sexta-feira, 7 de junho de 2013

OPERAÇÃO  POLICIAL  EM  BAIXO GUANDU NESTA  MANHÃ  USA HELICÓPETERO


Ao todo, foram apreendidos no município duas mil mídias falsas, entre CDs e DVDs, três armas de fogo e três pessoas conduzidas à delegacia da cidade. Em Aimorés, quatro pessoas foram presas e quatro armas apreendidas.

Polícias capixaba e mineira fazem operação conjunta no combate ao crime
Uma operação que integra as polícias do Espírito Santo e Minas Gerais teve início nesta quinta-feira (06) em 38 municípios que compõem as regiões Norte e Noroeste do Estado capixaba. O objetivo é reforçar a presença policial e cumprir mandados de busca, apreensão e prisão de envolvidos com o tráfico de drogas e homicídios.
A Operação, denominada Genesis 2122, irá cumprir 117 mandados e reúne 855 policiais militares e civis dos dois Estados. O Batalhão de Missões Especiais (BME) da PMES dá apoio às ações com a Companhia de Operações com Cães, que tem empregado cães farejadores para detectar drogas. A fiscalização ambiental e de trânsito também está sendo priorizada.  
O secretário de Segurança Pública, André Garcia, acompanha a operação e ressalta que a ação policial faz parte das ações do programa estadual de segurança, Estado Presente. “A integração entre as policiais do Espírito Santo e Minas Gerais tem o objetivo de reforçar a presença do estado nessas regiões e oferecer mais tranquilidade à população. É uma soma de esforços para reduzir os indicadores da criminalidade”, enfatiza o secretário.
Em Baixo Guandu, policiais do 6º Batalhão da PM mineira patrulha a região com militares em viaturas, helicóptero e em lanchas que percorrem o Rio Doce para fiscalização de desmatamentos, pessoas com porte ilegal de armas e assoreamento do rio. Cinco militares em cada embarcação já percorreram 3 km do Rio Doce, onde duas pessoas foram detidas por porte ilegal de armas.  
Ao todo, foram apreendidos no município duas mil mídias falsas, entre CDs e DVDs, três armas de fogo e três pessoas conduzidas à delegacia da cidade. Em Aimorés, quatro pessoas foram presas e quatro armas apreendidas.
“Realizamos levantamentos feitos em conjunto com as policiais Civil e Militar de Minas e Espírito Santo para levantar nomes de criminosos envolvidos com tráfico de drogas e homicídios. Esse reforço policial visa coibir ações delituosas com ações rápidas e permanentes, conforme previsto pelo Programa Estado Presente”, disse o  comandante do Policiamento Ostensivo Norte (CPON) da PMES, coronel Ricardo Barcellos.
O comandante do 6º Batalhão da PM de Minas, tenente-coronel João Lunardi, ressalta que devido a aproximação do município capixaba de Baixo Guandú com Aimorés, em Minas Gerais, a união de forças policiais entre os dois Estados é fundamental para combater a criminalidade nessas áreas.
“Essa integração é uma oportunidade de trocar informações e planejar ações de combate ao crime tanto no nosso Estado quanto no Espírito Santo. Por ser uma área de divisa, nossa intenção é dificultar a ação de criminosos e oferecer mais segurança para a população dos dois Estados”, disse o comandante.
Balanço
Em todo Norte e Noroeste já foram apreendidos até o momento 25 mil mídias falsas nos municípios de Conceição da Barra, São Mateus, Pedro Canário e Baixo Guandú. Cerca de 50 pessoas foram presas e 24 armas apreendidas.  A ação segue por tempo indeterminado.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesp

Gustavo Tenório / Sandra Dalton / Raissa Sarcinelli