terça-feira, 15 de maio de 2012


GUERINO  VISITA  PÓLO DE  BAIXO GUANDU
      O diretor presidente  do  Bandes  Guerino Balestrassi, deverá  estar  em  Baixo Guandu, na  próxima  segunda-feira  dia 21 de  maio. Ele  virá  falar  sobre  o Pólo Empresarial  de  Baixo Guandu, que    teve suas  obras  iniciadas.
  ENTRE  ASPAS
aspasToda vez que perdemos um encontro humano uma coisa se atrofiou em nós, ou se quebrou.” Ernesto Sabato- Revista  Utimato.
========================================================================================================================================================================================================================================================
PASSAGEM  BÍBLICA

II Corintios, 4:8,9 - Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos (...)
=========================================================================================================================================================================================================================================================================
   SAÚDE

8 fatores que podem interferir no risco de diabetes

ACOMPANHE NOSSOS ARTIGOS
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Por
http://hypescience.com/branco.gifDe acordo com o Ministério da Saúde brasileiro, pelo menos 14,67% da população com mais de 40 anos pode ser diabética, totalizando mais de 3 milhões de pessoas por todo o país.
E o quadro piora quando observadas as estimativas da Organização Mundial da Saúde de que, nos próximos 25 anos, o número de diabéticos pode duplicar em todo o mundo.
Hoje, no total, são 346 milhões de pacientes por todo o globo, número equivalente à soma estimada das populações da França, Alemanha e Brasil, segundo os números fornecidos pelo FactBook da Agência Central de Inteligência ianque (CIA, na sigla em inglês). Desse total, 80% dos que tem a doença vivem em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento.
Por isso, não custa tomar precauções para evitar essa doença sem cura. Confira 8 fatores que podem diminuir ou aumentar o risco de desenvolver a diabetes:
1 – Testosterona
Em homens, baixos níveis de testosterona estão intimamente ligados a um aumento no risco de desenvolver diabetes. Em pesquisa feita com camundongos, na Universidade de Edimburgo, na Escócia, descobriu-se que baixos níveis desse hormônio sexual levam a uma resistência à insulina, hormônio que controla o nível de açúcar no sangue. Essa deficiência no nível de testosterona pode, então, aumentar o risco de desenvolver diabetes do tipo 2. Além disso, esses baixos níveis hormonais também estão relacionados à obesidade.
2 – Perda de peso
Estudo da Universidade de Gothenburg, na Suécia, e do Instituto Nacional para Saúde e Bem-estar, na Finlândia, afirma que diminuir cinco unidades do seu índice de massa corporal pode reduzir drasticamente o risco de desenvolver diabetes. Os resultados recolhidos em 10 anos mostram que mesmo pacientes obesos com diabetes podem se livrar da doença.
3 – Café da manhã
Estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition descobriu que aqueles que não tomam café da manhã regularmente têm um risco 21% maior de desenvolver diabetes, mesmo levando em conta fatores como índice de massa corporal e a qualidade da alimentação. Por isso, embora não possa ser curada, a diabetes pode ser evitada, e ter um bom estilo de vida, aliado à alimentação, parece ser chave.
4 – Pouca ou nenhuma bebida alcóolica
Se você parar de consumir álcool, suas chances de ter diabetes diminuem em até 39%. Essa foi a descoberta de pesquisa conduzida na Universidade da Califórnia, em San Diego, Estados Unidos, e publicada nos Anais de Medicina Interna.
5 – Refrigerante
É amplamente conhecido no mundo acadêmico o fato de que refrigerantes levam à diabetes. Em pesquisa conduzida na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, 40 mil pessoas foram acompanhadas por 10 anos pelos cientistas. Os que consumiam frequente refrigerantes, 7% tinham desenvolvido diabetes.
6 – Chá verde ou vinho (a exceção)
Cientistas austríacos descobriram que o vinho tinto é uma poderosa fonte de compostos antidiabéticos. Eles testaram 10 vinhos tintos e dois brancos para descobrir como os vinhos se ligavam a uma proteína chamada PPAR-gama, que regula a absorção de glicose nas células adiposas. Resultado: os tintos se ligavam facilmente à proteína. A tendência visualizada é de que 100 mililitros de vinho tinto se vincule com a PPAR-gama até quatro vezes mais que uma dose diária do remédio Rosiglitazona, utilizado como tratamento para a diabetes tipo 2. O responsável por esse efeito é o flavonóide epicatequina galato, que também está presente no chá verde.
7 – Água mineral
Quem já viveu na Europa sabe que comprar água mineral é mania de americanos. Lá, eles confiam na água que sai da torneira, e parecem estar redondamente certos, de acordo com pesquisa da Escola Bloomberg Johns Hopkins de Saúde Pública, nos Estados Unidos. Por quê? Segundo os cientistas, não é raro encontrar arsênico – um elemento químico venenoso e carcinogênico – na água mineral ou em outras fontes subterrâneas. O pior é que o composto é altamente solúvel e não tem sabor, cor ou odor característico. Sem falar que também pode aumentar as chances de desenvolver cânceres. O arsênico eleva 3,5 vezes sua chance de desenvolver diabetes. No Brasil, até 5 microgramas de arsênico por litro são permitidos na água potável, de acordo com a legislação, como contou o geólogo Eduardo Hinvi, que trabalha no Laboratório de Pesquisas Hidrológicas da Universidade Federal do Paraná. Segundo ele, a água mineral não é necessariamente mais saudável do que a água tratada da sua torneira. A legislação obriga que cada poço tenha um químico responsável que certifique que a água esteja dentro dos níveis seguros para ingestão humana. “O problema é que ninguém faz isso”, disse o geólogo, adicionando que o custo do procedimento pode ultrapassar R$ 2 mil.
8 – Poluição atmosférica
De acordo com artigo do The New York Times, um estudo aponta uma forte ligação entre a diabetes e a poluição atmosférica. A pesquisa, que durou anos, baseou-se em estudos anteriores que ligaram a poluição do ar a um aumento da resistência à insulina, um precursor da diabetes. Os ianques não têm dados sobre a exposição individual de cada participante do estudo, por isso não podem provar a causalidade dessa relação, mas destacam que a poluição surgiu como um fator significativo em todos os modelos adotados pela pesquisa. Os cientistas norte-americanos descobriram que, para cada 10 microgramas por metro cúbico de partículas finas, há um aumento de 1% nas taxas de diabetes. Eles asseguram que existe um fator ambiental na causa da doença.[ScienceDaily, LiveScience, HypeScience, CNN, Reuters, Telegraph, NewScientist, AFP, NewYorkTimes]



