sexta-feira, 14 de junho de 2013



MENSAGEM DE  SALAVAÇÃO
Uma mulher de má fama lavou os pés de Jesus com suas lágrimas, e os enxugou com seus cabelos, além de beijá-los muito e derramar perfume sobre eles. Por que ela amava tanto Jesus? Ele respondeu: “Eu afirmo a você... que o grande amor que ela mostrou prova que os seus muitos pecados já foram perdoados. Mas onde pouco é perdoado, pouco amor é mostrado” (Lc 7.47).
Muito amor, muito perdão.

Oração: Jesus, você trouxe o perdão de todos os pecados e eu o louvo e amo por isso. Sim, você me amou primeiro. Amém.

Leia em sua Bíblia Lucas 7.36-50
Fonte- Hora  Luterana
 ===========================
ECONOMIA
Fiat Belle promove feirão de automóveis e oferece veículos com condições especiais de pagamento
    -Baixo Guandu-
Para quem está em busca de um carro zero quilômetro, a Fiat Belle, concessionária do Grupo Orletti, oferece uma excelente oportunidade. A revendedora da marca italiana realizará nas cidades do noroeste do Estado, até o dia 15 de junho, a operação Limpa Estoque Fiat Belle, com várias ofertas e condições de pagamentos facilitadas.
Segundo o gerente de marketing, Danilo Lessa, o intuito dos feirões realizados pelas revendedoras do Grupo Orletti, além das vendas, é buscar uma abordagem cada vez mais divertida e atraente, que conquiste e satisfaça o cliente.  “Inovando no jeito de vender carros, a Belle convoca a todos para aproveitar a missão da concessionária: limpar o estoque, diz Lessa.
 Durante o evento, o público poderá conferir as inovações tecnológicas da marca em alguns modelos como: Novo Palio, Novo Uno, Siena, Novo Punto e a nova linha do Idea.
 A operação de vendas será realizada nos municípios de Colatina, Barra de São Francisco, Baixo Guandu, São Gabriel da Palha e Santa Maria de Jetibá.  Mais informações pelos telefones: Baixo Guandu: (27) 3732.4010

==============================

 EDUCAÇÃO
Extensão da gratuidade no transporte a estudantes tem 1ª aprovação na Assembleia

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 6/2012, que estende a gratuidade no transporte público a estudantes, teve discussão em primeiro turno esta semana na Assembleia Legislativa. De autoria do deputado Genivaldo Lievore (PT), a PEC garante isenção de tarifa a estudantes matriculados nas redes públicas estadual e federal, além de bolsistas de escolas particulares em todo o Espírito Santo.
Atualmente, o Estado assume a gratuidade integral para contemplar alunos da área rural e da Região Metropolitana de Vitória, no Sistema Transcol, de acordo com o artigo 229 da Constituição Estadual. 
A PEC acrescenta os parágrafos 4º ao artigo 174, segundo o qual “o Estado incumbir-se-á de assumir o transporte escolar integral dos estudantes matriculados no ensino médio, no ensino técnico e no ensino superior, matriculados nas redes públicas estadual e federal, e para os estudantes que sejam contratados com o FIES, bem como os bolsistas beneficiados por programas estaduais e federais”. 
 “A medida é de extrema necessidade, sobretudo, após a aprovação pela Casa da emenda, também de minha autoria, que obriga o Estado a fornecer educação básica aos capixabas dos 4 aos 17 anos de idade’, observou o deputado Genivaldo.
De acordo com o deputado, é preciso reforçar ações de cidadania no Estado, unindo esforços nas diferentes esferas públicas, para que os governantes façam da educação uma prioridade

“No ano passado, 43,5 mil alunos estavam matriculados no último ano do ensino fundamental nas escolas públicas estaduais e municipais do ES. Temos de unir esforços para que todos esses alunos se matriculem no ensino médio em 2013”, declarou o deputado. 
A PEC 6/2012, já aprovada em 1º turno na Ales, segue para a segunda votação na Casa e a perspectiva do deputado Genivaldo é de que seja votada na próxima terça, 18 de junho.


