quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

TEXTOS



JORNAL O REGIONAL
FILIADO  ao Sindijores  e  Abrarj
Ano XXVI – Nº 381
1ª Quinzena de Fevereiro de 2012
Edição de 12 Páginas
Baixo Guandu-Espírito Santo

Título-
PRESIDENTE DO PDT DECLARA APOIO À PRÉ-CANDIDATURA DE PADRE NEIL
.
   Os partidos em Baixo Guandu não têm dado tréguas nas articulações, visando as eleições municipais. No almoço do dia 19 de janeiro com a presença de diversos representantes de partidos e vereadores, a presença do deputado estadual Da Vitória, animou os participantes. Principalmente, quando ele anunciou publicamente, o seu  apoio à pré-candidatura de Padre Neil de Almeida, que inclusive; estava presente. O apoio do deputado Da Vitória é fundamental, segundo os participantes do almoço, pois, ele é presidente estadual do PDT.
   “Vi no Padre Neil uma proposta de união e já me coloquei à sua disposição”, disse e declarou ainda, conforme já havíamos publicado: “até o momento, eu não tinha sido  procurado em Baixo Guandu, mesmo sendo líder no Estado e presidente do PDT e nem como deputado”, disse o deputado Da Vitória.

Título-
Escola Técnica de Baixo Guandu começa em julho

    O Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia Jadir Pella anunciou dia 08 de fevereiro, no Auditório do Fórum, a construção da Escola Técnica de Baixo Guandu. Ele estava acompanhado do Engenheiro Bruno (ex-Secretário de Obras da Prefeitura de Baixo Guandu) que hoje trabalha nesta secretaria do Governo e ainda, de Carla Geovana Fonseca da S. de Castro. O edital para a escolha da empresa construtora será lançado no final de fevereiro e as obras deverão ter início em julho, com previsão de funcionamento em 2014.
    A Escola Técnica terá capacidade para atender 1.200 alunos e conforme o prefeito  Lastênio Cardoso salientou, a mesma estará atendendo estudantes não só de Baixo Guandu, mas, também de Aimorés, Santa Rita do Itueto, Resplendor  e Itueta.  Para o presidente da Câmara, Juscelino Henck, o momento é histórico para Baixo Guandu.   A mesma terá dois Laboratórios, Quadra  Poliesportiva, Auditório, Centro de Vivência,  Área de Estacionamento, Bloco Administrativo , Sala Técnica, Bloco Pedagógico, Acesso para Deficientes com funcionamento em 03 turnos.
   O Secretário Jadir Pella explicou que, o apoio do prefeito Lastênio Cardoso e da Câmara Municipal foram fundamental devido a agilidade na doação do terreno. “Foram dadas as chances à várias cidades capixabas, mas, somente 03 conseguiram a  documentação necessária, e, Baixo Guandu foi uma delas”, finalizou o secretário. A Escola Técnica será uma parceria entre a Prefeitura/Gov. Estadual/Federal.

Título-
BR 259 CONTINUA OFERECENDO PERIGO

   O prefeito Lastênio Cardoso e o deputado estadual Dary Pagung vão ter na sede do Denit em Vitória, uma  audiência para  pedirem a rápida recuperação da BR 259, entre Baixo Guandu e Colatina. A quantidade de buracos é enorme e riscos de acidentes como já ocorreram só vêm aumentando. Falta até sinalização para alertar os motoristas em locais perigosos, como no perímetro urbano de Baixo Guandu. O deputado Dary Pagung enviou dia 13 de fevereiro, um ofício ao diretor do Denit, Halpher Luiggi Mônico Rosa, pedindo providências na recuperação da estrada, em caráter de urgência.
   Na audiência, o prefeito Lastênio Cardoso vai pedir ao Denit, a imediata instalação de Radares Eletrônicos, próximo ao Posto Pinho, devido a alta velocidade de veículos e travessia de moradores dos bairros Val Paraíso, São Pedro e Residencial Ricardo Holz.

Anúncio-
Cursos Aprovação: Fique sabendo quem são os aprovados nos vestibulares. Página 10


  Anúncio-
Caixa Aqui
   Agora você pode realizar saques de sua conta e ainda FGTS, PIS, Aposentadoria, Pensões. Pagar boletos, abrir uma conta, realizar transferências, consultar saldos. Realizar empréstimos para a casa própria, empréstimo consignado e muito mais.
Faça-nos uma visita!
O Regional-  -1ª Quinzena  de  Fevereiro/2012-  -OPINIÃO- Página 02
Título-
DALMON

Título-
PALANQUE
CORRUPÇÃO É TOLERADA?
   Sim, segundo uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Agricultura, a Classe C da população, considera em 8º lugar prioridade, o combate à corrupção que é  sempre denunciada. Para eles, as maiores prioridades são a falta de segurança, tráfico de drogas, más condições de estradas etc. A análise foi feita no Editorial do Jornal A Gazeta de 29 de janeiro último.
CONCURSO EXTINTO GERA PAGAMENTOS
   O conhecido concurso da Prefeitura que foi extinto há alguns anos, tem dado dor  de cabeça para o prefeito Lastênio Cardoso, pois, a justiça tem mandado os  funcionários prejudicados voltarem ao trabalho e agora, eles reivindicam por direito,  os salários do tempo em que ficaram parados.
CINE ALBA
   Está previsto para março, o reinício das obras de reforma e ampliação do antigo Cine Alba. O prefeito Lastênio Cardoso esclarece que, faltava o projeto elétrico e o mesmo já foi concluído. O novo cinema também funcionará como teatro e  apresentações artísticas e deverá ser inaugurado em agosto ou setembro, informa o prefeito.
11 VEREADORES
   Na próxima legislatura, a Câmara Municipal de Baixo Guandu será composta de 11  vereadores e, não mais 09 como é atualmente.
VICE-PREFETO
   Não será surpresa se nas eleições de outubro, um dos atuais vereadores for  candidato a vice-prefeito.
20 ANOS DE PSB
   O presidente do PSB de Baixo Guandu, Dr. Rodrigo De Martin prepara uma  comemoração para marcar os 20 anos de criação do partido no município. O mesmo foi fundado em março de 1992.
MAIS UM
   Na lista de prováveis pré-candidatos a prefeito, surge mais um. Enquanto, o quadro não é definido, nos bastidores da política local é citado o nome de Sirlonei (Lonei) Ohnersorge (morador do bairro Rosário II) filiado ao PRP e assessor do deputado Dary Pagung, atuando no escritório de Baixo Guandu.
Em junho, quando ocorrerem as convenções, aí serão conhecidos os candidatos  a prefeito,vice  e vereadores. Até lá só: tchan...tchan…tchan…

LU VOLTA PARA A CÂMARA

  A vereadora licenciada Lu Cardoso, que atualmente, é Secretária de  Desenvolvimento Indústria e Comércio, deverá  em breve  voltar  para a Câmara  e assumir a vaga. Não se fala ainda, o nome da futura Secretária que irá substituir Lu Cardoso.
  