Vale inaugura Centro de Engenharia na Estrada de Ferro Vitória a Minas

     A Vale inaugurou nesta terça-feira, dia 15 de maio, uma estrutura voltada à capacitação dos empregados que atuam na manutenção da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). Localizado em Governador Valadares, o Centro de Engenharia terá capacidade para atender a aproximadamente 4 mil empregados. A expectativa é que este ano cerca de 1.100 empregados sejam beneficiados pela nova estrutura.

A opção por instalar o Centro de Engenharia na cidade de Governador Valadares se deu pela localização do município, que fica em um ponto central da EFVM, fator que irá facilitar a logística de deslocamento, tanto dos empregados, quanto dos instrutores.

A estruturação do Centro de Engenharia vem ao encontro de um desejo antigo dos empregados, principalmente daqueles que atuam na manutenção da Via Permanente”, destaca o diretor da Estrada de Ferro Vitória a Minas, Carlos Quartieri. Além de participarem de atividades de capacitação, os empregados poderão ainda desenvolver novas técnicas, habilidades e metodologias de trabalho no local.

A estrutura do Centro de Engenharia contará com simuladores de operação e manutenção ferroviária, entre outras facilidades. “Os primeiros a ser disponibilizados serão o de operação de socadora de linha e o de reguladora de lastro”, explica Quartieri.

Esses simuladores têm a capacidade de reproduzir, por meio de dispositivos de interface homem-máquina, o trabalho dos equipamentos de manutenção de via permanente em um ambiente virtual. Com isso, antes mesmo de irem a campo, os empregados poderão fazer diferentes simulações das atividades que executarão ao longo da ferrovia. Além disso, a tecnologia dos simuladores permite que os empregados absorvam o conhecimento necessário para executar suas atividades de forma ainda mais segura, rápida e eficiente.

Ainda como parte da nova estrutura, uma área específica do pátio ferroviário de Governador Valadares será destinada à realização de treinamentos práticos de montagem e manutenção de equipamentos de Via Permanente. Aparelhos de mudança de via (AMVs); linhas com variados tipos de componentes, como fixações de trilhos, dormentes e isolantes, entre outros; dispositivos de sinalização e automação ferroviária, entre eles máquinas de chave, relés de via e sinais; e um pequeno trecho com formas diferentes de montagem de linha de transmissão elétrica são alguns desses elementos.




Defesa Civil divulga novo boletim sobre as chuvas no ES

Em novo levantamento (17 horas) realizado pela Defesa Civil Estadual sobre os danos causados pelas chuvas que atingem o Estado desde segunda (14), consta os seguintes dados: 115.500 afetadas, 20 desabrigadas, 4.562 desalojadas, 49 pessoas  enfermas/feridas, 5.272 edificações danificadas ou destruídas no total de 21 bairros ou distritos atingidos.

