domingo, 27 de maio de 2012



JORNAL O REGIONAL
Filiado ao: Sindjores e Abrarj
Ano XXVI – Nº 387
1ª Quinzena de Maio/2012
Edição de 12 Páginas- R$ 0,90
Baixo Guandu - Espírito Santo


PONTE (BR 259) EM AIMORÉS SERÁ CONCLUÍDA EM 06 MESES


     O prefeito de Aimorés, Marcelo Marques (PMDB) informou na semana passada em seu gabinete, que a empresa EMPA já está na cidade para dar início à conclusão da ponte sobre o Rio Manhuaçu - BR 259 - e que, o maquinário também está chegando.
   Serão 06 meses de obras até que ela seja entregue ao tráfego. A medida da ponte é de aproximadamente 230 metros. Muitos prejuízos foram causados por causa da antiga ponte de ferro, agora, com esta nova ponte o problema será sanado. O prefeito Marcelo Marques faz questão de lembrar, o empenho do deputado Federal Mauro Lopes que, conseguiu liberar os recursos para a construção da ponte na BR 259.
   Para a sua conclusão serão investidos 4 milhões de reais, sendo necessário o encabeçamento da mesma e a construção do trevo.


Concursos em Baixo Guandu e Aimorés
   -Leia na Página 04 em Dicas de Concursos-




Emoção no sepultamento de  Gilmar
 O  ex-prefeito de  Resplendor  Gilmar  Furtado Dias, após  ficar  por um  grande  período internado em  Governador  Valadares  com problemas  cardíacos, não resistiu  vindo  a  falecer, na  madrugada  de  12 para  13 de  maio. O  seu corpo  foi velado na  Câmara  Municipal   e às  16 horas  houve  uma  celebração Cristã  seguida do enterro. O prefeito Fernando Duarte, decretou luto oficial  de 03  dias.
   Durante  todo o dia, familiares  e  parentes  receberam o conforto  de  amigos, que  lotaram o local. Gilmar, por  03  vezes  que  foi prefeito, sempre  mostrou o seu caráter e  amor  ao próximo  fato que  não é  negado. Deixou a  sua  marca  de  respeito, carinho e  de  um  administrador  voltado em lutar  pelos  menos  favorecidos pela  sorte, a  palavra  perseguição não existia  em  seu dicionário. Com certeza  vai deixar  saudades. Votos  de  pesar  aos  familiares enlutados e  que  DEUS  unicamente  possa  confortá-los  neste  momento de  dor.


%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
FRANQUINI  SUPERMERCADO
O  mais  tradicional da  cidade- Maior  estoque, maior  espaço e  menor  preço.
Av. Carlos  de Medeiros- Centro  comercial de  Baixo Guandu

Agora  com  Lanchonete

##############################################################
SG FARMA
##############################################################
RESTAURANTE CASANOVA
############################################################



O Regional -1ª Quinzena de Maio/2012-  -OPINIÃO-  -Página 02
Charge

DALMON

-----------------------------------------
PALANQUE
PRÉ-CANDIDATOS A PREFEITO

   No próximo mês acontecem as convenções partidárias. Em Baixo Guandu até poucos dias, indicava que, poderemos ter 03 candidatos: Neto Barros (PCdoB), Dr. Eraldo Trevizani (PSB) e Lu Cardoso (PRP).  E os vices quem poderão ser? Na chapa de Neto Barros existem as seguintes possibilidades: Ex-vereadora Laídes César Proescholdt, comerciante Eloy Júnior e os vereadores Jonas do Rosado e Zé Maritaca.
  Já na chapa de Dr. Eraldo, um dos nomes prováveis é de Dr. Fernando do PMDB. Já na chapa de Lu, o nome pode ser definido antes da 1ª quinzena de junho , a  pré-candidata  Lu Cardoso, confirmou  a  sua  disposição de concorrer  a  prefeitura, tanto que  continua as  suas  reuniões  semanais  em residências e  trabalha pela  consolidação do grupo segundo informa o deputado Dary Pagung.

NÃO VEIO

   O governador Renato Casagrande visitou municípios do interior, para anunciar obras ou inaugurá-las. Ele esteve há poucos dias em Colatina e Pancas, também em Itaguaçu e Laranja da Terra. O vice-governador- Givaldo Vieira percorreu os municípios que fazem divisa com Baixo Guandu, só que não veio aqui. Qual seria
  a razão? A Delegacia de Polícia iniciada em seu governo foi concluída, a reforma da Escola Polivalente também. O Pólo Empresarial já foi inaugurado e foi iniciada a ordem de serviço do calçamento do bairro Rosário II (recursos do Estado). Muitos não entenderam, seria problema de agenda, talvez não, porque ele tem ido a quase todos os municípios.
   Em Baixo Guandu Casagrande esteve em duas oportunidades no ano passado, quando deu ordem de serviço para a reforma do Polivalente e na inauguração de uma turbina da ECP/Escelsa em Mascarenhas.     

BALANÇO DAS SIGLAS

   Embora presidentes de partidos tenham se reunido, dando a entender que, estão unidos em um projeto político 2013/2016. Muita coisa pode mudar após a escolha de candidatos a prefeito, pois, o partido que não lançar candidato a prefeito, quer lançar um vice. Segundo informações, o deputado Paulo Foleto do PSB apoia Neto Barros, mas, se o PSB lançar candidatura própria, no caso Dr. Eraldo como ficaria o deputado?
    Mas o que se percebe até o momento, é a pré-candidatura de Neto, que conta com o apoio de 11 partidos, sendo: PC/do B, PDT, PSD, PHS, PRTB, PTN, PSDC, PRB, PMN, PSL, PT do B. Na pré-candidatura de Dr. Eraldo Trevizani os apoios seriam: PSB/PT/DEM/PR/PSC/PP/PTB (07 partidos). Lu Cardoso: PRP/PPS/PPL/PSDB (04 partidos).
   Fontes dão conta de que, se o PT não indicar o vice na chapa de Dr. Eraldo, o partido caminhará ao lado de Neto. E se o vice de Dr. Eraldo for Dr. Fernando, a coligação aumentaria, pois, o PMDB automaticamente iria apoiar o candidato socialista.
   Outro fator é o PR, presidido pelo vereador Wilton Minarine, que também, deseja ter um filiado, como candidato a vice. Um xadrez complicado para o período de convenções que tão logo acontecerá.

