar a presença de pessoas estranhas suspeitas.
   O seu carro ficará mais seguro se estacionar em locais iluminados e movimentados, manter o alarme acionado, não der carona a desconhecidos, não deixar objetos de valor visíveis no interior de seu carro.
Informações: Av. Antônio Berçan, 30, Tel. (33) 3265-1174


ANÚNCIOS-
Farmácia Santa Lúcia
Gilson Café

Rádio Líder - 90.3 FM
Com a melhor qualidade de som, maior alcance, novas vinhetas e muitas surpresas ao ouvinte em  2014.
Esta é a Rádio Líder- 90.3 FM de Aimorés
  -Ligue agora e faça o seu pedido musical: 33-3267-1188


O Regional-  -2ª Quinzena  de Janeiro/2014- -VARIEDADES- Página 11

Título-
Hora do Recreio

  -Ria de Graça-

A Velha no Supermercado


Um homem jovem estava fazendo compras no supermercado, quando notou que uma velhinha o seguia por todos os lados.
Se ele parava, ela parava e ficava olhando para ele.
No fim, já no caixa, ela se atreveu a falar com ele, dizendo:
- Espero que não o tenha feito se sentir incomodado; mas é que você se parece muito com meu filho que faleceu.
O jovem, com um nó na garganta, respondeu que estava bem, que não havia problema.
A velhinha lhe disse:
- Quero lhe pedir algo incomum.
O jovem lhe respondeu:
- Diga-me, em que posso ajudá-la?
A velhinha falou que, queria que ele lhe dissesse 'Adeus, Mamãe' quando ela fosse embora do supermercado.
- Isso me fará muito feliz, disse.
O jovem, sabendo que seria um gesto que encheria o coração e espírito da velhinha, aceitou.
Então, enquanto a velhinha passava pela caixa registradora, se voltou sorrindo e, agitando sua mão, disse:
- ADEUS, FILHO!
Ele, cheio de amor e ternura, lhe respondeu efusivamente:
- ADEUS, MAMÃE..
O homem, contente e satisfeito pois, com certeza, havia dado um pouco de alegria à velhinha, continuou pagando suas compras.
- São R$ 554,00, lhe disse a moça do caixa.
- Por que tanto se só levo cinco produtos?
E a moça do caixa lhe disse:
- Sim, mas sua MÃE disse que, você pagaria pelas compras dela também.

Título-
Frase de Pára-Choque:
"Não sou detetive, mas só ando na pista"

Título-
CURIOSIDADES

Denis Papin, o inventor da panela de pressão

   Muitas vezes, só se consegue cozinhar sob pressão.
   A história da panela de pressão começa pelo alto, lá nas montanhas. Os alpinistas quando estavam a grandes altitudes, precisavam cozinhar alguma coisa para comer, quando nunca conseguiam. Isso porque a altas altitudes a pressão atmosférica é muito menor. E, como a pressão é menor, a água entra em ebulição à temperatura muito mais alta do que ao nível do mar, que é de 100° C. Como atingir altas temperaturas lá nas montanhas é muito difícil em função dos ventos e da própria temperatura ambiente (e mesmo quando conseguia, era preciso deixar as comidas horas no fogo para cozinhar), pensou-se numa solução simples: Transformar a pressão no interior da panela idêntica à pressão ao nível do mar.
   Feita a experiência e comprovados os resultados, o que se fez a seguir foi aumentar a pressão no interior da panela.
   Assim, seriam necessárias menores temperaturas e menores tempos de cozimento dos alimentos. Além do que, muitos deles ficavam muito mais saborosos e macios, com carnes mais duras, por exemplo.
   Foi este principio utilizado pelo francês Denis Papin em 1679. Seu “digestor” ou marmita de Papin consistia numa panela de ferro fundido com uma tampa que vedava hermeticamente e uma válvula de segurança que foi precursora das panelas de pressão.
Inclusive, até 1905, ou seja, mais de dois séculos, as panelas de pressão continuavam sendo de ferro fundido. Neste ano, a Presto Company, dos Estados Unidos, produziu o primeiro modelo de alumínio, que foi seguida depois pela panela de aço inoxidável.

Principio de funcionamento da panela de pressão

   Na panela de pressão o alimento é colocado com certa quantidade de água. O calor da chama do fogão faz a água ferver. Como a panela é totalmente fechada (a tampa é vedada com guarnição de borracha), o vapor da água não pode dispersar-se e assim a pressão interna da panela aumenta, tornando-se maior que a pressão atmosférica. O aumento da pressão faz a água entrar em ebulição, a uma temperatura acima de 100ºC; o vapor formado levanta o pino da válvula central e sai da panela.     Nesse momento a pressão do vapor se estabiliza e a temperatura do interior da panela não aumenta mais. Embora as moléculas do vapor formado se choquem entre sie contra a parede da panela e da tampa, a realização do trabalho ocorre somente apenas no pino da válvula, pois ele é a única peça que pode DESLOCAR-SE.