O município de Vila Velha aparece como o mais afetado. Na cidade há 4.350 pessoas desalojadas e outras 16 desabrigadas que estão em abrigos da prefeitura. O município da Serra também foi atingido por alagamentos que deixaram 174 desalojados e quatro desabrigados. Cariacica tem 8 desalojados.

A Defesa Civil Estadual alerta que em períodos chuvosos é necessário redobrar a atenção em especial nas condições de casas próximas a locais inundáveis ou barrancos. Motoristas de veículos devem ter todo o cuidado e dirigir com mais atenção ainda. 

O Corpo de Bombeiros Militar orienta a população a respeito de como proceder durante as fortes chuvas.

Orientações à população

- Reúna-se com seus familiares e vizinhos para se prevenir e preparar para situações de emergência;
- Não desvie canos ou deságues;
- Peça ajuda para ao departamento ambiental da sua cidade para sobre poda ou corte de árvores próximas à sua residência que ofereçam risco de queda;
- Não plantar nos morros bananeira e outras plantas de raízes curtas. As raízes dessas árvores não fixam o solo e aumentam os riscos de deslizamentos;
- Conserte falhas no telhado. Confira o isolamento da fiação elétrica, as calhas de escoamento a fixação das telhas;
- Verifique se há sinais de infiltrações na casa, rachaduras nas paredes e no chão;
- Armazene água potável em tonéis devidamente vedados;
- Caso você esteja em uma área de baixada, sujeita a alagamento, ao primeiro sinal de aumento do nível de água, abrigue-se em locais altos e secos;
- Acompanhar os alertas da Defesa Civil;
- Seguir orientações da Defesa Civil se necessitar abandonar a residência;
- Guarde os documentos, de preferência, em uma mochila impermeável para facilitar na hora de abandonar a residência;
- Mantenha os medicamentos em lugar seguro.

Cuidados com o lixo

- Não jogue lixo nas vias públicas para evitar o entupimento dos bueiros (bocas-de-lobo) que dificultam o escoamento da água e assoreando o leito de rios;
- Não jogue no rio sedimentos, troncos, móveis, materiais, lixo que impeçam o seu curso, provocando transbordamentos;
- Não acumule lixo nem entulhos próximos à sua residência;
- Acondicione o lixo em área que não esteja sujeitas as enchentes.

Como Proceder em caso de Enchentes:
- Se possível, ponha a salvo seus bens, mas lembre-se que algumas inundações se apresentam repentinamente. Nesses casos, o mais importante é proteger a sua vida e de seus familiares. Encaminhe-se imediatamente para um lugar seguro (partes mais altas da cidade);
- Evite contato com água da enchente, pois, certamente, estará contaminada. Durante as enchentes é comum ocorrer contaminações como leptospirose e doenças de pele. Ao primeiro sintoma de febre, vômito, diarreia, dores abdominais ou nas pernas, dor de cabeça ou ainda se ocorrer ferimentos procure a unidade de saúde mais próxima, informando que teve contato com água de enchente;
 - Beba somente água filtrada ou fervida.

Em casa

 - Ao primeiro sinal de chuva forte, deixe móveis e eletrodomésticos fora do alcance da água. Desligue equipamentos elétricos e eletrônicos, feche o registro do gás e da água;
- Guarde os produtos de limpeza e alimentos fora do alcance das águas e não os utilize caso tenham sido atingido;
- Mantenha um membro da família atento e vigilante ao nível de subida das águas, mesmo à noite;
- Tenha sempre lanternas e pilhas em condições de uso. Não use velas, lamparinas a álcool ou similares;
- Acompanhe o noticiário local pelo rádio e fique atento às mensagens de esclarecimento ou alarmes;
- Feche portas e janelas da casa ainda que seja necessário o abandono para evitar a entrada de escombros e de animais peçonhentos;
- Se houver muita infiltração na casa e acontecer rachaduras nas paredes ou escutar algum barulho estranho, abandone sua residência;
- Transmita alarme aos vizinhos em caso de súbita elevação das águas;
- Não use telefone (o sem fio pode ser usado);
- Não fique próximo a tomadas, canos, janelas e portas metálicas; 
- Não toque em equipamentos elétricos que estejam ligados à rede elétrica;
- E o mais importante: mantenha a CALMA para que possa tomar as providências necessárias. O pânico só piora a sua situação e de quem está a sua volta.