 =================================
POLÍCIA


Polícia Civil agirá com mais rigor na fiscalização de estabelecimentos de corte e desmonte de veículos
Mais rigor na fiscalização de estabelecimentos destinados a corte e desmonte de veículos e ferros velhos para regular a atividade e combater crimes. É o que propõe a Lei Nº 10.031, publicada no Diário Oficial do Estado no último dia 06 de junho. A tarefa de disciplinar o cadastramento de estabelecimentos destinados a essa atividade ficará a cargo da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) e entra em vigor no dia 21 de julho.
O delegado titular da DFRV, André Cunha, explica que além da documentação obrigatória que uma empresa deve ter para funcionar, esse segmento irá necessitar de autorização da unidade policial para realizar suas atividades.
 “A Lei determina a esses estabelecimentos uma série de procedimentos para funcionar e concede à DFRV o poder de multar, apreender, interditar e caçar o Registro de Autorização de Funcionamento (RAF) de quem não agir de acordo com as determinações. Será mais uma ferramenta do Estado que busca, em primeiro lugar, padronizar e regular a atividade e combater o comércio ilegal de peças. Esse mercado, muitas vezes, é alimentado com crimes de furto e roubo de veículos”, explica o delegado.
Dentre as determinações que entrarão em vigor, está a vistoria dos estabelecimentos que pretendem comercializar peças usadas. Itens como portas, rodas e retrovisores, por exemplo, deverão conter o número do chassi do veículo que sofreu cortes. Para ações de desmontes, será necessária autorização da delegacia.
A Lei, que entra em vigor no próximo mês, também prevê multa a quem não se adequar as normas. O valor pode variar de R$ 20 a R$ 40 mil.
Mais poder para fiscalizar e investigar crimes
Preocupada em realizar ações que ajudassem a combater crimes relacionados a furto e roubo de veículos no Espírito Santo, a Polícia Civil criou um grupo de estudo, coordenado pela Superintendência de Polícia Especializada (SPE), para sugerir uma minuta de projeto de lei a ser encaminhada ao Governo do Estado, visando fortalecer a DFRV no combate a esses crimes. Com a publicação da Lei Nº 10.031, espera-se agir com mais rigor na fiscalização e investigação de quem abastece esse mercado criminoso no Estado Capixaba.
“Durante os estudos, descobrimos que o Rio de Janeiro havia implementado trabalho parecido com a criação de uma legislação específica para regular a atividade e, percebemos que lá a iniciativa já traz bons resultados na redução dos índices de furto e roubo de veículos. Com base no exemplo do Rio de Janeiro, adaptamos a Lei à nossa realidade e, esperamos com isso, aumentar nosso poder de fiscalização e investigação, pois sabemos que é esse mercado que abastecesse essas ações criminosas”, ressalta o delegado José Monteiro, superintendente da SPE.
===============================================

RELIGIÃO

Papa  reconheceu a existência de corrupção e lobby gay no Vaticano, diz agência

A existência de um lobby gay e focos de corrupção no Vaticano foi apontado há meses como o motivo que levou Bento XVI a renunciar ao pontificado. Agora, meses depois de eleito, o papa Francisco teria reconhecido que a Igreja Católica realmente enfrenta uma crise com essas questões.
Numa reunião com a diretoria da Confederação Latino-Americana e Caribenha de Religiosas e Religiosos (CLAR), Francisco teria admitido a necessidade de reformar a estrutura do Vaticano: “Na Cúria há gente santa, de verdade, há gente santa. Mas também há uma corrente de corrupção, também há, é verdade. Hoje se fala de ‘lobby gay’ e é verdade, ele existe… é preciso ver o que podemos fazer”, teria dito o papa, de acordo com informações da AFP.
Ainda segundo o papa, ele não seria a pessoa ideal para conduzir essa reforma: “Sou uma pessoa desorganizada, nunca fui bom nisso. Mas os cardeais da comissão vão levá-la adiante”, afirmou, referindo-se ao grupo de oito cardeais que foram nomeados por ele para assessorá-lo na questão. “A reforma da Cúria Romana é algo que quase todos os cardeais pediram nas congregações anteriores ao conclave. Eu também a pedi. A reforma não pode ser feita por mim…”, observou.
Fazem parte do grupo nomeado para estudar os pontos que precisam ser mudados na administração do Vaticano o cardeal hondurenho Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga, arcebispo de Tegucigalpa, que é conhecido por suas posições a favor de uma reforma no governo central da Igreja Católica, e o chileno Francisco Javier Errázuriz Ossa, arcebispo emérito de Santiago do Chile, profundo conhecedor dos bastidores da sede da denominação.
Durante o encontro, Francisco também recomendou que as lideranças regionais da Igreja Católica se esforcem em fazer a denominação se movimentar: “Vocês vão se equivocar, vão fazer bobagem, isso acontece! Talvez até vão receber uma carta da Congregação para a Doutrina [da Fé] dizendo que vocês disseram tal e tal coisa… Mas não se preocupem. Expliquem o que tenham que explicar, mas sigam em frente… Abram portas, façam algo aí onde a vida clama. Prefiro uma Igreja que se equivoca por fazer algo do que uma que adoece por ficar fechada”, incentivou.
O papa ainda pontuou que a Igreja precisa cumprir seu papel original e promover transformações sociais. O pontífice criticou as desigualdades sociais, o apego ao dinheiro, entre outros.
“É preciso inverter a moeda. Não é notícia que um idoso morra de frio durante a noite, ou que haja tantas crianças sem educação, ou com fome – eu penso na Argentina… Ao invés, as principais bolsas do mundo sobem ou descem três pontos e isso é um acontecimento mundial. É preciso inverter! Não pode ser. Os computadores não são feitos à imagem e semelhança de Deus, são um instrumento, sim, mas não mais do que isso. O dinheiro não é imagem e semelhança de Deus. Só a pessoa é imagem e semelhança de Deus. É preciso inverter. Esse é o Evangelho”, disse aos diretores da CLAR.
Nesse contexto, Francisco criticou a postura da Igreja Católica de apenas condenar o aborto, mas não estudar as causas do problema: “É preciso ir às causas, às raízes. O aborto é ruim, mas isso está claro. Mas o que há por trás do fato de aprovar essa lei, que interesses estão por trás…? Às vezes, são as condições postas pelos grandes grupos para apoiar com dinheiro, sabem? É preciso ir às causas, não podemos ficar apenas nos sintomas. Não tenham medo de denunciar… Vocês vão se dar mal, vão ter problemas, mas não tenham medo de denunciar. Essa é a profecia da vida religiosa”, enfatizou, segundo informações do site Reflexión y Liberación.
Por Tiago Chagas, para o Gospel+
========================================