==================================================
PARTICIPAÇÃO

REFLETINDO SOBRE O DIA DO PLANETA
       *Dr. Alexandre Sylvio

   A terra tem um dia? Falamos do dia da Terra como se ela estivesse distante de nós, mas não é assim que acontece. Somos parte integrante deste planeta que tem, pelos menos cinco bilhões de anos, segundo os pesquisadores. Mas, durante muitos e muitos milênios a terra sempre sofreu mudanças, de diversas formas. A grande explosão cósmica que gerou os planetas, as galáxias e as estrelas, além de nossa estrela maior, o sol, gerou também o planeta terra. Apesar da idade avançada, o planeta ainda apresenta resquícios da sua formação. O interior do planeta é formado por magma incandescente que continua queimando, mesmo após bilhões de anos. Esta energia ainda é muito grande e precisa periodicamente ser liberada através dos vulcões como acontece com uma panela de pressão. Alguns quilômetros abaixo dos nossos pés as rochas não são sólidas, mas, maleáveis e que se movimentam o tempo todo. Muitas vezes estes movimentos geram uma grande tensão entre as grandes placas de rochas originando os terremotos, e se o terremoto acontecer no fundo do mar, de quebra ainda forma tsunamis que podem ser arrasadores.
   Na parte superior do planeta, na crosta terrestre temos a vida. Tudo na medida certa, com diversas variações de temperaturas, de luminosidade, de quantidade de água, mas sempre com alguma forma de vida presente.  Na atmosfera, presença de oxigênio, fundamental para sobrevivência de praticamente todos os seres vivos, afinal somos seres aeróbicos e o dióxido de carbono (CO2) que muitos teimam em colocar como vilão, é fundamental para o desenvolvimento das plantas, os únicos seres vivos capazes de produzir matéria orgânica utilizando a energia da luz do sol. Sem as plantas não existiria vida no planeta e morreríamos sufocados com tanto dióxido e monóxido de carbono gasoso na atmosfera. E o mar? 70% do planeta é coberto por água com a vida acontecendo em um grande ciclo biológico e hidrológico.
O planeta sobreviveu 99,99% do tempo de sua existência sem a presença do homem, até que ele surgiu e aí a história mudou. O planeta sempre passou por grandes mudanças, mas em longos períodos de milhões e milhões de anos, mas com a presença do homem e sua capacidade para “pensar” as mudanças passaram a acontecer em décadas, anos, meses, dias. O homem atual tem poder de alterar o planeta em poucos minutos. Imaginem se algumas centenas de milhares de ogivas nucleares espalhadas pelo planeta fossem detonadas por um líder revolucionário louco. Em poucos dias o planeta não seria mais o mesmo.
O dia do planeta é um momento para reflexão não apenas de nós, simples mortais, mas de empresários, políticos e líderes mundiais, pois, a ganância econômica de poucos pode acarretar na destruição de muitos.
  *Dr. Alexandre Sylvio Professor  da  Univale.
=============================================

MOMENTO

A ORGANIZAÇÃO ANGELICAL
por Rev. Ângelo Vieira da Silva

   Os anjos existem e servem a Deus continuamente. A compreensão bíblica deste tema é essencial diante de tantos enganos como os conceitos de “anjos cabalísticos” (conexão de anjos com signos) ou “anjos da guarda” (como protetores de criancinhas), por exemplo. Porém, você saberia dizer quantos anjos existem?
   Ainda que a Bíblia não contenha nenhuma informação definida sobre o número dos anjos (Hb 12.22), nos dá algumas indicações. Moisés destacou a expressão miríades (multidão ou dez mil) para os anjos. O salmista indicava milhares (Sl 68.17), assim como Elias pôde ver (II Re 6.17). A Palavra de Deus designa a existência de exércitos ou milícias celestiais (Sl 103.20-21; Lc 2.13). Jesus confrontou uma legião de anjos reprovados (Mc 5.9, 15) e declarou que poderia ser auxiliado por mais de doze legiões, se precisasse (Mt 26.53). Finalmente, a revelação dada a João aponta a existência de milhões e milhões, milhares e milhares de seres angelicais (Ap 5.11).

   É natural verificar pelas Escrituras que os “incontáveis” anjos criados por Deus são seres organizados. Eles precisam estar organizados de algum modo para serem os espíritos ministradores que as Escrituras descrevem (Hb 1.14). Assim, é importante entender que a Bíblia emprega certos nomes específicos para indicar diferentes classes de anjos.
   Mesmo com poucas informações, a leitura da Palavra de Deus nos guiará a classe dos Querubins, que guardaram a entrada do paraíso (Gn 3.24) e observavam o propiciatório (Ex 25.18, 20; Hb 9.5). A visão do profeta Isaías revelou outra classe, a dos Serafins, que são representados simbolicamente: figura em forma humana, mas com seis asas, duas cobrindo o rosto, duas os pés, e duas para a pronta execução das ordens do Senhor (voava). Eles serviam em torno do Trono do Rei. Os apóstolos Paulo e Pedro apresentam nomes de poderes cósmicos pelo Novo Testamento sem, contudo, discutirem os pormenores. Somente interessa o fato que todos estão subordinados a Cristo. Descrevem os Principados (Rm 8.38), as Potestades (I Co 15.24; Ef 3.10; Cl 2.10; Cl 2.15), Tronos (Cl 1.16), Domínios ou Soberanias (Ef 1.21; Cl 1.16) e Poderes (I Pe 3.22; Ef 1.21).
   Além destes, dois anjos eleitos tem lugar especial nas revelações bíblicas. O primeiro é Gabriel que parece ter a função principal de servir como intermediário e intérprete de revelações divinas. Afinal, trouxe a Daniel a noticia do futuro de Israel, avisou Zacarias do nascimento de João Batista, declarou ao mundo a notícia do nascimento de Jesus Cristo, progressivamente. O segundo é Miguel, o único ser angelical descrito como Arcanjo (chefe dos anjos) na Bíblia. No livro do Profeta Daniel é retratado como Príncipe e ajudou o mensageiro celestial na luta espiritual contra as trevas (Dn 10.12, 21; Dn 12.1). No Novo Testamento Miguel é o anjo que contende com o Diabo acerca do corpo de Moisés (Jd 9) e quem o expulsa do céu, lugar onde não poderia mais acusar os cristãos.
   É maravilhoso destacar que o Arcanjo Miguel, o guardião de Israel, surge em Ap 12.7-9 como defensor da igreja; ninguém poderá condená-la (Rm 8.33). Aleluia.
Rev. Ângelo Vieira da Silva
Pastor da 1ª Igreja Presbiteriana de Resplendor


EXPEDIENTE
JORNAL  O REGIONAL
=====================================================
O  Regional-  1ª Quinzena  de  Maio/2012-   -POLÍTICA  -  Página  03


Dary Consegue recursos para asfalto de Mascarenhas

   O deputado Dary Pagung (PRP) informou ao Jornal O Regional, na semana passada que, depois de muitas articulações conseguiu através de suas emendas 170 mil reais para o asfalto que liga a BR 259 com a Vila de Mascarenhas. O valor total é de 564 mil reais, que virá da Secretaria E de Esportes. Dary fez questão de frisar que, a EDP/Escelsa não contribuiu em nada com a obra, embora ela seja uma das maiores usuárias do trecho por causa da Usina de Mascarenhas.
   O deputado relatou que, conseguiu recursos destinados ao distrito de Km 14, para a construção da Quadra de Esportes, uma reivindicação do vereador Marcos Stein (PMDB). Serão investidos 170 mil reais de suas emendas e mais uma contrapartida de 102 mil reais do governo do Estado. Outra emenda de 200 mil reais é do governo Federal, conseguida pelo então, deputado Federal Camilo Cola, que também é parceiro do vereador Marcos Stein. A obra da quadra já teve o seu início.
   Dary Pagung lembrou ainda nesta entrevista que, a Secretaria Estadual de Cultura, está analisando o projeto elétrico do Cine Alba, para em breve reiniciar as obras.
   Já sobre o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) que fica no bairro Sapucaia anexo ao Estádio Manoel Carneiro, as obras deverão ter o seu reinício este  mês.


