sábado, 25 de janeiro de 2014

Jornal O Regional
Filiado ao Sindjores
Ano XXVIII- Nº 423
1ª Quinzena de Janeiro de 2014
Edição de 12 Páginas- R$ 0,90
Baixo Guandu- Espírito Santo

Título-
Mineroduto passará por Baixo Guandu
  --Terras na região do KM 14 foram demarcadas—

Foto- O gerente geral de Pré-Operação do Porto, Romeu Rodrigues, apresentando o projeto na reunião pública realizada em Linhares.
Crédito - Rocio Fotografia

   A Manabi é uma empresa criada em março de 2011, que desenvolve um dos maiores projetos integrados de minério de ferro do Brasil, com a sustentabilidade integrada a sua estratégia de negócios. Seus direitos minerários estão localizados em áreas contíguas ao Quadrilátero Ferrífero, no centro do Estado de Minas Gerais, com aproximadamente 3,5 bilhões de toneladas de recursos potenciais. Morro do Pilar é o município onde a empresa montará sua unidade industrial incluindo beneficiamento do minério, com capacidade operacional para um mínimo de 20 anos. Estão no comando da empresa, profissionais que foram responsáveis pelo desenvolvimento de grandes projetos de mineração de ferro e logística no Brasil.
   As reservas dessa região são de classe mundial, com capacidade para produzir até 25 milhões de toneladas por ano de minério de ferro (68,5% de teor de ferro) com nível baixo de impurezas. Para escoamento de sua produção, a Manabi está investindo na instalação de um mineroduto com 511 km de extensão e na construção de um terminal portuário em Linhares.
   O mineroduto passará por 23 municípios: quatro no Espírito Santo - Baixo Guandu, Colatina, Marilândia e Linhares, e outros 19 em Minas Gerais –, sendo  em nossa  região: Tumiritinga, Conselheiro Pena, Resplendor e Itueta.
   De acordo com o gerente geral de Engenharia do Mineroduto, José Carlos Mariano de Souza, as interferências da faixa de servidão com as propriedades em Baixo Guandu já foram demarcadas. O gerente informou ainda que o projeto prevê a construção de um canteiro para estocagem dos tubos que serão utilizados no mineroduto, em local a ser definido.
   Os investimentos nos empreendimentos somam aproximadamente USD 5 bilhões, gerando cerca de 9.000 postos de trabalho nas empresas responsáveis pela execução das obras e cerca de 1.800 empregos diretos na fase de operação. Durante as diversas fases dos empreendimentos deverá ocorrer um aquecimento da economia regional.

Mineroduto e Porto

   O mineroduto, cujas obras estão previstas para iniciar em 2014, ligará a unidade industrial em Morro do Pilar/MG ao Porto Norte Capixaba em Linhares.
   O minério de ferro será transportado por meio de dutos, em um formato muito fino, chamado pellet feed, que formará uma polpa junto com a água captada no Rio Santo Antônio, em Minas Gerais. A opção por esse meio de transporte se deve, entre outros fatores, ao baixo impacto social e ambiental, comparado, por exemplo, ao escoamento de minério por ferrovias ou rodovias.
   O início da construção do terminal portuário também está previsto para 2014 e a fase de operação para 2016. O terminal portuário, com capacidade inicial de escoamento em torno de 25 milhões de toneladas por ano, será implantado em uma área antropizada, já adquirida pela Manabi, com aproximadamente 1.140 hectares, possibilitando a movimentação de diversas outras cargas, impulsionando a economia regional.
   “O Porto Norte Capixaba atenderá navios de grande porte, iniciando suas operações com minério de ferro. Quanto às autorizações, a Marinha já emitiu o “nada a opor” para o projeto, os processos na Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq), de inscrição de ocupação do terreno na Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e de licenciamento ambiental no IBAMA estão em andamento”, explica o gerente-geral de Pré-operação do Porto, Romeu Rodrigues.
   O projeto básico de engenharia já foi concluído, tendo sido realizados ensaios de manobras de navios com o acompanhamento da Praticagem do Estado do Espírito Santo e da Capitania dos Portos. Ainda, foram realizados testes em modelo reduzido no Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH).
Audiências Públicas
   O IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, já definiu as localidades onde serão realizadas as Audiências Públicas para apresentação do projeto às comunidades.
   Próximas audiências públicas na região: Conselheiro Pena, 30 de janeiro, Clube Uirapuru. Linhares, 31 de janeiro, Clube Guararema.
Título-
Concurso na Prefeitura de Itueta
  -Página 04, Dicas de Concurso -


Título-
Rádio 90 agora é Líder
 
   Quem liga agora na rádio 90,3 FM de Aimorés, ouve uma nova identificação. Pois desde o dia 1º de janeiro, a rádio 90, passou a se chamar Rádio Líder. Além de ter mudado de nome, a Líder está com um novo transmissor, com maior potência, o que fez melhorar a qualidade de som e também aumentar a abrangência. Com isso, novas cidades estão captando o som da Líder.
   Segundo um de seus locutores e diretor, Leandro Diniz, para 2014, a direção da emissora está com novos planos para aumentar ainda mais a potência e uma nova diversificação na programação.