POLÍTICA
Hartung faz críticas veladas a Casagrande em plena cidade natal do governador

Enquanto o governador Renato Casagrande participava na manhã dessa quinta-feira (13) do lançamento de novas variedades de café, na Fazenda Experimental do Incaper, em Cachoeiro de Itapemirim (sul do Estado), a cerca de 15 quilômetros dali, em Castelo, o ex-governador Paulo Hartung (PMDB) concedia uma entrevista à Rádio Cultura de Castelo, cidade natal do governador. 

Embora a abrangência na rádio seja limitada à região, o tom da entrevista correu feito rastilho de pólvora, repercutindo nos meios políticos do Estado. Hartung não mencionou o nome de Casagrande em nenhum momento da entrevista, mas para os meios políticos, as críticas veladas ao socialista foram muito bem entendidas pelos aliados. 

Hartung subiu o tom dizendo que deixou 330 obras engatilhadas e que as inaugurações que estão sendo feitas são de projetos iniciados gestados no seu governo. Também criticou a obra o Hospital São Lucas, em Vitória, que está, segundo ele, parada. 

O ex-governador elogiou o secretário de Agricultura, Ênio Bérgoli (que também foi seu secretário), que estava na solenidade ao lado de Casagrande. No momento mais polêmico da entrevista, Hartung disse que o governo não e lugar para levar amigos e sim gente com competência técnica. Ele acrescentou que não adianta chororô dos governantes pedindo recursos.

Mas não foi só o tom da entrevista que movimentou os meios políticos. Na solenidade na Fazenda Experimental, muita gente estava atrás de um "radinho" para ouvir o que o ex-governador tanto falava na entrevista.

Casagrande também pressentia que viria chumbo grosso pelas ondas do rádio, tanto que atrasou a solenidade, permitindo que 12 pessoas falassem no evento na sua frente. Mas Hartung também protelou sua entrada no ar, criando apreensividade nos dois lados.

Para os observadores, ficou a impressão de demonstração de força do ex-governador. Dia, hora e local das declarações, tudo premeditado, deram a impressão de que a estratégia de Hartung era diminuir o capital de Casagrande nos seus domínios. O recado entendido pela classe política é de que o ex-governador não está com Casagrande e que seu nome ao governo deve ser o do senador Ricardo Ferraço (PMDB). 

Artigo 

Outro recado de Hartung foi dado no almoço-palestra realizado também nessa quinta-feira, em Cachoeiro de Itapemirim. A conversa com empreendedores foi relatada no artigo semanal do ex-governador, publicado em A Gazeta, nesta sexta-feira (14). 

Hartung deixa transparecer a ideia de que o governo Casagrande tem conseguido mais recursos do que ele teve entre 2003 e 2010, dando a entender que fez mais com menos. Segundo Hartung, no período que esteve no governo, o Estado recebeu R$ 1,239 bilhão e que só em 2012, o montante recebido foi de R$ 1,240 bilhão. 
Fonte- Século Diário