PMDB NÃO DEFINIU POSIÇÃO

   O maior partido em número de filiados em Baixo Guandu, o PMDB ainda não definiu quem vai apoiar para prefeito. O seu presidente Joel Westphal de Paula foi categórico ao informar na semana passada que, se o grupo ficar dividido, dificilmente, ganhará as eleições municipais. “O PMDB prega união e enquanto não houver esta união, nós não iremos nos manifestar”, disse Joel Westphal, que concluiu, dizendo que, diante dos fatos não irá liberar o partido.


Reunião do PDT

   Está programada uma reunião do PDT em Baixo Guandu, no próximo dia 20 de maio, com a presença do deputado Da Vitória, presidente da Executiva Estadual. Começam a surgir as primeiras informações, sobre o perfil que, o PDT estará traçando nas eleições municipais deste ano e poderá ser formalizada mudança na direção do partido, em Baixo Guandu.
   O deputado Da Vitória já tinha manifestado interesse em apoiar a candidatura do Padre Neil de Almeida, mas, como o mesmo preferiu seguir o caminho da igreja, é aguardada uma posição do deputado Da Vitória. O PDT é um partido em Baixo Guandu que, tem a sua base aliada ao pré-candidato a prefeito Neto Barros (PCdoB).


Dr. Eraldo tem pré-candidatura aprovada

  O Juiz aposentado Dr. Eraldo Trevisani teve o seu nome aprovado, como pré-candidato a prefeito. Ele é filiado ao PSB e tem o apoio do partido e ainda: DEM/PR/PT/PSC/PP/PTB. Em reunião realizada sábado dia 12, Dr. Eraldo recebeu  a manifestação de Padre Neil de Almeida e do ex-prefeito Elci Pereira.
   Segundo informações do presidente do DEM, ex-vereador Carlos Show, o nome do candidato a vice-prefeito de Dr. Eraldo será definido até o próximo mês.
   Já o PSB, presidido pelo dentista Rodrigo De Martim deverá comemorar os 20 anos de fundação do partido em Baixo Guandu, até o mês de junho, quando houver o pré-lançamento da candidatura de Dr. Eraldo Trevisani.
 O pré-candidato a prefeito que, representa a oposição em Baixo Guandu, Neto Barros (PCdo B), continua realizando suas reuniões semanais (terças-feiras), em residências  de simpatizantes. Em uma reunião que aconteceu no bairro Rosário II, foi prestada uma homenagem à professora aposentada e presidente do PDT e ex-Secretária  M. de Educação, e ex-vereadora (mandato 2001/2004) Cenira Antônia da Silva, que aniversariou dia 08 de maio.   
   Recentemente, partidos aliados a Neto Barros, realizaram na sede do Clube Vida  Nova, a 1ª Conferência Municipal da Emancipação da Mulher.




Conversa com a Presidenta

Coluna da Presidenta Dilma Rousseff

Roberto M. Ferreira, 44 anos, vendedor em Cuiabá (MT)É verdade que o governo brasileiro, antes mesmo de cumprir as metas do Luz para Todos no Brasil, está implantando o programa em outros países?

Presidenta Dilma – Roberto, o governo brasileiro não só cumpriu como ultrapassou em muito a meta estabelecida para o Luz para Todos. O programa foi lançado em 2003 com o propósito de levar energia elétrica para 2 milhões de famílias, o que foi alcançado em junho de 2009. Mesmo com as metas atingidas, decidimos prorrogar o programa – até agora, já levamos luz elétrica a 2,9 milhões de famílias. A boa experiência do Luz para Todos chamou a atenção de diversos países da América Latina, África e Ásia e assinamos acordo de cooperação com quatro países e estamos negociando com outros catorze. Nós damos assistência técnica para os governos implantarem programas similares ao Luz para Todos, sem descuidar das nossas metas. O Luz para Todos foi escolhido pela ONU como referência para estender às populações mais pobres de todos os países do mundo o acesso aos serviços de eletricidade. O Luz para Todos não serve apenas para iluminar os domicílios, mas também possibilita a utilização de diversos aparelhos eletroeletrônicos e impulsiona o trabalho no meio rural. A produção se multiplica e permite a comercialização dos excedentes. É essa revolução no campo que está encantando outros países, o que é motivo de orgulho para todos nós, brasileiros.

Iris da Rosa, 73 anos, aposentada em Porto Alegre (RS)Minha irmã, servidora aposentada, recebeu oferta de empréstimo de R$ 6 mil e, no extrato, apareceu o valor de R$ 23 mil. Qual o controle que o governo exerce sobre agentes financeiros que oferecem empréstimo para idosos aposentados?

Presidenta Dilma – Iris, os segurados do INSS que tiverem problema com empréstimo consignado podem registrar reclamação pelo telefone 135 ou pelo site do Ministério da Previdência Social: www.previdencia.gov.br. Os bancos têm 10 dias úteis para responder ao INSS e, constatado o erro, dois dias úteis para devolver o dinheiro. Várias medidas foram tomadas para proteger o aposentado. Por exemplo, o valor do empréstimo tem que ser depositado na conta do segurado e, na assinatura do contrato, a instituição tem que fornecer cópia com o total financiado, o valor e o número de prestações, além da soma do que será pago. Lembro que a melhor forma de conseguir um empréstimo é o segurado procurar o banco de sua preferência. Na contratação de operações de crédito em geral, inclusive empréstimos consignados, os bancos e financeiras devem respeitar as normas instituídas pelo Conselho Monetário Nacional e pelo Banco Central. Quem se sentir prejudicado, tem a opção de recorrer ao Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da própria instituição financeira ou do seu correspondente bancário. Ou então reclamar ao Banco Central pela página http://www.bcb.gov.br/?CIDADAO ou pelo telefone 0800-979-2345.

Gildásio Brito, 22 anos, estudante em Barra do Corda (MA)A situação da saúde é muito triste. O que a senhora está planejando  para melhorar a saúde pública no Brasil?

Presidenta Dilma – Nós já adotamos várias medidas para a melhoria dos serviços de saúde, Gildásio, e não vamos parar por aí. Desde o ano passado, por exemplo, estamos investindo R$ 550 milhões em cirurgias não-urgentes. Implantamos o programa de atenção domiciliar, o Melhor em Casa. Lançamos o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica para avaliar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e poderemos até dobrar os recursos de custeio para aquelas que cumprirem metas na qualificação do trabalho das equipes de saúde. Criamos a Rede Cegonha, que garante cuidados que vão desde o planejamento da gravidez até o segundo ano de vida da criança. Atualmente 2.731 municípios já iniciaram o processo de adesão com previsão de atendimento de 1,58 milhão de gestantes em todo o país. Lançamos o Programa Nacional de Fortalecimento das Ações de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Colo de Útero e de Mama, que em 2011 realizou 3,9 milhões de exames de mamografia e 11,3 milhões de exames de Papanicolau. Aprimorando a gestão do SUS e adotando medidas de combate ao desperdício, conseguimos triplicar a oferta gratuita de medicamentos para hipertensos e diabéticos pelo programa Saúde Não Tem Preço, e economizar, em 2011, mais de R$ 1,7 bilhão na aquisição de remédios e insumos. São grandes vitórias que demonstram que estamos no caminho certo.