Na rua

Evite, ao máximo, estar em áreas alagadas. Terrenos acidentados, buracos e bueiros abertos, assim como fiação elétrica exposta podem causar acidentes graves. Se não houver alternativa, sigas as orientações:
- Ao encontrar-se em ruas alagadas, procure se proteger o máximo possível para evitar o contato com a água. Use calçados ou improvise, com sacos plásticos, proteção para as pernas;
- Ande junto a muros e paredes, preferencialmente seguro por cordas ou sendo auxiliado por outras pessoas. A força das águas em locais inclinados é incontrolável;
- As águas de enchentes são pesadas e violentas e oferecem grande risco de contaminação. Mesmo que você saiba nadar bem, não se arrisque em travessias ou brincadeiras;
- Evite cruzar pontes onde o nível do rio subiu;
- Não se abrigue embaixo de árvores e se mantenha distante de postes;
- Não se aproxime de cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas e trilhos;
- Não se abrigue debaixo de árvores isoladas;
- Não tome água ou coma alimentos que estavam em contato com as águas da inundação;

Dentro de carros

 - Ao primeiro sinal de chuva forte, evite sair de casa. Não corra riscos desnecessários. No entanto, se já estiver no trânsito, fique atento;
- Aos primeiros sinais de alagamento procure áreas elevadas para estacionar e aguarde o nível da água baixar;
- Ande devagar, aumente a distância do veículo da frente e não feche os cruzamentos;
- Sintonize seu rádio no noticiário local e procure informações sobre as áreas alagadas;
- Não pare o carro próximo a árvores ou postes;
- Evite áreas alagadas. As poças podem esconder crateras. Se for inevitável, ao atravessá-las, mantenha aceleração contínua em primeira. Em hipótese alguma a água pode entrar pelo cano de descarga;
- Aguarde que o carro que esteja a sua frente transponha a área alagada para, em seguida, proceder a sua travessia;
- Não fique próximo a caminhões ou ônibus. Veículos de grande porte provocam marolas que podem alagar o seu carro e fazer com que perca o controle da direção;
- Se o nível da água atingir o batente inferior da porta é hora de abandonar o veículo. Com água acima das rodas, o carro começa a boiar e fica sem controle. Se alcançar as janelas, ocorre o bloqueio das portas, impedindo a saída e, pior, dificultando o resgate;

Procedimentos Após as Enchentes

- Ao término da enchente, busque orientação da Defesa Civil sobre o retorno para sua residência. É necessário limpar os locais atingidos água e lama;
- Só retorne a casa durante o dia;
- Use botas e luvas para evitar o contato com a água e a lama;
- Para descontaminar os locais e caixa de água, utilize uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água;
- Jamais reaproveite a água da enchente;
- Enquanto não for liberado o consumo da água da rede pública, beba somente água engarrafada, fervida ou clorada. Um minuto em fervura mata a maioria dos micro-organismos;
- Para evitar incêndios, choques elétricos ou explosões, desligue a energia elétrica e desconecte as tubulações de gás;
- Se a sua residência foi destruída durante a enchente, não retorne a construir no mesmo lugar, porque cedo ou tarde ocorrerá uma nova enchente

Para limpar caixa d´água e/ou de cisternas 

- Esvaziar a caixa d’água e lavá-la, esfregando bem as paredes e o fundo. Utilizar botas de borracha e luvas nesta atividade, ou dois sacos plásticos, um sobre o outro, amarrados nas mãos e nos pés;
- Depois de concluída a limpeza, colocar 1 litro de água sanitária (hipoclorito de Sódio a 2,5%) para cada 1.000 litros de água do reservatório. Abrir a entrada para encher a caixa com água limpa;
- Após 30 minutos, abrir as torneiras por alguns segundos, para que a água misturada ao hipoclorito entre nas tubulações da casa.  Aguardar 1 hora e 30 minutos para a desinfecção do reservatório e canalizações;
- A lama das enchentes tem alto poder infectante e adere aos móveis, paredes e chão. Recomenda-se retirar essa lama (sempre se protegendo com luvas e botas de borracha) e lavar o local, desinfetando com solução de água sanitária. Para um balde com 20 litros de água, adicionar quatro xícaras de café de água sanitária;
- Evitar que os dejetos (fezes, urina e lixo) contaminem a água, os alimentos e as pessoas. Sempre que possível, utilizar caixas, jornais e papéis para colocação dos dejetos, jogando-os posteriormente em buracos abertos especialmente para esse fim;
- Eliminar toda a água parada existente em objetos como pneus, garrafas, vasos de plantas e etc., para evitar o aumento de mosquitos;
- Sempre lave as mãos com sabão e água fervida;
- Evite andar com os pés descalços;
- Esvazie a caixa d´água, fechando o registro de entrada de água e abrindo as torneiras e os chuveiros;
- Lave a caixa d´água esfregando bem as paredes e o fundo;
- Encha a caixa d´água com água limpa;
- Adicione um litro de água sanitária para cada mil litros de água na caixa;
- Aguarde quatro horas e esvazie novamente a caixa utilizando esta água para lavar o chão e as paredes da casa;
- Encha novamente a caixa.
=============================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================