Anúncio-
Empréstimo Fácil

O Regional- -1ª Quinzena de Janeiro/2014- OPINIÃO- Página 02

Título-
DALMON

Título-
PALANQUE
RELAÇÕES POLÍTICAS ESTREMICIDAS

   Comenta-se no meio político de Baixo Guandu, que o ex-prefeito Lastênio Cardoso e o Deputado Dary Pagung estariam com as relações políticas “estremecidas” ultimamente. Uma das razões poderia ser a não escolha do ex-prefeito para a assessoria do deputado. Isto se deve ao fato do principal do assessor do deputado Dary Pagung, Charleston Sperandio de Souza ter assumido a direção do Hospital Dr. João dos Santos Neves. Com a vaga, o ex-prefeito Lastênio poderia ter assumido o posto. Mas o deputado Dary Pagung preferiu nomear um de seus atuais assessores para a vaga de Charleston, trata-se de José Antônio Melo Soares no cargo de Supervisor – Geral de Gabinete de Representação Parlamentar. A nomeação do novo assessor está publicada no Diário do Poder Legislativo de 07 de janeiro. Aliás, nesta mesma data, o deputado Dary Pagung nomeou mais 03 assessores, segundo consta no Diário do Poder Legislativo - 07/01/2014-, os cargos são para: Alexandre Pereira Machado, Keliane Braz Moreira e Marcela Leite Scarmussa.
   Hoje no gabinete do Deputado Dary Pagung em Vitória não tem nenhuma pessoa de Baixo Guandu atuando.
   Pessoas ligadas ao ex-prefeito Lastênio Cardoso têm dito que, é provável que, ele seja candidato a deputado Estadual e não a federal. Se tais fatos forem confirmados, o Deputado Dary Pagung estará perdendo o seu principal aliado político, que lhe deu a vitória por duas vezes.

BIRIBA NÃO FOI PARA A CÂMARA
   Conforme publicação no Jornal O Regional, edição 422, página 02, Coluna Palanque, dizendo que, o ex-vereador Biriba, tinha sido nomeado para ocupar uma vaga na assessoria do legislativo, apesar do assunto ter sido muito comentado no meio político, na verdade, o ex-vereador Biriba não foi nomeado, para trabalhar na Câmara M. de Baixo Guandu.
FOLETO FOI O CAMPEÃO EM FALTAS
   De acordo com levantamento feito pela agência Congresso, o Deputado Federal campeão em faltas em 2013, foi Paulo Foleto (PSB) com 15 faltas. Em 2º lugar está o tucano César Colnago com 12 faltas e em 3º lugar Suely Vidigal (PDT) que teve 10 faltas. Foleto é o coordenador da bancada capixaba, deveria faltar menos e faltou mais.    O deputado Foleto, através de seu blog, desmentiu a informação passada pela Agência Congresso.
  Se existem os faltosos, também têm aqueles que não faltam em nenhuma sessão do Congresso Nacional: Manato do Partido Solidariedade marcou presença em todas as sessões.

Título-
PARTICIPAÇÃO

OS POLÍTICOS E AS TRAGÉDIAS
    *Alexandre Sylvio Vieira da Costa

   Uma tragédia se abateu sobre o Leste de Minas Gerais e o Espírito Santo com chuvas excessivas, superiores a 800 milímetros, ou seja, muito maior do que qualquer série histórica registrada para o mês de dezembro. Em algumas cidades choveu muito mais em dezembro do que nos demais meses do ano, de janeiro a novembro. Chuvas fortes, durante horas seguidas e frequentes saturaram os solos de água, fragilizando-o e promovendo deslizamentos como o que aconteceu em Sardoá, ceifando a vida de seis pessoas. 
   Em algumas cidades, a drenagem pluvial extremamente deficiente promovida pelo crescimento urbano desordenado promoveu a destruição de casas, ruas e veículos que se encontravam no caminho das águas. Em outros casos, mesmo passado vários dias após as chuvas, diversas áreas continuavam alagadas trazendo no seu rastro um grande risco de contaminações e infecções devido a qualidade da água parada. Nestes casos foi necessária a instalação de bombas de drenagem deixando a mostra a grande deficiência dos sistemas de drenagem urbana de algumas cidades como foi o caso de Vila Velha no Espírito Santo. 
   Por conta de todo este estrago, bilhões de reais serão gastos pelos governos municipal, estadual e federal para recuperar as dezenas de cidades que de algum modo sofreram com as chuvas. Recuperar estas áreas é realmente uma questão emergencial e imediata, mas será que aprendemos lições com estas tragédias? O Japão aprendeu com o Tsunami e já iniciou o plano de substituição das usinas nucleares por usinas eólicas e até mesmo a geração de energia elétrica residencial por células solares na qual o morador vende o excedente produzido. O governo japonês subsidia a instalação das placas e, em muitos casos, ao invés de pagar pela energia elétrica ele recebe.
   Na contramão, no Brasil pagamos tarifa de energia elétrica mais cara do mundo. Mas, vamos retornar ao nosso problema do momento. Vamos reconstruir estradas, pontes, taludes, casas e apenas rezar para que as chuvas intensas não retornem ou iremos planejar as cidades para evitar que novas tragédias não ocorram? Somos um país fora das rotas dos terremotos, vulcões, furacões, mas temos as nossas chuvas de verão que acontecem todos os anos, sem exceção, em grande parte do país, com maior ou menor intensidade.       
   As chuvas fortes no período de verão são normais no país sendo elas chuvas convectivas formadas na própria região, frentes frias vindas da região polar, Zona de Convergência do Atlântico Sul que traz umidade da Amazônia, dentre outras. Sendo conhecedores desta realidade, as estruturas de drenagem, principalmente urbanas, devem ser capazes de conduzir as imensas quantidades de água das chuvas com segurança, para áreas aptas a receber este grande volume de água, como os rios das bacias hidrográficas.
   Os custos de planejamento e implantação de redes pluviais urbanas eficientes fazem parte dos planos de planejamento urbano e são elevados, mas que, devem ser executados, independente das gestões políticas. Caso nada seja feito, continuaremos gastando bilhões de reais apenas recuperando o que foi destruído pelas águas esquecendo-se da prevenção adequada, que está associada à reestruturação da rede pluvial.
   Quando iremos verdadeiramente aprender com as tragédias?
    *Alexandre Sylvio Vieira da Costa
Engenheiro Agrônomo
Professor Adjunto - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri


Título-
MOMENTO
A BUSCA FUNDAMENTAL DO CRISTÃO
          *Pastor Ângelo Vieira da Silva

