terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

 

 

 

 


JORNAL  O REGIONAL
     -25  ANOS-
===============================
MENSAGENS  DE  ESPERANÇA

É terrível ser viciado em alguma coisa! A pessoa viciada não consegue se dominar. Todos os viciados começaram com pequenas doses. No final, a recuperação é difícil e o fim pode ser trágico! Algo parecido acontece quando se fala sobre o pecado. Pecar também pode se tornar um vício. Cometer um erro uma primeira vez pode nos deixar de consciência pesada. Mas depois de algum tempo, ao repetirmos o erro, ele pode não parecer tão errado assim. O erro, o pecado, acaba se tornando um hábito, um vício. Mas, na verdade, o erro continua sendo um erro e as conseqüências também permanecem. E, ao contrário do que muitos pensam, a vontade de Deus é uma só e não muda de acordo com os tempos. O pecado não deve nos dominar mesmo sabendo que temos a possibilidade do perdão. Apesar das conseqüências do pecado, o que de fato leva o cristão a dominar o pecado é o grande amor de Deus. Afinal de contas, foi para nos perdoar que ele enviou seu Filho, Jesus, ao mundo. Fortalecidos na palavra de Deus, lutemos contra o pecado para que ele não arruíne a nossa vida neste mundo e na eternidade.

Oremos: Sou grato, ó Deus, pelo perdão diário. Ajuda-me a vencer as tentações que todos os dias colocas diante de mim. Amém.

Leia em sua Bíblia: Romanos 6:14-15
Fonte- Hora  Luterana

RELIGIÃO-
Mais de mil crianças são sequestradas e forçadas a converter-se ao Islã

Cerca de mil crianças de família cristãs que viviam na ilha do Timor Oriental foram tomadas das mãos de suas famílias há mais de dez anos. Desde então elas vivem contra sua vontade em colégios   islâmicos na ilha de Java Ocidental , onde são obrigados a seguir as normas do Islã.
Mesmo sob protestos, o governo da Indonésia, maior arquipélago do mundo, com mais de 17 milhas e 230 milhões de habitantes, não interferiu. O islamismo predomina no país, com mais de 90% de sua população seguindo os ensinamentos de Maomé.
A Igreja da Indonésia e alguns trabalhadores humanitários  confirmaram à agência de notícias Fides que esses jovens são prisioneiros, impedidos de ver suas famílias e passam o dia sob os olhares de educadores muçulmanos.
Durante a guerra pela independência do Timor Leste,  em 1999, cerca de 250 mil refugiados cruzaram a fronteira do Timor Oeste, tentando escapar da violência das tropas pró-Indonésia.
Entre esses fugitivos, havia mais quatro mil crianças de famílias cristãs que, devido à grande pobreza, não podiam ser alimentados por suas famílias. A maioria delas foram entregues ao exército e organizações humanitárias. Porém, mais de mil crianças nunca retornaram a seus lares no Timor Leste, ilha independente e de maioria cristã.
Os representantes do Alto Comissionado das Nações Unidas para os Refugiados, além de diversas ONGs da Indonésia tentaram fazer a repatriação delas, mas sem êxito.
O padre Benny Susetyo, Secretário da Comissão Episcopal para o Diálogo Interreligioso da Indonésia, entende que “é urgente limitar a instrumentalização da religião na política. A região  de Java Ocidental é um exemplo disso, onde os grupos muçulmanos querem impor regras baseadas na Lei Islâmica (Sharia)”.
Ele enfatizou que “trata-se de um caso muito triste e de um evidente abuso “. O caso já foi levado até as Nações Unidas, mas segundo Susetyo, “a relação entre política e religião tem um grave impacto na liberdade dos cidadãos, especialmente nas minorias indonésias”.
O Verbo Com informações Jambalayanews
SAÚDE-
Dificuldade para dormir pode ter relação com Alzheimer
A quantidade e a qualidade do sono durante a noite podem afetar a memória e causar a doença de Alzheimer no futuro. É o que sugere um estudo que será apresentado durante a reunião anual da Academia Americana de Neurologia em abril. “O sono irregular parece estar associado ao acúmulo de placas amiloides – um marcador que é característico da doença de Alzheimer – nos cérebros de pessoas sem problemas de memória”, disse o autor do estudo Yo-El Ju, da Escola de Medicina da Universidade de Washington. “Mais pesquisas são necessárias para determinar por que isso está acontecendo e se as alterações do sono podem prever o declínio cognitivo”, afirmou.
No total, foram acompanhadas 100 pessoas com idades entre 45 e 80 anos, que não sofriam de Alzheimer. Metade do grupo relatou histórico da doença na família. Para o estudo, os voluntários utilizaram um dispositivo para medir o sono, fizeram diários de sono e responderam questionários.
Eles descobriram que 25% dos participantes tinham placas amiloides, uma proteína tóxica que causa a morte das células cerebrais e que pode aparecer anos antes do início dos sintomas do Alzheimer. De acordo com os resultados, as pessoas passavam cerca de oito horas na cama, mas o tempo médio de duração do sono era de 6,5 horas.
O estudo descobriu que as pessoas que acordaram mais de cinco vezes por hora eram mais propensas a ter o acúmulo da placa amiloide em comparação com pessoas que não despertam tanto. Já as pessoas que dormem melhor eram menos propensas a ter os marcadores de doença.
“A associação entre o sono interrompido e placas amilóides é intrigante, mas não é possível determinar uma relação de causa e efeito a partir deste estudo. Para isso, precisamos de mais estudos que sigam o sono dos indivíduos ao longo dos anos. Somente assim poderemos determinar se o sono interrompido leva a placas amilóides ou se as alterações cerebrais na doença de Alzheimer precoce levam a alterações do sono”, disse Ju. “Nosso estudo estabelece as bases para investigar se a manipulação de sono é uma possível estratégia na prevenção da doença de Alzheimer”.
Fonte Veja
POLÍTICA-
A decisão do STF de manter a validade da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/10) para as eleições municipais deste ano deve tirar da disputa candidatos importantes do ES.

