terça-feira, 11 de março de 2014


 


Idoso é dado como morto e  






tem aposentadoria  cancelada







em Baixo Guandu

'Estou vivo, firme e forte', diz o aposentado Marcelino da Silva, de 86 anos.
INSS disse que aposentado é homônimo de homem que morreu na Bahia.

Alessandro BachettiDo G1 ES, com informações da TV Gazeta Noroeste

O aposentado Marcelino da Silva, de 86 anos, que mora em Baixo Guandu, no Noroeste do Espírito Santo, tenta provar para o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) que está vivo para voltar a receber o seu benefício. O idoso está sem receber R$ 724 desde janeiro de 2014 após ser informado pelo INSS que estava morto. Segundo o órgão, a aposentadoria do idoso foi cancelada porque ele tem o mesmo nome, o mesmo número CPF e nascido no mesmo dia e mês, só com ano diferente, de uma pessoa que morreu na Bahia. “Eu estou vivo, firme e forte”, disse Silva.
Marcelino da Silva parou de receber o benefício em janeiro e quando procurou o INSS para saber o que aconteceu, foi informado que estava morto. “Eu caminho, molho as plantas, vou a igreja e nos médicos. Eu estou aqui, como posso ter falecido? Gosto de ter meu direito de ter o meu dinheiro. Eu me aposentei pelo trabalho e quero meu dinheiro de volta”, disse o idoso.

O extrato bancário confirma que não tem nada na conta. A explicação do técnico de seguro social do INSS Luiz Carlos Siqueira é que na Bahia, um outro Marcelino da Silva é que morreu. “Toda vez que ocorre um óbito de um segurado, o cartório manda a informação para o sistema e o benefício é cessado. O problema é que um outro segurado de mesmo nome, um homônimo, que utilizava o mesmo  número de CPF morreu. O cartório da Bahia informou ao sistema o falecimento veiculado ao mesmo CPF e nesse momento, os dois benéficos foram cessados”, explicou Siqueira.
O delegado da Receita Federal, Luiz Antônio Bosser, informou que o CPF de Marcelino da Silva de Baixo Guandu, o que está vivo, está em situação regular, e caso ele volte a ter problemas, deverá procurar o órgão em Colatina, na mesma região, e levar os documentos pessoais.
======================================