TÍTULO-
PARTICIPAÇÃO

PORQUE OS PRÉDIOS CAEM???
   * Alexandre Sylvio Vieira da Costa

   Na semana passada, acompanhamos assombrados, a notícia da queda de três edifícios, no centro do Rio de Janeiro, onde, dezenas de pessoas morreram, situação que poderia ter sido mais grave se ocorresse durante o dia. Neste caso, não teríamos dezenas e sim; centenas de pessoas mortas, já que, o fato ocorreu no centro comercial da cidade. A perícia está sendo realizada, mas, os fatos apontam como causa da queda as diversas “pequenas obras” realizadas ao longo de décadas no prédio principal de 20 andares, que desabou culminando com a obra, que estava em andamento. Em entrevista, um dos responsáveis pela empresa onde a última obra estava sendo realizada afirmou que, não era necessário o seu registro e que estava “apenas” removendo paredes e divisórias no 9° andar de um prédio de 20 andares! Será que ele é engenheiro civil? Será que ele assistiu aulas de cálculo estrutural, cargas em concreto, mecânica de solos e outras disciplinas técnicas fundamentais para a formação de um profissional da engenharia civil? Como o leigo pode afirmar se uma obra, qualquer obra, não vai comprometer a estrutura de uma construção? E de um prédio de 20 andares?  Em um mundo em constante evolução e de construções cada vez mais complexas, não existe mais espaço para leigos com suas imposições sem qualquer base técnica, sendo essencial a presença e a opinião do profissional da área. Existe a cultura de que o custo da contratação do profissional é desnecessário na obra, afinal, é uma obra pequena e o construtor pode “economizar” trabalhando apenas com o conhecimento empírico do “mestre de obras”.
   No campo, a situação é mais grave, onde, agrotóxicos são usados de forma indiscriminada e sem controle, apesar da regulamentação do receituário agronômico. Muitos leigos, por serem “pessoas do campo” consideram-se verdadeiros Engenheiros Agrônomos julgando ser desnecessária a presença deste profissional na propriedade rural, contudo, não fazem idéia da complexidade das implicações de ordem ambiental e de saúde coletiva, que o manejo inadequado de produtos agropecuários pode causar, principalmente, à sociedade que consome. Muitos produtos químicos utilizados no campo causam doenças e muitas delas mortais como tumores e câncer e que vão para a mesa do consumidor todos os dias. Neste caso, os prejuízos não são imediatos como a queda de um prédio e sim; lentos, imperceptíveis, causando danos à saúde ao longo dos anos e até mesmo décadas.  Existem produtores de morango que não comem os frutos que produzem, pois, eles bem sabem dos danos que podem causar à saúde, mas, vendem para nós consumidores.
   O Brasil tem que melhorar e valorizar o seu sistema de fiscalização de atividades profissionais e punição, já que, aqui tudo se pode, tudo está valendo. Se os sistemas de fiscalização tivessem mais apoio do Governo e fossem eficientes como os das Receitas Federal e Estaduais, a sociedade, com certeza, estaria mais protegida.
      *Alexandre Sylvio Vieira da Costa- Engenheiro Agrônomo, DSc Produção Vegetal, Professor Titular, Solos e  Meio Ambiente da  Universidade Vale do Rio Doce.

TÍTULO-
MOMENTO

URGENTE: PRECISA-SE DE JESUS!
POR REV. ÂNGELO VIEIRA DA SILVA

“Também sabemos que o Filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna (I Jo 5.20).”

   Uma doutrina filosófica nos primeiros séculos da cristandade, o gnosticismo, arrebatava cristãos nas igrejas afirmando (além de outros sofismas) que a encarnação do Verbo, de Jesus, era impossível porque a matéria era má. A leitura atenta do Evangelho e Cartas joaninhas comprova a postura apologética frente a este mal. O Espírito Santo inspirou cada uma destas letras que armaram a defesa do povo de Deus naqueles dias.
   Não se assuste, mas não é tão diferente hoje. Com novas roupagens, estilos e dogmas muitas pessoas e/ou religiões “buscam” ou reconhecem um simples judeu, um profeta, um avatar, um fantasma, um anjo, o irmão de Lúcifer, a primeira criação de Deus, o Oxalá novo ou, até mesmo, um simples homem. Todos estes podem ser o “Jesus” de alguém, uma reprodução temporal falsídica da Verdade Eterna Imutável.
   Ora, se os discípulos amados de Jesus propuseram pastorear os cristãos contra as investidas filosóficas contra a verdade da encarnação do Verbo de Deus, precisamos da mesma atitude urgentemente.
   Necessitamos de Jesus como Ele é. São tantas caricaturas do “Cristo”, que muitos irmãos e irmãs se enveredam por caminhos tortuosos. O Espírito que habita na Igreja se instrumenta de Sua Palavra para esclarecer:
1. SOBRE JESUS E SEU RETORNO: o texto registra: “Também sabemos que, o Filho de Deus é vindo.... Esta frase demonstra convicção. Certo que o mundo jaz no maligno (I Jo 5.19), João reconhece que o retorno de nosso Senhor é certo, é vindo. Jesus foi enviado: “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (Jo 17.3). Agora, resta retornar. Quem ama a vinda do Senhor não é aquele que, afirma que ela ainda está distante, nem aquele que diz que está perto. É aquele que, esteja distante ou próximo, aguarda-a com fé sincera, esperança firme e amor fervoroso(Agostinho de Hipona).
2. SOBRE JESUS E RECONHECIMENTO: o discípulo amado escreve: ...e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro.... Esta frase denota urgência. Como o tempo é findo e vivemos os últimos dias, reconhecer Jesus como nosso Senhor e Salvador, como nosso Deus, é imprescindível. Este reconhecimento é impostergável. “Nunca nos esqueçamos de que a mensagem da Bíblia dirige-se em especial à mente, ao entendimento” (D. Martyn Lloyd-Jones). O entendimento é este: discernir (dianoia) quem é Jesus.“Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido” (I Jo 5.1).
3. SOBRE JESUS E SUA GRAÇA: A felicidade não está apenas dentro de nós nem fora de nós, mas sim; em nossa união com Deus, afirmou o teólogo e físico francês Blaise Pascal. Estar unido a Cristo é prova do favor divino: ...e estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo”. Esta última expressão bíblica comunica graça. Estar, permanecer no Filho de Deus, é estar ligado à Videira Verdadeira, é ser guardado nas mãos fiéis do Pai. Nada poderá nos separar. Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim” (Jo 15.4).
4. SOBRE JESUS E UMA CONFISSÃO: João conclui: ...Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna”. Esta frase é uma confissão. O discípulo amado declara sua fé inalterável ao afirmar que Jesus é verdadeiramente Deus e verdadeiramente a Vida eterna. Eis um testemunho necessário nestes dias maus. Li que testemunhar não é algo que fazemos; é algo que somos. Ora, mas aquele que é testemunha, testemunha; aquele que tem fé, confessa, declara. “Nisto reconheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; E nós temos visto e testemunhamos que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo (I Jo 4.2, 14).
   Finalmente, gostaria apenas de assinalar, que o tempo verbal utilizado por João (Presente) neste versículo, representa que, os quatro aspectos supracitados envolvem progressividade, continuidade, proximidade e urgência na ação. Afinal, vivemos os últimos dias. Não deixe para amanhã; busque Jesus hoje. É urgente!
Rev. Ângelo Vieira da Silva
Pastor da 1ª IPB de Resplendor