   O novo ano chegou e, com ele, novos sonhos, desejos, projetos, aspirações e realizações. Sim, em nossa mente e coração está o anseio de suprir as aquelas necessidades mais fundamentais, nossas e daqueles que nos são próximos. Muitos querem sanar suas dívidas, obter um diploma, cursar uma nova faculdade, adquirir certos bens materiais há muito tempo namorados, ter mais sucesso no trabalho, receber um salário melhor, rever parentes separados pelo tempo e espaço, viajar, poupar, crescer, enfim, viver, etc..
   Tudo isto pode ser muito bom, mas não representa a busca fundamental de cristãos comprometidos com Deus e com Sua Palavra. Cada desejo nosso (como os supracitados) precisa ser secundário, uma vez compreendido que Deus é o Senhor de nossa vida. É o ensinamento do Salmo 27.4: “uma coisa peço ao Senhor, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do Senhor e meditar no seu templo”.
   Perceba: algo é pedido e buscado; é apenas uma coisa... o que é? O salmista expressa que, a busca fundamental do povo de Deus, de cada cristão fiel, é a busca pelo Senhor, pela sua Presença, pelo seu Conselho. Eis a oportunidade de compreendermos que, tudo o que mais almejamos nessa vida não deve ocupar o lugar de Deus, de Cristo, do Espírito. Como nosso Senhor ensinou, “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6.33).
   Se Deus é aquele que supre cada uma de nossas necessidades (Fp 4.16-19), nos convêm buscá-lo e confiar em seu sustento providencial (Is 41.10). A certeza é que “pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhes-á” (Mt 7.7-8). Portanto, peça, busque e bata corretamente, busque o Senhor, à sua Presença e o seu Conselho.
   Reflita: será que estamos buscando o que é fundamental ou trivial? Eterno ou Passageiro? Do Céu ou da Terra? “Ao meu coração me ocorre: buscai a minha presença; buscarei, pois, Senhor, a tua presença” (Sl 27.8). O profeta Jeremias registrou: “Buscar-me-eis e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração” (Jr 29.13).
   Buscar pelo Senhor, sua Presença e seu Conselho é um privilégio gracioso.
   As Escrituras ensinam que, bem-aventurado é aquele a quem o Senhor escolhe e aproxima, para que, assista em seus átrios; bem-aventurados, os que habitam na Casa do Senhor, louvando-o perpetuamente. Afinal, um dia nos átrios do Senhor vale mais que mil; é preferível estar à porta da casa de Deus, a permanecer nas tendas da perversidade (Sl 65:4; Sl 84.4, 10).

Reverendo Ângelo Vieira da Silva, é pastor da Igreja Presbiteriana de Resplendor.


Título-
EXPEDIENTE


O Regional- -1ª Quinzena de Janeiro/2014- -POLÍTICA- Página 03

Título-
Câmara compra novo carro

   A Câmara M. de Baixo Guandu acaba de fazer licitação, onde adquiriu um carro zero km, marca Golfe. O carro atual não será doado para a Prefeitura como ocorreu em ocasiões anteriores e sim; será usado para percorrer o interior do município e o novo carro somente em estradas com asfalto.
   E segundo informações, até 10 de janeiro, a Câmara ainda não havia devolvido, os recursos que sobraram para a conta do município. O valor passa de 400 mil reais. A devolução desse dinheiro é uma prática antiga da Câmara, para a Prefeitura usar em suas necessidades. Principalmente agora, no momento em que, o município passa pela crise da enchente, onde estradas, pontes e bueiros foram destruídos.


Título-
Eleições  2014:
Prováveis  Candidatos  na  região

Já  se cogita  há  algum  tempo,  nomes  de postulantes  a  uma  vaga  de  Deputado Estadual em nossa  região. As  definições  vão  só ocorrer  nas  convenções  partidárias, até  lá  o que  ocorre  são especulações. Em Baixo Guandu, o Deputado Dary Pagung (PRP), trabalha  para a reeleição, depois  que  não conseguiu a vaga  d e Conselheiro  No Tribunal de  Contas. O  seu fiel  aliado, o  ex-prefeito Lastênio Cardoso, já  não está  tão bem  assim com o deputado, segundo afirma  pessoas  muita próxima. Dary tinha  idéia  de  Lastênio ser  candidato a  deputado Federal,  o que  puxaria  votos  para  ele. Lastênio pensa  agora  em ser candidato a  deputado  estadual.
 O  prefeito Neto Barros (PCdoB), ainda  não manifestou  publicamente  quem será  o candidato a  deputado  estadual em  seu  grupo. Aliados  do prefeito, acredita  que  o nome  ideal  seria  o vice-prefeito Eloy Avelino Júnior (PTdoB).
  Como ocorre  em eleições  anteriores, muitos  candidatos  de  outros  municípios  também buscam votos  em  Baixo Guandu. Um  dos  prováveis  candidato a  deputado  estadual  é  Miro Vilarim  que  foi vereador  em Itaguaçu, e  perdeu a  eleição por  pouco mais  de  200  votos, está  filiado  no Solidariedade onde  é  tesoureiro  estadual. Em Baixo Guandu, o ex-vereador  Tim  deixou  o PR  e  foi  para  o Solidariedade.
    De Colatina, estarão  buscando  votos  em  Baixo Guandu, o atual  deputado estadual  Dá  Vitória, Zequinha de  A Samaritana,  o ex-vice-prefeito Cirilo. De Vitória o vereador Namy Chequer, Secretário de  Turismo Alexandre  Passos,  Macaciel  Breda  entre  outros  prováveis candidatos.





Título—


Senador Magno Malta apoia adoção de criança com deficiência como prioridade
http://www.magnomalta.com/portal2/images/stories/mm_1608.jpg

O Senado Federal aprovou processos de adoção de crianças e adolescentes com deficiência ou doença crônica tenham prioridade. É o que determina o PLC 83/2013. O projeto seguirá agora para a sanção presidencial. O objetivo é acelerar o andamento dos processos nos quais o adotado se encontre em uma dessas condições. O texto modifica o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para estabelecer essa prioridade.
Segundo o Cadastro Nacional de Adoção, criado pelo governo há 3 anos, aproximadamente 40 mil crianças e adolescentes vivem em abrigos em todo o País. Cerca de 5 mil deles, apenas, estão aptos à adoção e aguardam seu destino, que é decidido pelas Varas da Infância, Juventude e do Idoso espalhadas pelos municípios. O quadro de quase 30 mil casais na fila de espera de adoção seria um grande alento, não fosse o perfil exigido pelas famílias para as crianças a serem adotadas.