=====================================================


O Regional- -1ª Quinzena de Maio/2012-  -SERVIÇO-  Página  04

Dicas de Concurso

BAIXO GUANDU: a Prefeitura  M. de  Baixo Guandu publicou  dia  04 de maio, o edital para  um concurso  público. São 86  vagas, para  os  cargos  de: Agente  fiscal - 09 vagas-, Escriturário- 09vagas-, Técnico enfermagem - 09 vagas - Instrutor de Música - 11 vagas- Instrutor  d e Informática -14 vagas-. As inscrições já começaram e vão  até o dia 18 de maio.
   Os interessados  em participar, deverão  acessar  o site da  empresa  responsável, ler  o edital  e  conferir  todos  os  detalhes, o endereço é:
www.gualimp.com.br
---------------------------------------------------------------------------------------

AIMORÉS: aconteceu uma mudança no prazo de inscrição do Concurso da  Prefeitura  M. de Aimorés. Agora os interessados poderão fazer no seguinte  período:  1º a 20 de junho. A empresa que estará realizando o concurso é a Emap MG Assessoria e Consultoria. As vagas oferecidas são para professores, Agentes  Administrativos, Pedagogo e Supervisor Pedagogo. Informações detalhadas e como fazer a inscrição poderá obter através do site: www.aimores.mg.gov.br

NOVA  VENÉCIA: A Câmara  de Nova Venécia acaba de lançar concurso público para provimento de vagas em seu quadro de servidores. Serão contratados motorista, procurador jurídico e vigia, os quais receberão vencimentos de R$ 1.931,90, R$ 3.472,00 e R$ 696,39, respectivamente. Para todos esses cargos a jornada de trabalho é de 30 horas semanais.
Para realizar as inscrições o interessado deverá acessar a página da organizadora no endereço eletrônico: www.brasconpe.com.br. A taxa de inscrição custa R$ 50,00 para o cargo de motorista, R$ 100,00 para procurador jurídico e R$ 30,00 para o cargo de vigia. O prazo para realizar as inscrições encerra no dia 27 de maio de 2012.
-----------------------------------------------------------------------------
GUARAPARI:  A Câmara Municipal de Guarapari, lançou concurso público com o objetivo de preencher cargos vagos existentes no quadro de funcionários. São reservadas 5% das vagas a pessoas portadoras de deficiências. São oferecidas 17 vagas em todos os níveis de escolaridade, com remuneração que varia entre R$ 647,07 e R$ 2.596,38 e carga horária de 30 horas semanais.
Cargos-Porteiro, Auxiliar de Serviços Gerais, Agente de Segurança, Servente, Auxiliar de Secretaria, Auxiliar Administrativo, Oficial Administrativo e Procurador.
Será admitida inscrição somente via internet, através do endereço eletrônico www.institutoiadi.org, até às 23:00 horas do dia 25  de maio de 2012 observado o horário oficial de Brasília/DF.
A taxa de inscrição varia entre R$ 40,00 e R$ 100,00.
--------------------------------------------------------------------------------------

CENTRAL DE  MINAS: Em Central de Minas, Estado de Minas Gerais, foi publicado o edital nº 01/2012 de concurso público para preenchimento de 78 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os novos servidores farão parte do quadro permanente da Prefeitura de Central de Minas, recebendo um salário que varia entre R$ 622,00 e R$ 5.500,00 e devendo cumprir uma jornada de 12 a 44 horas semanais.

Confira os níveis de escolaridade com os respectivos cargo.
Nível Elementar - agente de limpeza urbana, agente de serviços públicos, agente de serviços urbanos;

Nível Fundamental - auxiliar administrativo, motorista I, motorista II, operador de máquinas II;

Nível Médio/Técnico - agente administrativo, fiscal sanitário,  monitor de inclusão digital, técnico em enfermagem, professor de educação básica I;

Nível Superior - analista de educação básica, farmacêutico, médico anestesista, médico pediatra, odontólogo e psicólogo.

As inscrições deverão ser realizadas via site <www.maximaauditores.com.br>, no período de 07 de maio a 6 de junho de 2012. Haverá posto de inscrições à disposição dos candidatos no horário das 8h00 às 11h00 e das 13h00 às 16h00 na Biblioteca Municipal, localizada à Rua Floresta, 12 – Centro.

A taxa de inscrição varia de R$ 31,00 a R$ 275,00, de acordo com o cargo escolhido.

A Prova Objetiva escrita será realizada provavelmente no dia 17 de junho de 2012, em local e horários a serem confirmados no dia 08 de junho de 2012, mediante publicação no quadro de avisos da Prefeitura e no site www.maximaauditores.com.br.











OPINIÃO LIVRE
O predador e o mensalão
                        Mauro Bomfim

   Carlinhos Cachoeira é um predador que arranha a face do país com sua pata viscosa e nojenta Mas a CPI Mista do Congresso está longe de ser o personagem vivido por Arnold Schwarzenegger no filme de John McTiernan .  Certamente a CPI vai protagonizar cenas cinematográficas, seus integrantes farão caras e bocas na TV, pantomimas, jogo de cena, espetáculos de ribalta para a opinião pública.
   Mas o predador continuará camuflado, camaleonicamente sumindo e aparecendo. Como bomba relógio prestes a explodir, aparentemente o predador Cachoeira está numa cela no presídio da Papuda, em Brasília, onde algum sicário pode descobrir o fio de Ariadne para eliminar o Minotauro e queimar o arquivo cibernético. Isso é muito estranho, porque há poucos dias ele estava no presídio de segurança máxima de Mossoró, no nordeste. Seu hospedeiro, o contador Geovani Pereira da Silva, bomba de mil megatons pelos segredos que guarda em sua caixa de Pandora, sumiu invisivelmente para os Estados Unidos.
   Hospedeiro e predador podem aparecer para explodir grande parte do governo do PT e estraçalhar  as duas Casas do Congresso com suas rajadas de fogo mortíferas.
   O caso Carlinhos Cachoeira pode ter mutações monstruosas, escondendo na selva das ilusões perdidas um chip galáctico precioso responde pelo nome de mensalão.
   Pode se dizer sim à CPI de Carlinhos Cachoeira. Mas a sociedade e a imprensa precisam dizer não á prescrição do mensalão. Predador e criaturas podem estar se deslocando em velocidade tele cinética, sumindo e aparecendo como jogo de cena e cortina de fumaça para esconder o véu de interesses não tão inconfessáveis: desviar a opinião pública para o escândalo do Mensalão, cujo julgamento dormita a sono solto nos braços de Morfeu e nos escaninhos do Supremo Tribunal Federal há quase sete anos.
   O escândalo do mensalão gerado no ventre do Partido dos Trabalhadores exibiu as entranhas e vísceras de uma rede de corrupção nunca vista antes neste país. Os intestinos foram exibidos em rede nacional em discurso demolidor do então deputado federal Roberto Jefferson, o algoz dos mensaleiros. Mesmo que Lula “Nunca Antes” dissesse em entrevista de Paris transmitida pela Rede Globo que, o PT simplesmente fez aquilo que outros partidos fazem.
   Lula , do alto de sua popularidade, simplesmente negou  o óbvio, transformou a verdade em vilã. As provas se quedaram mudas no processo de vitimização do governo do grande líder popular. A esquerda empedernida e a parte da imprensa engajada se convencem e deixam tudo em brancas nuvens. O líder metalúrgico se reelege e elege sua sucessora com grande votação.
   Os intestinos dessa rede de corrupção foram exibidos em discurso demolidor do deputado federal Roberto Jefferson, o algoz dos mensaleiros.
   Se não reagirmos, no fundo, no fundo, o escândalo do mensalão desmoralizará a moralidade. Os delitos praticados serão esquecidos e as penas prescritas no Supremo Tribunal Federal. O predador Charles Falls pode se tornar o escudo invisível para desviar a atenção do julgamento dos mensaleiros. Por isso, dizer não à prescrição do mensalão é evitar que, o vírus da impunidade inocule o tecido orgânico da nação.
MAURO BOMFIM é advogado e cronista.