Título-
Expediente

O Regional -1ª Quinzena de Fevereiro/2012-  -POLÍTICA- Página 03
Título-
Juscelino Consegue Recursos


   “Hoje a maior expressão na política capixaba em Brasília é a deputada Federal Rose de Freitas, 1ª vice–presidente da Câmara Federal”, disse o vereador e presidente da Câmara, Juscelino Henck que acaba de comemorar, os recursos que ela conseguiu com o Governo Federal, para obras em Baixo Guandu. Em 2010 Juscelino Henck apoiou Rose de Freitas para Deputada Federal, junto com alguns amigos, o  que resultou em 1.021 votos.
   Através de articulações, o prefeito Lastênio Cardoso e o vereador Juscelino Henck, conseguiram através de emendas de Rose de Freitas, 300 mil reais para a reforma e ampliação da Praça do Jardim (Presidente Vargas). A reforma deverá começar ainda este mês.
   Outros 300 mil reais para a recuperação e reforma do calçamento e ampliação da Serra do Batuta. Obra construída pelo ex-prefeito Cici Pereira. A prefeitura agora irá licitar a obra, para ser conhecida a construtora. Outros 160 mil reais para a construção da Quadra de Esportes da comunidade da Vila de Santa Rosa. A prefeitura também irá licitar a obra. 
   
Título-
Deputado Luciano Pereira manifesta apoio a pré- candidatura de Padre Neil

   Em reunião realizada (na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais) com representantes dos partidos: PSB/PT/PSC/PR/PP/PTB/PRP/DEM, o vereador e  presidente da Câmara, Juscelino Henck juntamente com o vereador Wilton Minarine, o empresário Arienes de Almeida e o Deputado Estadual Luciano Pereira declarou apoio a pré-candidatura de Padre Neil.
   O deputado Luciano Pereira (DEM) que esteve na cidade a convite de Carlos  Show, disse que,  não fica  com o outro grupo político da cidade, “pois, em 2007 fui processado por Neto Barros, sem ao menos ele me conhecer”, disse o Deputado Luciano Pereira nessa reunião.

Título
Conversa com a Presidente

O Regional-  -1ª Quinzena de Fevereiro/2012- -SERVIÇO- Página  04
Título-
DICAS DE CONCURSO

VAGAS TEMPOMRÁRIAS: a Chocolates Garoto abrirá 5.456 mil vagas temporárias em todo o Brasil para o cargo de promotores de venda na Páscoa. Os promotores atuarão entre 27 de fevereiro a 8 de abril de 2012, período que antecede a Páscoa. Para concorrer a uma vaga é preciso habilidade para negociação com varejistas, divulgação de produtos, conhecimento sobre abastecimento e monitoramento dos postos de venda. Além de salário compatível com o do mercado, a Chocolates Garoto oferece benefícios, incluindo alimentação e transporte. Ao todo, as contratações serão feitas em três fases, de fevereiro a março.  Cadastro do currículo no: http://www.garoto.com.br/portal/trabalhe/

FUNDÃO: a Prefeitura vai abrir concurso para diversas áreas. Os salários vão de R$622 há R$3.064,38. No total serão 213 vagas. Há chances para nível fundamental, médio e superior, nos seguintes cargos: agente administrativo, agente de arrecadação, agente de suporte operacional, agente de suporte técnico, agente municipal de defesa civil, analista administrativo financeiro, analista ambiental em ciências biológicas, engenharia, química, analista em gestão pública e programas governamentais: ciências humanas e sociais, cultura e arte, educação física e desporto, música, analista jurídico, arquiteto, assistente administrativo, assistente social, assistente social auditor, assistente em gestão pública e programas governamentais, auditor interno, bibliotecário, educador social, enfermeiro, enfermeiro auditor, engenheiro agrônomo, engenheiro civil, farmacêutico bioquímico, fiscal de rendas, fiscal de serviços públicos, fiscal vigilância sanitária, fonoaudiólogo, médico auditor, clínico geral, médico do trabalho, ginecologista obstetra, médico pediatra, médico regulador, médico socorrista 12h, 24h, motorista profissional, nutricionista, operador de máquina, psicólogo, secretário escolar, técnico de contabilidade, enfermagem, desenvolvimento agropecuário, edificações, informática e segurança do trabalho, terapeuta ocupacional, turismólogo, médico clínico geral, do trabalho, ginecologista obstetra, pediatra e médico regulador.