“Enquanto mais de 45% dos menores para adoção são pardos e quase 80% deles têm irmãos, em uma maioria de crianças em idade avançada e grande número de adolescentes e meninos, segundo dados do CNA divulgados em maio deste ano, os pretendentes a pais têm preferência por meninas brancas, com idade menor de 3 anos e adoções únicas (que não incluem os menores com irmãos) - a contra-mão de um final feliz. O que dizer, então, da rara opção dos proponentes por se tornarem pais de menores com deficiência? Indagou Magno Malta.

“Felizmente, há belas exceções. Histórias que poderiam se repetir com mais frequência, se não houvesse tanta desinformação acerca da rotina de pais de filhos com deficiência. O trabalho é praticamente igual ao da criação de um filho que não apresente tal questão, garantem os pais que passam pelo dia-dia de cuidados médicos e psicológicos de crianças e jovens que necessitam de atenção especializada. Um cotidiano superado pelo carinho e disposição em cuidar”, disse o senador Malta.

Para o senador Magno Malta a aprovação do projeto que prioriza os processos de adoção de crianças e adolescentes com deficiência ou doença crônica é uma vitória para mudança de cultura no país. “Quem adota um filho por amor, só observa o sentimento que aflora no coração e não a cor da pele ou dos olhos”, finalizou Magno.



O Regional- -1ª Quinzena de Janeiro/2014- -SERVIÇO- Página 04

Título
DICAS DE CONCURSO

ITUETA: a Prefeitura de Itueta, no estado de Minas Gerais, através da empresa TR Concursos, abriu edital de concurso público nº. 001/2013, com o objetivo de ocupar 65 vagas, sendo 62 de ampla concorrência e 03 para pessoas com necessidades especiais.    As chances são para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 2.800,00.
Cargos
- Alfabetizado/ Fundamental: Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar Administrativo, Agente Administrativo, Operário, Mestre de Obras, Motorista, Operador de Máquinas Pesadas, Vigia, Pedreiro, Agente Comunitário de Saúde e Agente de Epidemiologia;
- Nível Médio: Oficial Administrativo, Técnico Agrícola, Técnico em Enfermagem, Fiscal Sanitário, Técnico em Segurança do Trabalho e Professor de Ensino de Uso da Biblioteca;
- Nível Superior: Enfermeiro, Farmacêutico, Cirurgião-Dentista, Assistente Social, Psicólogo, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Tecnólogo Ambiental, Professor P I e Supervisor Pedagógico.
   A jornada de trabalho será de 20 a 40 horas semanais.
Inscrições e Taxas
   As inscrições serão efetuadas, exclusivamente, via internet, por meio de acesso ao site www.trconcursos.com.br, num período superior a 30 dias, que se estenderá de 17 de fevereiro a 21 de março de 2014.
   A Prefeitura de Itueta disponibilizará servidor e equipamento de informática necessário para a efetivação das inscrições, no Telecentro Comunitário do Distrito de Quatituba - Itueta, situado na Rua Santo Antônio, s/nº- CEP 35.220-000 no horário de 8h as 11h e 13h as 16h, devendo ser observado o horário de expediente bancário.

Provas e Gabaritos

   As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 20 de abril de 2014, nas Escolas Municipais e/ou Estaduais da sede do Município. O gabarito será divulgado provavelmente no dia 22 de abril de 2014.
O prazo de validade do concurso é de dois anos.

Título-
OPINIÃO LIVRE

O “LagostaGate” de Roseane Sarney
   Mauro Bomfim

   O dia é 17 de dezembro de 2013. A cena gravada por um dos presos na câmera do celular.  O cenário é Centro de Detenção de Pedrinhas, um bairro de São Luís no Maranhão. Presos caminham pelos corredores. De repente o chão molhado de água se transforma em piso ensopado de sangue.
   As cenas fazem o Inferno de Dante virar parque de diversões. As imagens são chocantes.  Nas costas de um dos corpos mutilados, de bruços, estão duas cabeças, lado a lado. Elas são exibidas como troféus.  Ao lado, o terceiro decapitado ainda tem a cabeça encostada ao pescoço.  Um dos presos grita: "Bota o corpo de frente pra filmar direito". Outro pede: "Não puxa a cabeça dele".  Em vão. Um outro colega, também de chinelos, enfia os pés na poça de sangue, se aproxima e, com a ponta dos dedos, ergue a cabeça, puxada pelos cabelos.  A cabeça escapa, cai no chão, mas é erguida novamente e colocada ao lado das outras duas.
   Os presos mantêm o clima de comemoração.  A câmera se aproxima e foca as cabeças bem de perto. Os três parecem ter sido torturados antes de terem as cabeças cortadas. Há marcas de cortes no rosto e por todo o corpo, que parecem ter sido feitas com facas e estiletes.  A câmera segue filmando. Gira e mostra corpos e cabeças de diferentes ângulos. Um dos presos, já descalço, coloca o pé sobre um dos corpos, em sinal de domínio sobre os inimigos.  Neste momento, o vídeo, que traz à tona o cenário de caos no sistema penitenciário do Maranhão, chega ao segundo minuto.  Um dos presos se abaixa, pega uma das cabeças e a gira em direção à câmera.  "Filma aí esse maldito, desgraçado", diz um deles sobre um dos decapitados, com aparelhos nos dentes e o rosto todo riscado. "Vira de lado, vira de lado", pede outro.  . 
   Não, não são cenas de ficção do filme Conan, o Bárbaro, estrelado por Arnold Schwarzenegger. As cenas são reais no interior do Presídio de Pedrinhas, no Maranhão, superlotado com 2 mil 200 detentos. Decapitações, mutilações, estupros de mulheres que entram no presídio para visitas íntimas.
   Enquanto isso, exatamente um mês depois, agora no dia 17 de janeiro o Governo de Roseane Sarney abre licitação para comprar 80 quilos de lagosta fresca e 800 quilos de camarão tipo VG e ainda whisky escocês de 12 anos, vinhos franceses, italianos, chilenos, espanhóis e portugueses, além de champanhe dos tipos brut e demi-sec.    Segundo o edital, todos os itens devem ser de “primeira qualidade”, de primeiríssima qualidade..
   O primeiro cenário reservado a presos nos locais mais quentes do inferno. O outro, a vida nababesca, a mordomia, as delícias do poder do clã Sarney, oliquergia que desafia os tempos, vence as fronteiras da ética, permanece incólume na vida republicana como o mandacaru do deserto, imperecível às intempéries.
   No presídio, um açougue humano. Comida feito lavagem para porcos. No Palácio dos Leões da capital maranhense, o ambiente de fausto e requinte, as delícias do poder, torrando 1 milhão 400 mil em cinco cardápios de almoço e jantar digno dos deuses do Olimpo.
   As recepções do governo de Roseana Sarney serão regadas a caldeirada de camarão VG, leia-se, camarão gigante, tagliatelli ao molho de lagosta, bacalhau à Gomes de Sá. E ainda duas opções de cardápio para coquetéis, com tábuas de frios e queijos, camarão ao molho golf à milanesa, cartuchos de lagosta e ovos de codorna ao molho golf. Como opções para lanche, rocambole de bacalhau, trouxinha, bolo de chocolate em quadradinhos, sanduíche americano, biscoitos finos de polvilho e amanteigados, além de frutas “laminadas”.
   O Watergate derrubou o presidente Nixon. Isso no Maranhão é um verdadeiro “LagostaGate”.