Farmácia  Guandu

Agência  Ekztar
=============================================
O Regional-  -1ª Quinzena de Maio/2012-   -ESPORTE/POLÍCIA- Página 05


Bola em Jogo
  R.L.S

Baixo Guandu tem 05 classificados nos jogos escolares
 

  Entre os dias 02 e 06 de maio aconteceram em Baixo Guandu, os Jogos Escolares do Espírito. As disputas foram de: Vôlei, Handebol e Futsal com a equipe de Baixo Guandu que, sagrou-se campeã em 05 competições e teve ainda: Governador Lindemberg, Marilândia, Colatina, João Neiva e São Domingos do Norte.


Final de Futsal de Alto Crisciúma
 

   Numa promoção da Secretaria M. de Esportes e Lazer foi finalizado o campeonato de Futsal na comunidade de Alto Crisciúma, sagrando-se campeã, a equipe de São Sebastião da Vala (Aimorés) e em segundo lugar, o Ibituba.



Dinheiro falso no comércio

  Fique atento às notas falsas que têm aparecido no comércio (foto).Esta nota de 10  reais tem até o formato menor do que a original. Ela foi reconhecida no Supermercado do Tiãozinho. Na pressa, funcionários dos caixas não verificaram primeiro.

Carros em locais proibidos

  Mesmo a Polícia Militar tendo intensificado suas blitzes no trânsito de Baixo Guandu multando e fazendo apreensões de carros e motos, têm aqueles que não respeitam a sinalização.
   E ainda existem motoristas que, estacionam carros (foto na Rua Antônio Sampaio) em garagens.
   Como já mostramos aqui, carros ficam estacionados em frente aos pontos de ônibus, áreas de cargas/recargas. E também os pedestres que não respeitam a sinalização luminosa. 


Franquini Modas



O Regional- 1ª  Quinzena  de Maio/2012-   -CIDADE- Página 06


Instituto Fábrica continua com aulas de Jiu Jitsu



    Aproximadamente 40 alunos têm participado duas vezes por semana das aulas de Jiu Jitsu, no Instituto Fábrica, que fica no bairro Vila Kennedy.  A ONG realiza um trabalho social, voltado para os jovens, que além destas atividades realiza anualmente, uma campanha de combate ao crack.
   A ONG Instituto Fábrica foi fundada em 20 de abril de 2010, tendo como um de seus idealizadores, o empresário Fernando Rosa Agostinho, que ocupa o cargo na diretoria de Diretor Administrativo, tendo Angelina Scárdua e Silva como diretora Financeira. Na última semana Fernando Rosa, falou sobre este trabalho social, confira abaixo:

- Como é mantida?
R- Doações de empresas privadas e pessoas físicas.
Quais  os  objetivos?
R- A associação, que se pautará pela promoção da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos e de outros valores universais, terá como objetivos principais: (I) a promoção da assistência social, do bem comum; (II) a promoção da cultura; (III) a promoção gratuita da educação; (IV) a promoção de atividades sociais sustentáveis que contribuam para o crescimento saudável de crianças, adolescentes e jovens, bem como a inserção responsável de pessoas idosas e enfermos na sociedade; (V) a defesa, preservação e conservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável; (VI) a promoção do voluntariado; (VII) a promoção de direitos estabelecidos, construção de novos direitos e assessoria gratuita de interesse suplementar; (VIII) a produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos que digam respeito às atividades mencionadas neste artigo

- Tem conseguido  sucesso  com o  trabalho social?
R- Temos implantado hoje o projeto caminho suave com cerca de quarenta alunos de aulas gratuitas de Jiu Jitsu, duas vezes por semana, o caminho suave é um sucesso entre os alunos, ressaltamos apenas que existem vagas ociosas e o instituo encontra algumas barreiras para preenchimento destas vagas por falta de interesse dos responsáveis que devem pelo menos comparecer ao instituto para oficializar o pedido da vaga, esperamos que dentro em breve todas as vagas estejam preenchias e aproveitamos para conclamar aos pais e responsáveis que enviem seus filhos, as aulas são plenamente gratuitas e abertas a todos os alunos das redes municipal e estadual de ensino de Baixo Guandu. 
   Fora o caminho suave, temos total interesse Em programar mais ações em busca do auxílio aos jovens do município, bem como a geração de emprego e renda e campanhas educacionais, mas para isto precisamos do apoio da população, não com recursos financeiros, mas recursos pessoais de idéias, voluntariado, dedicação e toda e qualquer forma de ajuda. Por exemplo, se alguém quiser dar aulas no instituto, nós oferecemos a infraestrutura completa do curso, a pessoa teria que entrar com seu conhecimento/experiência dedicando algumas horas na semana como professor o resto nós providenciamos. Em janeiro de 2011 fizemos uma oficina de pintura com estes moldes e foi um sucesso, mas, a professora voluntária veio de Sobreiro.

-  Quais  serão os  próximos  passos  da ONG?
R- Preencher as vagas do projeto caminho suave;
- Programar um projeto que gere emprego em renda na região circunvizinha da sede do instituto;
- Certificação pelos órgãos competentes de título de entidade de utilidade pública;
- Campanha anual de combate ao CRACK, com oferecimento de palestras com profissionais do assunto.


Escola do Val Paraíso promove noite cultural


 A diretora da Escola João Júlio Cardoso, no bairro Val Paraíso, Eliane Buge e  demais  professores proporcionou  uma  noite  cultural  na escola, com a realização do 1º  Sarau. Para tal mobilizou os alunos e pais, que lotaram o pátio da escola para prestigiar as apresentações teatrais. No final houve sorteio de brindes e foi servido um lanche.