   A CEMIG - Companhia Energética de Minas Gerais abrirá inscrições para seu mais recente concurso público, que se propõe a preencher vagas no cargo de Agente de Faturamento Motociclista.
Serão oferecidas 322 vagas neste cargo que exige ensino médio completo e o mínimo de 02 anos de posse da Carteira Nacional de Habilitação - categoria A.
   O salário básico é de R$ 806,00 mais gratificação acessória por conduzir motocicleta, de 29,77% sobre esse vencimento, que corresponde a R$ 240,00.
Sobre as Inscrições: o candidato deverá acessar o endereço eletrônico: www.gestaodeconcursos.com.br das 9 horas do dia 19 de março às 19 horas do dia 17 de abril de 2012. O valor a ser pago a título de Taxa de Inscrição para o cargo de Agente de Faturamento Motociclista (Código 101) será de R$ 32,00.
   A Fundep disponibilizará computadores para as pessoas que não tem acesso à internet, para que possam realizar suas inscrições, na FUNDEP/Gerência de Concursos Avenida Presidente Antônio Carlos, n. 6.627 - Unidade Administrativa II - 3" andar - Campus Pampulha/UFMG - Belo Horizonte (acesso pela Av. Antônio Abrahão Caram - Portão 2), no horário das 9h às 11h30min ou das 13h30min às 16h30min, (exceto sábados, domingos e feriados). As Provas: Serão realizadas provavelmente no dia 20 de maio de 2012, nas cidades de Belo Horizonte, Ipatinga, Juiz de Fora, Montes Claros, Divinópolis, Varginha, Uberlândia e Patos de Minas. Os Gabaritos: serão divulgados nos endereços eletrônicos gestaodeconcursos.com e cemig.com, na seção Editais e Concursos no 2 ° (segundo) dia subseqüente à realização das provas, no dia 22 de maio de 2012.
-------------------------------------------------------------
Título-
OPINIÃO LIVRE

Sem mentira
* Por Cristóvam Buarque

   A Educação é um processo de acúmulo de conhecimento, não de consumo de aulas. Mas, as salas de aula de nossas faculdades estão parecendo restaurantes, onde se consomem aulas. Pela baixa qualificação dos alunos, o aumento nas vagas do ensino superior não trará o resultado desejado. Elas fracassarão como construtoras de conhecimento de alto nível.
   A solução não está na volta ao passado elitista, quando raríssimos jovens entravam em faculdades. A solução está no avanço, pelo qual todos que desejem um curso superior tenham tido um Ensino Médio com qualidade e possam cursá-lo com a base educacional que os tempos atuais exigem.
   Nos últimos 20 anos, o número de vagas no ensino superior cresceu 503%, mas o número de jovens concluindo o ensino médio cresceu apenas 170%, e certamente sem melhora na qualidade. São 2,6 milhões de vagas no ensino superior para 1,8 milhão de concluintes do Ensino Médio. Ao invés de 10 a 15 candidatos por vaga, são 2,3 vagas por candidato. Mesmo considerando a necessidade de vagas para antigos concluintes do ensino médio, esta diferença é uma distorção absurda e trará graves conseqüências na formação universitária no Brasil, ficando impossível ter boas universidades e faculdades, pois um bom ensino superior depende de uma boa educação de base. Eliminou-se o elitismo da falta de vagas, mas manteve-se o elitismo econômico e as boas e grátis universidades para os alunos que puderam pagar por boa educação de base.
   Corretamente, os últimos governos criaram vagas, mas, pouco fizeram para que, toda criança tenha acesso à escola de qualidade. O governo Lula criou o PROUNI, que paga a mensalidade dos carentes, que, por falta de bom Ensino Médio, não ingressam nas públicas. Abandonamos a busca da construção de uma elite intelectual, sem destruir o elitismo social. Assim não acumulamos conhecimento, consumimos aulas.
   Além de mais vagas em faculdades é preciso promover uma formação de qualidade para todos na educação de base. Isso exige uma revolução, não apenas um II Plano Nacional de Educação, possivelmente tão irrelevante quanto o I PNE. Esta revolução só será possível se fizermos da Educação de Base uma questão nacional como já fizemos há décadas com o Ensino Superior.
   Esta revolução se faria por meio de uma Carreira Nacional do Magistério e de um Programa Federal de Qualidade Escolar em Horário Integral. Por esta nova carreira, os professores e os servidores da educação seriam contratados por concurso público federal; receberiam um salário mensal de R$ 9 mil, depois de um ano de curso adicional, posterior ao concurso; a estabilidade não protegeria os que não se dedicarem com exclusividade e competência a seus alunos. Esses professores seriam lotados nas mesmas cidades; todas as escolas dessas cidades seriam federalizadas, como hoje se faz com as 300 escolas federais; e todas as escolas teriam prédios bonitos, confortáveis e seriam equipadas com os mais modernos equipamentos da pedagogia, com os quais todos os professores estariam familiarizados. Esta proposta está desenvolvida em detalhes no livro "A Revolução Republicana na Educação", que pode ser obtido gratuitamente pelo link http://bit.ly/ukvvGJ.
   Um programa como esse pode ser iniciado de imediato, mas, demora a ser implementado em todo o país, sobretudo, por falta de recursos humanos em quantidade. A solução é executá-lo por cidades. Pode-se imaginar que o novo quadro de professores incorporaria cem mil professores a cada ano, sendo lotados em 10 mil escolas, em 250 cidades de porte médio, atendendo cerca de três milhões de alunos.    A revolução se faria de imediato nessas cidades, e em todo o Brasil levaria 20 anos.    Ao longo desse período, o novo sistema de escolas federais iria substituindo o sistema tradicional municipal ou estadual. Ao final de 20 anos o custo total estaria em 6,4% do PIB.
   Esta revolução foi iniciada no final de 2003, em 28 pequenas cidades, e interrompida antes mesmo de ser implementada. A posse de um novo ministro pode ser o momento, para iniciar a execução dessa proposta que, em 2003 recebeu o nome de Escola Ideal. Com ela, contaremos todos com uma educação de base qualificada e teremos a possibilidade de um sistema de ensino superior de qualidade, no qual as vagas sejam disputadas sem discriminação social, em vez de oferecidas com discriminação social. Teríamos o bom elitismo, intelectual, com a mesma chance para todos, como no futebol. E sem mentira.
   *Cristóvam Buarque é professor da UnB e Senador do PDT-DF.