O prefeito de Guarapari, Edson Magalhães, é um deles. Ele responde a 42 processos movidos pelo Ministério Público do ES. Já foi condenado em quatro. A decisão, no entanto, tem que ser coletiva.

A Lei da Ficha Limpa prevê a proibição da candidatura de políticos condenados pela Justiça em decisões colegiadas ou que renunciaram a cargo eletivo para evitar processo de cassação.

Quase dois anos depois de entrar em vigor, a lei gerou incertezas sobre o resultado da disputa de 2010 e chegou a ter sua validade derrubada para as eleições daquele ano.

O que fez com que muitos políticos ficha suja, como Jader Barbalho (PMDB-PA), voltasse ao Senado.

Três dispositivos sobre a Lei Ficha Limpa, apontados por entidades, estão sendo julgados no STF. O primeiro é da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que pede a declaração da constitucionalidade de todos os pontos da lei.

A segunda ação, do PPS, quer que a lei seja aplicada a fatos anteriores à sua edição. Por último, e menos polêmico, o Conselho Nacional dos Profissionais Liberais pede a anulação da regra que torna inelegível por oito anos quem for excluído do exercício da profissão.

No caso do ES, além de Guarapari, outro prefeito que corre o risco de ficar inelegível é o de Nova Venécia, Wilson Japones, com 11 processos. Alguns prefeitos respondem a processos judiciais, como Amadeu Boroto, de São Mateus, com 19 processos administrativos.

Mas esses processos não são de execução fiscal, ou seja, não contam como crime de responsabilidade, improbidade administrativa ou ação criminal, logo não tornam o acusado inelegível.
____________________________________________________________________
Processados pelo Ministério Púiblico

Edson Figueredo Magalhães (Guarapari) - 42 processos
Luiz Venturim (Nova Venécia) - 11
Helder Salomão (Cariacica) - 8
Guerino Zanon (Linhares) - 7
Waldeles Cavalcante (Barra de São francisco) - 6
Jorge Andrade Donati (Conceição da Barra) - 6
Cleone Gomes do Nascimento (Castelo) - 5
Ezanilton Delson de Oliveira (Muniz Freire) - 5
José Ricardo Pereira da Costa (Piúma) - 5
Domingos Sávio Pinto Martins (Jaguaré) - 3

http://www.tj.es.gov.br/consulta/cfmx/portal/Novo/descricao_proces.cfmWilson

Outros processados

ex-deputado Cacau Lorenzoni (PP)
Da Vitória (PDT)
ex-deputado Luiz Carlos Moreira (PMDB)
Luzia Toledo (PMDB)
Marcelo Coelho (PDT)
Ex-deputado Paulo Roberto Ferreira (PMN)
Ex-deputado Reginaldo Almeida (PSC)
Ex-deputado Robson Vaillant (DEM)
Rodrigo Chamoun (PSB)
Sérgio Borges (PMDB)
Theodorico Ferraço (DEM)

Fonte:  Congresso em  Foco////Transparência Brasil
==============================================================
SAÚDE-
Qual o mínimo de exercícios necessários para ficar em forma?



Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário


Um grupo de cientistas do Canadá questionou: qual é o mínimo de exercícios necessário para ficar em forma?
A resposta parece ser: muito menos do que a maioria de nós pensa – desde que estejamos dispostos a trabalhar um pouco.
Para provar essa idéia, os pesquisadores da Universidade McMaster reuniram recentemente vários grupos de voluntários. Um grupo era composto de homens e mulheres de meia-idade e sendentários, porém saudáveis. O outro consistia em pacientes de meia-idade e idosos que haviam sido diagnosticados com doença cardiovascular.
Os pesquisadores testaram a frequência cardíaca máxima de cada voluntário e o pico de potência em uma bicicleta ergométrica. Em ambos os grupos, os picos não foram muito elevados; todos os voluntários estavam fora de forma e, no caso dos pacientes cardíacos, indispostos. Mas eles, bravamente, concordaram em realizar um recém-criado programa de ciclismo.
Grande parte das pessoas já ouviu falar em intercalar atividades extenuantes com períodos de descanso. Quase todos os atletas competitivos fazem, estrategicamente, uma ou duas sessões de treinamento intercalado a cada semana para melhorar velocidade e resistência.
Mas os pesquisadores canadenses não queriam que os voluntários colocassem poucas sessões de atividades intercaladas nas rotinas dos exercícios normais. Em vez disso, os pesquisadores queriam que os grupos praticassem exclusivamente exercícios com intervalos.
Durante anos, muitas organizações têm recomendado que para ter uma boa saúde é preciso fazer 30 minutos ou mais de atividade contínua, um exercício de intensidade moderada, como uma caminhada, cinco vezes por semana.
Mas milhões de pessoas não praticam atividades físicas moderadas; na verdade, não fazem quase nenhum exercício. Quando questionados sobre o porquê disso, a maioria dos entrevistados responde que “não tem tempo”.
Atividades intercaladas, no entanto, requerem pouco tempo. Elas são, por definição, curtas. Mas se a maioria das pessoas pode tolerar atividades em intervalos, e se, por sua vez, os intervalos promovem os mesmos benefícios para saúde e boa forma, não têm sido muito investigado.
Há vários anos, os cientistas McMasters testaram um treino punitivo, conhecido como treinamento intercalado de alta intensidade, que consistiu em 30 segundos de esforço a 100% na frequência cardíaca máxima da pessoa. Depois de seis semanas, estas sessões desgastantes produziram alterações fisiológicas nos músculos das pernas de homens jovens semelhantes as mudanças promovidas por longas horas de sessões semanais de ciclismo na bicicleta ergométrica, embora os exercícios realizados tenham gastado 90% menos tempo.
Reconhecendo, no entanto, que poucas pessoas estão dispostas ou têm condições de praticar exercício a todo vapor, os pesquisadores também desenvolveram um treino mais tranquilo, mas ainda de maneira cronometrada e abreviada. Esta rotina modificada consistia em um minuto de esforço intenso a cerca de 90% na frequência cardíaca máxima, seguido por um minuto de recuperação. O esforço e a recuperação são repetidos 10 vezes, em um total de 20 minutos.
Apesar do curto período de tempo deste programa, após várias semanas de prática, tanto os voluntários sedentários quanto os pacientes cardíacos apresentaram melhorias significativas na saúde e na forma física.
Os resultados foram especialmente notáveis em pacientes cardíacos. Eles apresentaram “melhorias significativas” no funcionamento dos vasos sanguíneos e coração.
Pode parecer contraditório que o exercício extenuante seria produtivo ou mesmo inteligente para pacientes cardíacos. Mas, até agora, ninguém desenvolveu problemas cardíacos por conta dos exercícios.
Quase tão surpreendente quanto os resultados é o fato de os pacientes cardíacos terem abraçado a rotina. Embora suas avaliações sobre a percepção de esforço ou a sensação de desconforto a cada rodada de intervalos tenha sido elevada e, provavelmente, precisa, com uma média de 7 ou mais numa escala de 10 pontos, eles relatam desfrutar mais as sessões intercaladas do que o exercício moderado contínuo.
O trabalho duro é curto, por isso é tolerável.
Os cientistas notaram outros benefícios em estudos anteriores. Para os voluntários sedentários, porém saudáveis, duas semanas de treinamento intenso possibilitou a formação de muito mais proteínas celulares envolvidas na produção de energia e oxigênio. O treinamento também melhorou a sensibilidade à insulina dos voluntários e a quantidade de açúcar no sangue, diminuindo o risco de desenvolver diabetes tipo 2.
Com isso, os cientistas fizeram um pequeno experimento, acompanhando pessoas com diabetes tipo 2. Eles descobriram que, mesmo com uma simples sessão de um minuto intenso e um minuto de descanso, com 10 repetições, a dosagem de açúcar no sangue melhora ao longo do dia seguinte, particularmente após as refeições.
Claro, o estilo de treino intenso não é o ideal ou o necessário para todos. Segundo os cientistas, se a pessoa tiver tempo para treinamentos compostos por exercícios regulares de resistência de 30 minutos ou mais deve mantê-los. Há ciência mostra que estes treinamentos são muito eficazes na melhoria da saúde e da boa forma.
Mas se houverem restrições de tempo para manter longas sessões de exercício, consulte um médico para verificar a possibilidade de pedalar rapidamente em uma bicicleta ergométrica ou correr por cerca de um minuto, com o objetivo de aumentar a frequência cardíaca em cerca de 90% do máximo. [NYTimes]
===============================================