Divulgada programação da Festa de São Pedro



  A tradicional festa de São Pedro de Baixo Guandu está sendo divulgada. No mês de maio está havendo celebrações sobre Maria. Para o mês de junho está previsto no dia 17 quadrilha e casamento caipira, dia 24 Missa sertaneja, show pirotécnico e Banda Flutuar.
  Já para o dia 26 de junho, Missa Afro e banda: Congo, de Ibiraçu. Dia 28 de junho haverá celebração com o Bispo Diocesano Dom Décio e procissão e shows com Giovanni e Banda e Show com Johnny Mendes.
  Na sexta-feira dia 29 de junho, feriado Municipal, concentração de todas as comunidades, show pirotécnico e shows com: Procópio e Sandra e Sayonara.


Divisa entre Baixo Guandu e Itaguaçu
 -Onde Fica-



  Enquanto falta sinalização em diversos trechos da estrada de Baixo Guandu para Itaguaçu. Na divisa dos dois municípios entre o Lage e Laranjal temos 03 placas indicando a divisa em locais diferentes (conforme mostram as fotos). Mas, afinal de contas, onde é a divisa? Na 1ª placa, 2ª placa ou na 3ª? Com a palavra, o DER.


Onde está a água do rio?

   Entre as divisas de Baixo Guandu com Itaguaçu existe uma placa indicando (foto), que ali passa o Rio Lage, muito embora os moradores das comunidades locais o conheçam como córrego. E se for rio, onde está a água, DER? (Departamento de Estradas  e Rodagens).
   =====================================================



O Regional- 1ª Quinzena de Maio/2012- -REGIÃO- Página 07


Givaldo Vieira realiza visita técnica às obras do Governo em Laranja da Terra


   Durante as festividades em comemoração aos 24 anos de emancipação política de Laranja da Terra, o vice-governador Givaldo Vieira visitou obras do Governo do Estado que estão em pleno vapor no município. Acompanhado pelo prefeito municipal Joadir Lourenço, Givaldo também participou da abertura solene dos festejos da cidade, após realizar agendas em Colatina e Boa Esperança no mesmo dia.
   A visita técnica contemplou a pavimentação da rodovia ES 261, que liga o município até Itarana, realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES). O vice-governador também conferiu de perto, as obras da construção da escadaria no Centro e pavimentação de via importante de acesso à Prefeitura, esta, em parceria com a gestão municipal.
   Givaldo Vieira mostrou-se satisfeito com o andamento das realizações do Executivo Estadual no município. “É gratificante conferir que, as obras estão em ritmo acelerado, sobretudo, a pavimentação do trecho que liga Laranja da Terra a Itarana, por se tratar de uma demanda antiga da região e que permitirá agilidade e segurança no acesso das pessoas que trafegarem. Aqui, o Governo também investe na construção da quadra poliesportiva na comunidade Picadão, que tive a oportunidade de assinar a Ordem de Serviço em janeiro deste ano”, salientou.

Desfile cívico

   Givaldo Vieira e família acompanharam o desfile cívico escolar nas ruas da cidade, que, reuniu alunos de escolas municipais e estaduais, incentivados pelo tema: preservação da natureza. Ao final da solenidade, o vice-governador, que é nascido no município, cumprimentou seus conterrâneos durante discurso.


Governador Casagrande anuncia novos investimentos em Pancas

   O governador Renato Casagrande entregou dia 10, no município de Pancas, 50 unidades habitacionais do programa ‘Nossa Casa’, beneficiando muitas famílias em situação de vulnerabilidade social no município.
   As obras foram construídas com recursos próprios do Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Idurb-ES), totalizando um investimento de R$1.817.802,19. Ainda na ocasião, foi assinado um termo de compromisso para drenagem e pavimentação de diversas ruas no bairro Nilton de Sá, totalizando um investimento de R$ 2.305.529,67, sendo R$ 1.700.000,00 do Governo do Estado por meio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb).
   O Governo do Espírito Santo também entregou equipamentos do Programa Vida no Campo, destinados à agricultura familiar de Pancas. Foram 26 balanças analógicas e três minitratores. O município receberá, em breve, mais 26 despolpadores de frutas. “Essas novas residências representam dignidade para 50 famílias carentes do Estado, porque possuir um lar é ter qualidade de vida, e o Estado tem o compromisso de transformar e dar mais qualidade de vida aos capixabas mais necessitados”, afirmou Casagrande.
   O governador lembrou que, mais 15.500 casas serão erguidas no Espírito Santo até 2015, em parceria com a Caixa e os municípios, dentro do programa Minha Casa, lançado nessa quarta-feira (09), no Palácio Anchieta. “Um trabalho grandioso como este vai contribuir também para a redução das desigualdades regionais, um dos nossos focos de atuação. Em breve, levaremos felicidade a outras diversas famílias do Espírito Santo, em vários municípios, na forma de um novo lar”, salientou. Também participaram do evento o prefeito do município Luis Schummacher, os Secretários de Estado da Agricultura - Enio Bergoli, de Desenvolvimento- Urbano Iranilson Casado, a diretora do Idurb- Helena Zorzal, deputados estaduais, vereadores e representantes da comunidade de Pancas.

Casas

  
As 50 casas populares foram construídas em dois distritos de Pancas: Lajinha e Vila Verde. Em Lajinha foram entregues 30 unidades habitacionais, com investimento de R$1.344.507,39.
   Já em Vila Verde, foram 20 casas no valor de R$ 473.294,80. Essas localidades apresentam baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), as obras beneficiam famílias menos favorecidas, proporcionando mais segurança e qualidade de vida aos contemplados.


Itaguaçu  terá  candidatura  do  PMDB
 O  ex-secretário Municipal de  Agricultura, José  Antônio Binda,  deverá  ter  o seu nome  lançado  pré-candidato a  prefeito de  Itaguaçu, pelo PMDB. Profundo conhecedor  da  política  do município e  ligado  a  agricultura. Principal fonte  de  economia  de  Itaguaçu, José  Antônio Binda  é  mais um nome  cotado  para  disputar  as  eleições  de  07 de  outubro.
Uma  definição final acontece  entre  10 e  30 de  junho  quando  ocorrer  as  convenções.



Associação de Produtores de Itaimbé reivindicam trator


   Aconteceu dia  27  de abril uma reunião da Associação de Pequenos  Produtores  Rurais  de Itaimbé, município de Itaguaçu. Com a presença do presidente,vereador Gelson Gobbo, assessores do deputado Dary  Pagung foi reivindicado diversos  benefícios para a entidade, que são:trator  e  arado.O deputado Dary Pagung  que,  já conseguiu recursos para aquela região, prometeu,  trabalhar junto ao  Governo do Estado para liberar as solicitações.


