quarta-feira, 12 de março de 2014


Governo do ES se prepara para as audiências públicas do Orçamento de 2015

  -Baixo Guandu  será dia  14 em  Colatina-

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Economia e Planejamento (SEP) dará início às audiências públicas para o Orçamento de 2015. Serão realizadas dez audiências, sendo uma em cada microrregião, abrangendo os 78 municípios capixabas, divididos em regiões.

As audiências acontecerão entre os dias 13 de março e 24 de abril de 2014, nos municípios de Ecoporanga, Colatina, São Mateus, Aracruz, Alegre, Castelo, Santa Teresa, Venda Nova do Imigrante, Marataízes e Vitória. A primeira audiência será na Microrregião Noroeste, nesta quinta-feira (13), em Ecoporanga, a partir das 13 horas. Já na sexta-feira (14), será a vez da Microrregião Centro Oeste, com audiência em Colatina, também a partir das 13 horas.

A audiência pública é uma das formas de participação e de controle popular da administração estadual, com a finalidade de informar, discutir, tirar dúvidas e ouvir opiniões e demandas da população.

Após a solenidade de abertura, seis grupos serão formados para a discussão dos temas: Gestão Pública e Educação Básica e Profissional; Infraestrutura, Mobilidade Urbana e Integração Logística; Meio Ambiente e Desenvolvimento da Agricultura; Proteção Social, Turismo, Cultura e Esporte; Prevenção e Redução da Criminalidade; e Atenção Integral à Saúde.

Com o resultado das audiências públicas será elaborada a Lei Orçamentária Anual (LOA), que é um instrumento de planejamento de curto prazo, compatível com Plano Plurianual (PPA), utilizado pela administração pública para demonstrar todos os recursos que serão arrecadados (receita), assim como todos os valores a serem gastos (despesas) num determinado exercício financeiro.

Interatividade

Além das audiências presenciais, o Governo do Estado lançou o site www.orcamento.es.gov.br para permitir que a população sugira propostas para melhorias da sua região. Os interessados podem enviar novas sugestões ou opinar sobre alguma que já tenha sido postada no site.

 Microrregião Centro-Oeste: dia 14 de março, 13h
Cidade sede: Colatina. Abrangência: Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Colatina, Governador Lindenberg, Marilândia, Pancas, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã e Vila Valério.

Local: Faculdade Castelo Branco – Av. Brasil, 1.305, bairro Maria das Graças, Colatina.