O Regional -1ª Quinzena de Fevereiro/2012 - ESPORTE/POLÍCIA- Página 05
Título-
BOLA EM JOGO
R.L.S

Título-
ATHENAS VAI VOLTAR

Foto - Em pé: João Beleléu, Rafael, Dragão, Dé, Vitor Hugo, Cabeça e Lúcio Flávio
Agachados: Fabio Berçan, Sinval, Rogério, Rodrigo, Silas, Amilton Vacari e Serginho.

    Os diretores do Esporte Clube ATHENAS, Rogério, Dragão, Jeferson Bergamaschi, Vitor Hugo e Camarão, estão reunindo para volta do tradicional clube guanduense Athenas. O Athenas fez muito sucesso nos anos 90 e início de 2000, por ter jogado mais de 100 jogos sem ter conseguido nenhuma vitória e conseguido sofrer goleadas históricas, 14 x0, 17x0 e o recorde 22 a zero para a equipe do Rosário.
    Mesmo sem ter nunca ganhado uma partida, o Athenas nunca desanimou, fez uma parada, mas, promete voltar e dar a volta por cima, para tirar o título de “perdedor  em todas as partidas”.
  
BOCHA

A Equipe do Sobreiro de Itaguaçu derrotou a equipe de Baixo Guandu no intermunicipal de Bocha, realizada no Mendonça’s Bar no dia 12 de fevereiro. A  equipe do Sobreiro  de Itaguaçu levou a melhor, quanto restavam 5 duplas de cada  lado vencendo 4 desses jogos.

XADREZ

   Será realizado nos dias 10 e 11 de março o 1º Mendonça’s o Open de Xadrez Rápido, competição aberta a todos enxadristas da região, com premiação aos primeiros colocados.
Nota - Informações para esta coluna: oregionalguandu@yahoo.com.br

Título-
Respeito no Trânsito

    O grande fluxo de veículos em Baixo Guandu tem feito com que motoristas e motociclistas não respeitem a sinalização. Faixas de pedestres, locais proibidos de  estacionamentos, garagens, não estão sendo respeitados por muitos motoristas, mesmo a Polícia tendo alertado e multado. Existem muito espaços para parar e estacionar, o que está faltando é sensibilidade. Um deles é parar no meio da rua para um “bate-papo”.
     Muitos pedestres também não respeitam os semáforos, achando que, eles existem somente, para os motoristas. Entregadores apressados abusam de suas motos. Cortam pelo lado errado na pista, assustando os motoristas… Enfim, se todos fizerem a sua parte, teremos um trânsito muito mais humano e ordeiro.   

O Regional-  -1ª Quinzena de Fevereiro/2012-   -CIDADE-  Página 06
Título-
Obras do Tratamento de Esgoto já tiveram início


   Já tiveram início, as obras de construção para o tratamento do esgoto de Baixo Guandu, que terá a sede do município 100%, atendida, assim, como ocorre com água do SAAE que é 100% tratada com flúor. Os recursos para o tratamento no valor aproximado de um milhão e meio, são oriundos do Instituto Jones dos Santos Neves, que estava parado desde a época da privatização da Vale, segundo  explicou  o deputado  Dary  Pagung (PRP).
   De acordo com o Deputado Dary Pagung, a obra de tratamento do esgoto, chamada de pinicão na época, começou no mandato do prefeito Cici Pereira e  interrompida no período do então, prefeito Chico Barros que disse, que havia irregularidades. “Com menos de 300 mil reais se concluiria a obra na época”. Agora, a população aumentou e novos bairros passaram a existir, em face disso, um novo projeto teve que ser feito pelo atual prefeito Lastênio Cardoso.

Título-
Calçamento do Rosário II começará em breve

    Deputado Dary Pagung (PRP) informou na semana passada que, a licitação para a escolha da construtora que irá realizar o calçamento do bairro Rosário II, será conhecida no dia 22 de fevereiro. Todas as ruas do bairro Rosário serão calçadas com bloquetes.
   Os recursos de quase 2 milhões, são do Governo do Estado em parceria com a  Prefeitura e foram conseguidos através de emenda parlamentar do deputado  Estadual  Dary Pagung.

Título-
GÁS LEGAL

   A Comissão de Defesa do Consumidor da Assembléia Legislativa, que tem o Deputado Dary Pagung como um de seus integrantes, promoverá 05 Audiências Públicas. Uma delas será em Baixo Guandu (Noroeste) outras serão na Região Norte, Serrana, Sul e Grande Vitória.
   Segundo o Deputado Dary Pagung, o objetivo dessas audiências é orientar a  população  sobre  o uso do gás doméstico e esclarecimentos de compra do produto clandestino.

Título
Feira Internacional de Granito


    Mesmo já tendo sido realizadas 33 feiras desse nível, Baixo Guandu sendo grande produtor de mármore e granito só participou de 03 e foram nos mandatos de Lastênio  Cardoso. E em agosto estará participando pela 4ª vez em Cachoeiro de Itapemirim.
   Segundo a Secretária M. de Desenvolvimento Indústria e Comércio, Lu Cardoso, o  objetivo dessa participação; é mostrar o potencial na extração do Verde Labrador e atrair  investidores, para beneficiar o granito, pois, Baixo Guandu possui a maior jazida do Granito Verde Labrador.