Lava Jato do Mário
Bons Lanches
Sítio Westphal
========================================================


O Regional- -1ª Quinzena de Maio/2012-- REGIÃO-  Página 08


Câmara de Aimorés inaugura nova sede


    Foi inaugurado na noite de 11 de maio último, o novo prédio da Câmara Municipal de Aimorés.  A nova sede do Poder Legislativo recebeu o nome de: Sebastião Lima Gomes, uma homenagem ao ex-vereador e 1º presidente da Câmara de Aimorés, que teve início em 1947. A obra foi projetada pelo engenheiro Wallace Luiz Dias e teve início no mandato do vereador e ex-presidente Tião Molim.
   O atual presidente, vereador Rubens Barcelos, deu continuidade a obra e inaugurou a mesma, que fica localizada na Rua Olegário Maciel, próximo à faculdade Unipac. Rubens Barcelos em seu discurso agradeceu o empenho de todos aqueles que estiveram empenhados em colaborar para a construção do prédio.
  O prefeito Marcelo Marques, em seu discurso, lembrou-se das dificuldades que, o vereador Tião Molim teve com o prefeito anterior para negociar a obra, para assim, Aimorés ter uma sede própria da Câmara Municipal que, até então, funcionava no andar superior da Prefeitura, sem pagar aluguel, pois, o Legislativo também tem a sua  importância no dia a dia do município.


Zé Henrique na presidência da Assembléia Legislativa

   O deputado José Henrique (PMDB) não pode participar na inauguração da Câmara M. de Aimorés, em virtude de estar naqueles dias cumprindo uma agenda oficial em Belo Horizonte, mas, mandou representante. Zé Henrique ocupou a presidência da Assembléia Legislativa, em virtude do presidente ter assumido o governo interinamente. Isto em função de uma viagem ao exterior do governador Anastasia e de seu vice.

=====================================================

O Regional- 1ª Quinzena de Maio/2012-  -REGIÃO- Página 09

Aimorés inaugura dia 21 Farmácia de Minas


   O prefeito de Aimorés, Marcelo Marques (PMDB) já confirmou para o dia 21 de maio, a inauguração da Farmácia de Minas, que funcionará no Centro de Saúde. Para esta inauguração está agendada a presença do Secretário Estadual de Saúde, Dr. Antônio Jorge Marques.


Dia de Campo é Realizado em Resplendor


   O Dia de Campo, foi realizado dia 08 de maio, nas dependências do Patronato de  Resplendor, com o apoio das Prefeituras de Santa  Rita do Itueto, Cons. Pena, Resplendor  e Itueta, com a realização do Instituto Estadual de Florestas -IEF- Na  abertura dos trabalho, foi feita uma palestra sobre a prevenção a incêndios em florestas, onde, foi alertado que, a queimada quando é repetida no mesmo local, deixa o solo sem produção. E alertou aos proprietários para que, só faça queimadas com autorização.
   Também foi abordado o tema de concessão de incentivo financeiro aos proprietários e posseiros rurais. E UC natureza – Parque Estadual Sete Salões-.


Festa da Concertina em Itueta

   A comunidade do Norte de Itueta estará em festa dia 19 de agosto, com a realização do 7º Festival de Concertina. O evento será na Fazenda Franz Pitelkow, e contará com a presença de diversas caravanas. O objetivo é resgatar a cultura pomerana.
   O início será às 09 horas com a chegada de tocadores de Concertina, logo depois, café estilo pomerano com brote, manteiga e leite. 11 horas almoço e durante todo o dia você ouvirá as apresentações com o instrumento.


Moradores do norte de Itueta reclamam de estradas e pontes


   Moradores do norte de Itueta reclamam das condições das estradas e das antigas pontes de madeira, que estão resistindo aos excessos de cargas e enchentes. Segundo eles, a Prefeitura de Itueta recebeu recursos de quase dois milhões de reais do Consórcio da Hidrelétrica de Aimorés, para a manutenção das estradas e o problema já deveria ter sido resolvido, mas, não foi e as reclamações continuam. Pequenas pontes, como esta que liga a estrada para a barragem, ainda são de madeira.


Frei Zeca se apresentará em Aimorés

   A Paróquia São Sebastião, no bairro Igrejinha em Aimorés estará em festa para inaugurar o templo. A mesma é dirigida pelo Padre Schneider, que nos últimos meses está empenhando na reforma da igreja.
  Para o dia 02 de junho está agendada uma apresentação do Frei Zeca, conhecido nacionalmente, com o seu estilo musical de louvar a DEUS.

Minhocas para pescar

   O comércio está só diferenciando. Em Aimorés, próximo à entrada do Instituto Terra, uma placa (foto) indica a venda de minhocas para pescaria. Se o seu problema é pescar e não tem iscas, ele acabou…. E olha que não é produtos tabajara que só tem no Casseta Urgente.




O Regional-  -1ª Quinzena de Maio/2012-  -Região- Página 10


04 Pré-candidatos a prefeito em Resplendor

   As convenções para a escolha de candidatos a prefeito, vice e vereadores e coligações serão realizadas no mês de junho. 04 possíveis nomes são comentados para disputar a prefeitura de Resplendor. Os nomes cotados são de: José Carlos Oliveira do PDT, Dr. Azemar Dorneles (PV), vereador Guilherme Moreira (DEM) e  o PMDB que deverá lançar um candidato a prefeito.
   Também se fala em prováveis candidatos a vice, como é o caso do ex-presidente da Capel César Romero que, poderá ser indicado vice na chapa de Dr. Azemar Dorneles que tem o apoio do prefeito Fernando Duarte. A esposa do ex-prefeito Gilmar Furtado Dias, Sra. Guilhermina é outra que, poderá ser candidata a vice possivelmente, na chapa do PMDB.
   O quadro apresentado com os nomes acima ainda, poderá sofrer várias alterações, é só aguardar, para ver as convenções e as coligações.

Vereador de Resplendor pede licença

   O vereador Robson Bonisson (PV) pediu licença na Câmara Municipal de Resplendor, para tratamento de saúde. Em seu lugar assumiu o 1º suplente da coligação, o professor Elton que pertence ao PP.


II Feira Municipal de Economia Popular Solidária

   O Fórum Regional de Economia Popular Solidária do Vale do Rio Doce foi realizado nos dias 11 e 12 de maio de 2012 e a II Feira Municipal de Economia Solidária de Governador Valadares. O evento aconteceu no Salão da Cúria Diocesana. Participam os segmentos da cidade e região envolvidos na Economia Solidária: Empreendimentos Solidários (associações, grupos produtivos, cooperativas), Entidades de Apoio (assessorias, sindicatos) e Gestores Públicos.
   O objetivo foi mostrar para a população, os produtos dos grupos, trocar experiências e fortalecer a discussão da economia solidária para a promoção da economia municipal, valorizando o trabalho humano.
   Foram expostos e comercializados os produtos dos Grupos da Economia Solidária: doces, bolos, biscoitos, mel e cachaça e produtos agroecológicos, pinturas, bordados, artesanato em madeira, cabaças, fibras e arte indígena, confecção, crochê, biscuit, bijuterias diversas, sabão ecológico e brinquedos infláveis. O evento contou com o apoio do Deputado Federal Leonardo Monteiro do PT.

