domingo, 13 de maio de 2012




Há vários provérbios bíblicos que nos lembram da importância de valorizar nossa mãe. Um deles reconhece que, infelizmente, há pessoas ingratas com a própria mãe. Outro provérbio ameaça com castigo terrível quem caçoa da mãe que está envelhecida. Tais provérbios mostram o quanto Deus está preocupado com as relações familiares e em mostrar como a mãe é importante e deve ser considerada assim, em sua casa e publicamente. Seja ela idosa, jovem, solteira, casada, viúva, respeite e honre sua mãe. Lembre-se do quarto mandamento: “Respeite o seu pai e a sua mãe, para que você viva muito tempo na terra que estou lhe dando” (Êx 22.12). Abrace hoje a sua mãe com o amor de Deus no coração!

Oração: Salvador Jesus, cuide de todas as mães e que elas conheçam e vivam debaixo do seu amor e graça. Amém.
Fonte- Hora  Luterana


Terceira edição de O Monstro de
     Capinópolis sai nesta 2ª Feira

= O  AUTOR  DO LIVRO  É  O JORNALISTA  PEDRO POPÓ  QUE  FOI ASSESSOR  DE  EMPRENSA DA  USINA  HIDRELÉTRICA  DE AIMORÉS  E  HOJE  RESIDE  E  TRABALHA  NA  REGIÃO DO  TRIÂNGULO MINEIRO=
 
     A terceira edição do livro: O Monstro de
 Capinópolis - A História de Orlando Sabino, do
 jornalista e escritor Pedro Divino Rosa, o Pedro Popó,
 estará à disposição dos leitores a partir desta
 segunda-feira, dia 14 de maio. A obra conta a história do andarilho
 do Paraná acusado de praticar 12 homicídios no Triângulo
 Mineiro e no Sul de Goiás na década de 70 e ter ficado 38
 anos internado num hospício. Impresso pela Editora Hebrom,
o livro poderá ser adquirido atráves do telefone (34) 9124-2644 ou pelo e-mail pedro.popo@yahoo.com.br
 ao preço de R$ 20,00.
============================================================================================================================

OS GRANDES HOMENS DA BÍBLIA - Eliseu






ELISEU – Homem de Proezas (1Rs 19.16 – 2Rs 13.20)
Introdução:

Poucos substitutos foram tão eficientes quanto o profeta Eliseu, que foi o sucessor do Profeta Elias. Assim como seu antecessor, Eliseu atuou como profeta em Israel (Reino do Norte) durante aproximadamente 50 anos no tempo dos Reis Jorão (2Rs 3.1-8.25; 2Cr 20.35-37); Jeú (2Rs 9.1-10.36; 2Cr 22.7-12);  Jeocaz (2Rs 13.1-9); Jeoáz (2Rs 13.10-14.16; 2Cr 25.17-24). Seu nome é uma junção de duas palavras hebraicas: El que significa Deus e Iseu, da raiz hebraica Iesha, que significa Salvação, assim seu nome significa "Deus é a salvação”.