Mauro Bomfim é advogado e cronista – maurobomfim@maurobomfim.com.br

Anúncios-
Farmácia Guandu
Agência Ekztar

O Regional-  -1ª Quinzena  de Janeiro/2014- -CIDADE- Página 05

Título-



Título-
CHUVAS:

Baixo Guandu  vai receber  2,3 milhões de  reais

  -Recurso  poderá  ser  liberado ainda  esta  semana-

Foto-


O governador Renato Casagrande anunciou, que o Estado vai facilitar o repasse dos recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (Fundo Cidades), estimado em R$ 200 milhões para este ano. O dinheiro seria transferido de forma parcelada aos 78 municípios capixabas, mas agora será feito de uma só vez para auxiliar o trabalho de reconstrução das 54 cidades atingidas pelas chuvas do fim de ano. A expectativa é de que os recursos comecem a ser liberados na próxima semana.

Casagrande indicou que os recursos do fundo a fundo continuarão a ser aplicados em investimentos, como já havia sido estabelecido na época do lançamento do Fundo Cidades, em setembro passado. Entretanto, os estragos causados pela chuva provocaram uma mudança no objetivo do fundo, que agora também deve servir para a reconstrução dos municípios atingidos e a prevenção de desastres. O dinheiro poderá ser aplicado nas áreas de saúde, educação e infraestrutura – até mesmo pelas cidades afetadas pelas águas de dezembro, que devem fica com R$ 163 milhões do bolo de recursos.

“Estamos transformando o fundo mais ágil, permitindo a transferência do dinheiro de uma vez só. Para dar essa agilidade, fizemos a opção pelo repasse simplificado. É um apoio financeiro a mais aos municípios que sofreram com as chuvas”, garantiu o socialista, que pediu o empenho dos prefeitos na captação de recursos para reconstrução junto ao governo Federal.

Inicialmente, o dinheiro do fundo seria transferido de forma gradual, inclusive, a liberação da primeira parcela de R$ 26 milhões havia sido anunciada em dezembro, mas agora todo o dinheiro será transferido para os fundos municipais. A fórmula inicial previa o repasse de 45%, em seguida, os prefeitos deveriam prestar contas ao Estado para receber mais outros 45% e o restante (10%) seria liberado somente após a conclusão das obras.

Segundo o decreto com as mudanças no fundo, que será publicado nesta sexta-feira (17), os recursos serão liberados após a comprovação pelos municípios das comissões locais de acompanhamento do fundo. Já a aplicação dos recursos só poderá ocorrer após a publicação, em imprensa oficial, da lista de projetos. Todos os gastos deverão ser acompanhados pelos órgãos de fiscalização, como o Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Foi mantido ainda o cálculo de distribuição dos recursos, que leva em consideração o número de habitantes e o valor recebido no Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Os municípios que vão receber mais recursos serão: Vila Velha (R$ 13,86 milhões), Serra (R$ 13,71 milhões), Cariacica (R$ 12,11 milhões) e Vitória (R$ 9,76 milhões). No interior do Estado, os principais beneficiados serão: Cachoeiro de Itapemirim (R$ 7,22 milhões) e Linhares (R$ 5,1 milhões).

Entre os municípios mais atingidos pelas chuvas, a distribuição de verbas do fundo será expressiva: Colatina vai receber R$ 4,68 milhões; Itaguaçu, R$ 1,64 milhões; Baixo Guandu, R$ 2,3 milhões; Barra de São Francisco, R$ 2,87 milhões; Domingos Martins, R$ 2,2 milhões; Nova Venécia, R$ 2,88 milhões; e Pancas, R$ 2,35 milhões. Todos esses municípios registraram vítimas fatais. Ao todo, 24 pessoas morreram em decorrência das chuvas que atingiram o Espírito Santo.
Fonte- Século Diário
Título-
Escola Técnica  de  Baixo Guandu  fica  pronta  em maio

Foto- Prefeito  Neto Barros em visita   as  obras  da  Escola  Técnica.