Fonte- Química Aplicada





Título-
Truques e Quebra-Galho

   A partir desta edição o Jornal O Regional publica a coluna Truques e Quebra-Galho, sempre na  penúltima página. O objetivo é colaborar no seu dia a dia

SUCO DE LIMÃO

   A opinião dos especialistas: A acidez do limão remove a sujeira e as manchas de ferrugem. Misturando ao sal, forma uma pasta especialmente potente na limpeza doméstica.
Produtos de limpeza que substitui: Água sanitária e removedores de manchas e ferrugem.
Químicas eliminadas na substituição: Cloro e solvente.
  
Dicas de como usá-lo:

Para remover a gordura das louças, pode-se adicionar um quarto de xícara de chá de limão direto no frasco de detergente ou diluí-lo em água e aplicar a mistura sobre o material a ser limpo.
- Para tirar a ferrugem de objetos como talheres e grelhas, esfregue suco de limão com uma palha de aço.
- Para remover manchas de suco e molho de tomate em tecidos, esfregue a mancha com limão, enxágue e deixe secar. Se ainda houver vestígios, molhe a peça em uma solução de um quarto de xícara de água morna, meia colher de chá de detergente e uma colher de sopa de vinagre branco por quinze minutos. Enxágue e lave.
- Para alvejar roupas amareladas, coloque-as de molho em água com pedaços de limão. Elas ficarão cheirosas e sem aparência desbotada.

VINAGRE

   A opinião dos especialistas: de todos os limpadores naturais, o vinagre branco é o campeão da limpeza, graças a sua acidez, combate de mofo a gordura e odores fortes.
Produtos de limpeza que substitui: detergentes, amaciantes e limpadores multiuso.
Químicas eliminadas na substituição: cloro, amoníaco, formaldeído e soda cáustica.

Dicas de como usá-lo:

- Para limpar tapetes e carpetes, a cada litro de água, acrescente duas colheres de sopa de vinagre.
- Para eliminar cheiro de mofo em armários, coloque uma bacia ou assadeira com vinagre branco puro dentro do móvel vazio. Deixe pernoitar.
- Para retirar o cheiro de urina e fezes deixado pelos animais de estimação, aplique uma solução de dois terços de água morna e um terço de vinagre branco. Depois passe um pouco de vinagre puro sobre o local e deixe secar naturalmente.
- Para limpar o fogão depois de uma fritura, deixe um pouco de vinagre sobre a gordura quinze minutos antes de começar a limpeza.
- Para remover o mofo dos azulejos, aplique uma boa quantidade de vinagre branco puro com uma escova de dentes velha. Deixe-o agir por duas horas e, depois, lave a superfície com água e sabão.
- Para a limpeza do vaso, despeje o vinagre e deixe-o agir por trinta minutos, depois borrife bicarbonato de sódio em uma escova apropriada e esfregue as áreas manchadas.
- Para limpar janelas e espelhos, dilua três colheres de vinagre em 10 litros de água quente. Se o vidro estiver muito sujo, limpe-o primeiro com água e sabão.

Fonte- Bagunça Organizada.


O Regional-  -2ª Quinzena de Janeiro/2014- -SOCIAL- Página 12

Título-
INSTANTÂNEA

Alguém Disse:
“Não me escondas, SENHOR, a tua face, não rejeites com ira o teu servo; tu és o meu auxílio, não me recuses, nem me desampares”. Salmos C. 27- V.09

UNIVERSO

   Em maio deverá ser inaugurado na Avenida 10 de abril, a loja de móveis e eletrodomésticos Universo. A mesma possui lojas em cidades da região norte e noroeste do estado. Será mais uma opção de compras.

Foto - Esta é a jovem Bianca Lopes Schulter, moradora em Itaguaçu, que atualmente está cursando Psicologia na Faesa em Vitória. Ela é membro da Igreja Batista Manancial e está curtindo as férias, visitando os familiares em Baixo Guandu.

Foto- Dr. Eugênio e Marta Moreira da assessoria de Imprensa da Vale.

ANÚNCIO-
Audiência  Pública
Mineroduto Morro do Pillar/Linhares
Dia  31  d e janeiro  2014-  19 horas
Clube Guararema
Av. Getúlio Vargas, 1.174- Linhares-ES
Mais  Informações  tel. 0800.7711.434
MANABI S.A


ANÚNCIO-
Restaurante e Lanchonete N.H

-AGORA SOB NOVA DIREÇÃO-
Atendendo agora no sistema self-service sem balança.
Preço popular com comida de qualidade.
Ao lado do Sesp em Baixo Guandu.
Atendendo de segunda a sábado.
Rua Álvaro Rodrigues da Mata, 239-Tels. 99794-5612, 98138-3168 e 99284-6070


 ==========================


ATÉ AQUI NOS AJUDOU O SENHOR DEUS.

==========================================