Uma série de acontecimentos sobrenaturais realizados em nome do Senhor marcou a carreira de seu ministério, alguns, inclusive, semelhantes aos realizados por seu antecessor Elias e alguns que até se identificam com os feitos de Jesus: 1) Abriu as águas do Jordão com a capa deixada por Elias (2Reis 2:14); 2) Transformou uma fonte de águas venenosas em água potável (2Reis 2:19-22); 3) Previu ao rei uma expedição bem-sucedida contra os moabitas (2Reis 3:11-27); 4) Multiplicou o óleo de uma viúva (2Reis 4:1-7);  5) Previu o nascimento do filho de uma sunamita e, quando o menino morreu, orou e o trouxe de volta à vida (2Reis 4:8-37); 6) Alimentou cem homens com vinte pães e algumas espigas (2Reis 4:42-44); 7) Curou o capitão da Síria Naamã de lepra (2Reis 5:1-19); 8) Fez um machado que havia caído no rio flutuar (2Reis 6:1-7); 9) Previu os planos dos inimigos do rei (2Reis 6:8-12); 10) Previu, durante a grave fome de Samaria, que haveria abundância de comida no dia seguinte e profetizou a morte do oficial que zombou da profecia (2Reis 7); 11) E talvez o mais surpreendente ocorrido após a sua morte quando um cadáver, ao ser lançado em sua sepultura, tocou em seus ossos e voltou a vida (2Reis 13:20-21).
Eliseu recebeu a designação do seu chamado para ser discípulo e depois sucessor de Elias quando estava no árduo trabalho de arar a terra (1Rs 19.16-21). A primeira tarefa foi aprender com seu Mestre. Foram sete anos de aprendizagem até o momento em que Deus julgou ser o momento de levar seu mestre e designar Eliseu como seu sucessor. Na despedida, Elias concedeu ao seu discípulo sua capa a fim de dar a entender ao povo de que o Senhor havia escolhido e revestido Eliseu com Seu Espírito a fim de dar continuidade a obra do Reino de Deus (2Rs 2.1-18).
O ministério de Eliseu ocorreu num momento em que a religião do Senhor, Deus de Israel, estava enfrentando uma afronta por parte da adoração ao deus Baal. E neste sentido, a atitude de Eliseu frente a esta idolatria foi fundamental a fim de trazer o povo de volta a Deus. Uma das características do seu ministério foi a compaixão pelas necessidades daqueles que estavam a sua volta.
A lição que podemos tirar com o exemplo de Eliseu é de que a obra de Deus exige, sempre, árduo trabalho, dedicação e persistência. Jesus mesmo usou como exemplo as mãos no arado para referir-se ao trabalho do seu reino (Lc 9.62). O trabalho no Reino de Deus exige paciência e humildade para aprender e comprometimento para servir, não basta simplesmente nominar-se cristão, o Reino de Deus requer fiéis que fazem a diferença a favor do Evangelho.  Percebamos nas atitudes de Eliseu como um cristão pode constituir-se em alguém que faz a diferença onde está.
Somos desafiados como crentes em Jesus a seguí-lo de perto, ter comunhão com Ele, conhecer sua palavra e seu modelo de vida, imitá-lo, fazer a sua obra, representá-lo como seus embaixadores.
Pontos fortes e êxitos na vida de Eliseu:
- Discípulo e sucessor de Elias como profeta de Deus.
- Seu ministério causou grande impacto não só em Israel, mas também em Judá, Moabe e Síria.
- Homem íntegro que em momento algum tentou tirar proveito para si a custa dos outros.
- Servo de Deus cujos feitos procuravam ajudar aqueles que estavam sofrendo.
Lições de vida:
- Aceitou humildemente os ensinamentos de seu mestre e deu continuidade ao seu trabalho.
- Deixou para traz seus interesses pessoais a fim de seguir os interesses de Deus.
- Aonde se encontrava procurava fazer a diferença com suas atitudes.

Informações essenciais:
- Local: Natural de Abel Meolá no vale do Jordão que ficava no Reino do Norte (Israel).
- Ocupação: Agricultor, Discípulo de Elias e Profeta de Israel (Reino do Norte).
- Familiares: Filho de Safate
- Contemporâneos: Profeta Elias (seu mestre) e os reis do Norte: Acabe, Acazias, Jeorão, Jeú, Jeocaz e Jeoás.

A história do profeta Eliseu pode ser encontrada em 1Rs 19.16 a 2Rs 13.20. Ele também é mencionado em Lc 4.27.
Versículo chave: “Elias disse a Eliseu: - Diga o que você quer que eu faça por você antes que eu seja levado embora. Eliseu disse: - Quero receber como herança duas vezes mais poder do que os outros profetas vão receber.” (2Rs 2.9).

Rev. Emerson Zielke
Pastor Conselheiro da Liga  de  Leigos  Luteranos  do Brasil

==========================================================================================================================================================================================

A solicitação de inscrição estadual e a alteração cadastral de microempresas e empresas de pequeno porte de todos os municípios capixabas passarão a ser feitas obrigatoriamente pela Internet a partir desta segunda-feira (14). A medida está prevista no decreto 3.002, publicado no dia 4 de abril no Diário Oficial.

A criação de empresas e a alteração de dados pela Internet, por meio do Cadastro Simplificado (Cadsim), via Registro Mercantil Integrado (Regin) – dispensando a ida dos contribuintes a uma das agências da Receita Estadual – começaram no final do ano de 2010, de forma facultativa.