  A obra da Escola Técnica de Baixo Guandu terminará em maio de 2014 e a previsão de início das aulas é no segundo semestre de 2014. A mesma  está  sendo  construída  ema  anexo ao Parque  de  Exposições  Maneco Paiva, no bairro Vila  Kenedy.
   A obra encontra-se com 85% concluída e tem um investimento de R$ 7,5 milhões e mais R$ 2,5 milhões para mobiliar e equipar.
   A escola em capacidade para 1200 alunos, numa área de 5.577,32 m².  Não somente  estudantes  de  Baixo Guandu  estarão matriculando  na  referida  escola  que  é  pioneira  no estado. Também de  Itaguaçu, Itarana, Laranja  da  Terra, Aimorés, Itueta, Resplendor, Santa  Rita do Itueto.
   A estrutura conterá salas de aula, quadra poliesportiva, laboratórios, biblioteca e infraestrutura administrativa.






Anúncio-



O Regional- -1ª Quinzena de Janeiro/2014- CIDADE- Página 06

Título-
Prefeitura está recuperando estradas do interior após as chuvas

   Quando todos se preparavam para as comemorações do Natal, o inesperado aconteceu: As fortes chuvas deixaram centenas de pessoas desabrigadas, mortes, pontes e bueiros destruídos, estradas intransitáveis, falta de comunicação. O socorro veio imediato com: alimentos, roupas, remédios, água mineral, através da Prefeitura, Igrejas, Voluntários, Defesa Civil, Governos do Estado e Federal.
   Agora são as consequências: recuperação de estradas, reconstrução de pontes e bueiros. A Prefeitura de Baixo Guandu, através do prefeito Neto Barros, está na “estrada”, colocando o município em ordem.
  Na edição anterior colocamos várias fotos da situação na sede de Baixo Guandu com os alagamentos. Nesta primeira edição de 2014, publicamos fotos, do interior de Baixo Guandu, onde o estrago foi muito maior, confira abaixo:

Foto 1- Ponte do KM 22 sob o Rio Guandu, próximo ao distrito de Ibituba.
Foto 2- No pesque-pague do Batata no KM 14.
Foto 3- Escola foi atingida.
Foto 4- Curral destruído.
Foto 5- Areia do Rio Mutum atingiu toda esta casa.
Foto 6- Estradas ficaram desconhecidas.

O Regional- -1ª Quinzena de Janeiro/2014- GERAL- Página 07




Título-
Cesan estima gerar 50 vagas de emprego durante obra de esgoto em Pancas

   A CESAN abre o ano de 2014 com estimativa de gerar mais 50 vagas de trabalho na obra de complementação do sistema de esgotamento sanitário de Pancas. As vagas, que serão para pedreiro, carpinteiro, bombeiro, auxiliar de pedreiro e armador, estarão disponíveis gradualmente durante o andamento das obras que começaram no início do ano. 
   Os empregos gerados beneficiarão a economia local, em decorrência do aumento de pessoas na região. A empreiteira, que é responsável pela criação e fichamento das vagas, já contratou cinco auxiliares de pedreiros neste mês e pretende aumentar as contratações durante os próximos meses, com a compra de equipamentos e máquinas novas.
   As obras consistem em 25,2 quilômetros de redes coletoras, cinco elevatórias (bombas), 2,5 metros de recalque de esgoto bruto e mais de duas mil ligações prediais, além da reforma da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) que passará a ter capacidade para tratar 25 litros por segundo. O Governo do Espírito Santo, por meio da Cesan, investiu R$ 12,5 milhões nessas obras que atenderão os bairros da sede do município a fim de melhorar a qualidade de vida, as condições de saúde, preservação do meio ambiente e valorização de imóveis. 
   A implantação do esgotamento sanitário no município contribuirá para a despoluição do rio Panquinhas, que é afluente do rio Pancas – pertencente à bacia hidrográfica do Rio Doce. Isso vai gerar para os 7, 4 mil moradores coleta rápida e segura do esgoto residencial, além da diminuição de doenças.  



ANÚNCIO-
Call Consultoria Ambiental

O Regional- -1ª Quinzena de Janeiro/2014- GERAL - Página 08

Título-
Reconstrução do ES: Governo lança edital para construção de 2.500 de casas populares
  - Baixo Guandu também está incluído-

   O Governo do Espírito Santo, por meio do Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Idurb), irá investir na construção de casas populares para os capixabas atingidos pelas fortes chuvas. O Aviso de Licitação para contratação da empresa responsável pela construção das unidades habitacionais foi publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (10). A medida faz parte do Plano de Reconstrução do Estado e a previsão inicial é que serão construídas 2.500 casas beneficiando famílias dos 78 municípios do Estado. O custo estimado de cada unidade é de R$ 48 mil, totalizando um investimento superior à R$ 120 milhões.
   Os imóveis serão construídos em material pré-moldado em concreto de PVC e a previsão é de cada casa seja construída em até dez dias. Cada casa terá 44 metros quadrados, com dois quartos, sala, cozinha e banheiro, e a expectativa é de que até o início de fevereiro seja dada ordem de serviço para construção das primeiras casas.
   O secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), destacou a importância do investimento. “As unidades vão priorizar famílias que tiveram as casas destruídas ou danificadas pelas fortes chuvas e os critérios para ter acesso às moradias serão os mesmos estabelecidos pelo Ministério das Cidades”, pontuou.
   A diretora-presidente do Idurb, Raquel Lessa, frisou o compromisso do Governo em oferecer moradias mais dignas, segurança e qualidade de vida para famílias capixabas. “Estamos unindo forças para garantir que, essas famílias tenham como retomar suas vidas, com segurança e conforto”, frisou Raquel.