Anúncios-
Padaria Belém
Lava Jato do Mário

O Regional-  -1ª Quinzena de Fevereiro/2012- -GERAL- Página 07
Título-
Prefeito de Laranja da Terra economiza 100 mil reais em licitação


      Dia 24 de janeiro aconteceu em Picadão, Laranja da Terra, a ordem de serviço para a construção da Quadra de Esportes. Estiveram presentes: o Governador em exercício, na ocasião, Givaldo Vieira (que é natural de Laranja da Terra), o Secretário de Esportes Vandinho Leite, o prefeito Joadir Lourenço, vereadores e lideranças de Itarana e de Afonso Cláudio. O repasse inicial para a construção do equipamento esportivo seria de R$ 434 mil, porém, com a licitação, a prefeitura municipal conseguiu reduzir (em quase R$ 100 mil) o valor final da quadra poliesportiva, fato que foi muito elogiado pelo Governador em exercício Givaldo Vieira, que esteve no município, acompanhado pelo Secretário Vandinho Leite.
    Givaldo Vieira ainda anunciou importantes investimentos do Governo no município. “A escadaria no Centro da cidade será construída. Autorizamos o valor de R$ 130 mil para que ela seja edificada. E, no final do ano, o Executivo Estadual obteve uma vitória importante para Laranja da Terra: a pavimentação da estrada até o distrito de São Luiz está garantida, com o investimento de R$ 2,1 milhões.
   “Dentro em breve, o DER licitará a obra, para que, daqui a alguns dias, o Governador, Renato Casagrande possa vir assinar a ordem de serviço”, revelou.
   O Governador em exercício também autorizou a prefeitura municipal a fazer o projeto, para adquirir os equipamentos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade. “Para a estruturação do CRAS, investiremos R$ 80 mil e o prefeito já pode realizar o projeto”. Givaldo Vieira encerrou seu discurso ao garantir aos laranjenses que: “a estrada que liga o município a Itarana voltará a ser usada, em fevereiro, ao ritmo normal das obras, após a estiagem das chuvas. E, até o final do ano, poderemos entregar o trecho reformado e em plenas condições de tráfego”, concluiu.
   Durante a solenidade, o governador em exercício entregou as chaves de uma viatura da Polícia Militar à prefeitura municipal. A entrega contempla as ações do Programa: Estado Presente e promoverá a melhoria da estrutura, para a atuação dos policiais militares no município.
   O Prefeito Joadir Lourenço, agradeceu o apoio que tem recebido e, aproveitou,  para solicitar a construção de quadra de esportes na comunidade de Jequitibá. Além de uma solução do asfalto ligando Laranja da Terra com Itarana, obra que teve o seu início, só que, ultimamente está praticamente paralisada. O presidente da Câmara, Élcio Doring falou em nome dos demais vereadores e agradeceu a presença de Givaldo Vieira e Vandinho Leite, pelo empenho em favor de Laranja da Terra e reforçou mais pedidos de novas obras.

Título-
Governo reinaugura teatro em Itaguaçu

   O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em convênio com a Prefeitura de Itaguaçu, reinaugurou o Teatro Municipal Geraldo Cestari, antigo Teatro Paroquial de Itaguaçu,dia  07 de fevereiro. O tradicional cineteatro recebeu melhorias que vão do hall de entrada ao camarim, passando pela platéia e pelo palco.
   A obra teve início em março de 2010 e foi concluída em dezembro do ano passado, totalizando um montante de R$ 2.060.907,50. O valor foi investido em obras de reforma, ampliação e readequação do espaço cultural, além da aquisição de equipamentos e materiais permanentes necessários ao funcionamento do teatro.

Título-
Governo investirá 220 mil em Itarana

    Os moradores de Alto Jatibocas, em Itarana, serão beneficiados com a reforma e ampliação da quadra poliesportiva da comunidade. A obra, uma antiga reivindicação da população, será atendida pelo Governo do Espírito Santo por meio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport). Dia 08 de fevereiro foi assinada a ordem de serviço para o início das obras, que totalizam R$ 229.775,11. 
   As obras vão contemplar melhorias na cobertura metálica, no piso que contará com novas marcações, construção de vestiários e instalação de iluminação. A obra ainda vai garantir novas traves de futsal, e poste de sustentação de redes de voleibol. 

Título-
Economia
 Fibria divulga resultados de 2011
   A Fibria divulgou dia 1º de fevereiro os resultados do quarto trimestre e do ano de 2011, marcado por recordes de produção e vendas. A quase totalidade (99%) dos 5,2 milhões de toneladas de celulose produzidas foi comercializada. No quarto trimestre, as vendas tiveram aumento de 12%, em comparação com o mesmo período de 2010, totalizando 1,4 milhão de toneladas. A receita líquida foi de R$ 5,85 bilhões, valor 7% inferior ao de 2010, e o Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) alcançou R$ 1,96 bilhão, com margem de 34%.
ANÚNCIO-
Farmácia Guandu
Agência  Ekztar


Anúncio-

                                                                                                                                                              
                                            

                    
                                                                                                                                 



                                                                           oregionalguandu@yahoo.com.br
   O Jornal O Regional completa dia 18 de fevereiro, 25 anos de circulação, sem nenhuma paralisação. Levando informações sobre o Meio Ambiente, Economia, Esporte, Política, Lazer, Religião, da nossa  região (Rio Doce). Baixo Guandu, Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra (ES) – Aimorés, Itueta, Resplendor, Santa Rita do Itueto e Conselheiro Pena.
   Buscando sempre valorizar a região, O Regional procura ser a voz do Cidadão (a). A você que contribuiu direta ou indiretamente, a nossa gratidão e a certeza de caminharmos juntos em 2012, sempre com DEUS em primeiro lugar.

JORNAL O REGIONAL - AQUI TEM NOTÍCIA! - 25 ANOS AO SEU LADO-
==========================
O Regional-  -1ª  Quinzena de  Fevereiro/2012-  -REGIÃO- Página 08
Título-
SUCESSÃO EM SANTA RITA DO ITUETO


   O prefeito de Santa Rita do Itueto, Firmino Ton (PMDB) tem acompanhado de perto as reuniões, para definir um nome de seu grupo político (que será conhecido em breve), para apoiá-lo nas eleições de outubro. Firmino não será candidato este ano, pois, já cumpre o segundo mandato consecutivo. Mas com toda certeza, estará envolvido nas eleições, para apoiar um nome do PMDB e de partidos aliados. Em seu palanque também estarão os deputados: Mauro Lopes (Federal) e José Henrique (Estadual).
    E enquanto isso, ele tem se empenhado, no sentido de realizar novas obras, para encerrar o seu mandato, logo serão conhecidos os novos convênios firmados com o governo do Estado.