Assembléia defende valorização de municípios em congresso de municípios mineiros
José Henrique, que preside a ALMG interinamente, pede redistribuição de recursos ente os municípios.

   Um novo pacto federativo, que valorize os municípios e a profissionalização da gestão pública, com foco em resultados foi defendido no dia 08 de maio, pelo presidente interino da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado José Henrique (PMDB), durante a abertura do 29º Congresso Mineiro de Municípios, no Expominas. O evento, que tem a Assembléia Legislativa de Minas como uma das instituições parceiras, é promovido pela Associação Mineira dos Municípios (AMM).      O tema deste ano é “Gestão municipal e eleições: Cenários, perspectivas e estratégias”.
   Ao lado de autoridades federais, estaduais e municipais que participaram da mesa de abertura, José Henrique frisou que, a preocupação com a qualidade da gestão pública e com um novo pacto federativo, com mais recursos para estados e municípios, tem sido importante bandeira da Assembleia. Como exemplos, destacou os movimentos Renegociação Já, pela revisão da dívida dos Estados com a União, e Assine + Saúde, em parceria com a AMM, para coletar assinaturas para projeto de lei de iniciativa popular determinando que União invista na saúde pública 10% de sua receita corrente bruta.

SANTA RITA DO ITUETO

            Queimada  controlada
A  Prefeitura  Municipal de  Santa Rita  do Itueto, através  da  Secretaria  M. de  Agricultura, participou  dia  08 de  Maio, do  Dia do  Campo, realizado em Resplendor  pelo IEF (Instituto Estadual de  Floretas), sendo  uma  das  parceiras  do evento.
      
       Quadro de  Dicas
   Entre  os  temas  abordados  foi sobre  as  queimadas e  a  seguir  você  pode  acompanhar estas  importantes  sugestões:

Prefeitura  Municipal de  Santa  Rita  do Itueto
         -Administração 2009/2012-
====================================================


O Regional - 1ª Quinzena de Maio/2012-   -VARIEDADES- Página 11
Hora do Recreio
 RIA DE GRAÇA

O Que é Política Pai?

O filho fala para o pai:
– Pai, eu preciso fazer um trabalho para a escola, posso te fazer uma pergunta?
– Claro meu filho. Qual é a pergunta?
– O que é Política, pai?
– Bem, vou usar a nossa casa como exemplo. Sou eu quem traz dinheiro para casa, então sou o "Capitalismo". Sua mãe administra (gasta!) o dinheiro, então ela é o "Governo". Como nós cuidamos das suas necessidades, então você é o "Povo". A empregada é a "Classe trabalhadora", e seu irmão nenê é "O Futuro". Entendeu, meu filho"?
– Mais ou menos, pai. Vou pensar…
– Naquela noite, acordado pelo choro do irmão nenê, o menino foi ver o que tinha de errado. Descobriu que o nenê tinha sujado a fralda e estava todo emporcalhado. Foi ao quarto dos pais e a sua mãe estava num sono muito pesado. Então, foi ao quarto da empregada e viu, através da fechadura, o pai na cama com a empregada. Como os dois nem percebiam as batidas que o menino dava na porta, ele voltou pro quarto e dormiu.
Na manhã seguinte, na hora do café, ele falou pro pai:
– Pai, agora acho que entendi o que é Política!
– Ótimo, filho! Então me explica nas suas palavras…
– Bom, pai, enquanto o Capitalismo usa a Classe Trabalhadora, o Governo dorme profundamente. O povo é totalmente ignorado e o Futuro está todo cagado!

Sem Maldade

Joãozinho chega da escola e vai direto para a
geladeira, ele quer tomar sorvete. Quando alcança
o pote, a mãe o surpreende.
-"Que é isso menino? Você não vai tomar sorvete
agora de jeito nenhum. Está na hora do almoço.
Vai brincar no quintal enquanto eu ajudo a empregada a colocar à
mesa".
O menino aborrecido tenta convencer a mãe.
-"Eu quero tomar sorvete porque não tem ninguém para brincar comigo agora."
A mãe, na tentativa de enrolar o menino sugere:
– "Por isso não! Eu brinco com você. De que você quer brincar?"
O menino, sem pensar duas vezes responde:
-"De papai e mamãe. Vamos lá para o seu quarto."
A mãe curiosa para saber o que o filho está pretendendo, obedece. Ele diz:
-"Agora deite na cama". Enquanto isso, ele vai
até o armário do pai, pega um chapéu, coloca na
cabeça, sobe na cama e com uma expressão rancisa,
diz:
_"Maria, vá lá embaixo agora e dê sorvete ao menino!"
(Mente poluída a sua, heim!?
Nome do Filme
Um homem rouba o sino da igreja e bota fogo.
P: Qual o nome do filme?
R: O AssaSino

Prevenção

Um rapaz chega para outro e pergunta:
-Você viu algum guarda por aí?
O outro responde:
-Não!
-Então passa a carteira!!!
-Timbóco-



Frase de Para-Choque:
"Mulher feia é igual a vento forte, só quebra galho.”


Curiosidades

Por que o homem não foi mais à lua?

    Em 20 de julho de 1969, os Estados Unidos enviaram a missão Apollo 11 à Lua. Os astronautas Neil Armstrong, Edwin Aldrin e Michael Collins foram os primeiros a aterrissarem com sucesso na superfície lunar. Mas por que o homem não enviou outras missões à Lua?
   A resposta é simples: o homem não foi mais para a Lua por causa do alto custo desse tipo de missão e também porque os cientistas não viram necessidade de enviar mais tripulantes ao satélite natural.
   Hoje, apenas missões não tripuladas chegam à Lua em busca de amostras de rochas lunares e informações.
   Ao todo, dez homens pisaram no solo lunar, mas como os riscos eram muito grandes, as missões tripuladas foram deixadas de lado para que os cientistas passassem a estudar o satélite por meio de sondas, telescópios espaciais e
veículos não tripulados.

Qual o carro mais caro produzido no Brasil?

    Os brasileiros são conhecidos por pagarem pelos carros mais caros do mundo. Isso porque a somatória de impostos que, vem embutida nos preços dos veículos, correspondem entre 27 e 36% do valor total do carro. Além do valor real do veículo, o brasileiro paga IPI, ICMS, PIS e Cofins dentro do valor do automóvel. Mas, nesse cenário de altos preços, qual será o carro mais caro produzido no Brasil?
Hoje, o automóvel com o maior custo produzido no país é o Toyota SW4 Luxo, que custa em média de R$ 148 mil. No entanto, esse carro tem poucas peças nacionalizadas e se enquadra na categoria de Pick Up.
No caso dos veículos de passeio, o Vectra top de linha é o carro mais caro produzido integralmente no Brasil, chegando a custar R$ 80 mil.


Gilson Café
Rádio Aimorés
Farmácia  Santa  Lúcia
Padaria  Belém
Rádio Aliança

======================================================

O REGIONAL- 1ª Quinzena de Maio/2012-  -SOCIAL- Página  12

Jovem  capixaba
------------------


SANTA RITA DO ITUETO