Distribuição de unidades por Lotes:

Lote I - São Mateus, Pedro Canário, Montanha, Mucurici, Ponto Belo, Pinheiros, Boa Esperança, Conceição da Barra e Jaguaré – 300 unidades.
Lote II - Nova Venécia, Vila Pavão, Ecoporanga, Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Mantenópolis, Águia Branca, São Gabriel da Palha, Vila Valério e Alto Rio Novo – 300 unidades habitacionais.
Lote III - Linhares, Sooretama, São Domingos do Norte, Governador Lindenberg, Rio Bananal e Marilândia – 300 unidades habitacionais.
Lote IV - Colatina, Pancas, Baixo Guandu, Itaguaçu e São Roque do Canaã- 300 unidades habitacionais.
Lote V - Aracruz, João Neiva, Ibiraçu, Santa Teresa, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Itarana - 300 unidades habitacionais.
Lote VI - Vitória, Fundão, Serra, Cariacica, Viana, Vila Velha e Guarapari - 400 unidades habitacionais.
Lote VII - Venda Nova do imigrante, Domingos Martins, Marechal Floriano, Alfredo Chaves, Vargem Alta, Conceição do Castelo, Muniz Freire, Brejetuba, Afonso Cláudio e Laranja da Terra – 300 unidades habitacionais.
Lote VIII - Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Alegre, Jerônimo Monteiro, Iúna, Ibatiba, Irupi, Ibitirama, Divino São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, São José do Calçado, Bom Jesus do Norte, Apiacá, Mimoso do Sul, Atílio Vivácqua, Muqui, Presidente Kennedy, Marataízes, Itapemirim, Rio Novo do Sul, Piúma, Anchieta e Iconha – 300 unidades habitacionais.
   O edital estará disponível para consulta a partir das 17 horas na sede do Idurb-ES ou pelo site do órgão -www.idurb.es.gov.br.

Plano de Reconstrução do ES
  
   O Plano de Reconstrução do ES tem como objetivo promover a recuperação estadual com foco na infraestrutura, no setor produtivo e nas pessoas, todos afetados pelas fortes chuvas do mês de dezembro de 2013.

Infraestrutura

   Na área de infraestrutura urbana das cidades serão investidos R$ 120 milhões. Serão destinados também R$ 34 milhões à limpeza de canais e dragagem, que entrarão no plano de trabalho a ser encaminhado ao Governo Federal.
   O Governo do Estado contratará cinco empresas para a elaboração de projetos de Engenharia tais como pontes, pavimentações em vias urbanas, drenagem, contenção de encostas e praças, para auxiliar as equipes dos municípios atingidos pelas chuvas, com custo de R$ 15 milhões. Por meio da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), também estão sendo disponibilizados equipamentos para os municípios mais atingidos pelo grande volume de chuvas que atingiu o Estado no mês de dezembro.
   Já foram disponibilizados 131 equipamentos entre caminhão basculante, pá carregadeira e retro escavadeira, beneficiando os municípios de: Barra de São Francisco, Rio Bananal, Colatina, Linhares, São Domingos do Norte, Água Doce do Norte, Piúma, Santa Maria de Jetibá, Ibatiba, Guaçuí, Marilândia, Ibiraçu, São Gabriel da Palha, Itarana, João Neiva, Vila Velha, Viana, Cariacica, Serra, Baixo Guandu e Itaguaçu. O objetivo é minimizar os impactos das chuvas e oferecer apoio às prefeituras na desobstrução de vias e canais.


Anúncios-
Padaria Belém

Sonho de Criança
Faça a festa do seu filho (a) mais animada!!!
Aluguel de Pula-Pula para eventos.
Alexia, Bruna, Alex- Tel. (27) 99784-3909 - 98136-3124.
“DEUS é o nosso refúgio e a nossa força”.
Rua - Joaquim Antônio Pereira, 10-Santa Mônica.


O Regional- -1ª Quinzena de Janeiro/2014- GERAL- Página 09

Anúncio-
UNIPAC


ANÚNCIO-
FARMÁCIA SANTA LÚCIA
Gilson café

O Regional- -1ª Quinzena de Janeiro/2014 - GERAL - Página 10

Título-
FORÇA DO JORNAL SUPERA REDES SOCIAIS

   Nicholas Simmons, 20 anos, estava desaparecido desde o dia 31 de dezembro de 2013, quando saiu da cidade de Greece, em Nova York. Os pais, Paul e Michelle Simmons, acionaram a Polícia e fizeram campanha nas redes sociais para encontrar o jovem.
   Entretanto, a solução do desaparecimento de Nicholas se deu através da foto de capa do jornal USA Today, que falava de um assunto totalmente diferente: o frio intenso nos Estados Unidos. A reportagem usava uma imagem de um homem que, aparentemente, era morador de rua e estaria se aquecendo ao lado de uma tubulação em Washington, capital do país.
   Ao verem a foto do filho no jornal, os familiares imediatamente o reconheceram, e sua irmã, Hanna, entrou em contato com os editores do jornal pelo Twitter. Ao reunirem todas as informações necessárias, acionaram novamente a Polícia.
“Simmons foi localizado após ser fotografado em Washington por uma repórter da Associated Press. A foto foi publicada no USA Today em uma reportagem não-relacionada e foi vista pela família de Simmons, que o reconheceu”, informou o porta-voz da Polícia ao jornal Daily Mail.
         
JORNAL O REGIONAL
27  anos  de  muita  Notícia!
Fé  somente  em  DEUS.
Baixo Guandu e região.

ANÚNCIO-
PREFEITURA SANTA RITA DO ITUETO


  Através  de  ofício  encaminhado  Ao Senhor  Humberto  Viana secretário Nacional de  Defesa  Civil  em  Brasília, a  Prefeitura  M. de  Santa  Rita  do  Itueto relata  a  situação dramática  em que  passa  o município  com as  chuvas  ocorridas  no mês  de  dezembro. No ofício  a  Prefeitura  informa  que  não tem condições  financeiras  para  arcar com os prejuízos. Veja  abaixo   o levantamento de  destruição:

CRISTO REI – PONTE DE MADEIRA (destruída) –Bidica Espanhol
SÃO LUIZ – PONTE DE MADEIRA (destruída) – Gastão
BANANAL – PONTE DE MADEIRA (destruída) – Luiz Sarnáglia
03 ESTRADAS QUE LIGA SÃO JOSÉ/ RESPLENDOR – MADEIRA –
01 BUEIRO (destruído)  – LUIZ TON
01 BUEIRO  (destruído) – PALMEIRA- Conde
01 BUEIRO E ESTRADA INTERROMPIDA (DESLIZAMENTO)– POVOADO ÁGUA LIMPA
INTERRUPÇÃO CORTE ESTRADA PRINCIPAL- Luiz Carlos Sarnáglia
INTERRUPÇÃO  DA ESTRADA (GRANDE DESLIZAMENTO) – CÓRREGO PONTÃO
DESLIZAMENTO (BARREIRA) – ALTO APARECIDA
DESLIZAMENTO (BARREIRA) – CÓRREGO FORTUNA
02 BUEIROS (destruÍdos) – CÓRREGO FRIO
CÓRREGO MACAQUINHO – PONTE DE MADEIRA (destruÍda)  e DESLIZAMENTO
LAVRINHA -BERON – DESLIZAMENTO (interrupção total da estrada)