Título
ARDOCE ELEGE PREFEITO DE RESPLENDOR PARA PRESIDENTE

   A ARDOCE (Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Doce), com sede em Governador Valadares e 13 municípios filiados, cujo objetivo é trabalhar em prol das administrações dos municípios, auxiliando-os para uma melhor gestão. Elegeu a sua diretoria para este ano, e o prefeito de Resplendor Fernando Duarte, foi eleito presidente, confira abaixo os nomes de todos os eleitos:
PRESIDENTE                         
Fernando Viceconte Duarte - Prefeito de Resplendor, 
 1° VICE-PRESIDENTE          Raimundo Francisco Penaforte - Prefeito de Itanhomi    
2º VICE-PRESIDENTE          
Marcelo Marques - Prefeito de Aimorés
SECRETÁRIO GERAL         
Wellerson Valério Moreira - Prefeito de São Geraldo do Baixio

Título-
Polícia apreende armas em Itueta

   Dia 30 de Janeiro, Policiais Militares do 3º Grupamento de Meio Ambiente da região de Resplendor estiveram na zona rural de Itueta, onde, durante atendimento a uma denúncia de crime ambiental, conseguiram aprender 02 armas de fogo prontas para uso, farta munição de diversos calibres sem o devido registro, vários pios para chamar animais e ainda um arpão e um alçapão.
   O material estava escondido em vários cômodos da residência vistoriada. O autor não foi localizado, mas a equipe conseguiu identificá-lo através de testemunhas e de alguns documentos deixados no local. As armas, munições e apetrechos de caça apreendidos foram encaminhados à Depol de Resplendor. O autor será intimado posteriormente pela autoridade policial responsável.
ARMAS E MATERIAIS APREENDIDOS:
► 01 (uma) espingarda cal. 28; ► 01 (uma) garrucha chumbeira; ► 43 (quarenta e três) cartuchos diversos (calibres 9.1, 20, 22, 28, 32, 36); ► 03 (três) frascos de pólvora; ► 03 (três) frascos de chumbos; ► 142 (centro e quarenta e duas) espoletas; ► 11 (onze) pios para chamar animais; ► 01 (um) arpão; ► 01 (um) alçapão; ► 01 (um) cinturão; ► 01 (um) coldre de nylon; ► 01 (uma) mochila.
Equipe: Cb Altemar e Sd Serrano (3º GP Mamb / 3º Pel MAT).
Autor: Assessoria de Comunicação Organizacional da 8ª Cia PM Ind MAT
Título-
Polícia troca tiros com 03 homens em Aimorés
  - Um Morreu-

   Dia 27 de janeiro no período da noite, uma equipe de Policiais Militares de Aimorés foi recebida a tiros, no bairro Morro Caixa D’água, quando faziam uma Operação Policial.
   Segundo relato em boletim de ocorrência da Polícia Militar de Aimorés, após uma denúncia anônima via telefone190, dando conta de que 04 homens suspeitos estavam portando armas de fogo naquele  bairro, os militares ao chegarem no local e ao tentar abordá-los, os autores J.C.O, de 22 anos, O.V.P de 20 anos, W.C.V, de 19 anos e o menor D. R. S, de 16 anos, começaram a efetuar disparos de arma de fogo contra os militares que revidaram a injusta agressão. No confronto, o Sargento Fabrete foi atingido por alguns disparos de arma de fogo, enquanto o militar era socorrido pelos companheiros, os 04 (autores) evadiram do local por uma escadaria e na fuga um deles deixou cair um revólver calibre 38, que continha seis cápsulas deflagradas. O Sargento Fabrete foi encaminhado ao hospital São José, onde, foi constatada pelo médico de plantão, uma perfuração de projétil na virilha, uma na perna direita e uma no abdômen, contudo, o militar foi protegido pelo colete balístico.
   Após o socorro ao militar, foi feito o cerco e bloqueio e culminou na prisão de três autores, um deles, O.V.P, foi preso ao buscar socorro no hospital São José com a perna quebrada. O quarto integrante bando J.C.O, se homiziou em uma casa no bairro Igrejinha, e a Polícia chegou ao local após denúncia anônima.
   De acordo com os militares, que após fazer o cerco à residência J.C.O, resistiu à prisão, empunhando uma arma e ameaçando os militares. Segundo informações, J. não acatou as ordens dos militares para deixar a arma e se entregar, sendo necessário efetuar disparo de arma contra ele, devido a periculosidade do autor J.C.O e já tendo ele efetuado disparo contra um militar. J.C.O após ser alvejado, foi socorrido pelos militares ao hospital São José  de  Aimorés, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
   Segundo o Ten. Freitas, que estava no comando, mais de 30  militares participaram da operação, que culminou na apreensão de 03 armas de fogo, 02 revólver e uma garrucha e a prisão dos autores da tentativa de homicídio contra o militar.


ANÚNCIOS-
Contabilidade do Jâneo
Gilson Café
Rádio Aliança
Farmácia Santa Lúcia
Padaria Belém

O Regional- - 1ª Quinzena de Fevereiro/2012- -REGIÃO- Página 09
Título-
Nova Frota de Veículos em Aimorés


  
   O prefeito de Aimorés, Marcelo Fubá (PMDB) desde que assumiu o município em 2009, tem investido na aquisição de novos veículos. Atendendo importantes áreas como: Saúde (ambulâncias), Educação, máquinas agrícolas, duas novas patróis para melhorias nas estradas, pá carregadeira, caminhão, veículo para o SAAE.
   O investimento foi de aproximadamente 2 milhões de reais. A renovação na frota significa mais economia para Aimorés.
  
Título-
Novo Sorteio na Rádio Aimorés AM

Anúncio-

SANTA RITA DO ITUETO
  -Asfaltamento da estrada recomeça em breve-
Foto- Moradores aguardam pelo asfalto.
  Segundo informações colhidas dia 31 de janeiro da Secretaria Estadual de Obras Públicas, “o Proacesso entre o município de Santa Rita do Itueto/BR 259, informamos que, o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais  DER/MG realizou medição em 31 de dezembro de 2011 no trecho citado constatando 11,9 km de terraplanagem concluída e 9.8 km de pavimento concluído. O DER-MG informa ainda que, as obras serão retomadas o mais rápido possível”.
   O contato foi mantido com a referida Secretaria do Governo de Minas, no sentido de informar a população, que tem questionado sobre a conclusão da obra. A Administração Municipal tem se empenhado. no sentido de garantir a mesma para os cidadãos do município e região, pois, o asfalto em Santa Rita do Itueto significa melhorias em sua economia, que é baseada na agricultura e pecuária.

    PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA RITA DO ITUETO
      -Administração 2009/2012-

O Regional-  -1ª Quinzena  de Fevereiro/2012-   -          -Página 10
Anúncio-
Cursos aprovados

O Regional - 1ª Quinzena de Fevereiro/2012 -VARIEDADES- Página 11
Título-
Hora do Recreio
-Ria de Graça-

Notícias Engraçadas


Frases publicadas em alguns jornais, no Rio de Janeiro para descontrair:
Jornal do Brasil

"A nova terapia traz esperanças a todos os que morrem de câncer a cada ano."
(Onde? Na cova?)
O GLOBO
"Apesar da meteorologia estar em greve, o tempo esfriou ontem
intensamente."
(O frio não estava filiado ao sindicato grevista)
EXTRA
"Os sete artistas compõem um trio de talento."
(Hã?)
O DIA
"A vítima foi estrangulada a golpes de facão."
(uma nova modalidade de estrangulamento)
O GLOBO
"Os nossos leitores nos desculparão por esse erro indesculpável."
( De modo algum!)
Jornal do Brasil
"Ela contraiu a doença na época que ainda estava viva."
(Jura ?)
Extra
"Parece que ela foi morta pelo seu assassino."
(Não diga!)
O Dia
"O velho reformado, antes de apertar o pescoço da mulher até a morte, se suicidou."
(Seria a volta dos mortos-vivos)
Jornal do Brasil
"Depois de algum tempo, a água corrente foi instalada no cemitério, para a satisfação dos habitantes."
(Água no além para purificar as almas...)
Jornal do Brasil
"O aumento do desemprego foi de 0% em novembro."
(Onde vamos parar desse jeito?)
O Globo
"Quatro hectares de trigo foram queimados. A princípio,trata-se de um incêndio."
(Ah, bom! achei que fosse um churrasco!)
Fonte - Piadoteca

Título-
Frase de Pára-Choque:
“Discurso é igual vestido de mulher, quanto mais curto melhor”.

Título-
Curiosidades
Você sabia que...
... antes mesmo daquele disquete de 5 polegadas e ¼ que foi o antecessor do de 3 ½, o disquete pioneiro, criado pela IBM em 1971, tinha 8 polegadas e guardava 80 kilobytes?
* * *
... quando foi fundada, há 40 anos, a Intel originalmente se chamava Moore Noyce (dos sobrenomes de seus fundadores, Gordon Moore e Robert Noyce), mas logo eles trocaram o nome porque Moore Noyce se parecia demais com “more noise” (mais barulho, em inglês)?
* * *
... a primeira coisa que Bill Gates programou num computador foi um jogo -da-velha? E que certa vez foi expulso de um centro computacional por mexer no sistema para ganhar mais horas gratuitas nos computadores?
* * *
.. embora a primeira ligação feita de um telefone celular tenha acontecido em Nova York em 1973, a primeira patente americana – número 887.357 – que menciona um telefone wireless data de 1908?
* * *
... o primeiro computador portátil que ganhou mercado foi o Osborne 1, de 1981, que tinha uma CPU de 4MHz e 65Kb de memória? Pesava 10 quilos.
* * *
... antes mesmo do uso do computador, já havia pelo menos um “videogame” inventado? Chamava-se Tênis para Dois e usava um osciloscópio como tela. Surgiu em 1947.
* * *
... o teclado do IBM PC original tinha 83 teclas? (os atuais têm em média 107 teclas).
* * *
... uma palavra [word] num Pentium consome 4 bytes? (Correção: aqui, fiz uma interpretação errada. Eu deveria me referir a "word", não no sentido de palavra, mas no de uma determinada quantidade de dados em arquiteturas de 16 e 32 bits. Nesse sentido, uma "word" equivaleria a 4 bytes [32 bits] num computador baseado em 32 bits]
* * *
... a capacidade da memória humana é, segundo Raymond Kurzweil (autor de “A singularidade está próxima”), de 1,25 terabytes?

Título-
Contos/Trovas/Poemas

AMOR AO TOQUE
*Iza  Conde

Quero tocar você
Não com as mãos
E sim com sentimentos
Quero sentir o que
Há de bom dentro de si.
Um ser humano
Tem de melhor no coração
As grandes emoções...
Quero um sorriso brejeiro
Ou uma gargalhada estrondosa
Às vezes olhos vermelhos
Outras vezes, lagrimas copiosas!
Amor, saudade, paixão,
Alegria e até tristeza,
Quero fazer você sentir.
Só não quero que sinta
Raiva, ódio ou rancor,
Nem tão pouca solidão;
Porque aqueles fazem bem para a alma,
Esses muito mal ao coração.
Por isso,
Quero tocar você,
Não com as mãos,
E sim; com sentimentos.
 * Iza Conde, nasceu em Baixo Guandu-


Anúncio-
ACOMPANHE: oregionalguandu.blogspot.com
Notícias do dia a dia
Jornal O Regional- 25 anos de muita notícia!
O Regional -1ª Quinzena de Fevereiro/2012-  -INFORME- Página  12

Anúncio-
SANTA RITA DO ITUETO



- Santa Rita do Itueto faz parte do Parque Estadual de 07 Salões-
   
   O Parque Estadual de Sete Salões localiza-se na região do médio Rio Doce. Possui área de 12.520 hectares caracterizando-se por ser importante remanescente de Mata Atlântica associada a formações de campos rupestres e florestas de candeias. O Parque é uma área bem conhecida na região por seus atrativos naturais, em especial a gruta arenítica, cujos salões podem ser percorridos e admirados em sua beleza. Lá se encontra grandes formações rochosas, com os seus cursos de águas, e vários tipos de árvores como: Peroba e Jacarandá.
   O Parque Estadual de Sete Salões está comemorando 14 anos, criado pela lei nº 39.908 em setembro de 1998, com sua área de 12.520,90 m². A primeira Expedição aconteceu em 2005.
 VOCÊ QUE GOSTA DE AVENTURAS E CURTIR A NATUREZA, VISITE O PARQUE ESTADUAL DE SETE SALÕES.
PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA RITA DO ITUETO
-Administração 2009/2012-

ANÚNCIO-
PREFEITURA MUNICIPAL DE AIMORÉS
IPTU


OBS-  TEXTOS  DA  VERSÃO IMPRENSA DO JORNAL O  REGIONAL
EDIÇÃO  381-  1ª Quinzena  de  Fevereiro  2012.
======================================================================