Em setembro de 2011 passaram a ser obrigatórias para microempresas e empresas de pequeno porte de Alfredo Chaves, Anchieta, Cariacica, Domingos Martins, Fundão, Guarapari, Marechal Floriano, Piúma, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória.

A partir de fevereiro de 2012, a obrigatoriedade passou a valer também para negócios instalados em Aracruz, Conceição da Barra, Ibiraçu, Jaguaré, João Neiva, Linhares, Montanha, Mucurici, Pedro Canário, Pinheiros, São Mateus, Ponto Belo, Rio Bananal e Sooretama. A partir do dia 14, a obrigatoriedade vai valer para contribuintes dos outros 49 municípios.

De acordo com a supervisora de Cadastro da Gerência de Atendimento ao Contribuinte da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Marlúcia Almeida Gouveia, durante o primeiro semestre de 2012, das 1.430 empresas constituídas na Junta Comercial do Espírito Santo (JUCEES), 759 inscrições  foram concedidas via Regin/Cadsim.

Em relação às alterações cadastrais,  1.403, de um total de 5.419, foram realizadas pela Internet. “Dessa forma, a previsão é que o número de inscrições a serem concedidas via Regin/CADSIM terá um aumento de 50%, enquanto as alterações aumentarão 75%”, comentou Marlúcia.

Orientações

Ela lembra que no site da Junta Comercial (www.jucees.es.gov.br), na área destinada ao Regin, os contribuintes encontram informações importantes sobre os processos.

Marlúcia Gouveia destaca ainda que é importante que os contribuintes acompanhem os processos pela Internet, utilizando o número do protocolo de registro na Junta Comercial e do CNPJ, pois dessa maneira poderão ser informados caso haja pendências.

Ela observa que, no caso de inscrição ou alteração cadastral dos chamados contribuintes especiais – como empresas de logística, atacadistas, de café e combustíveis –, os procedimentos ficam pendentes na Central CADSIM até que a documentação solicitada seja apresentada.

A realização dos serviços pela Internet é parte da política da Sefaz de facilitar cada vez mais as rotinas dos contribuintes, por meio de modernas tecnologias da informação e comunicação. Com a concessão de inscrição estadual e a realização de alterações cadastrais via Cadsim, eles não precisam mais ir a uma das agências da Receita Estadual.

Saiba mais sobre o registro pela Internet: 

– Primeiramente, os contribuintes devem verificar a viabilidade da constituição da empresa ou alteração de informações pelo Regin no site da Junta Comercial (www.jucees.es.gov.br). A Junta enviará as consultas à Receita Estadual e à respectiva prefeitura – a resposta da Receita Estadual é imediata.

– Com a aprovação dos órgãos envolvidos (JUCEES, Receita Estadual e prefeitura), os contribuintes solicitam o CNPJ no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br). Em seguida, registram o ato na Junta, que repassa as informações à Sefaz, por meio eletrônico, para que a inscrição estadual seja gerada automaticamente. Todo o processo deve ser acompanhado pelo contribuinte na Internet, no site da Junta Comercial, por meio do Regin.

– As vistorias que forem necessárias e a análise da documentação específica – previstas somente para um determinado grupo – serão realizadas pela Receita Estadual depois da concessão da inscrição estadual. Essa documentação específica será recebida pela central de análise do Cadastro Simplificado. Na grande maioria dos casos, o empreendedor não precisará entregar nenhum documento à Receita Estadual.

– Até o dia 11 de maio de 2012, o procedimento ainda poderá ser feito na forma convencional nos municípios onde ainda não há obrigatoriedade de realização pela Internet. Nesse caso, o contribuinte registra o ato na Junta Comercial e, em seguida, solicita o CNPJ e leva toda a documentação, com a Ficha de Atualização Cadastral (FAC), a uma agência de atendimento, para que as informações sejam processadas pela Receita Estadual.

Mais informações aos contribuintes: centralcadsim@sefaz.es.gov.br.


   JORNAL
         0
REGIONAL
25  ANOS DE
  MUITA
NOTÍCIA
==============================