Sendo as demais localidades, aqui não mencionadas, atingidas de forma menos prejudicial, mas comprometendo o tráfego normal das estradas principais e vicinais. Um levantamento preciso e total ainda não foi feito exatamente pelas condições que se encontram as estradas. Confira  algumas  fotos  na  página  12.
PREFEITURA  MUNICIPAL DE  SANTA  RITA  DO  ITUETO
    -ADMINISTRAÇÃO  2013/2016-




O Regional- -1ª Quinzena  de Janeiro/2014- -VARIEDADES- Página  11

Título-
Hora do Recreio
- Ria de Graça-

 CAIPIRA

   O caipira vai visitar o compadre. Como a porta está aberta, ele vai entrando e encontra o compadre no quarto, assistindo à televisão.
- E aí, cumpade, firme?
- Não, futebor.

   CONSULTÓRIO

   No consultório, o paciente recebe a notícia de que tem apenas mais três minutos de vida e diz, desesperado:
- Doutor, o que o senhor pode fazer por mim?
E o médico responde:
- Um Miojo.

  CERVEJA

   Homem e mulher estão tomando cerveja num barzinho.

Ele vira-se pra ela e diz:
- Você está vendo aquela mulher lá no balcão, tomando uísque sozinha? Pois eu me separei dela faz sete anos! Depois disso, ela nunca mais parou de beber.
A mulher responde:
- Não diga bobagens. Ninguém consegue comemorar durante tanto tempo assim!

  PREÇO DA CONSULTA

   Alta madrugada e o telefone toca na casa do médico. O médico, sonolento, atende ao telefone.
- Alô...
- Doutor, quanto o senhor cobra por uma consulta na casa do paciente?
- Trezentos reais.
- E por uma consulta no seu consultório?
- Cento e cinquenta reais.
- Tá bem, a gente se encontra daqui a meia hora, lá no seu consultório.

Fonte- Nossa Escola

Título-
FRASE DE PÁRA-CHOQUE:

"Todo autor de livro de autoajuda deveria colocar na última página um laudo psicológico. É preciso ter certeza do que ele vive, antes de seguir qualquer ensinamento.    Buscamos intimidade com Deus, para depositar nossa fé nEle, quanto mais no homem..."

Título-
CURIOSIDADE

Mouse de Computador

   O mouse de computador foi criado por Douglas Engelbart, em 1968, resultado de um projeto que durou cinco anos.
   Engelbart, nascido em 30 de janeiro de 1925, no Oregon, EUA, trabalhou no Instituto de Pesquisa de Stanford, onde desenvolveu o "ratinho de mesa".
   Sua primeira versão era feita de madeira, movia-se sobre pequenas rodas e tinha apenas um botão.
   A popularização do equipamento, tão indispensável hoje, começou bastante tarde, quando em 1982 a Appel lançou o sistema de "apontar e clicar", mesmo ano em que ganhou mais uma tecla.

ANÚNCIO-
VOCÊ ACOMPANHA DIARIAMENTE:
oregionalguandu.blogspot.com
Evangelismo, Comportamento, Saúde, Política, Lazer, Esporte, Meio Ambiente etc
ACESSE AGORA MESMO:
oregionalguandu.blogspot.com
Este é o canal de comunicação do Jornal O Regional na internet.
JORNAL O REGIONAL - 27 ANOS DE MUITA NOTÍCIA!

Título-
Contos/Crônicas/Poesias

O Regional- -1ª Quinzena de Janeiro/2014-SOCIAL - Página 12

Título-
INSTANTÂNEA

Alguém Disse: “ Fazei justiça ao  fraco  e  ao órfão, procedei retamente para  com o aflito e  o desamparado”. Salmos- Capítulo 82 –Versículo 03

Fotos: esta é a vereadora Vânia Berger de Itaguaçu, esposa de Miro Vilarim. Dia 15 de janeiro foi a sua data toda especial de “aniversário”. Ela tem desempenhado um grande trabalho na Câmara em favor da população.
   Votos de felicidades e que, em 2014, você possa continuar o seu trabalho de vereadora, já que, você foi eleita pelo voto popular.

Foto- Domingos Alfredo Loss, o “Super Loss” antigo radialista que na década de 70, ocupava o microfone da rádio Aimorés AM, nas tardes de domingo, com os programas: Loteria Esportiva Musical e Ritmos Dançantes. Depois atuou da rádio Difusora de Colatina. Aposentou na antiga Telest. E continua apaixonado pelo rádio até hoje, fazendo as suas apostas lotéricas e se um dia ganhar, quer ter a sua própria rádio. É... brasileiro não desiste nunca.



Anúncio-
Estância Girassol

PREFEITURA SANTA RITA DO ITUETO
As fortes  chuvas  ocorridas  no mês de  dezembro, destruíram  pontes, bueiros  e  estradas  em nosso  município. Estamos  trabalhando para  recuperar o que  foi perdido. Vários  contatos  com  a  esfera  Estadual e  Federal, já  foram  mantidos, pois   sozinhos  não temos  como  arcar  com o  prejuízo, pois  a  nossa  receita  não comporta  tamanha  despesa.
Foto-
Foto-
Foto-
Foto-



PREFEITURA  MUNICIPAL DE  SANTA  RITA  DO  ITUETO
    -Administração 2013/2016-

==============================


ATÉ AQUI NOS AJUDOU O SENHOR DEUS
========================================